terça-feira, 7 de outubro de 2008

A CADA 30 MINUTOS, UM VEÍCULO É FURTADO NO ESTADO
Segundo policiais a existência de mercado paralelo de peças de veículos mais velhos pode explicar o aumento de 9 deste tipo de crime no mês passado. A cada 30 minutos, um veículo é furtado no Estado. Um terço dos crimes ocorre em ruas e estacionamentos da Capital, segundo as autoridades policiais. Curiosamente, o roubo de veículos (quando há violência ou ameaça) caiu quase na mesma proporção de que o furto (veículo é levado sem que o proprietário perceba) aumentou. A explicação pode estar no mercado paralelo de peças de veículos mais velhos, que segue sem regulamentação, apesar de uma lei ter sido aprovada pela Assembléia Legislativa. Por serem menos protegidos por equipamentos de segurança, esses veículos são levados por criminosos que preferem a mixa (ferro curvo com que se podem abrir fechaduras) ao revólver. Como ocorre longe dos olhos dos donos dos veículos, os crimes permanecem ocultos por mais tempo, facilitando a fuga. – É um crime sob encomenda. O destino final são os desmanches – explica o delegado Heliomar Franco, da Delegacia de Roubos de Veículos.
DOIS DOS TRECHOS MAIS PERIGOSOS DA BR-116 NO PAÍS FICAM NO RS
O km 265, em Canoas, se destaca como o pior em toda a extensão da rodovia. Está no Rio Grande do Sul o trecho mais perigoso da BR-116 em todo o Brasil. Os 212 acidentes registrados no ano passado destacam o km 265, em Canoas, como o pior em toda a extensão da rodovia e o quarto com maior periculosidade entre todas as rodovias federais brasileiras.Outro ponto gaúcho na mesma rodovia, distante apenas 15 quilômetros — o km 250, em São Leopoldo —, também está entre os piores do país em número de acidentes. O alerta está em um levantamento do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), com base em dados de 2007.A partir de informações fornecidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Dnit realizou um estudo sobre os pontos críticos das estradas federais brasileiras. Cada local se refere a um quilômetro específico da rodovia que concentra acidentes pelos mais diversos motivos. O levantamento nacional aponta que, dos 128 mil acidentes do ano passado, quase a metade acontece nos trechos identificados. Entre os 10 locais mais perigosos do país, estão os dois trechos gaúchos da BR-116 – uma rodovia com 4,3 mil quilômetros, que começa em Fortaleza (CE) e termina no município de Jaguarão. O primeiro deles, no km 265, em Canoas, na Praça do Avião, é o ponto da rodovia onde mais acontece acidentes, seguido do km 545, em São Paulo.
Existe um afunilamento no sentido Interior-Capital. De quatro faixas, a pista passa para três. É o fluxo de Novo Hamburgo, São Leopoldo, da BR-386 e de Canoas passando nas horas de pico — avalia o inspetor Alessandro Castro, chefe de Comunicação Social da PRF no Estado. Somente um alargamento da via, sem previsão para ser realizado, associado à construção da Rodovia do Parque (BR-448), poderia reduzir as ocorrências, segundo Castro. O segundo ponto da BR-116 entre os piores do país, segundo o Dnit, fica no km 250, em São Leopoldo, nas sinaleiras de acesso à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Foram 190 acidentes em 2007 no local, um cruzamento que depende do respeito ao sinal vermelho para ser seguro. Segundo a PRF, os motoristas não esperam o verde para cruzar a BR, e os que estão na rodovia não reduzem diante do sinal amarelo. — Somente uma elevada pode resolver isso. Cruzamento em rodovia regulado com semáforo sempre é problemático. Há previsão de início de obras em 2009, mas a conclusão deve demorar. Haverá muito transtorno durante os trabalhos— avisa Castro. Para a PRF, não é novidade o problema na BR-116. Ela é a campeã em acidentes e concentra 40% das ocorrências em rodovias federais no Estado.
(Fonte: ZH)

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