terça-feira, 24 de junho de 2008

FECAM REALIZA ASSEMBLÉIA GERAL PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS DA GREVE A PARTIR DE AMANHÃ
A Fecam – Federação os Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina – realizou na tarde desta segunda-feira (23) uma Assembléia Geral dos sindicatos filiados para tratar da greve nacional a ser deflagrada amanhã. Participaram os sindicados de Três Cachoeiras, Vacaria, Porto Alegre, Canoas, Marau, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Rio Grande, Pelotas, São Luiz Gonzaga, Livramento, Santa Maria e Lages-SC. A orientação é para os caminhoneiros não saírem de casa e não formarem piquetes nas rodovias. À noite no Hotel Blue Tree Milleniun, a Fecam e Fecavergs assinaram convênio com a Dbtrans denominado Vale-pedágio Auto Expresso, na presença de diretores do Daer, ABCR, deputados estaduais e federais. Trata-se de um chip colocado no pára-brisa do caminhão e cartão identificador, destinado aos caminhoneiros autônomos pra ser usado em todas as praças de pedágio do Daer e suas concessões, além da CONCEPA, onde já funciona a mais tempo. O Vale-pedágio Auto Expresso possibilita maior segurança e eficiência ao caminhoneiro, agiliza as passagens pelas praças de pedágio e evita ter que levar dinheiro. O Vale-pedágio Auto Expresso banificiará mais de 130 mil caminhoneiros autônomos do Rio Grande do Sul e 60 mil em Santa Catarina.
SETCERGS APÓIA GREVE DOS CAMINHONEIROS
O Setcergs – Sindicato dos Transportadores de Cargas do Rio Grande do Sul – apoia a paralisação dos caminhoneiros autônomos gaúchos a partir de amanhã, quarta-feira, (25). O presidente Sérgio Neto afirmou que o governo federal precisa olhar com bons olhos para a categoria que vem sofrendo perdas com o aumento do óleo combustível, principal insumo dos caminhoneiros, a falta de segurança e uma política de preços dos fretes mais compensadora. "Na realidade nós temos a mais absoluta convicção de que a reivindicação dos autônomos é justa, legítima principalmentente no que se refere ao aumento descontrolado do diesel, e aqui no Sul com os reflexos que a categoria tem tido em relação aos preços dos pedágios, que tem onerado significativamente os custos do transportador, nós apoiamos a greve e entendemos que ela é legítima e que o governo precisa ter um olhar mais detalhado para o transporte rodoviário de cargas" – comentou.
CAMINHOINEIROS DO PARANÁ FORA DA PARALISAÇÃO
Em protesto contra o reajuste de 15% no preço do óleo diesel autorizado pelo governo federal, caminhoneiros de todo o Brasil devem cruzar os braços no próximo dia 25/06. Segundo a categoria, a oscilação tornou instável a situação econômica dos caminhoneiros, que reivindica um aumento proporcional para os serviços de frete. Os motoristas do Paraná, no entanto, devem ficar de fora do protesto. O entendimento das lideranças da categoria no estado é de que a greve seria prejudicial para a classe. O governo reajustou os preços dos combustíveis porque obedece a uma política internacional de câmbio e isto é irreversível, diz o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Paraná, Diumar Cunha Bueno. Lógico que não foi no melhor momento para os caminhoneiros, mas não podemos agir de uma forma reativa. Segundo Bueno, o papel do sindicato nesta hora é o de negociar o máximo possível com as transportadoras para reverter a situação e evitar a greve. Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, a paralisação tem sido planejada com o máximo cuidado. Queremos evitar incidentes como os ocorridos na última greve geral da categoria, em 1999. Na ocasião, os bloqueios atrapalharam outros motoristas em viagem e, assim, a opinião pública se voltou contra a manifestação. Agora os caminhoneiros ficarão parados em suas próprias casas, sem bloquear as estradas e impedir o acesso de ninguém.

Nenhum comentário: