sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A FESTA DOS MOTORISTAS EM SÃO MARCOS
Tem início amanhã, sábado a 37ª. festa de N.Sª. Aparecida e dos Caminhoneiros em São Marcos, promovida pela Associação São-Marquense. A festa já é tradicional e faz parte do calendário de eventos da cidade. Todos os anos milhares de motoristas acorrem a São Marcos para esse dia. Amanhã a programação inicia com a disputa de um torneio de futebol com representações de vários municípios da região. Torneios de boliche, bolão e bochas complementam a programação esportiva. No domingo, haverá alvorada festiva com a Banda Marcial; as 7,30 procissão motorizada e benção dos veículos; ás 11 horas missa e ao meio dia churrasco. Também estão programados vários shows com a presença de renomados artistas.
Porque a devoção a N.Sª. Aparecida
Em julho de 1972 os caminhoneiros Ivo Chinelato, Alcides Novelo, Pedro Borghetti e Dionélio Vanassi (os dois últimos já falecidos) reuniram-se com o padre da paróquia David Picoli (também falecido) para discutir o aumento dos acidentes envolvendo motoristas da região. Coincidentemente os cinco eram devotos a N.Sª. Aparecida e decidiram buscar a imagem da santa em São Paulo onde foi construído o santuário em honra a milagrosa Nossa Senhora para consagrá-la padroeira dos motoristas de São Marcos. O padre Picoli foi o intermediário da idéia junto ao seu colega de Aparecida, padre Siqueira, e dias mais tarde os cinco, mais o padre Osmar Possamai, atual pároco da Igreja Matriz viajaram a São Paulo. A viagem durou um dia inteiro, recorda Chinelatto, hoje com 79 anos e aposentado. A réplida da imagem, finalmente, foi trazida em peregrinação. Antes de chegar a São Marcos a imagem foi recepcionada pelo bispo dom Henrique Gelaim, de Vacaria. Nossa Senhora Aparecida só foi chegar a São Marcos no dia seguinte quando foi recebida por uma grande multidão. Era um dia de muita chuva, recorda Chinelato, que, mesmo assim, lotou a praça fronteira à Igreja. "Foi muito emocionante".
Há 37 anos os motoristas de São Marcos dedicam uma semana de festejos em homenagem a sua padroeira.
MAIS UM ROUBO A CAMINHÃO EM SÃO PAULO
Foi roubado em São Paulo o caminhão Mercedes-Benz-1938-S, placas IMF-0877, de David Canabarro. Os assaltantes atacaram o motorista na saída da Marginal Tietê e rumaram para Osasco, segundo o último registro no equipamento de rastreamento. O veículo transportava na ocasião uma carga de cevada. Ontem um membro da quadrilha telefonou para o proprietário do caminhão pedindo R$ 12 mil de resgate para devolução do caminhão.
CAMINHÃO CAI NA PONTE
Um caminhão carregado de pedras caiu da ponte de acesso ao bairro Reolon, em Caxias do Sul, por volta das 16h de ontem (foto). O acidente ocorreu próximo à Escola Machado de Assis. De acordo com informações da Brigada Militar (BM), o motorista do caminhão, Carlos Amilton Rodrigues de Castro, 62 anos, não teria conseguido frear o veículo, que acabou caindo no Arroio Tega. Castro ficou preso às ferragens e foi encaminhado ao Hospital Pompéia, onde, até a noite de ontem, passava por cirurgia.

Nenhum comentário: