quarta-feira, 8 de outubro de 2008

MORTE NA ESTRADA
Acidente na RS-122, as 2 horas e 45 minutos da madrugada passada no quilômetro 110, em Antônio Prado, tira a vida do caroneiro Carlos Alberto Cardoso. O motorista Alexandre Cardoso da Silva, de Esteio, que saiu ileso milagrosamente do acidente contou aos policiais rodoviários que seu caminhão Mercedes-Benz sofreu defeito mecânico nos freios, e mesmo usando todas as tentativas ao seu alcance, perdeu o controle e acabou se precipitando num barranco e batendo contra uma árvore. A cabine do veículo ficou completamente destruída. Alexandre, apesar da gravidade do acidente, sofreu apenas escoriações.
VALE PEDÁGIO
Já está em vigor a Resolução nº 2.885 da ANTT, que estabelece as normas para o Vale-Pedágio obrigatório e institui os procedimentos de habilitação de empresas fornecedoras em âmbito nacional, aprovação de modelos e sistemas operacionais, infrações e suas respectivas penalidades. O Vale-Pedágio obrigatório de que trata esta Resolução somente poderá ser comercializado para utilização no exercício da atividade de transporte rodoviário de cargas, por conta de terceiros e mediante remuneração, por transportador inscrito no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga. O transportador rodoviário que transitar mesmo sem carga por disposição contratual terá direito à antecipação do Vale-Pedágio obrigatório em todo o percurso contratado. Na realização de transporte com mais de um embarcador, não há obrigatoriedade de antecipação do Vale-Pedágio, devendo o valor ser calculado mediante rateio por despacho, destacando- se o valor do Vale-Pedágio obrigatório e o do frete no documento comprobatório de embarque para quitação juntamente com o valor do frete.Não se aplicam as disposições do Vale-Pedágio obrigatório ao transporte rodoviário internacional de cargas realizado por empresas habilitadas e cuja viagem seja feita em veículo de sua frota autorizada.
GREVE NO DENIT ATRASA OBRAS DA BR-101
Funcionários do DNIT começaram uma greve nacional por tempo indeterminado, podendo comprometer o cronograma das obras de duplicação da BR-101, no trecho Sul, caso as negociações não avancem até o final da semana. De acordo com as lideranças do movimento, a desvalorização dos funcionários é um dos principais motivos da paralisação. O governo negociou com outros órgãos, que possuem as mesmas atribuições do DNIT, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), salários superiores em até 50% e deixou de contemplar os servidores do DNIT.Desde 2002, o Plano de Cargos e Salários aguarda pela regulamentação, o que impede os servidores de terem direito a dispositivos como capacitação permanente, gratificação de qualificação, gratificação de desempenho e progressão na carreira. Em Santa Catarina, onde se concentram as obras de duplicação da BR-101, 90 servidores aderiram à greve.

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