sexta-feira, 28 de setembro de 2007

ABUSO NO PESO
Além de outros problemas que se relacionam e têm vinculação com a segurança nas estradas, a sobrecarga nos caminhões se torna cada vez mais perigosa. Compromete as rodovias e, inclusive, prejudica o desempenho do veículo, como maior lentidão e menos eficiência para fazer curva e parar, já que o seu peso está acima daquele para o qual foram concebidos seus sistemas e componentes. A freqüente incidência de excesso de peso é a própria legislação da Lei da Balança que estabeleceu uma tolerância máxima de 5% sobre os limites de peso bruto total e peso bruto, e estaria relacionada com a precisão e aferição das balanças rodoviárias, que na época eram mecânicas. Com o estabelecimento da tolerância de 5% a maioria dos transportadores adquiriu o mau hábito de aumentar o peso da carga transportada baseado nessa margem de 5%. Diante dessa realidade serão implementados dispositivos para controle de cargas nas rodovias, a fim de coibir o excesso e garantir a vida útil dos pavimentos.
LOMBADA ELETRÔNICA JÁ ESTÁ FUNCIONANDO
Já está funcionando na RS-122, em farroupilha próximo à Curva da Morte, o controlador eletrônico de velocidade, conhecido também como lombada eletrônica, que limita a velocidade em 50 km/h. O equipamento foi montado Daer. O dispositivo possui um display luminoso que informa a velocidade. Para reforçar o alerta sobre os riscos na rodovia, o DAER colocou placas de regulamentação entre os Kms 58 e 48. Inicialmente, o Daer havia anunciado que pretendia instalar dois equipamentos no local, separados por uma distância de 500 metros, nos dois sentidos da RS-122, o que não ocorreu. De acordo com a assessoria do órgão, dependendo da necessidade, um segundo dispositivo será colocado na subida da Serra. Os controladores são uma antiga reivindicação do Grupo Rodoviário de Farroupilha, responsável pela fiscalização no trecho e de outros 400 quilômetros de rodovias da região. Segundo patrulheiros rodoviários, além do excesso de velocidade, muitos condutores fazem ultrapassagens arriscadas em locais proibidos, inclusive passando por cima dos tachões da pista. A Curva da Morte ganhou o apelido devido às tragédias que ocorreram desde a conclusão da rodovia, na década de 1960. Mas nem a polícia nem os moradores sabem qual o total de acidentes e vítimas no trecho. Um levantamento do 3º Batalhão Rodoviário mostra que 25 pessoas ficaram feridas em 33 acidentes nos últimos dois anos. O último acidente grave na Curva da Morte aconteceu em 18 de junho. Três pessoas morreram no choque entre dois caminhões. Na época, o limite era de 60 km/h, mas um dos veículos estava a 95 km/h, segundo o Grupo Rodoviário de Farroupilha.
BITRENS PROIBIDOS DE RODAR DIA 1º. - FINADOS
O Departamento de Polícia Rodoviária Federal tendo em vista o feriado de finados, dia 1º. de novembro, lembra que fica proibido transitar nessa data os caminhões bitrens e outras combinações desse tipo, de acordo com os seguintes horários: dia 1º. 16:00 às 22:00hs; dia 2, sábado, das 06:00 às 12:00hs; dia 4, domingo, 16:00 às 22:00hs

Nenhum comentário: