quinta-feira, 26 de junho de 2008

GREVE TÍMIDA
Começou tímida a greve nacional dos caminhoneiros. No primeiro dia de paralisação, só Uruguaiana apresentou baixo movimento de caminhões que se dirigiam a fronteira. Em Rio Grande , onde se esperava houvesse pouco movimento, o número de caminhões para cargas e descargas foi consideado normal. Na BR-116, em Vacaria o trânsito de caminhões também foi o mesmo dos dias anteriores. Em Três Cachoeiras, na BR-290 o movimento foi reduzido. De acodo com o presidente do Sindicato da categortia, Waldemar Raupp, os 1.200 associados autônomos aderiram totalmente à greve. Os postos de abastecimento amanheceram com 50 caminhões estacionados procedentes no Norte do poaís. O líder dos caminhoneiros em Ijuí, Carlos Alberto Damer (Litchi), adotou o sistema de paralisação determinada, ou seja, os caminhoneiros eram convidados a parar na beira da estrada por uma hora, recebiam instruções e eram liberados. A cada paralisação avolumavam-se 100 caminhões. De acordo com Litchi, da Associação dos Motoristas de Ijuí, o Brasil já é autosustentável em petróleo e acusa o governo de exportar o produto para a Argentina ao custo de R$ 1,25 "e nós aqui temos que pagar R$ 2,09. Ponderou que se não for encontrada uma alternativa para diminuir os custos das despesas, com certeza os caminhoneiros prolongarão a greve, aí sim, não parar apenas uma hora como estamos fazendo aqui em Ijui, mas fazer como na Argentina, parar completamente as atividades, bloqueando estradas até a solução do problema".
REUNIÃO EM BRASÍLIA
Logo mais as 9hs uma Comissão de líderes do tansporte rodoviário de cargas do Rio Grande do Sul se reunirá com o senador Paulo Paim para tratar sobre a greve, segurança nas estradas e horário de direção. O senador gaúcho será cicerone em audiências com a Ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousef e Ministério de Minas e Energia para tratar da questão do preço do óleo combustível. Também está agendada uma reunião no Denatran onde será solicitada a anulação das multas aplicadas em várias centenas de caminhoneiros, antes da publicação da determinação nº. 64 que trata do peso das cargas.
NOVO AUMENTO DO DIESEL VEM AÍ
A Petrobrás está anunciando para o dia 1°. de julho mais um reajuste no óleo que vai significar mais 0,05% no custo do combustível.
GREVE DOS CAMINHONEIOS PODE PROVOCAR FALTA DE COMBUSTÍVEL E ALIMENTOS
Os primeiros reflexos podem ser sentidos dentro de mais três dias se a paralisação não for suspensa. No dia passado, início da greve, a Polícia Rodoviária e a Brigada Militar não registraram redução significtiva no moivimento nas estradas gaúchas. Para o presidente do SETCERGS - Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul, Sérgio Neto, a greve dos autônomos preocupa os emprsários. Cerca de 50% do transporte de mercadorias é feito por motoristas autônomos, disse. No Rio Grande do Sul existem 180 mil profissionais. Desses, 80 mil prestam serviuços para empresas de logística. De acordo com Sérgio Neto, o abastecimento de produtos poderá ser afetado se aumentar o número de grevistas nos próximos dias. Até agora não houve nenhum incidente.
ASSALTADO QUANDO SAIA DE CASA
Ao sair de casa para o trabalho, Jaime Scopel, de Caxias do Sul, foi assaltado por dois elementos armados que levaram sua caminhoneta D-20, 4 portas, ano 1989, cor azul, placas IGI-8589. Qualquer infoirmação liguem para o nosso telefone (51) 9351-1222.

Nenhum comentário: