sexta-feira, 24 de outubro de 2008

MOTORISTA DE SÃO MARCOS É ASSALTADO EM SÃO PAULO
Assaltantes atacaram hoje em pleno meio dia, o caminhoneiro Maurício Zanardo Castilhos, de São Marcos e tomaram-lhe seu Mercedes-Benz-1620, ano 97, cor azul, placas IGE-5956. O fato ocorreu em São Mateus, próximo a Poá. O caminhão estava vazio e havia sido contratado a realizar um frete para Bento Gonçalves. Segundo Maurício os bandidos nada lhe fizeram, apenas como de praxe, mandaram não reagir. Passado o tempo necessário para a fuga deixaram-no em lioberdade.
PREPAREM-SE: PEDÁGIO NA FREEWAY VAI AUMENTAR DOMINGO
Vem aí mais um aumento de pedágio na freeway, BR-290. Os automóveis pagarão a partir da zero hora de domingo R$ 3,30 e em Gravataí R$ 6,50 em Santo Antônio da Patrulha. A autorização para a cobrança do aumento foi concedida pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, nas praças administradas pela Concepa. O reajuste atinge também a BR-116.
CUIDADO COM REMÉDIO QUE DÁ SONO
Todo o medicamento que possa interferir na segurança da direção de um veículo provocando, por exemplo, sonolência, deverá conter o alerta na embalagem: PROIBIDO DIRIGIR. A lista de medicamentos que podem causar sonolência é extensa. Inclui remédios conta gripe, como os descongestionantes até os mais fortes como os antiinflamatórios. Para os médicos o alerta nas embalagens é importante porque a maioria dos pacientes não lê a bula e ignora os efeitos colaterais. Em 2008 a Polícia Rodoviária Federal registrou quase 2.400 acidentes provocados por pessoas que cochilaram ao volante. Numa outra pesquisa com 4 mil motoristas profissionais, 10% apresentaram sonolência durante o dia e 6% confessaram o uso de medicamentos que afetam o sono. O Brasil tem cerca de 9 milhões de motoristas profissionais e esses motoristas têm de ficar ainda mais alertas para os efeitos que os medicamentos causam na capacidade de concentração. Quem não é profissonal deve ter cuidado principalmente nos trajetos mais longos. Se sentir sono, vai perder a fixação, ficar com fadiga e olhos marejados. E é preciso que as pessoas saibam que correm o risco de dormir na direção por conta de algum remédio que estão tomando. Apesar de o principal vilão dos acidentes ser o álcool, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego tem se empenhado em buscar maneiras de reduzir todos os riscos de acidentes. Por ano, 35 mil a 50 mil pessoas morrem no trânsito no Brasil e 120 mil são internadas na rede SUS. Alguns países suspendem a carteira de motorista que tomam certos tipos de antidepressivos. A tarja nos remédios vai deixar as pessoas alertas e, no futuro, motorista que dirigem sob efeito de medicamentos poderão ser responsabilizados na Justiça se causar acidente. A legislação avança e este é um primeiro passo.
ESCLARECIMENTO
Esclarecimento sobre o recadastramento dos portadores da Carteira Nacional de Habilitação antiga, sem foto. Tendo em vista a falta de entendimento por alguns motoristas do que estabelece a Resolução 276/2008 do Contran, e para dirimir dúvidas, entrevistamos o responsável técnico do órgão, Dr. Jairo Mota para explicar o assunto. Disse que os motoristas portadores de CNHs antigas que não possuem foto e vencidas, teriam o prazo de 90 dias para se recadastrarem. O prazo venceu no dia 11 de agosto passado. Ele exemplifica: se o condutor vai ter a sua CNH a vencer dia 1º. de novembro o prazo para se recadastrar vai até 1º. de dezembro. Para aqueles que já expiraram o praz, por força da Legislação, o documento deixa de ter validade e os motoristas precisam passar por um novo processo de habilitação. O Dr. Jairo Mota salienta que há as exceções. "Se a pessoa não se recadastrou porque estava hospitalizado, encontava-se fora do país ou que estavam a trabalho muito distantes dos seus Detrans de domínio, podem entrar com ujm requerimento no Detran explicando e justificando o motivo porque perdeu este prazo, e o Detran encaminhará este documento ao Denatran. Analisado o caso, autorizamos esta renovação - conclui o Dr. Jairo Mota, do setor técnico do Denatran.

Nenhum comentário: