quarta-feira, 23 de abril de 2008

CAMPANHA CONTRA PEDÁGIO EM SANTA CATARINA
Começou em Santa Catarina a campanha contra a instalação de postos de pedágios nas rodovias federais do estado. A Associação dos Usuários de Rodovias já iniciou a coleta de um milhão de assinaturas para enviar ao Congresso Nacional propondo emenda de iniciativa popular desfavorável a iniciativa do governo. A cobrança de pedágio está prevista para o mês de agosto. Santa Catarina é um dos poucos estados onde ainda não se cobram pedágios. A Federação das Empresas de Transportes de Cargas de Santa Cataria, por iniciativa de seu presidente Pedro Lopes, disse ontem que a entidade deve tomar medidas judiciais contra a cobrança de pedágio na praça prevista para operar na BR-101 em Palhoça. O objetivo é evitar que os motoristas paguem o pedágio em sentido Sul do Estado, uma vez que o trecho não está sob concessão. Só deve pagar, segundo a Fetrancesc, quem viaja em sentido Norte, no trecho concedido à OHL, empresa espanhola que venceu a licitação e deve implantar quatro praças de pedágio na BR-101 e três na BR-116 até agosto deste ano.
- O problema é que existe um mecanismo na legislação que prevê o equilíbrio econômico-financeiro às concessionárias. Isso significa que a empresa pode diluir nas outras praças a cobrança do valor deixado de arrecadar em Palhoça. E é isso que nós estamos discutindo junto à ANTT - explicouLopes. Também ressaltou que o único desconto possível previsto para os moradores de Palhoça na tarifa do pedágio serão os 5% de Imposto sobre Serviços (ISS), isso se a prefeitura do município conceder isenção total do tributo. Quem mora em Palhoça e trabalha na Capital será cobrado diariamente.– Um cadastramento dos veículos com placas de Palhoça já está sendo feito para garantir alguma redução. Mas será muito pequena, no máximo, 5% sobre o valor da tarifa - afirmou.
MOTORISTA MORRE ESMAGADO EM SANTA MARIA
Um homem morreu esmagado entre o caminhão que dirigia e um muro na Rua Dona Luísa, no centro de Santa Maria, por volta das 20h30min desta terça-feira. O veículo estava com pane mecânica e o condutor, João Batista Gomes Bittencourt, de 24 anos, desceu para empurrar. Quando o caminhão já estava em movimento, Bittencourt tentou subir na cabine mas acabou prensado contra o muro.
Fonte: Rádio Gaúcha

Nenhum comentário: