quinta-feira, 24 de junho de 2010

DELEGADO ACONSELHA CAMINHONEIROS
Os roubos de caminhões em postos de combustíveis tem se acentuado nos últimos dias. No dia passado o deputado Francisco Appio esteve em audiência com o Delegado titular da DELEGACIA DE FURTO E ROUBO DE VEÍCULOS, HELIOMAR FRANCO, ocasião em que apresentou o motorista, vítima de furto de caminhão e extorsão, na forma de resgate. Leia a seguir a entrevista do delegado ao radialista Francisco Dias, do SOS Caminhoneiro:
“Nós, como Delegacia Especializada, temos trabalhado na identificação de algumas quadrilhas que têm se especializado no furto de caminhões, e não só isso, na extorsão posterior ao furto para tentar obter valores monetários dos caminhoneiros, na ilusão de que receberão de volta esses caminhões furtados. O que se nota é que esses caminhões não estão voltando mais aos seus proprietários, como antigamente ocorria. O criminoso, algumas vezes, cumpria com a sua palavra de devolver o caminhão mediante o pagamento de alguma quantia em dinheiro. E agora, o que nós temos notado é que proliferou esse modus operandi de furto de caminhões, por quê?
Porque o caminhão não tem seguro, o valor do seguro é proibitivo, é muito caro para o caminhoneiro, principalmente para o autônomo pagar esse valor. Muitas vezes os criminosos usam aparelhos que inibem o equipamento de rastreamento do caminhão. As quadrilhas estão especializadas nesta ação. E o que se recomenda então?
Num primeiro momento, para se evitar o furto do caminhão, é fundamental a permanência contínua de pessoas junto ao veículo. Normalmente os caminhoneiros autônomos viajam em duplas ou em trios e a sugestão é que sempre que possível permaneça alguém próximo do veículo. Esses indivíduos não costumam andar armados, eles se valem da própria habilidade na ligação direta, quebrando painéis e arrancando fios, então não há o risco pessoal, num primeiro momento para o caminhoneiro. A sugestão é que se um vai almoçar o outro fica cuidando do caminhão e, assim, sucessivamente.
Infelizmente, esta é a nossa realidade de hoje. Até que essas quadrilhas sejam retiradas de circulação, até que as nossas leis sejam melhoradas para reprimir com mais vigor esse tipo de conduta, infelizmente nós temos que nos prevenir. Num segundo momento, se não foi possível impedir o furto do caminhão e o caminhoneiro recebeu algum telefonema de extorsão, deve procurar imediatamente as autoridades policiais e, de preferência, as delegacias especializadas que tratam de extorsões e do furto de veículos nos Estados. A maioria dos Estados conta com delegacias especializadas neste tipo de delito”.
As últimas do
www.twitter.com/franciscoappio
FURTO DE CAMINHÕES (sem violência) é maior que o roubo. Motoristas perdem caminhões quando vão ao restaurante ou banheiro. Descuidou, perdeu.
HELIOMAR FRANCO - Delegado da Delegacia de Furto e Roubo de Veículos, aconselha no SOS CAMINHONEIRO: “Não perca o caminhão de vista, nem por um segundo”.
DESMANCHE não é o destino dos caminhões furtados/roubados no RS. São objeto de resgate, pedido para assaltantes ou oportunistas de olho no Boletim de Ocorrências.
VINTE MIL é o que pedem por um caminhão usado. Não aconselho pagar e convém avisar a polícia. Ela sabe quem furta/rouba na região metropolitana.
POSTOS DE GASOLINA precisam reforçar a segurança dos caminhoneiros. Tem gente elaborando lista dos postos onde ocorrem furtos e roubos com maior frequência, para orientar motoristas, especialmente os autônomos.
PROPRIETÁRIO não é cúmplice. Mas e os auxiliares contratados? Convém exigir ficha limpa e selecionar melhor. Quando a fama pega.....
SOS CAMINHONEIRO completou trinta anos. Uma ONG que não recebe dinheiro público e trabalha gratuitamente pelos motoristas. Fone 51.935.11222.
CRESCE A EXPECTATIVA PELA REALIZAÇÃO DA TRANSPO-SUL
O jornalista Paulo Henrique Amorim abre o ciclo de palestras da Transpo-Sul a ser inaugurada na terça-feira, no Centro de Eventos da Fiergs, com abertura marcada para as 10 h.Os empresários do transporte de cargas e passageiros da Região Sul do Brasil estarão reunidos durante três dias numa promoção do Setcergs multisetorial abrangendo temas estratégicos para o setor.Paulo Henrique Amorim falará sobre “o Brasil 2010: perspectivas e Tendências e Políticas Econômicas.O Estatuto do Motorista e o Impcto nas Operações de Transporte com entidades gaúchas e de outros estados, também será objeto de discussão além de painéis sobre Combustíveis Alternativos e Redução de Emissão de Poluentes.No local haverá exposição de caminhões de última geração, equipamentos e serviços.Estima-se que 15 mil pessoas deverão estar presentes durante a Transpo-Sul, Feira e Congresso de Transporte e Logística, centro das atenções nacional e do Mercosul neste ano de 2010

Nenhum comentário: