terça-feira, 18 de setembro de 2007

VENDA DESCONTROLADA DE "REBITES"
Está cada vez mais comprovado que caminhoneiros adquirem produtos farmacêuticos em postos de gasolina e borracharias nas estradas para não dormir. Até caminhoneiros já integram rede de comércio clandestino de "rebites". Essas drogas que funcionam como estimulantes e reduzem o sono são utilizadas, principalmente, por condutores de caminhões de carga, que dirigem durante horas ininterruptas e, para agüentar a maratona de trabalho, recorrem aos remédios.
Na semana passada o caminhoneiro Adylson Santos Rodrigues que fez uso das substâncias, foi detido pela Polícia Rodoviária Federal na BR-116, próximo a cidade de Milagres, na Bahia, e encaminhado à Delegacia de polícia do município. O motorista foi flagrado pela Polícia Rodoviária porque estava fazendo manobras arriscadas na rodovia quando foi parado pela polícia e obrigado a deixar a direção. OP condutor estava verdadeiramente alucinado, disse o policial que atendeu a ocorrência. Num posto de gasolina localizado na cidade de Candeias, também na Bahia, frentistas comentaram abertamente que vendem a medicação. Eles confessam que repassam os remédios mesmo cientes de que o produto deveria ser comercializado em farmácias mediante receita.
DIA NACIONAL DO TRANSPORTADOR
Foi comemorado nesta segunda-feira o Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas, um dia para celebrar a importância das empresas e dos trabalhadores que fazem a riqueza do Brasil circular, apesar de todas as dificuldades historicamente enfrentadas pelo setor. A data de 17 de setembro foi instituída por Itamar Franco, quando presidente da República, por meio de decreto em 1993 e a data foi escolhida por ser o dia de fundação da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC) Apesar dos problemas que afrontam o transporte no Brasil, como a falta de investimentos em infra-estrutura viária, que acarreta em estradas precárias e perigosas, a ausência de incentivos de qualquer natureza para o transporte de cargas no País, a pesadíssima carga tributária paga pelas empresas, mesmo assim o transportador tem a comemorar um fato relevante: a edição da Lei 11.442, que disciplina o setor e a conquista do Registro Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas são dois motivos que o setor tem para comemorar, já que tais fatores levarão à tão sonhada regulamentação do transporte no Brasil.
EX-MINISTRO VAI DEPOR DIA 24
A CPI dos Pedágios da Assembléia Legislativa em sessão desta segunda-feira realizou reunião administrativa tratando da pauta para a próxima reunião dia 24. Para esta data ficou confirmada a presença do ex-ministro dos Transportes, Cloraldino Severo um dos depoimentos mais aguardados pela CPI, tendo em vista sua representatividade junto aos usuários de rodovias pedagiadas e o seu alto conhecimento como técnico e, ainda, como ex-ministro de uma das pastas mais requisitadas do governo federal. O deputado Francisco Appio, coordenador da Frente parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágios no Rio Grande do Sul, lamentou o adiamento da votação dos requerimentos para a convocação de ex-diretores do DAER e outras testemunhas. "Perdemos tempo precioso no debate do objeto principal da CPI dos Pólos de Pedágios, pois as testemunhas teriam informações importantes sobre o modelo aqui implantado. Considerado injusto, pela cobrança de altas tarifas, não transparente por falta de controle e fiscalização, o modelo de concessões completa 10 anos e sofre pressão popular, principalmente nas cidades sedes. Por outro lado a decisão do Tribunal de Justiça que suspendeu a Cobrança em Viamão, por ferir o direito de ir e vir, confirma que não pode haver cobrança de pedágio, onde não há via alternativa", comenta o parlamentar. Na próxima segunda-feira, Francisco Appio tentará aprovar o requerimento que convoca o perito designado pela Justiça, para apurar o montante de indenização a ser paga pelo estado, por conta da ação indenizatória contra a Lei 11.460. Em abril de 2000, a Assembléia Legislativa aprovou Lei que isentava por 84 dias a cobrança dos veículos emplacados nas sedes de praças. O parlamentar considera importante o depoimento, pois o profissional designado, realizou trabalho de pesquisa documental nas praças. Como a maioria dos deputados, Francisco Appio defende a prorrogação do prazo da CPI para ampliar o debate sobre o futuro do modelo de concessões, além de investigar pontos que continuam obscuros.

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