sexta-feira, 14 de novembro de 2008

RECLAMAÇÃO
Caminhoneiros voltam a reclamar contra o difícil acesso ao Posto Fiscal, Gabriel Fayet Gusmão, em Vacaria na BR-116, no Passo do Socorro. Não é de hoje que estamos encontrando dificuldades para ingressar na área da fiscalização – disse o motorista Bolzan, em virtude dos inúmeros buracos e desnível no terreno. Outro caminhoneiro reclama contra os buracos existentes no trecho entre Antônio Prado/Vacaria, na conhecida rodovia da Polenta. As queixas estão sendo encaminhadas ao DAER, órgão responsável pelos consertos no pátio de estacionamento fiscal do ICMS em Vacaria e a conservação da Rodovia da Polenta.
RIGOR CONTRA O EXCESSO DE PESO NAS CARGAS
O governo vai agir com mais rigor contra as empresas e caminhoneiros autônomos que viajam com sobrecarga nos caminhões. O Denit, órgão responsável pelo plano diretor das balanças nas estradas federais anuncia para breve a instalação de oito equipamentos no Rio Grande do Sul, já tendo mapeado as cidades onde estarão funcionando. As balanças fixas serão instaladas em Terra de Areia, Santa Maria, Uruguaiana, São Gabriel e Ijuí. De acordo com o supervisor de operações do Denit em nosso estado, Celso Affonso Araújo de Oliveira, os locais onde receberão as balanças já estão sendo reformados. Para o presidente do SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transportes do RS – essas balanças vem em boa hora para acabar com a polêmica de que os caminhões sempre rodam com excesso de peso. Mas, lembra, há algumas questões que precisam ser revistas na nova legislação. Segundo Sérgio Neto, há divergência entre o peso acusado na balança e o que de fato é transportado no caminhão. Esse problema acontece principalmente com o fumo. "Muitas vezes no peso total da carga há 7 mil quilos a menos. No entanto, em função da acomodação da carga, algum eixo fica com sobrecarga, e aí o veículo é autuado", explica. A Resolução 258 do Contran é que fixa as regras de metodologia de pesagem. É bom chamar a atenção dos caminhoneiros que a taxa de tolerância de excesso de peso que antes era 7,5%, cai para 5% a partir de janeiro de 2009. A nova metodologia a ser obedecida prevê multas progressivas que vão desde 5 a 50 Ufirs, dependendo de cada excesso, a cada 200 Kg ou fração. De outra parte, com a nova resolução voltaram a ser aplicadas multas por excesso de cargas nos eixos e deixou de existir a tolerância de 5% na verificação de peso por meio de nota fiscal.
DIMINUI ROUBO DE CARGAS EM SÃO PAULO
Levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo (Setcesp), entre janeiro e setembro, aponta queda de 16,6% no número de roubos de cargas nas rodovias da região, que ligam o Porto de Santos à Capital e aos trechos Sul e Norte do litoral paulista. O índice da região vai na contramão do Estado, onde as ocorrências aumentaram 11,29%. Só no terceiro trimestre houve 782 registros, quase 87por mês. Segundo o assessor de segurança do Setcesp, coronel Paulo Roberto de Souza, "a Baixada Santista se coloca como exemplo nacional". Souza credita o resultado à força-tarefa desenvolvida há três anos na região, liderada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral, com a participação efetiva das polícias Militar, Civil e Rodoviária Estadual.
BURACOS E MAIS BURACOS
A rodovia RS-430 que liga Farroupilha a Bento Gonçalves está sendo considerada a pior estrada da malha rodoviária estadual. Os caminhoneiros chegaram a contar: são 400 buracos em cerca de 17,5 quilômetros de extensão. A 453 virou a estrada do medo. Pois, nunca se sabe a viagem possa chegar ao fim. É comum veículos andarem alguns metros na contramão para desviar dos buracos, desenhando ziguezagues na rodovia. O Jornal Pioneiro, de Caxias do Sul ilustra em sua edição de ontem a falta de infra-estrutura e as reclamações dos usuários, bem como, as promessas do DAER. Segundo o órgão estadual, de acordo com o cronograma já aprovado, o início das obras de conserto de 5,83 quilômetros, a partir da RS-470 até o acesso à RS-444, será em dezembro com previsão do seu término em fevereiro de 2009. O referido trecho será recapeado com 5cm de espessura e terá um custo de R$ 1 milhão.

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