sexta-feira, 15 de agosto de 2008

HORÁRIO ELEITORAL TEM INÍCIO NO DIA 19
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão terá início no próximo dia 19, terça-feira, por determinação do Tribunal Eleitoral. Os horários são os seguintes: no rádio, das 7 às 7h30 e das 12 às 12h30. Na TV, das 13 às 13h30 e das 20h30 às 21 horas. Em cumprimento a Lei Eleitoral os boletins do SOS Caminhoneiro sofrerão alterações de horários, de acordo com a disponibilidade de cada emissora. Após o período eleitoral, voltaremos aos horários normais.
PROJETO PROÍBE MOTORISTA DE DIRIGIR FUMANDO
A Câmara dos deputados analisa o Projeto de Lei que proíbe o motorista fumar enquanto dirige. A proposta inclui a prática no grupo das infrações médias de trânsito, que prevê a aplicação de multas no valor de 80 Ufirs (cerca de R$ 85). "Em tese, o motorista que dirige fumando poderia ser enquadrado no inciso que proíbe a direção com apenas uma das mãos", afirma o deputado Dr. Talmir, do PV-SP. "No entanto, torna-se extremamente difícil, senão impossível, ao agente de trânsito aplicar a penalidade de multa ao fumante, tendo em vista a alternância dos movimentos de levar o cigarro à boca, mantê-lo na mão ou manuseá-lo para retirar a cinza", salienta. Atualmente, já são consideradas infrações médias dirigir: - com o braço do lado de fora; transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas; com incapacidade física ou mental temporária que comprometa a segurança do trânsito; usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais; com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo; e- utilizando fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou telefone celular. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
SPVIAS LANÇA A CAMPANHA "ATENÇÃO MOTORISTA, CANSAÇO MATA!"
Sonolência ao dirigir é um grave problema de segurança que pode causar acidentes. Dirigir excessivamente sem descanso diminui a oxigenação do organismo; causando perda de concentração e sono; que podem resultar em perda do controle do veículo e acidentes. Visando conscientizar motoristas e passageiros sobre a importância de dirigir descansado; a partir deste sábado (16), a SPVIAS realizará a campanha "Atenção Motorista, Cansaço Mata", na Rodovia Castello Branco (SP -280), km 198, no posto Rodoserv Sorriso, em Pardinho. A campanha será realizada todos os finais de semana, até o dia 09 de outubro. Aos sábados, o atendimento será das 8h às 12h e aos domingos, das 14h às 20h. Os usuários que passarem pelo local receberão orientações e materiais educativos, além de atendimento de saúde, como verificação do índice de massa corpórea e aferição da pressão arterial. Além disso, em todas as praças de pedágio da SPVIAS, balanças de pesagem e guinchos haverá distribuição de panfletos educativos da campanha. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em março de 2008, entre 27% e 32% dos acidentes de trânsito no mundo são provocados por motoristas que dormem na direção. A sonolência diminui a capacidade de dirigir; afinal cada um possui a própria necessidade de descanso e sono. Normalmente, as pessoas dormem menos do que precisam devido ao excesso de horas trabalhadas ou por algum distúrbio do sono; e acreditam que podem controlar o sono utilizando artifícios como café, anfetaminas, ou música alta; porém o motorista pode cochilar sem perceber e causar um grave acidente.Dicas para combater o cansaço:
- Antes de viajar procure dormir bem e descansar;
- Evite dirigir mais que 8 horas por dia;
- Planeje a viagem para evitar dirigir a noite;
- Descanse 15 minutos a cada 2 horas de direção;
- Durante a viagem consuma alimentos leves;
- Evite viajar sozinho;- Reveze a direção com outro motorista;
- Ao sentir-se cansado, pare em um local seguro e descanse;
- Não utilize medicamentos que afetem os sentidos;
- Não consuma bebidas alcoólicas.
Fonte: SPVias

Nenhum comentário: