sexta-feira, 25 de julho de 2008

CAMINHÃO ESTOURA CARROÇARIA E CAUSA ACIDENTE
Três caminhões envolveram-se em acidente, próximo ao Trevo das Melancias, na RS-122 na manhã desta sexta-feira. Os veículos eram dois de Caxias do Sul, dirigidos pelos motoristas Valdoir Cardoso dos Santos e João Moacir Viero. O terceiro caminhão que provocou o acidente, era conduzido por Vander Patrício da Silva, de Carlos Barbosa. Ele transportava em seu Mercedes-Benz-1620 uma carga de chapas de aço. Em dado momento a carga estourou a carroçaria tendo as chapas se espalhado pela rodovia e atingido os outros dois caminhões. Felizmente, os danos foram apenas materiais.
SÃO CRISTÓVÃO
Comemora-se hoje o dia do motorista. A data é ligada a São Cristóvão considerado padroeiro da categoria cuja lenda conta que havia em certo país, no passado, um homem agigantado, mas de alma de criança. Chama-se Cristóvão, e queria servir ao rei mais poderoso do mundo. Mostraram-lhe um rei da Terra, senhor de exércitos e de riquezas, arrogante e severo, que com um gesto poderia condenar à morte milhares de súditos.
É o mais poderoso de toda da Terra? – perguntou Cristóvão.
Não há outro como ele. O tropel dos seus soldados faz tremer o mundo. Quando ele fala, as cabeças se curvam como o trigo ceifado. É dono de mais ouro, de mais pedrarias, de mais escravos, de mais vassalos, que qualquer outro.
Então é o mais poderoso? – repetiu Cristóvão.
- E ficou servindo, fielmente, ao grande rei, durante muitos anos.
Um dia, houve uma guerra, e o soberano foi vencido. A cabeça orgulhosa curvou-se de vez.
Com a mesma lealdade, Cristóvão passou a servir ao vencedor. O novo amo, no entanto, tinha medo.
- Que temes? – perguntou-lhe Cristóvão.
Odiabo.
Quem é esse?
Esse – cochichou o rei, tremendo e olhando para os lados – é o verdadeiro Senhor do Mundo.
Onde está, que quero servir-lhe?
Estais doido? Não sei onde está, nem quero saber. Por mim, quanto mais longe dele, melhor.
Cristóvão saiu pelo mundo, indagando de uns e de outros, até que conseguiu, encontrar o Diabo. Fez um trato com ele e passou a servir-lhe. Leal como as armas, fiel como as pombas, dócil como as crianças, durante anos e anos ele seguiu o novo amo, obedecendo-lhe em tudo.
Uma vez, ao passarem por uma cruz de pedra, à beira do caminho, o Diabo deu uma volta para não passar perto dela.- Que é? – perguntou Cristóvão admirado.- Uma cruz.- Que representa?- O sacrifício do Cordeiro.- Por que deste uma volta?- Ora! – o Diabo casquinou uma risadinha.- Tens medo dela?- Sim.- Então é mais poderosa do que tu?- Sim, certamente.- E como te inculcavas como o Senhor do Mundo?- Não sou eu, por acaso, o Rei da Mentira? – disse o Maligno com arrogância.Cristóvão abandonou o Diabo e foi procurar o Senhor da Cruz. Andou muito e não o encontrou. Em todos os caminhos, junto de todas as cruzes, indagava:- Onde está o Senhor da Cruz?- No céu – diziam uns.- Nas igrejas – diziam outros.Ao céu, ele não podia ir. Nas igrejas, procurou, e não o encontrou jamais.Depois de muito errar pelo mundo, parou à margem de um rio, onde, mercê de sua gigantesca estatura e de sua força, trabalhava, transportando passageiros nos ombros possantes. Numa noite de tempestade, um menino bateu à porta de sua choupana, à beira do rio, e disse-lhe:- Vim buscar-te, para que me sirvas.Cristóvão não entendeu bem.- Que queres? Atravessar o rio?- Isso também é um modo de me servir – respondeu misteriosamente.- Então vamos. Quem veio contigo?- Ninguém.- Assim tão pequenino, estás sozinho?- Estou contigo, Cristóvão.- É verdade – disse o gigante. Sacudiu os cabelos que lhe desciam até os ombros, pôs um manto nas costas, pois chovia, e pegou a criança. Pesava tanto, tanto, que ele cambaleou ao levantar-se.- Devo estar um pouco fraco – pensou ele. – Esta criança não pode pesar tanto. É tão pequenina!No entanto continuava a se arrastar, para carregá-la.- Por que pesas tanto, sendo tão pequenino?- Porque trago nas mãos o mundo.Havia muita meiguice na voz do menino, tanta, que o gigante sentiu o coração aquecer-se.- Por que trazes nas mãos o mundo? És muito poderoso?- Sim.- Porventura serás aquele Senhor da Cruz que procuro? – tornou a perguntar o gigante, reparando que acima do mundo que ele trazia nas mãos brilhava uma cruz dourada.- Sim. Eu sou.E assim o bom gigante acabou servindo à cruz, a poderosa senhora, mais forte que todos os reis da terra, do inferno e do céu.
HOMEM NÃO PARAVA DE PÉ DE TANTA BEBIDA
O motorista de ônibus de uma empresa de transporte intermunicipal de Santa Maria foi preso, na madrugada desta quinta-feia, por estar dirigindo embriagado. O homem de 39 anos bateu a Brasília em uma Belina, que estava parada na sinaleira. Segundo declarou o motorista da Belina, o homem não parava em pé. Os policiais o levaram até o quartel da Brigada Militar, onde fez o teste do bafômetro, que apontou 1,9 gramas de álcool por litro de sangue. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e ficou preso até ser confirmado o flagrante. Ele pagou R$ 300 de fiança e ainda causou um tumulto, porque queria ser liberado para ir trabalhar.
O ACIDENTE NA BR-386
perícia tenta saber se ocorreu um mal súbito com o motorista do caminhão. Os veículos foram periciados pelo Instituto de Criminalística.
As perícias realizadas para identificar as causas do acidente que matou 13 pessoas, terça-feira, esbarram numa dificuldade: os corpos dos dois motoristas foram bastante afetados pela colisão. Os peritos tentam verificar se algum deles sofreu mal súbito, como um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou um infarto, mas as vítimas ficaram tão mutiladas que se tornou difícil verificar lesões ou doenças anteriores à colisão. Médicos do posto do Departamento Médico Legal (DML) de Lajeado examinaram os 13 corpos. Entre os que registravam ferimentos mais graves, estavam os de Gerson Rodrigues Machado, condutor do ônibus da Ouro e Prata, e de Carlos Moacir da Silva, o motorista da carreta que colidiu contra o veículo. Os peritos foram informados, por exemplo, de que Silva ficou dois anos sem trabalhar, em decorrência de um aneurisma cerebral, e tinha reassumido o serviço havia um mês. Os resultados dos exames de necropsia devem ficar prontos em alguns dias. Os médicos também coletaram sangue, para verificar possível uso de drogas ou álcool. O resultado deve levar de 30 a 40 dias para ser concluído. Os veículos foram periciados pelo Instituto de Criminalística. Será checado se um veículo invadiu a pista do outro. Testemunhas disseram ao jornal Zero Hora que a carreta estava na contramão. A perspectiva é de que os exames fiquem prontos em até 20 dias. Ontem, quatro passageiros foram ouvidos pela Polícia Civil, mas os depoimentos não trouxeram novidades. Os próximos serão prestados somente na segunda-feira. Outras 12 pessoas devem ser ouvidas
POLÍCIA CONTINUA VIGILANTE CONTRA OS QUE BEBEM ANTES DE PEGAR O VOLANTE
Em Formigueiro, durante a tarde de ontem (24), um agricultor foi detido em flagrante por dirigir bêbado, depois que a Brigada Militar recebeu uma denúncia. Ele foi levado a São Sepé e submetido ao bafômetro, que registrou 1,4 gramas de álcool por litro de sangue. O agricultor pagou R$ 800 de fiança e foi liberado.
DIA DO MOTORISTA
Religiosidade, carreatas, almoços, shows, disputas esportivas, confraternização. Tudo isto faz parte da programação alusiva ao Dia do Motorista neste final de semana em todo o interior do Estado. Em Eldorado do Sul, o SINDICAM de Porto Alegre e Região Metropolitana oferecerá amanhã, (26), sábado um café reforçado e domingo ao meio dia um carreteiro, no Posto Buffon. Em garibaldi a Associação dos Motoristas realizará missa campal as 10 hoas. Três Cachoeiras fará sua tradicional festa, no domingo. Cedo haverá alvorada com queima de fogos; as 9h30 missa, procissão com benção dos veículos. Ao meio dia almoço e a tarde vários shows musicais.
Em Caxias do SUl, sede da FECAM, Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, será realizada a 27ª. dos Motoristas. A festa estará concentrada em Ana Rech. Haverá procissão com saída dos veículos do Parque de Exposição da Festa da Uva até a Igreja de São Cristóvão, construída tendo como motivo arquitetônico a cabina de um caminhão. Após as cerimônias religiosas haverá almoço de confraternização no salão paroquial.
Hoje, dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, o S.O.S. Caminhoneiro manifesta sua solidariedade e deseja que suas aspirações sejam alcançadas. Que haja mais paz nas estradas é o nosso desejo. E não esqueçam de prestigiar seus sindicatos e associações, comparecendo as várias festas programadas para este fim de semana em todo o interior do Estado.

Nenhum comentário: