terça-feira, 8 de julho de 2008

BATIDA DE FRENTE MATA DOIS
A chuva e a neblina podem ter causado um acidente que deixou duas pessoas mortas na noite desta segunda-feira, na BR-158, em Júlio de Castilhos. Uma Scania, com placas de Iraí, e um furgão, de Portão, bateram de frente. Os dois motoristas morreram no local. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Maria, a colisão ocorreu por volta das 19h30min, no km 286,3, logo depois do distrito de Val de Serra. O motorista da carreta foi identificado por outros caminhoneiros como sendo Danilo Schiavinato, 54 anos. Ele transportava uma carga de soja e vinha no sentido Júlio de Castilhos-Santa Maria. O condutor do furgão, Rodrigo da Silva Parsianello Machado, 26 anos, carregava pneus, no sentido contrário. A PRF não soube definir como o acidente ocorreu. Segundo policiais e outros caminheiros, o furgão teria invadido a pista em que trafegava a Scania durante uma tentativa de ultrapassagem. As condições de visibilidade no local eram muito ruins. A carreta tombou na pistas e boa parte da carga de soja ficou espalhada pela BR, dando mais trabalho para quem trabalhava na remoção dos corpos.
PNEU CARECA É CONVITE A ACIDENTE
Carros mal conservados são responsáveis por 20% dos acidentes nas estradas. Dirigir com pneu careca é infração grave e pode gerar multa de R$ 127.Os números mostram que a nova "lei seca", em vigor desde 20 de junho, diminuiu o número de acidentes nas estradas. A polícia faz operações e multa motoristas, mas os perigos nas rodovias são muitos. Não é somente a ingestão de bebida alcoólica. Em uma blitz na BR-153, policiais rodoviários encontraram vários carros com pneus carecas. O pneu liso, não dá estabilidade, não dá aderência nenhuma ao asfalto, e em dia úmido, ou com chuva é um convite certo para o registro de acidente. Dirigir com pneus carecas é infração grave. São cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127. E a multa pode ser aumentada se o estepe, equipamento obrigatório não estiver no veículo. Por isso, os motoristas devem estar atentos: a troca tem que ser feita antes de o pneu ficar completamente liso.
RODÍZIO IMOBILIZA 20% DA FROTA DE CAMINHÕES EM SÃO PAULO
Aquilo que se temia, vai acontecer. Caminhões que cruzam a cidade de São Paulo também terão que respeitar o rodízio municipal de veículos. A obrigatoriedade será válida a partir de 28 de julho para todos os caminhões - pequenos, médios e grandes. Eles ficam proibidos de circular das 7 às 10 e das 17 às 20 horas no anel viário compreendido pelas seguintes vias: Marginal Tietê, entre a Avenida Salim Farah Maluf e Marginal Pinheiros; Marginal Pinheiros, da Marginal do Rio Tietê até a Avenida dos Bandeirantes; Avenida dos Bandeirantes (toda a extensão); Avenida Afonso D``Escragnole Taunay (toda a extensão); Complexo Viário Maria Maluf (toda a extensão); Avenida Presidente Tancredo Neves (toda a extensão); Rua das Juntas Provisórias (toda a extensão); Viaduto Grande São Paulo (toda a extensão); Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo, entre o Viaduto Grande São Paulo e a Avenida Salim Farah Maluf e Avenida Salim Farah Maluf (toda a extensão). "Isso significa que 20% da frota de caminhões ficará imobilizada durante 6 preciosas horas", reagiu Flávio Benatti, presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). "Como aconteceu com as restrições ao tráfego de VUCs, de novo quem está pagando a conta é o setor de transporte". disse, para arrematar. "É um ato de insensibilidade praticada pela prefeitura. Os caminhões em trânsito para o Porto de Santos, por exemplo, para cumprir a lei do rodízio, terão de descumprir a lei que proíbe parar nos acostamentos das estradas".
TRANSPO-SUL
Com a presença de autoridades, empresários e convidados será realizada logo mais as 19hs a solenidade de abertura da Trabspo-Sul – Feira e Congresso de Transporte e Logistica, no Centro de Eventos da Fiergs, uma realização do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas (SETCERGS) e Federação dos Transportadores de Cargas do RS (FETRANSUL), em co-promoção com a FECAM – Federação dois Caminhoneiros Autônomos, FECAVERGS (autônomos e taxistas), FETERGS (transportadores de passageiros) e da Câmara Interamericana de Transporte (CIT). Especialistas em transporte de cargas, técnicos, palestrantes, estarão reunidos durante três dias para discutir o que há de mais moderno em serviços e uma mostra dos últimos produtos oferecidos pelas fábricas de caminhões, pneus, carroçarias, chassis de ônibus, combustível, e outros implementos rodoviários. Os dirigentes da Transpo-Sul esperam receber nos três dias de Congresso e Feira, cerca de 10 mil pessoas.

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