quinta-feira, 10 de junho de 2010

SINDIPETRO ABRE DEBATES SOBRE COMBUSTÍVEIS
Na Vila Michelon, em Bento Gonçalves, inicia hoje (10/06) o IX FÓRUM SUL BRASILEIRO DE QUALIDADE E TRIBUTAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS, colocando na mesa de discussões postos de gasolina e distribuidores, que debatem o combate à adulteração, fraude e sonegação no setor. O deputado Francisco Appio, em missão oficial fora do Estado, será representado pela sua assessoria jurídica, responsável pela elaboração dos projetos em tramitação (comercialização dos combustíveis e lacre fiscal). Organizado pelo SINDIPETRO e pelo Comitê Sul Brasileiro da Qualidade dos Combustíveis contará com uma agenda intensa de debates.
NOSSAS ESTRADAS ESTÃO SEM SEGURANÇA
O assalto a um ônibus de turismo na BR-116 transportando excursionistas para São Paulo na madrugada desta quarta-feira comprova a falta de segurança nas nossas rodovias.Os passageiros, todos do Rio Grande do Sul, passaram por momentos de terror e humilhação, não bastasse o prejuízo com o furto de jóias, dinheiro e outros pertences.O motorista do ônibus foi rendido, na BR-116, em Mandirituba, e foi obrigado a seguir pela estrada que dá acesso a Agudos do Sul. Os bandidos entraram por uma estrada de chão, onde abandonaram as vítimas, a maioria lojista, que ficaram quase cinco horas seminuas, trancadas no bagageiro do ônibus. O ônibus no momento do assalto transportava 23 passageiros, dois motoristas e um guia – tendo iniciado a viagem em Passo Fundo na tarde de terça-feira.A abordagem do veículo ocorreu por volta de 22h30, quando parou num semáforo por conta de obras no asfalto. O motorista foi surpreendido por dois marginais armados, que o obrigaram a abrir a porta. Dois carros davam cobertura aos marginais.Enquanto um dos bandidos fazia a limpa nos reféns, o outro apontava a arma para a cabeça do motorista.
TRANSPO-SUL VAI DISCUTIR O ESTATUTO DO MOTORISTA
O Projeto de Lei que trata do Estatuto do Motorista e o Impacto nas Operações de Transporte, será objeto de discussão durante a 12ª Transpo-Sul, Feira e Congresso de Transporte e Logística que reunirá no próximo dia 30 de junho, no Centro de Eventos da FIERGS, representantes de entidades do Transporte Rodoviário para um grande fórum de debates sobre o assunto.O projeto de Lei é destinado a regular a atuação no mercado de trabalho dos profissionais, empregados ou autônomos, que têm ofício à condução de veículo automotor. A intenção é que o estatuto abranja as categorias do motorista de caminhão, ônibus e de táxi, entre outros, e regule aspectos como piso salarial, no caso dos empregados, aposentadoria, segurança e jornada de trabalho. O SETCERGS, que vem acompanhando todas as audiências públicas e os desdobramentos do Projeto de Lei no Congresso Nacional. O presidente José Carlos Silvano aproveitará a presença de lideranças nacionais e regionais no evento para ampliar ainda mais os debates em torno da questão, inclusive reforçando as propostas sobre o tema apresentadas pelo Sindicato dos Transportadores gaúchos.
RECEITA FEDERAL FAZ EXPEDIENTE ESPECIAL NA COPA DO MUNDO
Em virtude dos jogos da Copa do Mundo, repartições públicas federais, estaduais, bancos e colégios realizarão expediente especial nos dias em que o selecionado nacional estará em campo.O funcionamento das Unidades da Receita Federal jurisdicionadas a Delegacia de Ureuguaiana, nos dias de jogos da Seleção Brasileira será o seguinte: Nos dias em que os jogos se realizarem às 15:30 horas (horário de Brasília), o expediente encerrar-se-á às 14:00 horas; ao se realizarem às 11:00 horas (horário de Brasília), o expediente será interrompido às 10:30 horas e recomeçará às 14:30 horas. Esse Comunicado não se aplica aos Serviços de Bagagem da Delegacia da Receita Federal de Uruguaiana, Quaraí e São Borja.O horário de funcionamento no Terminal Aduaneiro da BR-290 nos dias jogos da Seleção será das 07:00 às 24:00 horas.
ROUBO DE CARGA ATINGE PREJUÍZO DE r$ 1 BILHÃO
Por Agência Brasil
O Brasil teve um prejuízo de quase R$ 1 bilhão com o roubo de cargas nas rodovias em 2009. Foram 13.500 ocorrências, segundo dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística). A realidade, no entanto, é ainda pior, de acordo com o próprio presidente da entidade, Flávio Benatti. Segundo ele, é grande o número de crimes desse tipo que não são comunicados à polícia. Estimativas não oficiais da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (Fenatac) indicam que o roubo de cargas aumenta cerca de 7% a cada ano.
- “Não há dúvidas de que o prejuízo é muito maior e que é grande a influência desse tipo de prática criminosa no Custo Brasil”, disse Benatti, durante o 10º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, na Câmara dos Deputados. “O prejuízo vai muito além de R$1 bilhão, uma vez que é grande o número de casos que não são notificados. Isso acaba sendo arcado pelas empresas e seguradoras, antes de ser repassado aos consumidores”, avalia o presidente da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, Milton Monti. Segundo a NTC, 81,38% dos roubos de cargas registrados ocorrem na Região Sudeste. “Isso corresponde a quase 11 mil, das 13.500 ações criminosas praticadas no país. Em valores, são cerca de R$ 660 milhões em prejuízo apenas no Sudeste”, explica Benatti. Em segundo lugar, vem a Região Sul, com 1.069 casos, ou 7,9% - prejuízo de R$ 102,5 milhões. Entre as mercadorias mais visadas pelos criminosos estão as alimentícios, eletroeletrônicas, fármacos, os cigarros, têxteis, as autopeças e os combustíveis, além de produtos metalúrgicos e químicos. O uso tecnologia para prevenir esses crimes não têm resultado na diminuição dos roubos de cargas. “A cifra de prejuízos é enorme, porque as quadrilhas têm atuado de forma intensa e já está ficando disseminada por todo o país”, avalia o presidente da Fenatac, José Hélio Fernandes. “Mesmo com as empresas fazendo uso das tecnologias modernas, como rastreadores por GPS, dispositivos que só permitem a abertura dos compartimentos em locais previamente definidos ou mesmo a chamada cerca eletrônica [travamento do veículo que desviar de uma rota pré-estabelecida], os roubos de cargas são cada vez mais praticados no Brasil”, explica Fernandes. De acordo com Fernandes, seria importante que a atuação policial passasse a ser federalizada, a fim de melhorar o combate a esse tipo de crime. “Esse é um passo importante, porque a atuação das polícias estaduais acaba limitada por causa dos procedimentos burocráticos necessários para que a investigação avance para os estados vizinhos”. Para o secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, o roubo de cargas precisa ser combatido por duas frentes. Além de uma infraestrutura que evite o tráfego em baixa velocidade, “é necessário que se faça um trabalho com foco na inteligência policial para identificar trechos onde há falta de fiscalização e para identificar onde ocorrem as vendas de produtos sem notas fiscais”, avalia.“A redução de velocidade depende da característica das estradas. A maior parte das vias pavimentadas no país são pistas simples e algumas delas ficam em regiões montanhosas. Além dos aspectos topográficos, precisamos fiscalizar, de forma mais eficiente, os locais onde ocorre maior incidência de assaltos”, disse Perrupato. O 10º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas está sendo realizado na Câmara dos Deputados e discute propostas de infraestrutura que ajudem a superar os gargalos do ransporte rodoviário, além de medidas de combate ao roubo de cargas no país.

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