segunda-feira, 18 de agosto de 2008

ESTRADAS MAL CONSERVADAS SÃO PROTESTOS CONSTANTES
Caminhoneiros reclamam contra o péssimo estado da rodovia RS-324 que liga o Rio Grande do Sul com o Oeste de Santa Catarina e do Paraná, trecho entre os municípios de Ronda Alta a Pontão. Há nesse trecho, de aproximadamente 50 quilômetros "buracos que não são mais buracos, são verdadeiras crateras", disse um dos queixosos. O desleixo do órgão responsável está deixando toda a região produtora do Norte do Estado descontente, ameaçando realizar bloqueio se a rodovia não for recuperado com uma certa urgência. Além de causar prejuízos aos veículos, há o risco iminente de acidentes, alega outro usuário da estrada, já que para desviar a buraqueira no asfalto "somos obrigados a andar como serpente, ou seja, de um lado para outro da rodovia", conclui outro caminhoneiro. Cerca de 60 municípios da região dependem da RS-324 para interligarem-se com Santa catarina e o Paraná, e fazer circular a produção.
RS-324 TAMBÉM COM PROBLEMAS
Essa estrada fica na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e liga as cidades de Itaqui e Maçambará. Só sete quilômetros foram asfaltados dos 39 que ligam os dois municípios e já apresentam problemas. As reclamações são contra os restantes 32 quilômetros. A rodovia inacabada provoca também prejuízos aos produtores rurais. Quando chove – dizem os usuários – ela se torna intransitável. O asfaltamento que começou em 1998, de acordo com o DAER só será concluída em 2009.
JUÍZ MANDA CONCESSIONÁRIAS DE RODOVIAS INSTALAREM CANCELAS EM PASSAGEM DE NÍVEL
O juiz da 1ª. Vara da cidade de Rio Grande, Rafael Wolff, determinou que a Empresa Concessionária de Rodovias do Siul (ECOSUL) e a América Latina Logística do Brasil instalem cancelas, coma devida sinalização e iluminação nos cruzamentos rodoferroviários da BR-392, no trecho entre Rio Grande e Pelotas. O local é conhecido pela sucessão de acidentes. Conforme o magistrado, "as concessionárias de serviços públicos são obrigadas a manter as condições operacionais da rodovia e da ferrovia, responsabilizando-se pela sua conservação e manutenção, bem como pela implementação das obras necessárias à segurança dos usuários, garantindo a continuidade da prestação dos serviços em nível adequado". De acordo com a decisão, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), deverá fiscalizar o cumprimento da medida e proceder na verificação dos projetos técnicos elaborados. O juiz fixou o prazo de 30 dias para que sejam colocados os equipamentos nos quilômetros oito ( Estrada da Barra); 32 (Domingos Petroline); 65 (Pelotas) e de 70 dias, nos quilômetros 1,6 (Porto Novo) e 3,9 (Barra). A liminar foi concedida em uma ação civil ajuizada pelo Ministério Público Federal. As empresas podem recorrer da decisão.
CHOQUE DE CAMINHÕES
Dois caminhões se bateram de frente na última sexta-feira á tarde na rodovia Tabaí-Canoas (BR-386), em Triunfo. O acidente resultou na morte de três pessoas e duas ficaram feridas. Valmir Luiz da Silva,24, Jair Kempel, da mesma idade e Silvano Kehl, morreram no local. Os feridos, André Ricardo Freitag e Hélio João Schwaikart, foram levados para o hospital em Lajeado. A carga de um dos caminhões (13 mil litros de leite) foi totalmente perdida.

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