QUASE 60 MIL MOTORISTAS DEIXAM DE BEBER
A chamada lei seca (Lei 11.705, de 19 de junho de 2008) está modificando o comportamento dos brasileiros quando o assunto é álcool e direção. Pesquisa do Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Vigitel), do Ministério da Saúde, mostra que quase 60 mil motoristas nas capitais brasileiras deixaram de ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir desde que a nova lei entrou em vigor. O levantamento faz uma comparação entre abril e maio deste ano e julho e agosto de 2008. A análise dos dois períodos demonstra uma redução de 32% entre os entrevistados que associam bebida e direção. O estudo revela que não houve diferença significativa no consumo abusivo de álcool depois que a lei seca entrou em vigor, passando de 16,9% para 16%. A mudança, mostra o Vigitel, foi mesmo sentida mesmo entre motoristas. Em 2007, a estimativa era de que 150 mil motoristas bebiam e não temiam pegar no volante. Entre abril e maio de 2008, antes da lei seca, a projeção era de que 187 mil motoristas encaravam a perigosa combinação. Em julho e agosto, depois que a lei entrou em vigor, o número de motoristas que se arriscavam diminuiu para 127,5 mil. O levantamento é o resultado preliminar de um estudo conduzido pelo Ministério da Saúde para mensurar o impacto da lei seca em todas as capitais brasileiras. A comparação definitiva será feita no fim do ano. Mas, para a coordenadora-geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Carvalho Malta, os dados preliminares já indicam mudança no comportamento do motorista brasileiro. Os dados mostram uma mudança muito grande e positiva. A nossa hipótese é que o debate ocorrido na sociedade, aliado à fiscalização, ajudaou nesta redução”, afirma Deborah. A psicóloga Maria Elaine Andrade Celeira Lima, integrante da comissão de trânsito do Conselho Regional de Psicologia, tem opinião semelhante. “Alguma pessoas mudam de comportamento porque a lei mexe no bolso”, avalia. “Outras porque passaram a se sentir responsáveis pela vida do outro. Algumas ainda deixaram de beber e dirigir pelos dois motivos.” O sucesso, segundo o presidente do Centro de Informação sobre Saúde e Álcool, Artur Guerra, está ligado ao conteúdo regulado pela lei e às sanções impostas. “Quando a lei faz sentido, pega no bolso e tem fiscalização, consegue mudar o comportamento das pessoas”, opina. “A lei é clara: pode beber à vontade. É o álcool e a direção que não são aceitos juntos. A lei seca vai ao encontro de uma preocupação que a sociedade já tinha.” A chamada lei seca (Lei 11.705, de 19 de junho de 2008) está modificando o comportamento dos brasileiros quando o assunto é álcool e direção. Pesquisa do Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Vigitel), do Ministério da Saúde, mostra que quase 60 mil motoristas nas capitais brasileiras deixaram de ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir desde que a nova lei entrou em vigor. O levantamento faz uma comparação entre abril e maio deste ano e julho e agosto de 2008. A análise dos dois períodos demonstra uma redução de 32% entre os entrevistados que associam bebida e direção. O estudo revela que não houve diferença significativa no consumo abusivo de álcool depois que a lei seca entrou em vigor, passando de 16,9% para 16%. A mudança, mostra o Vigitel, foi mesmo sentida mesmo entre motoristas. Em 2007, a estimativa era de que 150 mil motoristas bebiam e não temiam pegar no volante. Entre abril e maio de 2008, antes da lei seca, a projeção era de que 187 mil motoristas encaravam a perigosa combinação. Em julho e agosto, depois que a lei entrou em vigor, o número de motoristas que se arriscavam diminuiu para 127,5 mil. O levantamento é o resultado preliminar de um estudo conduzido pelo Ministério da Saúde para mensurar o impacto da lei seca em todas as capitais brasileiras. A comparação definitiva será feita no fim do ano. Mas, para a coordenadora-geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Carvalho Malta, os dados preliminares já indicam mudança no comportamento do motorista brasileiro. “Os dados mostram uma mudança muito grande e positiva. A nossa hipótese é que o debate ocorrido na sociedade, aliado à fiscalização, ajudaou nesta redução”, afirma Deborah. A psicóloga Maria Elaine Andrade Celeira Lima, integrante da comissão de trânsito do Conselho Regional de Psicologia, tem opinião semelhante. “Alguma pessoas mudam de comportamento porque a lei mexe no bolso”, avalia. “Outras porque passaram a se sentir responsáveis pela vida do outro. Algumas ainda deixaram de beber e dirigir pelos dois motivos.” O sucesso, segundo o presidente do Centro de Informação sobre Saúde e Álcool, Artur Guerra, está ligado ao conteúdo regulado pela lei e às sanções impostas. “Quando a lei faz sentido, pega no bolso e tem fiscalização, consegue mudar o comportamento das pessoas”, opina. “A lei é clara: pode beber à vontade. É o álcool e a direção que não são aceitos juntos. A lei seca vai ao encontro de uma preocupação que a sociedade já tinha.”
A chamada lei seca (Lei 11.705, de 19 de junho de 2008) está modificando o comportamento dos brasileiros quando o assunto é álcool e direção. Pesquisa do Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Vigitel), do Ministério da Saúde, mostra que quase 60 mil motoristas nas capitais brasileiras deixaram de ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir desde que a nova lei entrou em vigor. O levantamento faz uma comparação entre abril e maio deste ano e julho e agosto de 2008. A análise dos dois períodos demonstra uma redução de 32% entre os entrevistados que associam bebida e direção. O estudo revela que não houve diferença significativa no consumo abusivo de álcool depois que a lei seca entrou em vigor, passando de 16,9% para 16%. A mudança, mostra o Vigitel, foi mesmo sentida mesmo entre motoristas. Em 2007, a estimativa era de que 150 mil motoristas bebiam e não temiam pegar no volante. Entre abril e maio de 2008, antes da lei seca, a projeção era de que 187 mil motoristas encaravam a perigosa combinação. Em julho e agosto, depois que a lei entrou em vigor, o número de motoristas que se arriscavam diminuiu para 127,5 mil. O levantamento é o resultado preliminar de um estudo conduzido pelo Ministério da Saúde para mensurar o impacto da lei seca em todas as capitais brasileiras. A comparação definitiva será feita no fim do ano. Mas, para a coordenadora-geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Carvalho Malta, os dados preliminares já indicam mudança no comportamento do motorista brasileiro. Os dados mostram uma mudança muito grande e positiva. A nossa hipótese é que o debate ocorrido na sociedade, aliado à fiscalização, ajudaou nesta redução”, afirma Deborah. A psicóloga Maria Elaine Andrade Celeira Lima, integrante da comissão de trânsito do Conselho Regional de Psicologia, tem opinião semelhante. “Alguma pessoas mudam de comportamento porque a lei mexe no bolso”, avalia. “Outras porque passaram a se sentir responsáveis pela vida do outro. Algumas ainda deixaram de beber e dirigir pelos dois motivos.” O sucesso, segundo o presidente do Centro de Informação sobre Saúde e Álcool, Artur Guerra, está ligado ao conteúdo regulado pela lei e às sanções impostas. “Quando a lei faz sentido, pega no bolso e tem fiscalização, consegue mudar o comportamento das pessoas”, opina. “A lei é clara: pode beber à vontade. É o álcool e a direção que não são aceitos juntos. A lei seca vai ao encontro de uma preocupação que a sociedade já tinha.” A chamada lei seca (Lei 11.705, de 19 de junho de 2008) está modificando o comportamento dos brasileiros quando o assunto é álcool e direção. Pesquisa do Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Vigitel), do Ministério da Saúde, mostra que quase 60 mil motoristas nas capitais brasileiras deixaram de ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir desde que a nova lei entrou em vigor. O levantamento faz uma comparação entre abril e maio deste ano e julho e agosto de 2008. A análise dos dois períodos demonstra uma redução de 32% entre os entrevistados que associam bebida e direção. O estudo revela que não houve diferença significativa no consumo abusivo de álcool depois que a lei seca entrou em vigor, passando de 16,9% para 16%. A mudança, mostra o Vigitel, foi mesmo sentida mesmo entre motoristas. Em 2007, a estimativa era de que 150 mil motoristas bebiam e não temiam pegar no volante. Entre abril e maio de 2008, antes da lei seca, a projeção era de que 187 mil motoristas encaravam a perigosa combinação. Em julho e agosto, depois que a lei entrou em vigor, o número de motoristas que se arriscavam diminuiu para 127,5 mil. O levantamento é o resultado preliminar de um estudo conduzido pelo Ministério da Saúde para mensurar o impacto da lei seca em todas as capitais brasileiras. A comparação definitiva será feita no fim do ano. Mas, para a coordenadora-geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Carvalho Malta, os dados preliminares já indicam mudança no comportamento do motorista brasileiro. “Os dados mostram uma mudança muito grande e positiva. A nossa hipótese é que o debate ocorrido na sociedade, aliado à fiscalização, ajudaou nesta redução”, afirma Deborah. A psicóloga Maria Elaine Andrade Celeira Lima, integrante da comissão de trânsito do Conselho Regional de Psicologia, tem opinião semelhante. “Alguma pessoas mudam de comportamento porque a lei mexe no bolso”, avalia. “Outras porque passaram a se sentir responsáveis pela vida do outro. Algumas ainda deixaram de beber e dirigir pelos dois motivos.” O sucesso, segundo o presidente do Centro de Informação sobre Saúde e Álcool, Artur Guerra, está ligado ao conteúdo regulado pela lei e às sanções impostas. “Quando a lei faz sentido, pega no bolso e tem fiscalização, consegue mudar o comportamento das pessoas”, opina. “A lei é clara: pode beber à vontade. É o álcool e a direção que não são aceitos juntos. A lei seca vai ao encontro de uma preocupação que a sociedade já tinha.”
(Gazeta do Povo-PR)
11ª. TRANSPO-SUL CELEBRARÁ LANÇAMENTO COMERCIALNO DIA 29
Por Wagner Dilelio - Imprensa SETCERGS
Um almoço no Restaurante do Centro de Eventos FIERGS no próximo dia 29 de outubro marcará o lançamento comercial da 11ª Transpo-Sul – Feira e Congresso de Transporte e Logística. Na ocasião haverá a apresentação das novidades na planta da área de exposição, que entre outras inovações, prevê um espaço nobre para transportadores e operadores logísticos. Também receberão descontos promocionais os primeiros expositores da feira que acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de julho de 2009. A terceira edição da Transpo-Sul em Porto Alegre atrairá para o pavilhão de exposições da FIERGS representantes do transporte de cargas, passageiros, logística e infra-estrutura, comércio exterior, caminhões e utilitários, implementos rodoviários, borrachas e pneus, distribuidores de combustíveis, gerenciamento de risco, tecnologia embarcada, movimentação e armazenagem, sistemas e automação. “As melhores e maiores marcas de produtos e serviços em um só lugar”, anuncia o presidente do SETCERGS, Sérgio Neto. Ele convida a todos para que aproveitem para conhecer o projeto da 11ª Transpo-Sul e as novidades que os organizadores estão preparando para a edição comemorativa aos 50 anos do SETCERGS. “Neste lançamento comercial será uma oportunidade das empresas já reservarem seu espaço na feira de transporte e logística de maior sucesso no sul do País” salienta o presidente. As presenças para o lançamento comercial do evento promovido pelo SETCERGS e a FETRANSUL devem ser confirmadas até o próximo dia 24 de outubro, pelo fone (51) 3342.9299 ou por e-mail: transposul@setcergs.com.br
Um almoço no Restaurante do Centro de Eventos FIERGS no próximo dia 29 de outubro marcará o lançamento comercial da 11ª Transpo-Sul – Feira e Congresso de Transporte e Logística. Na ocasião haverá a apresentação das novidades na planta da área de exposição, que entre outras inovações, prevê um espaço nobre para transportadores e operadores logísticos. Também receberão descontos promocionais os primeiros expositores da feira que acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de julho de 2009. A terceira edição da Transpo-Sul em Porto Alegre atrairá para o pavilhão de exposições da FIERGS representantes do transporte de cargas, passageiros, logística e infra-estrutura, comércio exterior, caminhões e utilitários, implementos rodoviários, borrachas e pneus, distribuidores de combustíveis, gerenciamento de risco, tecnologia embarcada, movimentação e armazenagem, sistemas e automação. “As melhores e maiores marcas de produtos e serviços em um só lugar”, anuncia o presidente do SETCERGS, Sérgio Neto. Ele convida a todos para que aproveitem para conhecer o projeto da 11ª Transpo-Sul e as novidades que os organizadores estão preparando para a edição comemorativa aos 50 anos do SETCERGS. “Neste lançamento comercial será uma oportunidade das empresas já reservarem seu espaço na feira de transporte e logística de maior sucesso no sul do País” salienta o presidente. As presenças para o lançamento comercial do evento promovido pelo SETCERGS e a FETRANSUL devem ser confirmadas até o próximo dia 24 de outubro, pelo fone (51) 3342.9299 ou por e-mail: transposul@setcergs.com.br
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