quinta-feira, 8 de maio de 2008

CAMINHONEIRO ASSALTADO
Assaltantes atacaram o caminhoneiro Douglas Farina nesta terça-feira por volta de meia noite na BR-392 quando trafegava próximo a cidade de Porto Xavier. O caminhão transportava uma carga de cebolas. Os ladrões soltaram Farina as 8 e meia da manhã de ontem em Coxilha, cerca de 300 quilômetros do local do assalto, com a promessa de que não desejavam o caminhão apenas a carga. Certamente já fazia parte de uma encomenda. O veículo é um Volkswagen-19.320-CLC, cor vermelha, bitruck, placas KAJ-9253, de Ibiraiaras. Qualquer informação liguem para o SOS Caminhoneiro, 51-9351-1222.
GREVE PODE TERMINAR HOJE
A greve dos fiscais auditores da Receita Federal pode terminar hoje. A afirmação foi feita pelo deputado Frederico Antunes, depois de audiência com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, em Brasília. Antunes revelou que o ministro descartou a continuidade do movimento. "Ele disse que o Governo Federal não tem mais o que negociar e se a paralisação continuar, outras medidas serão tomadas", acrescentou o parlamentar. O senador Sérgio Zambiasi foi um dos responsáveis pelo agendamento do encontro e participou da audiência, reforçando a necessidade de encerramento da greve. Não está descartada a possibilidade da adoção da Instrução Normativa nº 116 que permite a aferição das cargas diretamente no local de destino. "Isso já poderia ter sido adotado, mas o Governo preferiu negociar e esperar. Agora, diante da manutenção do movimento há 50 dias, o ministro disse que a medida deverá ser introduzida", explicou Antunes. Depois da audiência, à noite, Frederico Antunes recebeu ligação telefônica do presidente da Unafisco, entidade que congrega os auditores de todo o país, Pedro Tolentino Filho, e do vice-presidente, o gaúcho Gelson Santos, informando que será levado à assembléia de quinta-feira o indicativo de encerramento da greve. A expectativa das empresas transportadoras, motoristas e despachantes aduaneiros era de que hoje a greve se encerraria. Se isso não ocorrer, um protesto deveria ocorrer amanhã. Mas, em contato com os líderes do movimento, Frederico Antunes obteve a garantia de que o ato de paralisação da ponte internacional que liga Uruguaiana a Paso de Los Libres, na Argentina, foi temporariamente suspenso. "Despachantes, transportadoras e caminhoneiros vão esperar até o fim do dia de hoje. Se não houver reversão da greve, amanhã, sexta-feira, haverá um grande ato de protesto. O tráfego será totalmente bloqueado e não se descarta a ocorrência de ações mais agressivas. Ninguém mais suporta tamanho prejuízo que já alcança a cerca de 40 milhões de dólares", desabafa o deputado Frederico Antunes. Do lado Argentino a Federação de Entidades Empresariais do Transporte de Cargas informou que 4 mil caminhões estão retidos na fronteira com o Brasil. Os caminhões ao cruzarem a fronteira, demoram de 12 a 15 dias para o desembaraço das mercadorias. A Ferferação pediu ao chanceler Jorge Taiana, que arbitre as medidas que coinsidere necessárias junto as autoridades do Brasil, para alcançar urgentemente solução à problemática suscitada. Em nota encaminhada as embaixadas da Argenrina em Brasília e do Brasil em Buenos Aires os transportadores enfatizam que o conflito aduaneiro brasileiro adquiriu uma dimensão regional, que afeta não só o transporte de cargas, mas também outros setores produtivos.
LIBERADA A ROTA DO SOL
O DAER liberou na tarde de ontem o trânsito em quase toda a extensão da Rota do Sol. Só o trecho na RFegião do Arroio Carvalho permanece com circulação em meia pista. A estrada havia sido fechada por causa de deslizamentos causados pelo temporal do último fim de semana.

Nenhum comentário: