RESTRIÇÃO PARA CAMINHÕES CVC E CTV
A véspera de feriadão terá restrição de tráfego de Combinação de Veículo de Carga e Combinação para Transporte de Veículos. A proibição é da Polícia Rodoviária Federal e vale para as rodovias federais com pistas simples e veículos com ou sem AET. Amanha, quinta-feira, as Combinações não poderão trafegar entre às 16 e 22 horas. Na sexta-feira, 2 de novembro, entre 6 e 12 horas e no domingo, 4 de novembro, das 16 às 22 horas. Os caminhões que não respeitarem essa determinação, serão retidos e multados. O próximo período de restrição de tráfego para esse tipo de veículo será no Feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro.
MANTIDO HORÁRIO DA CEASA
A CEASA – Central de Abastecimento suspendeu a reunião que realizaria com os produtores nesta quarta-feira para discutir o horário de verão que acabou não sendo implantado tendo em vista a discordância de produtores e transportadores de produtos horti-fruti-granjeiros. Somente nesta segunda-feira, dia 5, a CEASA atenderá das 5hs da manhã até as 11,30hs. Após, o horário durante a semana será das 14hs ás 19hs.
A véspera de feriadão terá restrição de tráfego de Combinação de Veículo de Carga e Combinação para Transporte de Veículos. A proibição é da Polícia Rodoviária Federal e vale para as rodovias federais com pistas simples e veículos com ou sem AET. Amanha, quinta-feira, as Combinações não poderão trafegar entre às 16 e 22 horas. Na sexta-feira, 2 de novembro, entre 6 e 12 horas e no domingo, 4 de novembro, das 16 às 22 horas. Os caminhões que não respeitarem essa determinação, serão retidos e multados. O próximo período de restrição de tráfego para esse tipo de veículo será no Feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro.
MANTIDO HORÁRIO DA CEASA
A CEASA – Central de Abastecimento suspendeu a reunião que realizaria com os produtores nesta quarta-feira para discutir o horário de verão que acabou não sendo implantado tendo em vista a discordância de produtores e transportadores de produtos horti-fruti-granjeiros. Somente nesta segunda-feira, dia 5, a CEASA atenderá das 5hs da manhã até as 11,30hs. Após, o horário durante a semana será das 14hs ás 19hs.
O EXCESSO DE PESO NAS RODOVIAS CAUSA PREJUÍZO DE R$ 1,5 BI AO ANO
A questão do excesso de peso nas rodovias foi objeto de análise durante um recente Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões, em Campinas –SP.
O consultor José Augusto Fonseca Valente um dos palestrantes do evento disse que um estudo feito pelo Centran (Centro de Excelência em Engenharia de Transportes) mostra que, apenas na malha rodoviária federal, o excesso de peso resulta em um prejuízo de 1,5 bilhão de reais por ano. Em média, o pavimento funciona bem durante 10 anos e, depois disso, é preciso recuperá-lo ou, até mesmo, refazê-lo. A cada ano, as rodovias que recebem veículos com excesso de carga sofrem um desgaste muito maior do que teriam naturalmente. O excesso de peso e a chuva são dois grandes inimigos do pavimento. Determinadas estradas, onde passam muitos caminhões de soja, têm exigido recuperação com três ou quatro anos de uso. Em outras vias, a situação é tão crítica que a recuperação precisa ser feita em um ano, porque nesse período já começam a aparecer trincas e buracos. Para Valente a redução de acidentes, só será possível se houver combate efetivo ao excesso de peso. Como o caminhão com carga excessiva é mais difícil de manobrar, ele oferece perigo aos demais veículos que trafegam próximo a ele – acrescentou. Em momentos de ultrapassagem, o caminhão pode, por exemplo, jogar um carro para fora da estrada porque teve dificuldade em manobrar e mudou de faixa bruscamente na rodovia. Está previsto para o próximo ano a instalação de 200 balanças na malha federal, sendo 148 postos fixos e 72 postos de pesagem móveis.
A questão do excesso de peso nas rodovias foi objeto de análise durante um recente Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões, em Campinas –SP.
O consultor José Augusto Fonseca Valente um dos palestrantes do evento disse que um estudo feito pelo Centran (Centro de Excelência em Engenharia de Transportes) mostra que, apenas na malha rodoviária federal, o excesso de peso resulta em um prejuízo de 1,5 bilhão de reais por ano. Em média, o pavimento funciona bem durante 10 anos e, depois disso, é preciso recuperá-lo ou, até mesmo, refazê-lo. A cada ano, as rodovias que recebem veículos com excesso de carga sofrem um desgaste muito maior do que teriam naturalmente. O excesso de peso e a chuva são dois grandes inimigos do pavimento. Determinadas estradas, onde passam muitos caminhões de soja, têm exigido recuperação com três ou quatro anos de uso. Em outras vias, a situação é tão crítica que a recuperação precisa ser feita em um ano, porque nesse período já começam a aparecer trincas e buracos. Para Valente a redução de acidentes, só será possível se houver combate efetivo ao excesso de peso. Como o caminhão com carga excessiva é mais difícil de manobrar, ele oferece perigo aos demais veículos que trafegam próximo a ele – acrescentou. Em momentos de ultrapassagem, o caminhão pode, por exemplo, jogar um carro para fora da estrada porque teve dificuldade em manobrar e mudou de faixa bruscamente na rodovia. Está previsto para o próximo ano a instalação de 200 balanças na malha federal, sendo 148 postos fixos e 72 postos de pesagem móveis.
PRESOS AO FURTAR CAIXAS DE MAÇÃS
A Polícia Civil de Vacaria, prendeu ontem em flagrante dois homens que desviavam 66 caixas de maçã de uma empresa localizada no bairro Jardim América. Um deles era responsável pelo carregamento, e o outro levaria a carga. O caminhão que transportaria as caixas de maças foi apreendido.
A Polícia Civil de Vacaria, prendeu ontem em flagrante dois homens que desviavam 66 caixas de maçã de uma empresa localizada no bairro Jardim América. Um deles era responsável pelo carregamento, e o outro levaria a carga. O caminhão que transportaria as caixas de maças foi apreendido.
ROTA DO SOL FECHADA ATÉ AS VÉSPERAS DO NATAL
Medida foi anunciada ontem pelo DAER para que as obras finais possam ser entregues até o fim do ano. A Rota do Sol ficará fechada por 45 dias a partir desta segunda-feira, dia 5, e ´só reabrirá definitivamente às vésperas do Natal. Duzentos funcionários trabalhando só no viaduto. Para concluir a rodovia serão necessários aproximadamente R$ 12 milhões, segundo o governo do Estado. Até lá, a alternativa para os deslocamentos entre a Serra e o Litoral continua sendo a Serra do Umbu (RS/484, por Maquiné) até a BR/, após saber do cancelamento da programação.
Medida foi anunciada ontem pelo DAER para que as obras finais possam ser entregues até o fim do ano. A Rota do Sol ficará fechada por 45 dias a partir desta segunda-feira, dia 5, e ´só reabrirá definitivamente às vésperas do Natal. Duzentos funcionários trabalhando só no viaduto. Para concluir a rodovia serão necessários aproximadamente R$ 12 milhões, segundo o governo do Estado. Até lá, a alternativa para os deslocamentos entre a Serra e o Litoral continua sendo a Serra do Umbu (RS/484, por Maquiné) até a BR/, após saber do cancelamento da programação.
Antes de ser interrompida totalmente, a partir da próxima segunda-feira, dia 5, até o dia 20 de dezembro, o tráfego na Rota do Sol será permitido em horários especiais neste feriadão de finados:
Dia 1º de novembro: das 18h às 7h do dia 2, sexta-feira
Tráfego liberado somente no sentido da Serra para o Litoral
Dia 2 de novembro: das 18h às 7h do dia 3, sábado
Tráfego liberado nos dois sentidos
Dia 3 de novembro: das 18h às 7h do dia 4, domingo
Tráfego liberado nos dois sentidos
Dia 4 de novembro: das 12h às 7h do dia 5, segunda-feira
Tráfego liberado somente no sentido do Litoral para a Serra
fonte: Daer
Dia 1º de novembro: das 18h às 7h do dia 2, sexta-feira
Tráfego liberado somente no sentido da Serra para o Litoral
Dia 2 de novembro: das 18h às 7h do dia 3, sábado
Tráfego liberado nos dois sentidos
Dia 3 de novembro: das 18h às 7h do dia 4, domingo
Tráfego liberado nos dois sentidos
Dia 4 de novembro: das 12h às 7h do dia 5, segunda-feira
Tráfego liberado somente no sentido do Litoral para a Serra
fonte: Daer
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