segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

VEM AÍ O PACOTE PARA DIMINUIR OS ACIDENTES NO PAÍS
Para tentar diminuir o número de acidentes de trânsito no país, o Ministério da Justiça apresenta nesta semana um pacote de alterações na legislação, como limitar as instâncias de recursos dos infratores. O objetivo da medida é dar efetividade a punições como suspensão da carteira. Outra medida que o governo quer adotar é punir motoristas de caminhão e de ônibus que dirigirem muito tempo sem parar para descanso. Pela proposta, o profissional poderá dirigir quatro horas seguidas e, depois, fazer uma pausa de meia hora. Quem não acatar essa medida será multado. O pacote será submetido a consulta pública, e o governo pretende, ainda este semestre, encaminhá-lo ao Congresso para aprovação. O valor das multas também será aumentado.
TREVO DE INTERCESSÃO
Foi assinado na sexta-feira contrato para construção do Trevo de Interseção da BR-116 com a BR-386, no município de Canoas. A obra custará R$ 49 milhões e constará de três viadutos. Localizado na região metropolitana de Porto Alegre, o encontro das rodovias é um ponto crítico com fluxo de aproximadamente 100 mil veículos por dia. O prazo para entrega da obra é de dois anos.
ESQUEMA ESPECIAL DA PRF NO RODEIO DE VACARIA
A Polícia Rodoviária Federal de Vacaria iniciou neste sábado a Operação Rodeio. Durante o evento, que acontece até o dia 27, serão realizadas diversas operações especiais, com a utilização de radares e bafômetros. A PRF alerta aos motoristas que o deslocamento para o Parque de Exposições, Nicanor Kramer da Luz, deverá ser realizado apenas pela BR116 e o retorno pela Avenida Antônio Ribeiro Branco.
EXAME DO SONO PARA OBTER A CNH
O primeiro passo para diminuir os acidentes de trânsito pela sonolência no volante pode ser dado em breve. A Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do Contran vai propor incluir, dentre os exames obrigatórios para se obter, renovar ou alterar a Carteira Nacional de Habilitação, a avaliação dos distúrbios do sono. Perla proposta, a polisonografia computadorizada seria necessária somente para os condutores das categorias C, D e E, referentes aos veículos pesados. A proposta está entre as medidas de estudo do Contran, que visam alterar as regras referentes aos exames de aptidão física, mental e psicológica para os candidatos à habilitação. Dormir ao volante é uma das principais causas de acidentes e perde apenas para as imprudências e embriaguez do condutor.

Nenhum comentário: