sexta-feira, 11 de janeiro de 2008


CONDUTOR BÊBADO PODE PERDER A CNH
MP pede suspensão imediata do direito de dirigir de Leucir Núncio.
Promotor espera que a decisão saia ainda hoje. Aposentado deve responder a processos sem a carteira. O Ministério Público (MP) Estadual de Bento Gonçalves ingressou ontem na Justiça com um pedido de suspensão imediata da autorização para dirigir do pintor aposentado Leucir Núncio, 51 anos, flagrado cinco vezes embriagado ao volante. Apesar da reincidência na infração, o maior tempo que Núncio ficou sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram as 19 horas em que passou no Presídio Estadual de Bento (entre 0h20min e 19h20min de quarta-feira), depois de ser pego dirigindo em ziguezague na RSC-470 com mais seis pessoas no carro, entre elas três crianças. Se a Justiça acatar o pedido do MP, até o final desta semana o pintor já poderá estar sem a carteira. A ação movida pela promotoria é aplicada em casos nos quais há o entendimento de que o motorista deve ser imediatamente impedido de dirigir. Se não há uma solicitação judicial urgente, o condutor continua dirigindo normalmente até o final do processo, porque o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) segue o mesmo princípio básico do Direito: o de que todos são inocentes até que se prove o contrário. O autor do pedido, promotor de Justiça Sávio Vaz Fagundes, substituto na 3ª Promotoria Criminal de Bento Gonçalves, apelou para essa medida por entender que o comportamento de Núncio nos últimos seis anos - período no qual cometeu cinco vezes a mesma infração - é indício suficiente de que ele oferece riscos ao volante. A expectativa do promotor é de que a Justiça acate o pedido ainda hoje. - Essa é uma medida preventiva para retirá-lo de circulação como condutor, visto que, pela sua conduta no trânsito nos últimos seis anos, ele oferece risco à sociedade - diz. Fagundes entende que a única maneira de impedir que Núncio volte a cometer a infração é retirando dele o direito de dirigir. Na avaliação do promotor, a reincidência é uma prova de que ele não se conscientizou sobre seu comportamento no trânsito. - É pouco provável que ele mude sua postura, já que mesmo depois de responder a inquéritos policiais continuou cometendo a mesma infração - avalia. A última autuação de Núncio por embriaguez no trânsito foi na terça-feira à noite. Mas foram abertos anteriormente outros quatro inquéritos policiais pela mesma infração: duas vezes em 2002, uma vez em 2004 e outra em 2007, há quatro meses. Na 1ª Vara Criminal de Bento Gonçalves tramita processo resultante de denúncia do MP feita em dezembro do ano passado.
MAIS DOIS PROCESSOS
Dois tipos de processos são abertos quando um condutor é flagrado alcoolizado. O criminal começa com o registro em uma delegacia de polícia, e, dependendo do resultado, pode ser encaminhado à Justiça. O outro, administrativo, é aberto pelo Detran a partir das multas aplicadas.
Fonte:Pioneiro
PAVOR NAS ESTRDAS DO NORDESTE
Está ficando cada vez mais difícil viajar pelo Nordeste do país. Os caminhoneiros do Sul que se precavenham. Na noite desta quarta-feira, bandidos fortemente armados promoveram arrastões nas rodovias Federais que cortam Alagoas, deixando em pânico os motoristas que trafegavam pela região. Os assaltos aconteceram na BR 316, que corta os municípios de Maribondo e Cajueiro. Quatro homens armados assaltaram um caminhão que transportava arroz e outro que transportava leite, levando - nos dois casos - os veículos com toda a carga. Os motoristas e acompanhantes foram deixados amarrados em canaviais pelos assaltantes.
Ainda na noite desta quarta-feira, nove homens armados assaltaram um posto de combustível localizado próximo ao município de Junqueiro. Funcionários e clientes forma feitos reféns e ficaram sob a mira das armas. Os bandidos fugiram em um veículo não identificado levando uma quantia em dinheiro não revelada e objetos pessoais das vítimas.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada em todos os casos, mas ninguém foi preso.


Nenhum comentário: