sexta-feira, 27 de junho de 2008

SUSPENSA GREVE DOS CAMINHOINEIROS
Por decisão da ABCAM – Associação dos Caminhoneiros foi suspensa ontem no fim da tarde a greve nacional dos motoristas transportadores de cargas, que durou pouco mais do que 24 horas. O Rio Grande do Sul foi o Estado que registrou o maior adesão ao movimento. A partir de agora a categoria ficará apenas em estado de alerta, pois a categoria poderá voltar a parar na semana que vem depois que o governo anunciou mais um aumento no preço do diesel.
AUDIÊNCIA EM BRASÍLIA
Uma audiência pública foi realizada ontem em Brasília na Comissão de Direitos Humanos do Senado, presidida pelo senador Paulo Paim, do Rio Grande do Sul. Participaram várias lideranças dos caminhoneiros autônomos, a União Brasil Caminhoneiro, Sindicam da Grande Porto alegre e outras lideranças, para discutir a greve dos caminhoneiros e outros assunto de interesse da categoria. Nélio Botelho, presidente da UBC disse ao SOS caminhoneiro que a reunião foi muito produtiva e criado um grupo de trabalho que começou a operar imediatamente para tratar das questões que vem angustiando os caminhoneiros. A prioridade, segundo Nélio Botelho, é a discussão sobre o aumento recente do preço do óleo diesel em 15% e outro que já se anuncia para o dia 1º. de julho. A excessiva carga horária de trabalho imposta aos caminhoneiros é um absurdo. O alerta foi feito por presidentes de entidades representativas da categoria que participaram, nesta quinta-feira (26), de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa para discutir as condições de trabalho, salário, segurança e saúde dos motoristas de transporte coletivo e de carga. Segundo o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de Porto Alegre Marco Antônio Ferreira de Carvalho, a excessiva carga horária de trabalho é hoje um dos principais problemas enfrentados pelos motoristas. Em sua exposição, ele explicou que, para cumprirem o horário, muitas vezes de 17 a 18 horas seguidas dirigindo, os motoristas de caminhão e ônibus acabam recorrendo a remédios e comprometendo, assim, a própria segurança nas estradas. O presidente da Cooperativa dos Transportadores Autônomos do Rio Grande do Sul, Telmo Saraiva Lopes, lembrou ainda que a excessiva carga horária deixa o motorista estressado, sem dormir, sem comer e, ainda, preocupado com o tempo previsto para chegar ao local de destino.
- Toda essa situação gera uma série de problemas, que vão desde gastos desnecessários com remédios até acidentes nas estradas. Muitas pessoas dependem dos motoristas de estrada, uma categoria que está muito desvalorizada, mas merece carinho e valor - destacou o presidente da Cootargs. Já na opinião do presidente do Movimento União Brasil Caminhoneiro, Nélio Botelho, todos os problemas da categoria estão relacionados à questão do frete.
- Enfrentamos esta famigerada condição de livre negociação pela qual o caminhoneiro é totalmente explorado por um lado pelo embarcador da carga e, por outro, pela empresa que o está contratando. Soma-se a isso uma frota envelhecida, chegando aos vinte anos - ressaltou o presidente do Movimento União Brasil Caminhoneiro. Nélio Botelho reclamou ainda das matérias veiculadas pela mídia, que sempre colocam o caminhoneiro como o grande culpado pelos acidentes nas estradas. Segundo explicou, os motoristas de carros de passeio são, em geral, os maiores causadores dos acidentes, pois desconhecem regras básicas de trânsito e convivência nas estradas, e, assim, acabam envolvendo caminhões em acidentes. O caminhão é um veículo pesado, que tem dificuldade de frear instantaneamente, se comparado ao carro de passeio. Assim, muitas vezes o motorista do carro provoca o acidente e sequer pára na estrada, deixando o problema para o caminhoneiro resolver - denunciou Nélio Botelho.
PEDÁGIO AUMENTA
Pedágio aumenta em São Paulo. A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo divulgou ontem a tabela do reajuste anual dos pedágios. As novas tarifas, com reajuste médio de 11,52%, entram em vigor a partir de 0h da próxima terça-feira, dia 1º de julho, nas rodovias paulistas concedidas. O aumento foi definido de acordo com o IGP-M acumulado entre junho de 2007 e maio de 2008. Os valores variam de acordo com o tipo de pista. Em nota divulgada à imprensa, a Artesp explica que os valores arrecadados com o pedágio são os principais recursos para investir na ampliação e modernização da malha concedida do Estado de São Paulo, o que inclui obras, serviços e manutenção.
HORÁRIO DE TRABALHO
Projeto de Lei que disciplina o horário de trabalho para os caminhoneiros está pronto para ir a plenário no Congresso Nacional. O deputado Beto Albuquerque, da bancada do Rio Grande do Sul acha que vai acontecer com os motoristas de caminhão o mesmo que ocorreu com os condutores de ônibus de longa distância, ou seja, as empresas terão que escalar dois motoristas se revezando reciprocamente. Tanto deu certo, que, ao contrário do que acontece hoje nos caminhões, há muito pouca notícia sobre acidentes nos ônibus por causa dessa providência, acrescenta o parlamentar.

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