quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
O Congresso Nacional deverá aprovar na reabertura dos trabalhos legislativos do no a regulamentação da jornada de trabalho dos caminhoneiros, para garantir que descansem depois de cada seis horas na direção. O projeto foi aprovado no início do ano, mas falta-lhe a regulamentação.
COLABORAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA
A Igreja Católica e a Polícia Rodoviária Federal firmaram uma parceria para tentar prevenir o aumento de acidentes nas estradas. A idéia central é chamar a atenção das pessoas que freqüentam as celebrações de missas e outros atos religiosos para que tenham cuidado nas estradas se forem viajar, e que também alertem amigos e parentes. Nesses casos, o próprio padre faria esses alertas e apelaria para a conscientização das pessoas, recomendando maior cuidado e responsabilidade nas estradas. Isso aconteceria mais precisamente no momento da Homilia, que é quando o padre faz a sua palestra e explica o evangelho do dia. A arquidiocese de Goiânia, por exemplo, passou a recomendação para as comunidades, para que isso possa acontecer na maior quantidade de lugares possíveis. A iniciativa partiu da PRF, que pediu a ajuda da Igreja para que fosse feita essa mobilização. A campanha começa nas celebrações de ano novo e vai até a quaresma, intervalo do ano em que o movimento nas rodovias aumenta consideravelmente.
CONTINUAM MORRENDO PESSOAS NO TRÂNSITO
O número de acidentes nas estradas foi considerado excessivo neste final de ano, quando mais uma vez houve muitas mortes, e até de famílias inteiras. Para o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga de Santa Catarina, Pedro Lopez, há falta de controle e vigilância no trânsito. Na avaliação de Pedro Lopes, faltam mais policiais rodoviários nas estradas e equipamentos para detectar infrações a fim de que seus autores sejam punidos. Observa que somente em Santa Catarina foi identificada a necessidade de mais 300 policiais rodoviários federais, que ainda não foram contratados. Outro problema apontado por ele é a péssima situação da maioria das rodovias. Lopes critica todas as esferas de governo por não aplicarem parte dos recursos das multas em melhoria da segurança no trânsito por meio da aquisição de equipamentos e contratação de pessoal, como manda a lei. Elogia a campanha lançada pelo Grupo RBS com o objetivo de prevenir acidentes, e diz que a Fetrancesc apóia a iniciativa e recomenda aos motoristas seguirem as normas de trânsito.
ESTAÍSTICAS ASSUSTAM
Os brasileiros estão apavorados com o número de mortes que ocorrem nas estradas a cada feriado ou fim de semana. Todos têm uma formula para reduzir os alarmantes números divulgados por entidades, instituições especializadas e imprensa. Desde o aumento das penas para quem pratica acidente com morte, multas mais pesadas, suspensão da carteira para dirigir etc., são algumas das idéias. Mas até agora nada de positivo foi executado, a não ser campanhas maciças de conscientização. Um levantamento feito recentemente na Espanha assusta e coloca em alerta a população mundial em relação ao tema. Somente em 2006 mais de 700 mil pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo e entre 15 a 20 milhões ficaram feridas. Na Europa, os jovens entre 18 e 30 anos lideram a lista das principais vítimas. Nas cidades européias a cada hora morrem 65 pessoas. No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que em 2006 o número de pessoas que morreram de acidentes de trânsito foi de 35.753 e deste total, 45% tinham entre 20 e 39 anos. Os motivos causadores desse número assustador de acidentes são: a desobediência aos sinais de trânsito, as altas velocidades e a mistura de álcool com direção. Acidentes de trânsito – Isto tem que terminar!
ARREBITES E DROGAS
Passadas as comemorações de final de ano o País volta hoje a sua normalidade. As estrdas ganham novamente um fluxo intenso de veículos e é prefiso que haja muito cuidado para evitar que se aumente ainda mais o número de acidentes. O uso de drogas pelos caminhoneiros volta a ser discutido agora a nívem nacional. A NTC - Confederação dos Transportadores de Carga vai dedicar especial atenção nos próximos dias a este assunto em colaboração com o SEST/SENAT de todo o país. Flávio B enatti, empossado presidente da NTC, na terça-feira, para os próximos quatro anos, disse que a entidade tem responsbilidade e está muito preocupada com o problema.

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