CINCO CAMINHÕES SE CHOCAM NA BR-101
Cinco caminhões se envolveram em acidente na BR-101 na localidade de Sangão-SC, ontem á tarde. Um dos motoristas morreu, dois sairam ilesos e três ficaram feridos. A colisão dos cinco veículos ocorreu porque um dos condutores tentou uma ultrapassagem forçada. Uma das carretas era de Santa Vitória do Palmar-RS, dirigida por Rodrigo Jobim. O choque foi tão violento que os motores de duas carretas foram arrancados e espalhados pela pista.
RECUSA DE CLIENTES
Nos últimos 12 meses, 82% das transportadoras recusaram clientes por falta de capacidade ou porque a operação não era rentável. A constatação é de uma pesquisa do Centro de Logística da Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 65 empresas do setor. Mais da metade delas afirmam que a oferta de transporte está no limite da capacidade. "Com as limitações para aumentar a frota e o encarecimento do frete, as transportadoras passaram a dar prioridade aos que aceitam pagar mais", diz o diretor da consultoria de negócios Partner Consultoria, Rui Rocha. Fernando Klein Nunes, que é dono da Transportes Leal e presidente do Sindicato das Transportadoras de Cargas do Paraná, disse que sua empresa precisa investir R$ 2 milhões na compra de seis novos veículos, mas não encontra oferta no mercado. "Os preços vêm subindo e as montadoras retiraram todos os descontos." Nunes diz que, com previsão de crescer 20% em 2008, as transportadoras têm dificuldade até para encontrar mão-de-obra especializada para operar os caminhões. "Preciso de pelo menos oito motoristas para operar os novos veículos e está difícil, acrescentou Nunes. Por deficiências de logística, exportar uma tonelada de soja do Brasil, por exemplo, sai US$ 45 mais caro do que dos Estados e da Argentina. Estradas mal conservadas, ferrovias ainda carentes de investimentos, hidrovias subutilizadas e portos congestionados se traduzem em custos para produção e para as exportações, já prejudicadas pelo câmbio desfavorável. O custo da logística representa 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil - em países como os Estados Unidos, essa proporção está em 10%.
Cinco caminhões se envolveram em acidente na BR-101 na localidade de Sangão-SC, ontem á tarde. Um dos motoristas morreu, dois sairam ilesos e três ficaram feridos. A colisão dos cinco veículos ocorreu porque um dos condutores tentou uma ultrapassagem forçada. Uma das carretas era de Santa Vitória do Palmar-RS, dirigida por Rodrigo Jobim. O choque foi tão violento que os motores de duas carretas foram arrancados e espalhados pela pista.
RECUSA DE CLIENTES
Nos últimos 12 meses, 82% das transportadoras recusaram clientes por falta de capacidade ou porque a operação não era rentável. A constatação é de uma pesquisa do Centro de Logística da Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 65 empresas do setor. Mais da metade delas afirmam que a oferta de transporte está no limite da capacidade. "Com as limitações para aumentar a frota e o encarecimento do frete, as transportadoras passaram a dar prioridade aos que aceitam pagar mais", diz o diretor da consultoria de negócios Partner Consultoria, Rui Rocha. Fernando Klein Nunes, que é dono da Transportes Leal e presidente do Sindicato das Transportadoras de Cargas do Paraná, disse que sua empresa precisa investir R$ 2 milhões na compra de seis novos veículos, mas não encontra oferta no mercado. "Os preços vêm subindo e as montadoras retiraram todos os descontos." Nunes diz que, com previsão de crescer 20% em 2008, as transportadoras têm dificuldade até para encontrar mão-de-obra especializada para operar os caminhões. "Preciso de pelo menos oito motoristas para operar os novos veículos e está difícil, acrescentou Nunes. Por deficiências de logística, exportar uma tonelada de soja do Brasil, por exemplo, sai US$ 45 mais caro do que dos Estados e da Argentina. Estradas mal conservadas, ferrovias ainda carentes de investimentos, hidrovias subutilizadas e portos congestionados se traduzem em custos para produção e para as exportações, já prejudicadas pelo câmbio desfavorável. O custo da logística representa 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil - em países como os Estados Unidos, essa proporção está em 10%.
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