sexta-feira, 30 de julho de 2010

OBRAS INTERROMPEM BR-101 EM SC
A partir deste domingo, 1º de agosto, obras de recuperação do pavimento com fresagem em trecho da BR-101/SC, nos municípios catarienenses de Biguçu, São José e Palhoça estará interrompido. A interdição parcial da pista será por 90 dias, período no qual o tráfego fluirá somente por uma faixa. Primeiro, as obras serão executadas no sentido sul (sentido Rio Grande do Sul). Quando essa fase estiver acabada, serão feitas intervenções no sentido norte (sentido Paraná). A empresa contratada alerta os motoristas para que redobrem a atenção e o cuidado ao trafegar por este trecho durante o período de obras, por se tratar de um local movimentado devido à proximidade da capital catarinense.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

INTERRUPÇÃO DA BR-116 COMEÇA AMANHÃ Á NOITE
O tráfego de veículos sob o viaduto na frente da Refinaria Alberto Pasqualini, na divisa entre Canoas e Esteio será bloqueado nos dois sentidos da BR-116 a partir das 22h desta sexta-feira.O bloqueio será realizado para execução de obras de demolição do viaduto que apresenta problemas. A empresa executora da obra está orientando os motoristas que trafegam da Capital para o Interior para acessarem a via lateral e os que se dirigirem em sentido contrário revem utilizar ao desvio pela Av. Guilherme Schell.O trânsito ficará liberado somente na segunda-feira a partir das 6h.
FALTA DE MOTORISTAS PROFISSIONAIS
As empresas de transporte de cargas estão encontrando dificuldades em preencher 130 mil novas vagas para motoristas que começaram a ser abertas no país. A informação é do presidente do SETCERGS, José Carlos Silvano. No Rio Grande do Sul, entre 12 e 13 mil postos ficarão sem candidato. A situação tende a piorar – disse líder dos transportadores de cargas no Rio Grande do Sul. O apagão deve marcar os próximos oito anos do setor, quando as aquisições de veículos poderão chegar a 1 milhão de unidades. Estamos buscando motoristas aposentados para dirigir caminhão mais antigo para deslocar os mais novos para veículos modernos – exemplifica o presidente do SETCERGS.O diretor Jaime Kras Borges salientou que há caminhões parados por falta de profissionais.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

CAMINHONEIROS FAZEM PROTESTO NA RS-122
Cerca de 50 caminhões bloquearam a rodovia RS-122, Km 161, nesta quarta-feira em frente a Vinícola Panizzon pelo período de uma hora, para protestar contra o péssimo estado da rodovia estadual.Aproveitando um dos buracos na pista, os caminhoneiros assaram 18 quilos de churrasco.O local escolhido para a concentração dos caminhoneiros tem sido palco de diversos acidentes graves, especialmente em virtude do grande número de buracos existentes na pista.
Antes da manifestação, início da madrugada, por volta de duas horas, na altura do Km 169, próximo ao entroncamento com a BR-116, o caminhão dirigido por Vilmar da Rosa tombou na curva matando o condutor na hora.O motorista, natural de Palmitinho, morava atualmente em São Leopoldo e seguia no sentido Campestre da Serra/Vacaria, transportando uma carga de papelão.Bombeiros de Vacaria auxiliaram na retirada do corpo, mais tarde encaminhado ao IML do município.




terça-feira, 27 de julho de 2010

DENIT CONFIRMA INTERRUPÇÃO DA BR-116
Um guindaste de 500 toneladas será utilizado no final de semana em um trecho entre Esteio e Canoas, para a realização de uma operação inédita: a demolição e substituição do viaduto localizado junto à Refinaria Alberto Pasqualini, na divisa dos municípios de Canoas e Esteio.A BR-116 ficará bloqueada nos dois sentidos por cerca de 48 h ( de sexta-feira a partir das 22h até sewgunda-feira pela manhã, as 6hO trânsito durante o final de semana será desviado pelas vias laterais à BR-116. O serviço só será suspenso se chover. A obra do Denit custará cerca de R$ 6,8 milhões.
DAER RESTRINGE TONELAGEM
Atenção caminhoneiros!O DAER informa: O peso do transporte de cargas na ERS-569, trecho Palmeira das Missões – Sarandi, está restrito a 30 toneladas. O motivo é a manutenção das cabeceiras da ponte sobre o Rio da Várzea, no quilômetro 29,2, que apresentaram problemas nas ferragens.
DETRAN ENTREGA À POLÍCIA SUSPEITOS DE FRAUDES
O Detran do Rio Grande do Sul encaminhou à Polícia Civil 27 expedientes contendo 64 suspeitas de fraude na apresentação de condutor infrator. O número aproxima-se do total de 21 processos gerados em todo o ano passado. Mais cinco possíveis casos estão sendo averiguados pela Autarquia.A fraude consiste em apresentar como condutor no momento da autuação, uma pessoa já falecida, ou uma cópia falsificada de CNH, ou ainda, forjar a assinatura de outro condutor. O Detran recebe, de todo o Estado, em torno de 20 mil apresentações de condutor infrator por mês.Caso comprovada a fraude, configura-se o crime de falsidade ideológica. A pena varia de um a cinco anos de reclusão e multa.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

BALSA VOLTA A OPERAR NO RIO JACUÍ
Um aviso importante para os caminhoneiros: A balsa que faz a travessia no rio Jacuí, entre os municípios de Agudo e Restinga Seca, região Central do estado, voltou a operar. A embarcação estava parada desde semana passada em virtude do nível do rio, acima do normal. A alternativa para o motoristas que trafegam no sentido Agudo-Restinga Seca é acessar a RSC-287, na localidade de Cerro Chato. A opção para os condutores que se deslocam na direção é oposta está na localidade de Vila Rosa.
BLOQUEIO DA BR-116
Neste final de semana a BR-116 será bloqueada pelo período de 48h nos dois sentidos, na altura do Km 260 entre os municípios de Canoas e Esteio. Motivo: substituição do viaduto da Petrobras, em frente a Refinaria Alberto Pasqualini. De acordo com o Denit o início da operação esté previsto para as 22h do dia 30, sexta-feira, com término dia 2 de agosto. Os caminhoneiros devem escolher uma destas alternativas: no sentido interior-capital, acesso ao Parque da Expointer em Esteio, seguindo pela Av. Guilherme Schell em Canoas; ou através da ERS-118 em Sapucaia. No sentido capital-interior, através das ruas laterais, tendo também como alternativa a ERS-118. Para quem vem da Serra a rota mais indicada é através da ERS-020. A operação não será realizada se chover,
CUIDADO, ESPERTEZA DOS PONTOS NA CNH PODE DAR CADEIA
Motoristas que usam a esperteza para não ter sua Carteira de Habilitação suspensa pelo Detram por causa dos pontos que são obtidos nas infrações, pode dar cadeia. Um caso de fraude foi detectado em Porto Alegre. Um motorista que havia passado do limite dos 20 pontos conseguiu transferir várias multas para uma habilitação de uma pessoa que havia falecido em novembro do ano passado. Fraudes como como essa contam até com a participação de infratores de aluguel. O Jornal Nacional, da Globo, mostrou o flagrante de um despachante que por R$ 50 transfere para "laranjas" os pontos do motorista que levaram multas. De acordo com o Ministério Público gaúcho os falsários também usam prontuários de atendimento médico para tentar anular multas. Despachantes e advogados que fornecem informações falsas estão sendo identificados e podem pegar até cinco anos de prisão por cada tentativa de fraude.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

E O ROUBO DE CARGAS CONTINUA
A cada hora, um roubo e meio de cargas acontece nas estradas brasileiras. Essa é a realidade do setor responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e que movimenta 2/3 da carga total. Somente em 2009, mais de R$ 900 milhões foram perdidos em mercadorias.Para o presidente da Associação Brasileira de Logística e Transporte de Cargas (ABTC), Newton Gibson, o cenário poderia ser outro. Segundo ele, se as empresas não revendessem mercadorias roubadas, a quantidade de assaltos diminuiria significativamente. “No momento da sanção, o presidente da República eliminou um artigo que determinava que fossem confiscados produtos encontrados sem nota fiscal em armazéns ou depósitos”, reclamou Gibson, referindo-se ao Projeto de Lei Complementar 121. “Isso acaba estimulando o roubo de cargas”, assegurou.Sancionada em 2006, a lei cria o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos, que articula a ação das polícias e dos órgãos fazendários, federais e estaduais por meio da criação de um banco de dados. Também exige que o fabricante identifique, na nota fiscal, o lote e a unidade do produto transportado, entre outras ações. Para que seja aplicado, no entanto, o texto ainda precisa ser regulamentado.O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Minas Gerais, Vander Costa, alerta para a necessidade de aumentar a punição do receptador, ou seja, daquele que adquire, recebe, transporta, ou oculta mercadoria roubada. A pena para este crime é de um a quatro anos de reclusão, mas dificilmente é aplicada. Segundo ele, “há uma falta de ação do poder público e isso fomenta o roubo de cargas, porque quem compra carga roubada faz isso com frequência mesmo sabendo que é ilegal”, desabafou.
Números alarmantes
Em 2009, 13,5 mil casos de roubos de cargas foram registrados nas estradas brasileiras. O número é 8,15% mais alto do que o registrado em 2008 e o maior desde 2004. De acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NT&C), 96% dos roubos acontecem à mão armada e apenas 4% são furtos. Em relação ao local de ocorrência, 70% se passam em áreas urbanas e 30% em rodovias. Quando nas áreas urbanas, a maior parte dos roubos (70%) ocorre no turno da manhã, enquanto nas rodovias a incidência é maior no período da noite (60%).O estado de São Paulo concentra 57% dos registros, seguido pelo Rio de Janeiro, com 20% dos casos. De acordo com Polícia Federal, a Região Sudeste concentra as ocorrências porque tem intensa produção industrial e grande malha viária, além de grande quantidade de comércio varejista que adquire tais produtos.
Riscos controlados
Muitas empresas adotam medidas para prevenir roubos e furtos de cargas. O assessor de segurança da NTC & Logística, coronel Paulo Roberto Souza, explica que esse gerenciamento de riscos é fundamental para garantir o funcionamento de qualquer empreendimento do setor. “É um conjunto de medidas preventivas complementares às ações do Estado”, salientou. Segundo ele, essas ações têm quatro grandes focos: veículo, depósito, recursos humanos e controle de documentos. Em relação aos veículos, as medidas são majoritariamente ligadas ao uso da tecnologia, como uso de rastreadores, corta-combustíveis e travamento de portas. Já nos depósitos, o coronel alerta que é importante não só utilizar alarmes e câmeras, mas também treinamento de pessoal com instruções de como agir em casos de assaltos. Um ponto fundamental para garantir a segurança da empresa, de acordo com Souza, é a seleção dos funcionários. Além de investigar os antecedentes e pedir referências, é preciso treiná-los tecnicamente. Por último, o coronel destaca o cuidado com o uso de telefones celulares e o envio e descarte de documentos de controle interno da empresa. “É preciso evitar o vazamento de informações para não colocar a mercadoria em risco”, ensinou.
Caso de polícia
Escolta armada, rastreadores, telefones, alarmes. São vários os instrumentos de segurança privada que podem ser adotados pelo transportador de cargas para minimizar os prejuízos. Porém, o alto custo desses mecanismos gera aumento do preço final do produto. “Fazemos o gerenciamento de riscos, colocando rastreadores nos carros. Mas isso tem um alto custo, que é repassado para o consumidor”, alertou Vander Costa, da Fetcemg.O presidente da Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (Fetranscarga), Eduardo Rebuzzi, afirma que a tecnologia e a escolta são eficazes, mas não substituem a ação da polícia. “A maior integração do setor de transporte com a Delegacia de Roubo de Cargas e com o Batalhão da Polícia Rodoviária Federal melhoraram substancialmente a situação Rio”, relatou o presidente, referindo-se a diminuição de ocorrências registradas no estado em abril. Pela primeira vez desde 1994, foram registrados menos de 200 roubos por mês.Segundo Rebuzzi, a ação da polícia na esfera federal também é fundamental para coibir os roubos. “A parte de receptação e de formação de quadrilha, por exemplo, envolve vários estados e precisa de uma ação maior para ser combatida”, comentou. A Polícia Federal, por sua vez, afirma que diversos fatores dificultam as investigações, como falta de número de série nas mercadorias e a falta de um banco de dados que concentre todas as ocorrências de roubo de cargas no país, que deve entrar em funcionamento com a regulamentação da Lei Negromonte. O coronel Souza explica ainda que, ao longo dos anos, a ação do poder público tem dois grandes marcos: a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Roubo de Cargas, presidida pelo senador Romeu Tuma (PTB/SP) em 2000, e a publicação da Lei 10.446/02, que dá amparo legal para a Polícia Federal atuar no roubo de cargas. “Muitos crimes são interestaduais e as polícias estaduais são limitadas às suas competências regionais”, explicou ele. Outra ação importante, segundo Souza, foi a criação, em 2003, do Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para atuar nos estados. “Apesar do maior envolvimento e da eficiência não há estrutura para dar resposta a tantos casos”, constatou. “E isso acontece com todas as polícias”, assegurou.
Tipos mais frequentes
A Polícia Federal identifica quatro formas de abordagem mais comuns nas estradas. A primeira é quando o caminhoneiro é interceptado pelos marginais na rodovia, com o veículo em movimento. Nestes casos, é muito usual os bandidos dispararem tiros para intimidar o motorista e utilizarem mais de um veículo para agir. Outro tipo de ação frequente é quando o motorista é ludibriado a dar carona a uma pessoa aparentemente inofensiva, mas que age em parceria com os criminosos. Por isso, pede ao motorista para fazer uma parada no local em que o roubo será efetuado.Uma terceira modalidade é abordar os motoristas durante a parada para descanso ou alimentação. A quarta e última modalidade identificada pelos policiais como mais frequente é aquela em que o motorista está envolvido com os criminosos, simulando um assalto.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ACIDENTE ENVOLVE 13 VEÍCULOS EM CANOAS
Um engavetamento envolvendo 13 veículos (4 caminhões, 8 carros de passeio e uma caminhonete) na BR-116, próximo a estação Niteói, do Trensurb em Canoas, pouco antes do meio dia, congestionou por várias horas uma das pistas da rodovia, sentido interior capital. Doze pessoas resultaram feridas. Felizmente não houve óbitos.As causas do acidente não foram reveladas pela Polícia Rodoviária Federal.
MOTORISTA DE ALUGUEL ROUBAVA CAMINHÕES
A Polícia de Cascavel, Paraná, em conjunto com a delegacia de Cianorte, prenderam o motorista Marcos José Farias procurado pela Justiça local e pela 1.ª Vara Criminal de Chapecó (SC). Farias é suspeito de desviar cargas e furtar caminhões. O golpe aplicado era se oferecer para serviço de motorista e, logo na primeira viajem desaparecia com o veículo, que era vendido pelo valor de R$ 10 mil. O receptador dos caminhões que reside em Cascavel foi identificado e preso em Cianorte. No mês passado o caminhão Scania placa MAO-4019 (SC), carregado com 35 toneladas de farelo de soja, conduzido por Farias, sumiu. Ele mesmo comunicou roubo do veículo e da carga, e as investigações apontaram que o ladrão era o próprio. Posteriormente, outro furto de caminhão acoplado com bitrem, em Ponta Grossa, foi ligado a Farias.
DIA DO MOTORISTA
O Dia do Motorista, 25 de julho, é uma boa oportunidade para alertar estes profissionais sobre como identificar e tratar começar a adotar hábitos mais saudáveis, para prevenir e tratar de problemas de saúde, gerados pela rotina estressante de trabalho - muitas vezes com uma jornada superior a 12 horas diárias.Entre todos os males, um dos que mais afetam o dia a dia e a qualidade de vida dos motoristas são os distúrbios do sono, em função do desrespeito ao ritmo do organismo e do estresse gerado pela atividade. A sonolência excessiva causada pela privação de sono ou pela troca de turnos de descanso (dia pela noite) amplia os riscos de acidentes automotivos e ocupacionais por prejudicar a atenção, reflexos a memória e a capacidade de concentração, além de provocar irritabilidade. No Brasil, desde fevereiro de 2010, o CONTRAN publicou a resolução 267, que estabelece que os motoristas profissionais devem fazer exames de qualidade de sono, com testes inclusive para identificar apneia, para renovar a Carteira Nacional de Habilitação. Nos EUA, a National Highway Traffic Safety Administration, associação americana que regula a segurança de tráfego nas grandes rodovias, estima que ocorrem, anualmente, 100 mil acidentes relacionados com privação de sono, o que gera 1.550 mortes e 71 mil lesionados e prejuízos correspondentes a US$ 12,5 bilhões por ano. Em países da Europa, como Austrália, Finlândia e Inglaterra, entre outros, estima-se que a sonolência ao volante é responsável de 10 a 30% de todos os acidentes de carro nas estradas. De acordo com o neurologista, Flávio Alóe, especializado em distúrbios do sono do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dirigir um veículo é uma tarefa cognitiva e perceptiva, complexa e dinâmica, o que torna fundamental que a pessoa apresente um nível adequado de vigilância que á a base da atenção, coordenação motora e tempo de reação coerente com as exigências da máquina e com as ocorrências da estrada. “Por isso, a sonolência e a privação de sono colaboram para aumentar de modo considerável os riscos de acidentes veiculares, pois reduzem o nível de vigilância necessária para conduzir o veículo com segurança. Quanto mais intensa a sonolência, maior o risco de acidente, exigindo maior esforço consciente para permanecer alerta, e maior o grau de desatenção e redução dos reflexos”, ressalta o médico. Portanto, ao perceber sintomas significativos de sonolência, o motorista deve imediatamente interromper a condução do veículo para evitar a ocorrência iminente de um acidente. “A sensação de sonolência é o marcador mais robusto e confiável de risco de vida para o motorista e para os outros usuários da via. Por esta razão, a percepção da intensidade do sono deve ser respeitada, bem como devem ser evitada a automedicação para manter-se acordado, pois a vida é mais importante que o cumprimento do prazo”, alerta o médico. O especialista ilustra a gravidade da sonolência afirmando que estudos comprovam que uma noite de sono não dormida produz déficits operacionais em motoristas profissionais semelhante ao gerado por um nível de alcoolemia de 0,10%, sendo que no Brasil a “Lei Seca” determina que o consumo máximo de álcool antes de assumir o volante é quase zero - 0,2 grama por litro de sangue. Principais distúrbios do sono · Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS): caracterizada pelo ronco (tradução sonora que indica diminuição do espaço da via aérea superior durante a passagem do ar) e repetidas obstruções da via aérea superior. A obstrução ocorre pelo fechamento completo (apneia), parcial (hipopneia), esforço respiratório ou limitação ao fluxo aéreo. Trata-se de uma doença grave, que pode surgir desde a infância até a terceira idade, mas tem incidência maior nos homens, na faixa etária de 35 a 65 anos. Os sintomas mais comuns são fragmentação do sono, sonolência diurna e cansaço, comprometimento da capacidade de concentração e da memória, bem como aumento da irritabilidade. Em alguns casos, mesmo tratando a apneia, o indivíduo ainda sente sonolência residual, que precisa ser tratada. · Insônia: é o sono inadequado ou baixa qualidade devido a um ou mais fatores como dificuldade para iniciar o sono, acordar frequentemente durante a noite com dificuldade para voltar a dormir, acordar muito cedo pela manhã e sono não revitalizante. Quando ocorre só por uma única noite ou por poucas semanas é chamada de insônia transitória. Se os episódios ocorrerem de tempos em tempos é chamada intermitente, se tornando crônica quando ocorre na maioria das noites e por um mês ou mais. Afeta homens e mulheres de todas as idades, embora pareça ser mais comum nas mulheres (especialmente após a menopausa) e em pessoas com mais 60 anos de idade. Seus principais sintomas são falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade. · Transtorno do ritmo circadiano do sono associado ao trabalho em turnos: é um distúrbio do sono resultante do desajuste do ritmo do sono e da vigília (estado de alerta) do indivíduo com o ritmo ambiental (noite e dia), gerando prejuízo nas atividades sociais e de trabalho dos pacientes. Assim, no transtorno do ritmo circadiano associado ao trabalho em turnos, o ritmo biológico do indivíduo não é mesmo exigido pelo seu turno de trabalho devido a mudanças frequentes de turno ou trabalho no período em que o indivíduo normalmente estaria dormindo. A porcentagem da população afetada por este tipo de problema depende de vários fatores, mas costuma ser maior em cidades grande, onde há um grande de número de trabalhadores em turnos. Os pacientes apresentam queda de rendimento no trabalho e têm grandes possibilidades de que cometa erros em tomadas de decisão e sofra com úlceras gástricas, depressão, problemas na gravidez, problemas isquêmicos no coração e faltas no trabalho. · Narcolepsia: é um distúrbio neurológico caracterizado por um estado de sonolência quase contínua e por crises incontroláveis de sono durante o dia, que deixam o paciente em perigo durante a realização de tarefas comuns, como dirigir, cozinhar, etc. A sonolência excessiva diurna pode prejudicar a atenção, a concentração e o humor, trazendo conseqüências individuais, sociais e econômicas graves. Por ser pouco conhecida, os pacientes muitas vezes não procuram tratamento médico e são tachados de preguiçosos e dorminhocos. Os pacientes sofrem também com baixa concentração de atenção; problemas de memória e sono noturno fragmentado com múltiplos despertares e pesadelos. Outros sintomas são: Cataplexia – perda reversível e súbita do tônus da musculatura voluntária, desencadeada por um estímulo emocional ou pela lembrança de uma situação emocionalmente saliente, como riso ou susto; Paralisia do sono – episódio breve no qual não se consegue realizar qualquer movimento voluntário, apesar de ter plena consciência o tempo todo; Alucinações hipnagógicas – geralmente acompanhadas por medo-terror.
Motorista!
Pense nisso e tenha uma boa viagem.

terça-feira, 20 de julho de 2010

FORÇA DAS ÁGUAS SUSPENDE TRAVESSIA POR BALSA
Desde domingo sem operar a Balsa Deusa do Jacuí, que faz a travessia entre Agudo e Restinga Seca, na Região Central, não tem prazo para voltar a funcionar. Segundo o diretor da empresa, Adroaldo da Silva Couto, o motivo é a chuva e força da correnteza do Rio Jacuí. A alternativa para quem sai de Santa Maria é usar o desvio pela ERS-348, passando por Restinga Seca-São João do Polêsine-Faxinal do Soturno-Dona Francisca-Agudo. Para Porto Alegre, também saindo de Santa Maria, outra alternativa é seguir pela BR-392, até São Sepé até a BR-290.
ESTATUTO DO MOTORISTA
A idéia do Estatuto do Motorista é torná-lo uma ferramenta importante, tanto para o motorista quanto para as empresas, visando a melhoria das estruturas de trabalho da classe. O projeto que está em estudos no Congresso Nacional, objeto de várias audiências públicas ainda não chegou a um consenso entre as empresas e os sindicatos e federações de caminhoneiros autônomos.Faltam ainda alguns ajustes que em razão do ano eleitoral dificilmente a proposta vá a votação em 2010.Na opinião do presidente da Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul e Santa Cataraina, Éder Dal’Lago, serão necessárias várias audiências públicas em todo o Brasil para se chegar a uma conclusão.Entre as propostas até agora apresentadas pelo SETCERGS e entidades que representam os autônomos, no que diz respeito ao tempo máximo de direção do motorista, (750Km), coincidem e está de acordo com a proposta elaborada no Estatuto.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CHUVA TRAZ PROBLEMAS AO RIO GRANDE DO SUL

A volta da chuva no Rio Grande do Sul trás novos problemas nas estradas.Na RS-122, em Farroupilha a queda de uma barreira deixou o trânsito em meia pista desde a noite de domingo. A chuva fez desmoronar terra e pedras sobre a rodovia na altura do km 45. Para quem segue no sentido Porto Alegre - Caxias, a interrupção está dois quilômetros antes do trecho conhecido como curva da morte. Equipes do DAER devem normalizar o trânsito na rodovia nas próximas horas.

CAMINHÃO CAI AO PASSAR PELA PONTE DO SOCORRO

Acidente com um caminhão procedente de Santa Catarina ocorreu na manhã desta segunda-feira no Rio Socorro, na divisa entre do estado em Vacaria. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal o veículo, que transportava uma carga de vidro, caiu após cruzar a ponte na BR-116. O motorista Marcio Roberto de Souza e o passageiro conseguiram escapar tendo sido resgatados por moradores das proximidades. Eles foram encaminhados ao Hospital Nossa Senhora de Oliveira, em Vacaria.

TOMBAMENTO NA BR-386

Um outro caminhão tombou na BR-386, Km-265, na quiunta-feira, e até ontem não havia sido removido em virtude do mau tempo. O caminhão é de Canoas. O mau tempo exige cuidado dos motoristas.


domingo, 18 de julho de 2010

INMETRO FAZ FISCALIZAÇÃO EM CAMINHÕES COM TACÓGRAFOS

O Inmetro realizou na última quarta-feira uma fiscalização em veículos que são equipados com tacógrafos em transportes de carga perigosa, transporte escolar e coletivo, na rodovia 118, (Gravataí), no posto da Polícia Rodoviária Estadual. Foram vistoriados 25 veículos e emitidos oito termos de ocorrência registrando as não conformidades, que serão analisados para posterior emissão de autos de infração. O diretor de programas e inovação da Superintendência do Inmetro no Rio Grande do Sul, Jorge Seewald, explicou que o objetivo desta operação foi verificar se os tacógrafos destes veículos estão certificados pelo Inmetro. “Faremos mais duas ações em rodovias do Rio Grande do Sul ainda este mês”, adiantou Seewald. O calendário para verificação de todos os tipos de veículos em circulação no País foi dividido em quatro categorias: transporte de produtos perigosos, escolares, coletivo (ônibus), com cronograma gradativo iniciado em fevereiro de 2010, para veículos com placas de final 2, e previsto para ser concluído em 30 de novembro de 2010, para placas de final 1; e cargas em geral, até 31 de dezembro de 2010.

TUDO PREPARADO PARA FESTA DOS CAMINHOSNEIROS EM ANA RECH - CAXIAS DO SUL

No mês em que se comemora o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, a Federação dos Caminhoneiros Autônomos promoverá a grande FESTA DO CAMINHONEIRO em Ana Rech, Caxias do Sul.Tudo vai acontecer dia 25 de julho, na área da paróquia no distrito de Ana Rech às margens da BR-116, onde foi constrída uma igreja em forma de cabina de caminhão. Durante o dia de Festa - que inclui a tradicional procissão com benção dos veículos e missa - os caminhoneiros poderão trocar informações e reencontrar amigos. Haverá exposição com os mais recentes lançamentos em pneus, óleos, lonas e muitos outros produtos. Ao meio dia churrasco com a participação d

e autoridades e convidados.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

PIRATAS DO ASFALTO ATACAM NA RÉGIS BITTENCOURT
Basta a simples referência à rodovia Régis Bittencourt para caminhoneiros e donos de transportadoras franzirem a testa. É impossível afirmar que a estrada é a mais perigosa do Brasil, mas é considerada pelos profissionais como uma das mais arriscadas para se trafegar. Além dos assaltos comuns e da ação dos “piratas do asfalto”, os motoristas convivem com a falta de vagas em postos de gasolina, espaços tradicionais onde costumam dormir. “Se fosse possível desviar de São Paulo, todos fariam, exceto quem precisa descarregar”, diz o caminhoneiro Elson Alves Xavier, de 64 anos. Se não houver espaço em um posto de gasolina ou pontos movimentados, os motoristas preferem varar a noite dirigindo a parar em lugares ermos. “Não tem jeito de estacionar fora de lugar. É assalto na certa. Se você chegar no posto depois das 9 da noite, dificilmente vai encontrar vaga e é melhor seguir viagem”, relata outro caminhoneiro. Apesar da frequência, dois trechos da rodovia concentram os problemas: a Barra do Turvo e a Serra do Azeite. Nessas áreas, o trânsito costuma ser mais lento em razão de acidentes, abrindo espaço para a ação dos arrastões e para assaltos tradicionais. Mesmo em postos de gasolina e locais movimentados, os estepes são roubados e muitas cargas furtadas.Não tem jeito.Está cada vez mais difícil exercer a atividade de caminhoneiro.
AS FESTAS DE SÃO CRISTÓVÃO
Aproxima-se a data de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. A data será festeja na maioria das cidades brasileiras.No Rio Grande do Sul já é tradicional a comemoração em Caxias do Sul, onde existe uma igreja construída em honra a São Cristóvão no formato de uma cabina de caminhão, a única do Brasil. Neste domingo haverá a abertura da semana de festejos com uma missa crioula em homenagem aos primeiros motoristas. No saguão de entrada da Assembléia Legislativa, o SETCERGS, Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas vai montar uma exposição do seu memorial, mostrando em forma de painéis toda a evolução do setor em nosso Estado e o surgimento do Sindicato. A mostra estará à disposição dos visitantes.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

EPTC QUER PROIBIR CAMINHÕES NO CENTRO DE P.ALEGRE
A EPTC quer aplicar a mesma legislação existente em São Paulo para afastar os caminhões pesados do centro de Porto Alegre.De acordo com o diretor-presidente da EPTC o projeto já está pronto só falta colocá-lo em execução. A proibição será para caminhões acima de quatro toneladas.A idéia não agradou o presidente do SETCERGS, José Carlos Silvano. Ele explica que se a medida se for efetivamente implantada vai gerar mais custos, e quem vai pagar a conta será à sociedade. Para Silvano não se vai consertar o trânsito restringindo o tráfego de caminhões. “Somos contrários a qualquer tipo de limitação à nossa atividade”, concluiu.A proposta da EPTC antes de ser encaminhada ao prefeito José Fortunati passará ainda por reestudo pelos técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação.
RECEITA FEDERAL NÃO ATENDERÁ DOMINGO
O delegado adjunto da Receita Federal em Uruguaiana, Carlos Frederico de Miranda, informa que não haverá expediente no Terminal Aduaneiro da BR-290, no próximo dia 18, domingo. A medida é indispensável para a realização de obras no local.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

DEBATE SOBRE ROUBO DE CARGA: É NECESSÁRIO LEGISLAÇÃO COM PENAS MAIS RÍGIDAS PARA COMBATER ESSE CRIME
A prevenção e o combate ao roubo de carga e de veículos precisa de mudanças na legislação com penas mais severas, integração das ações das polícias rodoviária federal, estadual, civil, militar e federal de todos os estados do Brasil além de aumentar o uso da tecnologia e a qualificação dos motoristas e profissionais que atuam no transporte rodoviário de carga. Foi a conclusão que chegou o encontro em Florianópolis que analisou a atuação do crime organizado naquele estado.O preidente da Fetransesc, Pedro Lopes reafirmou suas críticas a falta de segurança e sugeriu medidas mais contundentes. "Um número expressivo de empresários está preocupado com a questão, envolvendo empresas do Norte do estado em roubos ocorridos na grande Curitiba que nem as carretas e nem as cargas roubadas foram recuperadas, de um período muito curto de cinco meses", ressaltou ele.Lopes disse que a luta é pela regulamentação da lei que trata da prevenção e o combate ao crime de roubo de carga e de veículos. Salientou que na Argentina o receptador tem cassado o CNPJ e ainda há o confisco de todo o depósito e mercadorias do estabelecimento onde forem encontrados produtos roubados. O coronel Souza, diretor do setor de segurança do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo afirmou que o principal problema para coibir esse tipo de crime é a sensação de impunidade que tem a pessoa que comete o delito. "Ele sabe que não pode ser apanhado, e se apanhado, ele sabe que terá uma pena muito branda, ridícula, que não condiz mais com a realidade", observa. Destacou que, há um aumento da criminalidade no país em todos os tipos de delitos e que não há o mesmo nível de resposta dos órgãos de segurança por varias questões, como: efetivo reduzido, falta de regulamentação das leis e da reformulação das leis. "O nosso código penal é da década de 40", afirma ele. O assessor de segurança afirmou que resta às empresas de transporte ter um bom gerenciamento de risco. Segundo ele, há 20 anos, os empresários do setor tinham um custo de 2% a 3% do faturamento com seguros. Hoje esse custo saltou até para 15%, porque precisam de um bom sistema de gerenciamento de risco, pois sem essa estrutura de segurança, perde a competitividade. "O cliente exige que tenha isso que tenha aquilo e se não acompanha com esses sistemas, o mercado alija. As empresas investem o que podem com essa dramaticidade, os custos de seguro e o uso da tecnologia do gerenciamento de risco aumentaram", garante Souza. Disse que o transportador tenta passar os custos, mas nem sempre consegue e no fim as exigência para proteger o motorista e o patrimônio é pago por todos.“Se fosse para aconselhar o transportador diria que é necessário ter motoristas e profissionais que atuam no controle de frota e de carga bem treinados e que conheçam o sistema de transporte de carga. Devem saber fazer análise de risco ao transportar a carga. Isso significa dizer que é preciso avaliar a região para onde vai transportar, se existe muitas ocorrências ou se é algo mais tranqüilo. Por exemplo, num raio de 200 quilômetros de São Paulo Capital estão os maiores número de ocorrências de roubo de carga e de veículos do Brasil. Se vai fazer transporte numa área com índices elevados de ocorrências, deve ter um bom gerenciamento de risco que inclui roteirização, rastreamento, escolta e outros controles da viagem”, receita o coronel. Isso tudo dá à empresa o controle da viagem, e a não conformidade permite uma ação rápida de quem está na central da gestão. “O motorista treinado vai saber agir no caso de algum risco ou suspeita. Tudo são normas". Mas o coronel alerta para a contratação de agregados pelas empresas. De acordo com ele, é preciso fazer algumas exigências como referências, treinamentos realizados e tipo de transporte que faz.
Para conhecimento dos intreessados divulgamos abaixo importante instrução.
REGULAMENTAÇÃO DA PESAGEM DE CARGAS EM RODOVIAS
Referência: Lei Nº. 7408, de 25/11/85
Lei Nº. 9503, de 23/09/93, Artigo Nº. 323
Resolução CONTRAN Nº. 210, 13/11/06
Resolução CONTRAN Nº. 211, de 13/11/06
Resolução CONTRAN Nº. 258, de 30/11/07
Resolução CONTRAN Nº. 341, de 25/02/10
Portaria DENATRAN Nº. 313, de 29/04/10
Assunto: Multas por Excesso de Peso1 –
INTRODUÇÃO
Fazemos referência aos aspectos da chamada “Lei da Balança”, publicada peloGoverno Federal e que vem vigorando na Fiscalização dos Pesos dos Veículos,Equipamentos e Cargas transportadas pelo Modal RodoviárioGostaríamos de esclarecer que a chamada “Lei da Balança” é na verdadeconstituída de um Artigo do Código de Trânsito Brasileiro (Lei Nº. 9503, de23/09/93) complementado por diversas Resoluções emanadas do ConselhoNacional de Trânsito – CONTRAN e Portarias emanadas do DepartamentoNacional de Trânsito – DENATRAN. Todos os documentos que serãoreferenciados a seguir encontram-se explicitados emepígrafe
REGULAMENTAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO DOS PESOSTRANSPORTADOS
A distribuição dos Pesos e o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) estavamregulamentados no Brasil através da Lei Nº. 7408, de 25/11/85, que estabeleciaem seu Artigo 1º.:“Artigo 1º. Fica permitida a tolerância máxima de 5% (cinco por cento) sobre oslimites de peso bruto total e peso bruto transmitido por eixo de veículos àsuperfície das vias públicas. ”Com tal definição legal, os Fabricantes de Implementos Rodoviáriosdesenvolveram projetos e fabricaram Unidades contemplando uma capacidadeacrescida dos 5% admitidos pela Lei. Com a publicação do CTB (Lei Nº. 9503, de 23/09/93) ficou estabelecido emseu Artigo 323:“Artigo 323 O CONTRAN, em cento e oitenta dias, fixará a metodologia deaferição de peso de veículos, estabelecendo percentuais de tolerância, sendodurante este período suspensa a vigência das penalidades previstas no IncisoV do Artigo 231, aplicando-se a penalidade de vinte UFIR por duzentosquilogramas ou fração de excesso.Parágrafo único: Os limites de tolerância a que se refere este artigo, até suafixação pelo CONTRAN, são aqueles estabelecidos pela Lei Nº. 7408, de 25 deNovembro de 1985.” Com a intenção de esclarecer o assunto relativo à aplicação de tolerâncias, o CONTRAN publicou a Resolução CONTRAN Nº. 114, de 05/05/00, que estabelecia em seu Artigo 1º. Parágrafo Único:“Artigo 1º. Parágrafo Único Será admitida a tolerância de 5% (cinco por cento)sobre o peso declarado na Nota Fiscal.” Com base na Legislação vigente (Lei Nº. 7408 reforçada pelo texto daResolução CONTRAN Nº. 114) os Fabricantes de Implementos sentiram-seseguros para oferecer ao Mercado Transportador Unidades dimensionadas com a inclusão da supracitada tolerância
Pelas Resoluções CONTRAN Nº. 210 e 211, de 13/11/06, o CONTRAN estabeleceu os Limites de Peso e Dimensões para os Veículos e CVC’s quecirculem por Vias Terrestres. Somente através da Resolução CONTRAN Nº. 258, de 30/11/07, foi que o CONTRAN regulamentou os Artigos 231 e 323 do CTB e revogou algumas Resoluções dentre as quais a Nº. Assinale-se que durante a vigência da Legislação anterior, o Mercado servidotambém estabelecia que os Equipamentos deveriam transportar quantidades de Produtos que totalizavam 105% (cento e cinco por cento) do PBTC regulamentado. Assim, durante o período compreendido ente 2000 e 2007 foram projetados efabricados milhares de Unidades dimensionadas com a incorporação de 5% detolerância em peso.
– OS TERMOS DA RESOLUÇÃO CONTRAN Nº. 258. A Resolução CONTRAN Nº. 258 têm como objetivo regulamentar os Artigos231, X e 323 do Código de Transito Brasileiro, que fixa metodologia de aferiçãode peso de veículos e estabelece percentuais de tolerância. O Artigo 4º da Resolução estabelece: “Artigo 4º. A fiscalização do peso dos veículos deve ser feita por equipamentode pesagem (balança rodoviária) ou, na impossibilidade, pela verificação dedocumento fiscal.” O Artigo 5º da Resolução estabelece: “Artigo 5º. Na fiscalização de peso dos veículos por balança rodoviária seráadmitida a tolerância máxima de 5% (cinco por cento) sobre os limites de pesosregulamentares, para suprir a incerteza de medição do equipamento, conformelegislação metrológica.Parágrafo Único. No carregamento dos veículos, a tolerância máxima previstaneste artigo não deve ser incorporada aos limites de peso previstos emregulamentação fixada pelo CONTRAN.”
O Artigo 12 da Resolução estabelece:
“Artigo 12 Para fins dos parágrafos 4º e 6º do Artigo 257 do CTB (Lei Nº. 9503).Considera-se embarcador o remetente ou expedidor da carga, mesmo se ofrete for a pagar.
”NOTAS IMPORTANTES: A - O Artigo 12.4 da Portaria INMETRO Nº. 236/94 que estabelece:“Artigo 12. Aquele que utiliza um instrumento para pesagem de veículosrodoviários em atividades oficiais e comerciais não pode determinar o peso totaldo veiculo por pesagem separada dos eixos se as seções da pista antes edepois da plataforma não estão no mesmo nível da plataforma e não estãoprojetadas de forma reta e horizontal. Pesagens separadas de eixos não sãopermitidas quando o produto a ser pesado é um líquido. ”B – Considerando que as balanças rodoviárias adquiridas pelo DNIT e DER’ssão do tipo de pesagem por eixo, a Agencia Nacional de Transportes Terrestres – ANTT fez uma consulta formal ao INMETRO a fim de esclarecer se o Modelode Balança utilizado nas Rodovias se adequava à carga líquida.Como resposta o INMETRO encaminhou o Ofício Nº. 449/DIMEL, de 29/05/08, e, paralelamente, emitiu o Ofício Circular Nº. 018, de 29/05/08, aos integrantesda RBMLQ (INMETRO e IPEM’s) estabelecendo que o Tipo de Balançaadotado pelo DNIT e DER’s era “Instrumento não apropriado para pesagem decarga líquida”. C – De acordo com o Artigo 257 da Lei Nº. 9503 fica estabelecido: "Artigo 257 As penalidades serão impostas ao condutor, ao proprietário doveiculo, ao embarcador e ao transportador, salvo os casos de descumprimentode obrigações e deveres impostos a pessoas físicas ou jurídicasexpressamente mencionadas neste Código.
§ 1º Aos proprietários e condutores de veículos
§ 2º Aos proprietários
§ 3º. Ao condutor
§ 4º. O embarcador é responsável pela infração relativa ao transporte de cargacom excesso de peso nos eixos ou no peso bruto total, quando simultaneamente for o único remetente da carga e o peso declarado na notafiscal, fatura ou manifesto for inferior àquele aferido.§ 5º O transportador é responsável pela infração relativa ao transporte de cargacom excesso de peso nos eixos ou quando a carga proveniente de mais de umembarcador ultrapassar o peso bruto total.§ 6º. O transportador e o embarcador são solidariamente responsáveis pelainfração relativa ao excesso de peso bruto total, se o peso declarado na notafiscal, fatura ou manifesto for superior ao limite legal.§ 7º. Não sendo § 8º.
Após o prazo § 9º.
O fato do infrator ”D – Assim, até este momento, a carga líquida vem sendo fiscalizada pelasNotas Fiscais e quando nas mesmas ficam constatados excessos de peso (PBT) o transportador e o embarcador são multados de acordo com os termosdo Artigo 257, Parágrafo 5º do Código.
– OS TERMOS DA RESOLUÇÃO CONTRAN Nº. 341Face à exposição de motivos que a ABTLP apresentou, exaustivamente, aoDENATRAN, segundo os quais os Equipamentos projetados, fabricados eaplicados no transporte rodoviário de Carga Líquida e Gasosa durante operíodo em que vigorou a legislação anterior não poderiam ser simplesmentesucateados e o transporte com sub carregamento é extremamente perigoso, o CONTRAN concordou em publicar a Resolução CONTRAN Nº. 341, de25/02/10 que tem os seguintes contornos principais:- Objeto: Cria Autorização Específica (AE) para os veículos e/ou combinaçõesde veículos equipados com tanques que apresentem excesso de até 5% (cincopor cento) nos limites de peso bruto total ou peso bruto total combinado, devidoà incorporação da tolerância, com base em Resolução do CONTRAN.- Período Considerado: Veículos ou Combinação de Veículos utilizados noTransporte de Cargas Líquidas e Gasosas licenciados de 01/01/2000 até31/12/2007.- Critérios para Obtenção das AE’s:- Apresentação de Certificado de Verificação Metrológica expedido pormembro da RBMLQ- Atendimento a Resolução CONTRAN Nº. 211 (requisitos necessários àcirculação de CVC’s)
Prazo para Solicitação da AE: até 01/09/10- Prazo para Regulamentação da Resolução: até 25/03/105 – OS TERMOS DA PORTARIA DENATRAN Nº. 313Visando a regulamentação da Resolução CONTRAN Nº. 341, o DENATRANpublicou a Portaria DENATRAN Nº. 313, de 29/04/10, exatamente 60 dias apósa publicação da Resolução. A Portaria tem os seguintes contornos principais:- Objeto: Regulamentar a concessão de AE’s- Solicitação de AE’s: através de Requerimentos ao DNIT e aos DER’s- Documentação Necessária:- Cópias dos CRLV’s das Unidades Tracionadas ou dos Veículos- Indicação das Configurações Possíveis- Certificados de Verificação Metrológica (produtos comercializados porvolume)- Documento INMETRO atestando o Volume- .Declaração do Fabricante informando Volume e Densidade Máxima dosProdutos a serem transportados- Declaração de Engenheiro Mecânico informando Volume e DensidadeMáxima dos Produtos a serem transportados (caso o Fabricante do Implementonão mais exista)- Porte das AE’s: Obrigatório- Validade das AE’s: 1 (um) ano- Bi Trens: deverão obter AET’s e AE’s- Prazo para Autoridades de Adequarem: até 30/06/106 – CONCLUSÕESA – A regulamentação da pesagem efetivada pelo CONTRAN não levou emconsideração as características específicas das cargas líquidas e gasosas.
– Não foi concedido, num primeiro momento, qualquer prazo para adequaçãoda frota.
– Apesar da argumentação, apresentada oficialmente pela ABTLP, sobre osriscos do Transporte Rodoviário contemplando sub carregamento, o CONTRANnão atendeu prontamente o assunto.
– De acordo com o CTB o Transportador e o Expedidor são solidários nasMultas por excesso de Peso, configuradas em pesagens (Carga Geral) oufiscalização de notas fiscais (Carga Líquida ou Gasosa).E – Com a efetiva entrada em vigor das AE’s o problema será minorado.F – Ao longo do último semestre, o INMETRO realizou testes de pesagem emEquipamentos aplicados no Transporte Rodoviário de Cargas Líquidas, a fim deverificar a possibilidade de passar a pesá-los. Esta situação possibilitará aintrodução da tolerância entre Balanças (Fábricas e Rodovias).G – Uma solução de curto prazo para evitar a aplicação de multas aoTransportador e ao Embarcador é evitar o carregamento acima dos limiteslegais que são por exemplo:CT Toco + SRT 3 Eixos: 41,5 toneladas CT Trucado + SRT 3 Eixos: 48,5 toneladasCT Trucado + SRT 3 Eixos Espaçados: 53 toneladasCT Trucado + SRT 2 Eixos + SRT 2 Eixos: 57 toneladasPara as demais configurações sugerimos consultar a Portaria DENATRAN Nº.63, de 31/03/09.Esperamos ter exposto adequadamente o assunto mas colocamo-nos a inteiradisposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façamnecessários.Atenciosamente,Paulo de Tarso Martins GomesPresidente da ABTLPE-mail abtlp@abtlp.org.brTel. 11-2967-7433

terça-feira, 13 de julho de 2010

CAMINHONEIRO DE CONCÓRDIA É ATACADO NA MARGINAL TIETÊ
Ladrões atacaram o motorista Maximino Antônio Hoffmann, de Concórdia, Santa Catarina, na Marginal Tietê, em São Paulo no dia passado e roubaram sua carreta Volvo SH 440, cor branca, placas MEX-2415 e MDJ-0859, emblemada com o nome RM SIMIONI.O proprietário do veículo telefonou para o SOS Caminhoneiro informando que os bandidos utilizaram vestimenta policial para praticar a ação. A carreta estava vazia. O motorista foi libertado horas após ter se consumado o roubo.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

FISCALIZAÇÃO DE CARGA LÍQUIDA SÓ ATRAVÉS DA NOTA
A fiscalização por pesagem de carga líquida não é válida. Quem foi autuado recentemente pode recorrer às Juntas Administrativas de Recursos de Infração (Jarí) alegando que a atual metodologia de peso não atende as exigências do Inmetro. Quem já pagou a multa pode mover ação judicial para se ressarcir da cobrança indevida. A afiurmação foi feita pelo assessor técnico da NTC, Neuto Gonçalves dos Reis, duirante encontro com mais de 110 emprsários do transporte de cargas na sede da entidade. Segundo Reis, o Inmetro encaminhou por meio de Ofício Circular resposta a consulta da ANTT - Agência Nacional de Transporte Terrestre - determinando que o Instituto de Pesos e Medidas dos Estados e União, que todos os certificados de verificação passem a ter a ressalva: "Instrumento não aproprieado para pesagem de carga líquida", que já vinha sendo adotada pór alguns Estados. Com referência a Legislação que trata deste tema, Reis explicou que a POrtaria nº 236/94 do Inmetro é somente aplicável na pesagem de balança estática não automática, e que a Portaria do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio é antiga absoleta. Com a ausência da metodologia adequada a suspensão da pesagem, a tendência dos órgãos de trânsito é concentrar suas atividades na verificação por meio de nota fiscal, na qual não mais existe tolerância.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

FLÁVIO BENATTI NOMEIA PRESIDENTE DO SETCERGS VICE-PRESIDENTE EXTRAORDINÁRIO PARA ASSUNTOS DE RESPOINSABILIDADE SOCIAL DA NTC
Na última segunda-feira (05/07), o presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti, nomeou José Carlos Silvano, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), como vice-presidente extraordinário para assuntos de responsabilidade social da NTC. O cargo foi criado com o objetivo de difundir nacionalmente as ações como já executadas pelo sindicato na região do RS. Segundo Benatti, o SETCERGS efetua um trabalho magnífico no setor de responsabilidade social na região. “O nosso objetivo é disseminar essa ações e melhorar a imagem do setor perante a sociedade”, afirmou. De acordo com Silvano, levar para a NTC o projeto é gratificante. “Sabemos que desenvolver esse tipo de ação exige tempo, infraestrutura e comprometimento por parte dos envolvidos, mas estamos dispostos a seguir em frente”, explicou. O presidente do SETCERGS explicou que esse tipo de compromisso muda o comportamento da empresa e a maneira como ela é vista pela sociedade. “A imagem do setor de TRC muitas vezes é distorcida, devido à sua dimensão. Por isso, existe a necessidade de mostrar que estamos agindo corretamente”.
Ações do SETCERGS
O SETCERGS é responsável por diversas ações sociais na região do Rio Grande do Sul, como o Núcleo de Ação Social (NAS), que integra as esposas de empresários dirigentes do SETCERGS. O projeto deu um caráter social à entidade, cujo trabalho assumiu relevante expressão no campo da responsabilidade social. Por meio de eventos, estas voluntárias arrecadam recursos, cujo objetivo é ajudar creches, asilos e entidades comunitárias carentes. Além disso, o SETCERGS participa como Entidade Instituidora do Banco de Alimentos do RS, sendo responsável pelo gerenciamento logístico de coleta e distribuição de alimentos arrecadados em supermercados, indústrias do setor, atacadistas, entre outros. O SETCERGS participa com veículos de carga específicos para este fim, bem como dispondo de veículos dedicados com exclusividade para esta operação. Também participa das ações: “Natal sem fome” e “Sábado Solidário”, promovidos pelo Banco de Alimentos do RS. O programa Transportadora da Vida, que também faz parte da cadeia de projetos do sindicato, busca estimular e incentivar ações educativas e sociais para a promoção da educação e segurança no trânsito, Por meio da parceria entre o SETCERGS e a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga.
JULHO - MÊS DE FESTAS DE MOTORISTAS
Nova Prata, Três Cachoeiras e Caxias do Sul preparam-se para comemorar o Dia do Motorista a 25 de julho próximo.Em Caxias do Sul este ano haverá homenagem aos primeiros carreteiros do Rio Grande do Sul na Igreja de São Cristóvão, com arquitetura inspirada em uma cabina de caminhão, a única do Brasil, dia 18, com a realização de uma missa.No dia 25, as 9 h, a tradicional procissão com benção dos veículos, saindo dos pavilhões da Feta da Uva até Ana Rech.Em Três Cachoeiras, no Litoral Norte, próximo as praias de Torres, a festa será dia 25, com procissão e benção dos caminhões e automóveis. E em Nova Prata, a Associação dos Motoristas programou para o dia 24, um sábado, a benção dos motoristas as 19h e após jantar baile.
POLÍCIA DO PARANÁ ESTOURA QUADRILHA
A Polícia Civil de Fazenda Rio Grande, no Paraná, localizou ontem à noite, um barracão com cinco caminhões e várias cargas roubadas, avaliados em mais de R$ 4 milhões. A quadrilha, que se mostrou especializada, preparou até um plano de fuga e escapou por um fundo falso do barracão. Ninguém foi preso. O delegado Leonardo Carneiro, explicou que o bando vendia peças ou os caminhões com chassis adulterados e as cargas roubadas. A polícia ainda não descarta que a quadrilha também estivesse envolvida diretamente nos roubos dos caminhões. No barracão, localizado, no Parque Industrial, os policiais localizaram cinco caminhões. Um deles, roubado à meia-noite de terça para quarta-feira, no Contorno Leste, em São José dos Pinhais, já estava com o cavalo quase inteiramente desmontado. Para que as transportadoras não localizassem os caminhões, através do monitoramento por satélite, a quadrilha usava bloqueadores de sinais. Entre as cargas apreendidas havia azeite de oliva, rodas de liga-leve, eixos de automóveis da marca Toyota, polietileno, bobinas e lanternas de carros. Além das carretas, três carros, sem alertas de furto ou roubo, estavam no local. Nenhum era do Rio Grande do Sul.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

PRF FECHA MAIS UM POSTO NO INTERIOR
O fechamento do Posto da Polícia Rodoviária Federal em São Marcos recentemente causou certo alvoroço no município que desejava a continuidade de seus serviços. Agora vem de ser confirmado o fechamento do Posto de Lagoa Vermelha.Uma vez desativado o posto de Lagoa Vermelha, a região seria atendida pela Polícia Rodoviária de Vacaria.A justificativa dada pela 6ª. Delegacia Regional é de que há falta de efetivo. O Inspetor Pizzolatto explicou que a situação se agrava ainda mais com os pedidos de remoções de pessoal que trabalham no Rio Grande do Sul e que tem origem em outros estados. “Nosso Estado é o que apresenta a maior defasagem em termos de pessoal”, concluiu o policial rodoviário.

terça-feira, 6 de julho de 2010

CAMINHONEIROS PODERÃO SER PRESOS SE TRANSPORTAREM ACIMA DO PESO PERMITIDO
O caminhoneiro que transporta rocha ornamental e for flagrado com excesso de peso vai responder por crime na Justiça, cuja pena estipulada varia de seis meses a um ano de detenção. Desde o fim de junho, o Ministério Público do Estado do Espirito Santo reconhece que o peso em excesso de carga expõe e representa risco para a vida e saúde das pessoas. “A Polícia Rodoviária Federal entende que transportar muita carga, acima do permitido em lei, é crime. Agora, após o MP recomendar que seja lavrado um termo circunstanciado nesses casos, fica mais fácil punir o condutor do caminhão irregular”, avalia o chefe do Núcleo de Comunicação da PRF capichaba. Com o termo circunstanciado, o motorista deve comparecer ao juiz da cidade onde foi flagrado com a irregularidade cerca de 15 a 30 dias depois do fato. “Ele responderá ao artigo 132, ao expor a vida ou a saúde de outra pessoa à perigo real e iminente”, explica o inspetor. A punição veio junto com outras mudanças na fiscalização de transporte de cargas ornamentais. O Conselho Nacional de Trânsito publicou novas regras sobre o serviço. Agora, carga e veículo não podem ultrapassar 56 toneladas. O transporte de rochas, inteiras, ou em chapas serradas, como granito e mármore, poderão ser feitas, dentro de contêineres. Além disso, todos os equipamentos devem passar por uma verificação da qualidade do material para obter a certificação de segurança veicular. Os caminhões devem ser adaptados em, no máximo doze meses. A Polícia Rodoviária Federal flagrou no primeiro trimestre deste ano 454 veículos com peso acima do permitido, todos com 3 mil toneladas a mais de rochas ornamentais em relação ao que a lei permite. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também publicou, no último dia 24 de junho, a resolução de número 168, exigindo a formação especial para esses condutores. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a nova exigência já está valendo. “Se o condutor for flagrado sem ter essa formação especial ele poderá ser multado e ainda terá a viagem interrompida”, frisa o inspetor Emanuel Oliveira, chefe do Núcleo de Comunicação da PRF do Espirito Santo.
EMPRESÁRIO RANDON HOMEAGEADO PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
Ao receber a medalha Mérito Farroupilha na Assembléia Legislativa nesta segunda-feira, o empresário Raul Randon, vinculado ao setor de transportes lembrou a falta de maior número de escolas para motoristas, citando números divulgados na última Trabnspo-Sul. Comentou que o Brasil incorpora 130 mil caminhões novos em sua frota a cada ano, exigindo igual número, ou mais, de motoristas especializados. “São máquinas importantes que necessitam de profissionais bem treinados e com conhecimento para serem operadas. No entanto a quantidade de escolas para formar bons motoristas ainda deixsa muito a desejar”, reclamou Raul Randon. Frisou que segundo estimativas do setor de transportes, nos próximos oito anos um milhão de caminhões novos se somarão à frota nacional existente que é de 2,3 milhões sem que o mesmo crescimento ocorra em investimentos na infraestrutura por parte dos governos. Na maioria das cidades não há Plano Diretor que possibilite o acesso de caminhões, obrigando a implantação de terminais de cargas para distribuição por pequenas unidades, concluiu. Recentemente o empresário gaúcho comemorou 80 anos de idade.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

LEI CRIA REGRAS PARA PAGAMENTO DE FRETE A TRANSPORTADOR AUTÔNOMO
Fonte: NTC&Logística 14/6/2010
O Diário Oficial de hoje publica a Lei nº 12.249, de 11/06/10, cujo artigo 128, acrescenta novos dispositivos à Lei nº 11.442, de 05/01/07, que disciplina o Transporte Rodoviário de Cargas (art. 5º-A e seus parágrafos), trazendo importantes mudanças nas práticas de mercado relacionadas à contratação de transportadores autônomos. O alvo é a “carta-frete”, apontada pelas lideranças daqueles profissionais como a principal responsável pelas dificuldades enfrentadas pela categoria, além de ser considerada ilegal por juristas de renome. A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) já tinha realizado um estudo a esse respeito, culminando com a realização de audiência pública da qual a NTC&Logística participou. “Na essência”, diz o presidente Flávio Benatti, “concordamos com o a necessidade de aumentar o nível de formalização das relações que permeiam o mercado de transporte em especial a atividade do transportador autônomo. Achamos que a carta-frete é um meio de pagamento que teve sua importância para o desenvolvimento do transporte, mas que se tornou obsoleto, já não se justificando no Brasil de hoje”. Apesar disso, ele se diz surpreso com a velocidade com que se deu a aprovação da nova lei. É que, na verdade, ela resultou de emenda introduzida em projeto de conversão de uma Medida Provisória (nº 472, de 2009) que tratava de inúmeros outros assuntos. Este é um expediente previsto no regimento interno do Congresso Nacional, muito utilizado pelo Governo para “cortar caminho” e aprovar temas considerados importantes e urgentes. Em várias oportunidades, o presidente Lula tem manifestado, em público, a sua decepção com o fato de o programa PROCAMINHONEIRO, do BNDES, voltado ao financiamento para a à renovação da frota de caminhões, não ter atingido o patamar de adesão que era imaginado inicialmente. Umas das causas apontadas para isso é a dificuldade de o caminhoneiro comprovar a sua renda. É por isso que a nova lei exige que o frete seja pago em conta bancária ou “por outro meio de pagamento regulamentado pela ANTT” (art. 5º-A, caput) e que, um ou outro, seja “de titularidade do TAC e identificado no conhecimento de transporte” (§ 1º). Mais a frente, diz que o registro das movimentações da conta de depósito ou de outro meio regulamentado “servirá como comprovante de rendimento do TAC” (§ 5º) e veda expressamente o uso de qualquer outro meio de pagamento “diverso do previsto no caput deste artigo ou em seu regulamento” (§ 6º). Em outros parágrafos, a lei estabelece uma cadeia de responsabilidade pelo cumprimento de suas disposições entre todos os intervenientes no contrato de transporte (§ 2º); equipara ao TAC as cooperativas de transporte e as ETCs com até 3 veículos (§ 3º), e determina às cooperativas que usem a mesma sistemática para efetuar o pagamento dos fretes devidos aos seus cooperados (§ 4º). “Entretanto”, diz o assessor jurídico da NTC&Logística, Marcos Aurélio Ribeiro, “a nova lei, para ter eficácia, depende de sua regulamentação através de Resolução da ANTT, inclusive com a realização de nova consulta e/ou audiência pública. É preciso garantir que esta regulamentação, ao resolver um problema, não crie outros, nem traga ônus desnecessários aos contratantes. Este já foi o posicionamento da NTC defendido na audiência pública realizada pela ANTT”. Veja, a seguir, a íntegra do art. 128 da Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010: “Art. 128. A Lei no 11.442, de 5 de janeiro de 2007, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 5o-A: ‘Art. 5o-A. O pagamento do frete do transporte rodoviário de cargas ao Transportador Autônomo de Cargas - TAC deverá ser efetuado por meio de crédito em conta de depósitos mantida em instituição bancária ou por outro meio de pagamento regulamentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. § 1o A conta de depósitos ou o outro meio de pagamento deverá ser de titularidade do TAC e identificado no conhecimento de transporte. § 2o O contratante e o subcontratante dos serviços de transporte rodoviário de cargas, assim como o cossignatário e o proprietário da carga, são solidariamente responsáveis pela obrigação prevista no caput deste artigo, resguardado o direito de regresso destes contra os primeiros. § 3o Para os fins deste artigo, equiparam-se ao TAC a Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas - ETC que possuir, em sua frota, até 3 (três) veículos registrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas - RNTRC e as Cooperativas de Transporte de Cargas. § 4o As Cooperativas de Transporte de Cargas deverão efetuar o pagamento aos seus cooperados na forma do caput deste artigo. § 5o O registro das movimentações da conta de depósitos ou do meio de pagamento de que trata o caput deste artigo servirá como comprovante de rendimento do TAC. § 6o É vedado o pagamento do frete por qualquer outro meio ou forma diverso do previsto no caput deste artigo ou em seu regulamento.’

domingo, 4 de julho de 2010

ROUBO DE CARGAS EM SANTA CATARINA
O roubo de cargas nas estradas tem se mostrado uma dor de cabeça sem fim para os transportadores. Apenas no ano passado, R$ 900 milhões foram perdidos em ações de bandidos pelo país. Os dados são da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística. Para debater o assunto, onde Santa Catarina também sofre com as conseqüências, será realizado um encontro nesta terça-feira em Florianópolis. A reunião contará com a presença de empresários do setor e é realizada pela Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc). Os principais pontos de discussão será o planejamento de apoio a regulamentação da lei de combate ao roubo de cargas. “Só dessa maneira dará para se montar uma estratégia nacional conjunta", relata o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes. Também será discutida a aplicação de sanções para quem recepta ou revende as cargas roubadas. Entre as medidas estariam às perdas do CNPJ e da inscrição estadual do estabelecimento envolvido. "Temos como exemplo a Argentina, onde, pela lei, o estabelecimento que for pego vendendo carga roubada tem todo o seu estoque apreendido", exemplifica Lopes.

Quadro geral
O objetivo da lei é cercar e acabar com os estabelecimentos envolvidos na roubo de cargas. Apenas nos cinco primeiros meses deste ano, 16 carretas foram roubadas em Santa Catarina, uma média de uma a cada dez dias. Em uma das ações, realizada no norte do Estado, uma carga de rolamentos no valor de R$ 600 mil foi levada pelos bandidos. No Brasil, a situação mais grave é no Estado de São Paulo, onde se roubam ou furtam mais de 50% das cargas transportadas no país. Já em Santa Catarina, o Norte e o Oeste são os locais mais afetados. Segundo Pedro Lopes, os ladrões não escolhem lugar para agir. "Não existe mais essa idéia de se roubar carga em lugares de pouco movimento. O tráfego pesado das áreas urbanas também facilita a ação dos bandidos", afirma. "Aqui no Sul, a região mais problemática é a grande Curitiba". Entre os produtos mais visados pelos ladrões de cargas destacam-se os alimentos, eletroeletrônicos, remédios, cigarros, combustíveis, autopeças, produtos metalúrgicos, além dos têxteis, químicos e confecções. Em 2009, foram 13.500 ocorrências no Brasil. O número, que chegou a recuar em 2005 e 2006, voltou a subir em 2007 e está no pior nível desde que se começou a fazer os registros. Na região Sul, o número de ocorrências chegou a 1.069, uma média de quase três por dia.
Momento preocupa
A situação começa a ficar preocupante, já que o roubo de cargas é ruim para todos. O governo deixa de arrecadar e os custos do transporte ficam mais caros com o aumento dos seguros", lembra Pedro Lopes. Outro fator lembrado pelo empresário é o psicológico. Embora o número de mortes de motoristas nas ações venha diminuindo (foram nove em 2009), o trauma sofrido é muito grande. "Muitos motoristas largam a estrada depois de passar por uma situação dessas. Não deve ser nada agradável ficar sob mira de armas ou preso por horas em um porta-malas".

sexta-feira, 2 de julho de 2010

ENTREVISTA COM JORGE FLECK
O conhecido piloto de Formula Truck, Jorge Fleck, esteve visitando e participando da 12ª. Transpo-Sul. O SOS Caminhoneiro não perdeu a oportunidade de entrevistá-lo.Fleck fala sobre o uso do rebite pelos caminhoneiros.“A utilização do rebite por alguns motoristas do transporte rodoviário de cargas é visto por muitas pessoas como motivo de querer ficar acordado, quando na verdade a gente sabe, e é só pensar um pouco mais, que a utilização do rebite não é causa, mas sim conseqüência, muitas vezes em situação inadequada. Uma distância a ser percorrida em um tempo muito pequeno, obrigando ás pessoas andarem mais depressa, realmente, tem algumas empresas que impõe ao motorista uma carga horária inexeqüível sob a ameaça, do próprio emprego. É aí que o motorista acaba lançado mão desse recurso, que nem funciona tanto quanto agente acha. Uma coisa é ficar de olhos abertos, e outra coisa, é você efetivamente estar acordado. E o rebite te deixa de olhos abertos, não acordado”.
SOS pergunta: O que fazer para combater o uso do rebite?
Jorge Fleck: Em primeiro lugar, eu aprendi na minha vida que ás pessoas só fazem com a gente o que a gente deixa que elas façam. Brincando nos cursos que eu ministro, quando eventualmente alguém concorda, ou assume que já usou esse artifício do rebite, eu convido essa pessoa a subir numa caixa d’água e descer de cabeça para baixo. Se atirar de cabeça para baixo.A reação é instantânea: mas pra que você quer isso? Perguntam.
-É que eu quero ver o estouro lá embaixo, vai ser bonito te ver pular.
-Não, mas eu não vou fazer isso!- Sim, mas se te mandam te matar tomando rebite você faz, porque que não está atendendo o meu pedido?
Então, tem a ver com isso, ou seja, conhecer-se. Se eu sei que eu não estou em condições de dirigir, eu tenho que parar independente de quem quer esteja mandando.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

ENCERRAMENTO DA TRANSPO-SUL

Encerra hoje a 12ª. Transpo-Sul com o sucesso de sempre. Dureante três dias os transportadores de cargas do Rio Grande do Sul estiveram reunidos no maior evento do gênero no Sul do País discutindo a sustentabilidade do setor, os novos investimentos para o futuro, renovação da frota, perspectivas e tendências, Estatuto do Motorista, combustíveis, transporte internacional, logística, enfim, uma feira e congresso verdadeira vitrine do transporte e logística brasileiro.
Para hoje, estão programadas poalestras sobre Controle da Ansiedade e Estresse - Medicina antienvelhecimento, ás 14,30h, pelo médico especialista em Medicina Ortomolecular, Dr. Jorge Pedro Jamili; Responsabilidade Pós-Consumo, por César Faccio - Gerente Geral da RECICLANIP, órgão responsável da coleta e destinação ambientalmente adequada dos pneus inservíveis no território nacional; Formação de Motoristas, por Renato L. Rossatto, Administrador de Empresas, coordenador do CENTRONOR - Centro de Treinamento de Motoristas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul, Paulo Ossani, Sócio e Diretor Executivo da Empresa de Transportes Cavalinho e Osni Roman - Diretor Superintendente dda Fabet - Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte; Medicina do Sono, prevenção para motoristas em Viagem, pelo médico especialista em Pneumologia, com pós-graduação no Hospital Laennec, de Paris.
Também acontecerá o XIII Seminário de Benchmarking e a cerimônia de entrega do III Prêmio SETCERGS de Logística. Serão premiados os melhores trabalhos Acadêmicos de Conclusão do Curso Nível Tecnológico, Graduação e Pós-Graduação Lato-Sensu - Especialização em MBA Master Business Administration.
Para os que comparecerem ao Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, haverá ainda oportunidade de ver a exposição de caminhões e implementos, além de modernos equipamentos e serviços destinados ao gerenciamento de risco de operadores logísticos, empresas de transporte de carga e passageiros.
A Transpo-Sul, encerra ás 22h.
PROTESTOS CONTRA ESTADO DA RSC-470
As queixas contra o péssimo estado da RSC-470 que liga os municípios de Montenegro a André da Rocha se acentuaram nos últimos dias depois das chuvas da semana passada.O intenso fluxo de veículos pesados, buracos e o descascamento da camada asfáltica da rodovia está tornando o trecho intransitável.Além disso, a falta de sinalização dificulta a visualização da estrada, principalmente nesta época do ano, com os constantes nevoeiros na região.Um dos trechos mais críticos é entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. A constatação é do presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul, Paulo Caleffi.“O DAER tapa os buracos, aí vem a chuva e abre novamente, afirma Caleffi.Para se defender da crítica de Caleffi, o Superintendente Regional do DAER, Rogério Brasil Uberti, disse que a RSC-470 é uma rodovia não pedagiada e de cem caminhões fiscalizados naquele trecho, 70 são autuados por excesso de peso.Prometeu que esta semana ainda assinará contrato no valor de cerca de 9 milhões de reais para obras de recapeamento nos trechos mais críticos da rodovia.
TARIFAS DE PEDÁGIO DAS RODOVIAS BRASILEIRAS CONTINUAM SUBINDO
Em São Paulo os custos dos pedágios já estão valendo. O reajuste varia entre 4% e 5,2%. O pedágio mais caro é o da rodovia dos Imigrantes, que liga São Paulo ao litoral (R$ 18,50). Na Raposo Tavares, em São Roque, a tarifa passa para R$ 6,25. O pedágio da bandeirantes em Limeira agora é de R$ 4,25. No Rio Grande do Sul a tarifa para automóveis a média é de R$ 6,00 para automóveis e R$ 18,00 para caminhões.
BATIDA DE CAMINHÃO CONTRA UNO ESTRAGA NAMORO NA ESTRADA.
O casal que morreu em um acidente na rodovia Presidente Dutra, na manhã desta quinta-feira, estava namorando dentro do carro no acostamento da via, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal. O homem e a mulher foram encontrados sem roupa. O veículo Fiat Uno estava parado na altura do km 175 da rodovia, no sentido São Paulo, na região de Guararema, por volta das 6h, quando foi atingido por um caminhão. O motorista teria perdido o controle do veículo por conta da neblina que invadiu a estrada. Com o impacto do acidente, a mulher foi arremessada pra fora do carro e atropelada por outros veículos. O homem ficou preso nas ferragens. Não houve tempo de socorro, os dois morreram na hora.