segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

REDUÇÃO DA SAFRA TRARÁ PREJÚÍZOS AOS TRANSPORTADORES DE CARGAS
A notícia de que haverá redução nas safras deste ano, está deixando o tansportador rodoviário de cargas preocupado. Segundo o IBGE a produção de grãos em 2009 deverá atingir uma redução de 5,9% ante a safra anterior que foi de 148,8 milhões de toneladas. Na previsão do levantamento de safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos na safra 2008/09, cuja colheira já começou em algumas localidades, deve apresnetsr uma redução de 4,9%. Segundo os técnicos da Conab, o clima adverso é o principal fator da redução da safra nacional. A Região Sul é a mais atingida pelo clima, de acordo com a Conab. Com a queda da produção, muitos caminhoneiros poderão ficam sem frete ocasionando sérios prejuízos, principalmete para aqules que adquiriram um novo veículo. Muitos ficarão sem condições de pegar os compromissos assimidos antes da safra.
CONTRAN DÁ MAIS PRAZO
O C onselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) prorrogou até o dia 30 de junho do corrente ano, a tpolerância máxima de 7,5% sobre os limites de peso bruto transmitido por eixo do veículo à superfície das rodovias, segundo a Resolução nº. 301, publicada no Diário Oficial do dia 22 de dezaembro último. Havia uma determinação de que a tolerância seria reduzida para 5% em janeiro. A instrução foi suspensa temporariamente até que as empresas de transportes se preparem, uma vez que a Resolução 102/99 ed 104 que vigoraram por sete anos, dispensavam multas por eixo. De acordo com os técnicos da NTC, em alguns casos os equipamentos saem de fábrica com m,á distribuição e em outras situações as cargas, como as a granél se deslocam durante o trajeto. Isso aacontece muito com o transporte de fumo no Rio Grande do Sul tranportado em contêineres. Este excesso se dá especialmente no eixo trator do cavalo 4x2, preferido no Brasil. Os técnicos dizem ainda que existem estudos em andamento no Inmetro pára definir a metodologia de pesagem de carga líquida, cujo peso por eixo hoje não pode auferir por balança. O que danifica o pavimento é o excesso por eixo e não o peso bruto, que pode ser distribuido por um número adequado de eixos.
DROGA, CADA VEZ MAIS CONSUMIDA POR CAMINHONEIROS
O programa Fantástico da TV-Globo mostrou ontem à noite o perigo que ronda ás estrdas brasileiras por causa ods motoristas que bebeme se drogam. Cerca de 53% dos acidentes nas estrdas do Espirito Santo envolvem caminhoneiros. Entre as substãncias que alguns deles usam para evitar o sono ao volante estão as anfetaminas, cocaina e até mesmo o cracke. A droga, sengundo esles mesmos, é fácil de ser adquirida. No ano passado a Polícia Rodoviária do Espirito Santo parou vários caminhoneiros na estrda e pediu que fizessem exame de urina. O resultado foi alarmante: um em cada três motoristas dirigia naquele momento sob efeito de droga. Em outra pesquisa feita pela P.R.F. em 730 caminhoneiros, também revelou-se que a saúde deles está a beira de um colapso: 55% têm pressão alta, 53% com alta taxa de triglicerídios, ou seja, gordura no sangue e 70% estão acima doi peso normal.

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