terça-feira, 6 de janeiro de 2009

BR-101 AINDA VAI LEVAR DE DOIS A TRÊS DIAS PARA SER COMPLETAMENTE LIBERADA
A liberação do trecho alagado na BR-101 em Santa Catarina só deverá ocorrer dentro de mais dois ou três dias, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal. As chuvas ocorridas no final de semana causaram o alagamento da pista na altura dos kms 404 e 409, nos municípios de Araranguá e Maracajá, sul do Estado. As previsões da PRF são de que a liberação total da BR-101 só ocorrerá após a água baixar completamente. O rio Araranguá subiu 4,5 m acima de seu leito. Apesar do tempo ter estabilizado na região no final da tarde deste domingo, o nível de água na rodovia diminuiu apenas 10 cm. Em Maracajá a água chega a quatro metros sobre a pista. Durante toda a semana, segundo a PRF, o tráfego continuará sendo desviado por duas rodovias estaduais da região, em rota que aumenta o percurso em cerca de 45 Km.
POLICIAIS ARGENTINOS EXTORQUEM CAMINHONEIROS GAÚCHOS
Caminhoneiros brasileiros, principalmente gaúchos,estyão sendo extorquidos por autoridades policiais argentinas. A acusação foi feita pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviária de Cargas Internacionais, Jorge Frizzo. Uma visita surpresa à localidade de Sauce de Luna, Província de Entre Rios, distante 300 quilômetros de Uruguaiana, comprovou a fraude. De acordo com Frizzo, três motoristas foram retidos na Polícia Caminera sob o pretexto de que os pneus dos caminhões estavam sem condições de trafegabilidade. Para liberá-los os policiais exigiam o pagamento de propina. Em face disso, o líder sindical está programando uma manifestação de protesto na Ponte Internacional, contra a improbidade de policiais argentinso, nos próximos dias.
BNDES VAI APOIAR O TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGAS
O diretor administrativo da ABTI, Francisco Cardoso e o deputado Frederico Antunes, participaram ontem às 15h de audiência com dirigentes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi obter informações sobre o Modercarga - o Programa de Renovação da Frota de Caminhões da instituição - lançado em 2004 perlo governo federal. Para o deputado Frederico Antunes, o envelhecimento da frota de caminhões gera diversos prejuízos. "O Brasil adotou o modal rodoviário, o que acarreta custos e o desgaste não apenas dos veículos, mas das próprias rodovias, sem falar no aumento da poluição e dos índices de acidente". O diretor administrativo da ABTI, apresentou ao diretor de logística do BNDES, Maurício Borges e o presidente, Luciano Coutinho, um dossiê sobre o transporte rodoviário internacional. O material aborda os principais aspectos do setor e problemas que necessitam ser resolvidos com urgência, dentre eles, a infra-estrutura das estradas e portos secos, questões operacionais e burocráticas. O diretor da ABTI disse que o aumento da produção agrícola no Brasil e as exportações, exigem uma frota de veículos moderna e em maior quantidade para suprir a demanda no este ano. Maurício Borges, diretor Financeiro e de Operações Indiretas do BNDES, e Cláudio Bernardo Moraes, superintendente do banco, consideram viável a reivindicação apresentada por Frederico Antunes e pelo diretor Administrativo da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), Francisco Cardoso. "A partir da apresentação do nosso pedido, o prazo para quietação do Finame, que atualmente é de 60 meses, poderá ser ampliado para 82 ou 84 meses, o que facilitaria a renovação da frota dos transportadores internacionais", afirmou Frederico Antunes. O estímulo à instalação do 3º Eixo – que tem o objetivo de diluir a carga dos veículos e preservar o pavimento das rodovias - através do financiamento do BNDES, poderá reduzir o impacto nos custos com o atendimento da exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). "Este novo equipamento significa uma despesa adicional de R$ 25 mil. Por isso, o apoio do banco, através da concessão de financiamento, seria fundamental para minimizar os gastos", explicou o deputado. Os dirigentes do BNDES solicitaram a Frederico Antunes e Francisco Cardoso a remessa, ainda esta semana, do documento com as duas reivindicações e a fundamentação técnica. "Apesar desta exigência, sentimos que existe boa vontade por parte da instituição. Agora vamos trabalhar na elaboração da correspondência para dar andamento aos pleitos", concluiu Francisco Cardoso. Atualmente existem 123.500 veículos habilitados junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para realizar transportes entre Brasil, argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

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