sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

ACIDENTE MATA CARONEIRA
Uma pessoa morreu e outra ficou ferida no acidente ocorrido ontem á tarde na RS-470, no Vale do Rio das Antas, próximo a Casa Bucco. O motorista Paulo Moraes perdeu o controle do seu Ford Cargo em uma curva da rovia e tombou. Verani dos Reis Caetano que viajava no carona foi jogada para fora do veículo e morreu prensada. Moraes ficou poreso às ferragens e só recebeu ferimentos.
E O LACRE NOVO?
A Portaria 272/07, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), exige que os emplacamentos de veículos a partir do início deste ano tenham novo lacre. A medida pretende ampliar a segurança, evitando possíveis clonagens e facilitando o rastreamento em caso de furtos. Porém, por enquanto, os Detrans do Rio Grande do Sul e de outros 19 estados não instalaram os novos lacres e não há prazo para que a situação seja regularizada. Apenas o Distrito Federal e os estados do Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Pernambuco e Mato Grosso do Sul emplacam seguindo a nova norma. Segundo a portaria, o rastreamento dos lacres e os registros de reposição em caso de danos, de estorno e de inutilização devem ser permitidos. Um sistema de informação e armazenamento foi desenvolvido para controlar a distribuição, estoque e instalação dos equipamentos. Pela falta de concorrência, a maior parte dos estados brasileiros optou por não instalar o lacre. O Detran-PR, por exemplo, afirma que houve o pedido de adiamento da instalação dos novos lacres pelo fato de o órgão entender que existe falta da concorrência. Em 11 anos de vigência do Código de Trânsito Brasileiro, comemorado na última quinta-feira, a legislação tem proporcionado mudanças positivas para os Detrans do país. É o que afirma o presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres do Nascimento. Entretanto, ele ressalta também a necessidade de algumas adequações no sistema. Em entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional, o presidente do Denatran lembrou que o Brasil conta hoje com uma frota em torno de 45 milhões de automóveis. Sendo que anualmente são produzidos mais de três milhões de veículos e quase dois milhões de motocicletas no país. Com isso, para garantir a segurança nas estradas, a instituição adotou medidas de conscientização, principalmente nas escolas. Um capítulo inteiro do código que trata da educação. Foi regulamentado o que o código já previa, a chamada Escola Pública de Trânsito com a função de levar o assunto para dentro das escolas. O material educacional foi distribuído para as escolas de ensino médio, afirmou, o presidente do Denatran. Outra providência foi disponibilizar ao estudante do ensino médio a oportunidade de assistir na escola a 90 horas de aulas teóricas sobre a legislação de trânsito, equivalentes às das auto-escola. "Esse aluno, quando tiver a idade para se habilitar ele fará apenas o exame teórico e caso passe ele começará direto nas aulas práticas", explicou Nascimento. Ele frisou também que o Denatran vem adotando medidas referentes à saúde do motorista. Uma delas é o tratamento para a doença do sono. Alguns postos de saúde já disponibilizam o exame, mas por enquanto somente os condutores que têm habilitação C , D e E são obrigados a fazê-lo. "Há uma idéia de se fazer o exame do sono em todos os condutores. Mas, é um exame caro. O próprio sistema de saúde está se preparando para isso", disse.
OS ESTRAGOS DA CHUVA
As chuvas que caíram no Sul do Estado nesta quarta-feira causaram prejuízos ainda incalculáveis. O município de Turuçu foi o mais atingido pelo temporal. A BR-290, única ligação entre a capital do Estado com Pelotas e demais municípios da região chegou a ficar interditada totalmente por mais de 12 horas, dificultando o socorro às vítimas da enchente. Pontes foram danificadas. O trecho mais afetado da rodovia está localizado entre os quilômetros 470 em520. Por questão de segurança apenas um veículo por vez passa pelo local. Para os caminhoneiros que estão se dirigindo a zona Sul é importante que observem as recomendações da Polícia Rodoviária Federal que são: andar com velocidade reduzida, ultrapassar somente com segurança e em locais permitidos e usar o cinco de segurança.

Nenhum comentário: