tag:blogger.com,1999:blog-41204764168196281322024-03-14T07:36:47.125-07:00S.O.S. CAMINHONEIROFrancisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.comBlogger756125tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-57034587972085937832011-01-28T06:21:00.000-08:002011-01-28T06:23:30.643-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>PONTE DO GUAIBA SERÁ INTEDITADA PARA REPAROS </strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">As duas faixas sobre o vão móvel da Ponte do Guaíba, na BR-290, serão bloqueadas a partir das 22 horas deste sábado, 29, até as 6 horas de domingo, 30, em ambos os sentidos. De acordo com a Concepa, concessionária que administra a rodovia, a intervenção será realizada para o reparo de trechos danificados do pavimento por conta das variações de temperatura e do fluxo intenso de veículos. O trabalho será dividido em três etapas para permitir o trânsito de automóveis, apesar do estreitamento da pista. O primeiro bloqueio está programado para a faixa externa no sentido Capital-Interior. Quando o conserto estiver pronto na pista exterior, as faixas internas de ambos os sentidos serão fechadas. Se houver tempo, a Concepa também fará o recapeamento da faixa externa no sentido Interior-Capital. A concessionária afirma que equipes de apoio vão orientar os motoristas durante a realização dos reparos. As pistas bloqueadas estarão sinalizadas com antecipação para evitar acidentes.<br /></div></span>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-86208073183316251882011-01-26T05:48:00.000-08:002011-01-26T05:50:22.008-08:00<p style="TEXT-ALIGN: justify" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: Tahoma; FONT-SIZE: 16pt"><span style="font-family:arial;"><span style="font-size:100%;"><strong>DUANAS DO PARAGUAI EXIGEM RELAÇÃO DE MERCADORIAS</strong></span></span></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: Tahoma; FONT-SIZE: 16pt"></span><span style="FONT-FAMILY: Tahoma; FONT-SIZE: 16pt"><span style="font-family:arial;"><span style="font-size:100%;">As cargas que são destinadas ao vizinho Paraguai pelo porto de Pedro Juan Caballero, começaram a ser fiscalizadas com maior rigor pela Aduana local. De acordo com uma pesquisa realizada pela Direção Nacional de Aduanas, estariam existindo irregularidades no ingresso de algumas mercadorias. </span></span></span><span style="FONT-FAMILY: Tahoma; FONT-SIZE: 16pt"><span style="font-family:arial;"><span style="font-size:100%;">O Diretor das Aduanas, Javier Contreras, através da resolução nº39, exige que todos os postos de fiscalização solicitem diariamente as aduanas estrangeiras à lista das mercadorias dos caminhões com destino ao Paraguai. </span></span></span><span style="FONT-FAMILY: Tahoma; FONT-SIZE: 16pt"><span style="font-family:arial;"><span style="font-size:100%;">Segundo Javier, pretende-se com esta ação que as administrações de Pedro Juan Caballero, Salto de Guairá e principalmente Ciudad del Este, obtenham da Receita Federal do Brasil e da Argentina (postos de Encarnación e Puerto Falcón) a lista diária das mercadorias que ingressam no Paraguai. </span></span></span><span style="FONT-FAMILY: Tahoma; FONT-SIZE: 16pt"><span style="font-family:arial;"><span style="font-size:100%;">A pesquisa demonstrou que em dezembrto de 2010 cerca de 162 caminhões com mercadorias “frias”, ou seja, que não pagaram os devidos impostos entraram no Paraguai. </span></span></span><span style="FONT-FAMILY: Tahoma; FONT-SIZE: 16pt"><span style="font-family:arial;"><span style="font-size:100%;">No entendimento da ABTI, esta iniciativa do governo Paraguaio é de grande valia para o Mercosul. O presidente José Carlos Becker, comenta que desta forma exclui-se a possibilidade de existirem empresas fantasmas, ou empresas que estejam fora dos padrões éticos. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></span></span></span></p>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-74496758231698354472011-01-21T04:25:00.000-08:002011-01-21T04:27:02.317-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL NO RGS EM ESTADO DE GREVE</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">Policiais rodoviários federais da Superintendência do Rio Grande do Sul ameaçam entrar em greve contra a política administrativa do comando da corporação, com sede em Brasília. De acordo com o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Rio Grande do Sul, o diretor Hélio Derenne, está sendo apontado como responsável pelo “sucateamento dos recursos materiais e humanos” da PRF. Para o Sindicato, Derenne tem 91% de rejeição entre os integrantes da categoria que não aprovam sua metodologia de trabalho – afirma o presidente da entidade, Francisco Von Cossel. O diretor Hélio Derenne está no cargo há oito anos e estaria na hora de ser substituído, avaliam os policias rodoviários gaúchos. Caso não haja uma solução, uma greve geral deverá ser deflagrada até o final do mês de fevereiro, época de maior movimentação nas estradas.<br /></div></span>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-18799198313034578832011-01-20T05:32:00.000-08:002011-01-20T05:36:12.491-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>RECEITA FEDERAL AMPLIA HORÁRIO DE ATENDIMENTO</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">A Receita Federal do porto seco de Jaguarão acaba de estabelecer um novo horário visando melhorar o atendimento e maior agilidade no processo liberatório aos transportadores de cargas.<br />Conforme comunicado do Auditor Fiscal, André Gallas, a partir desta quarta-feira a Receita passou a realizar atividades prolongando o funcionamento até as 19:00 e mantendo inalterados os demais horários. Em razão desta mudança foram configurados dois novos horários de parametrização das exportações: 17:45 e 18:30. O horário de atendimento poderá ser eventualmente estendido no período de maio a agosto, caso a demanda que se verificar oportunamente recomende sua adoção, à exclusivo critério da Receita.</span></div><div align="justify"><span style="font-family:Arial;"><strong>OBRIGATORIEDADE DO DISPOSITIVO AUXILIAR DE IDENTIFICAÇÃO VEICULAR</strong> </span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">A NTC está gestionando junto ao Ministério das Cidades a possibilidade de revogar a Resolução do Contran n. 370, de dezembro de 2010, que estabelece a todos os veículos com Peso Bruto Total (superior a 4.536 kg a obrigatoriedade de contar com o Dispositivo Auxiliar de Identificão Veicular. O novo sistema é composto de dois adesivos em tamanhos e cores pré-determinados que serão afixados na traseira da carroçaria do veículo: um com as letras e número da placa e outro com o Município e o Estado. A questão em debate é que, embora a resolução tenha sido publicada recentemente, na primeira semana deste havia fornecedores no mercado oferecendo o produto ao valor unitário de R$ 40,00. Pelos cálculos feitos pela NTC com base nos dados do Contran, a frota nacional de caminhões que é de 2.131.113 alcançada pela medida, mais 775.079 reboques e 605.156 seimi-reboques totalizado 3.511.348 veículos obrigados a instalar o dispositivo, geraria um custo de R$ 140 milhões para o Transporte Rodoviário de Cargas. De acordo com a entidade, este seria um gasto desnecessário, já que as placas dos veículos são padronizadas no país devem ser afixadas em primeiro plano. O ministro Mário Negromonte acatou a posição da NTC e se comprometeu a levar o caso para o DENATRAN.<br /></div></span>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-27014723175183329402011-01-19T07:15:00.000-08:002011-01-19T07:16:38.145-08:00<h1><a class="grande" href="http://www.setcergs.com.br/artigosnoticias/go.asp?ID=607381"><span style="font-family:arial;color:#000000;">Canoas envia 15 mil Kg de alimentos ao Rio de Janeiro</span></a></h1><p style="MARGIN: 0px" class="textodiscreto"><span style="font-family:arial;">Por Natália Alles - Diário de Canoas </span></p><div align="justify"><p class="Texto"><span style="font-family:arial;"> A tragédia que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro tem sensibilizado entidades e população canoense, que se organiza para auxiliar as vítimas das chuvas com doações. Na manhã de terça-feira, 18 de janeiro, cerca de 15 toneladas de alimentos doados pelo Banco de Alimentos em parceria com a Prefeitura foram carregados para iniciar a viagem até o Rio de Janeiro. São cinco toneladas de leite em pó e 10 de arroz, e outros mantimentos e roupas que serão entregues à Defesa Civil fluminense.<br /><br /> A empresa de transportes Modular cedeu uma carreta para realizar o transporte das doações, e, como ainda havia espaço para mais donativos, a carreta buscou alimentos e roupas entregues no posto da Defesa Civil do Estado montado no Cais do Porto, em Porto Alegre. A população ainda pode encaminhar doações de alimentos não perecíveis, água, roupas, cobertores, colchonetes e produtos de higiene pessoal para a Defesa Civil de Canoas ou para os diversos pontos de coleta distribuídos pela cidade.<br /><br /> ONDE DOAR<br /><br /> Nova Santa Rita:<br />Câmara dos Vereadores: Av. Santa Rita, 1185. Telefone: 3479-1444<br /><br /> Canoas:<br />Defesa Civil: Rua Santos Ferreira, 965. Telefone: 3476-3400<br />- Fauers: Rua Fernando Abbot, 159. Nossa Senhora das Graças.Telefone: 3472-3500<br />- Churrasco Grego: Estação Mathias Velho, Rua Guilherme Schell, 7450.<br /><br /> A partir do final de semana<br />- Canoas Shopping<br />- Supermercados Viezzer: Av. Rio Grande do Sul, 4154 - Mathias Velho Rua República, 720 - Mato Grande Av. Boqueirão, 3167 - Estância Velha<br /><br /> Porto Alegre:<br />- Posto 24 horas da Defesa Civil: Armazém A7 do Cais do Porto<br /><br /> São Leopoldo:<br />- Defesa Civi -l No galpão do Largo Rui Porto, na Avenida Dom João Becker.<br />- Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)<br />- No comércio de São Leopoldo ou na sede da CDL, Rua Marquês do Herval, 643, no Centro<br />- Polícia Rodoviária Federal Posto Scharlau<br /><br /> Esteio:<br />- Câmara de Vereadores de - Rua 24 de Agosto, 535, Centro. Contato: 3458-5020 ou 3458-5019<br />- Defesa Civil - Junto à Secretaria Municipal de Ações de Segurança Pública e<br />Trânsito (Smaspt), no Parque Galvany Guedes<br /><br /> Outros locais<br /><br />- A Rede de Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul -Informações sobre como<br />participar podem ser obtidas por meio do telefone 0800-5416000.<br /><br />Trensurb:<br />Nas 17 estações O que doar Alimentos não perecíveis, água, cobertores, colchonetes, produtos de higiene<br /></span></p></div>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-71734185888022647062011-01-13T04:53:00.000-08:002011-01-13T04:55:52.855-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>ACIDENTES NA RS-122 SE SUCEDEM</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">Seguidamente ocorrem acidentes na RS-122 que liga o município de Farroupilha a Flores da Cunha, Antônio Prado e outros na região da Serra. Os acidentes ou são provocados por imprudência, por defeito mecânico nos veículos ou por desatenção dos condutores. A estrada, com cerca de 20 quilômetros de declive, para quem se dirige no sentido Farroupilha a municípios localizados no nordeste do Estado, possui muitas curvas, e se o motorista não ficar atento, é acidente na certa. a quarta-feira um caminhão foi projetado contra um paredão de rochas às margens da rodovia, ficando seriamente danificado. O seu condutor, porém, salvou-se milagrosamente sofrendo apenas fraturas em uma das pernas e na bacia. O veículo transportava produtos químicos e parte da carga vazou. A rodovia será liberada nas duas pistas na tarde de hoje. Aproveitamos para lembrar aos motoristas que não conhecem a rodovia que fiquem atentos a sinalização e não ultrapassem da velocidade marcada nas placas. </span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>SETCERGS PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM BRASÍLIA</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">Viajou a Brasília para participar de audiência pública promovida pela ANTT o vice-presidente de Logística do SETCERGS Franck Woodhead. Durante a audiência, o dirigente sindical encaminhou proposta de equilíbrio econômico e financeiro dos contratos de concessão das rodovias federais, especificamente do Polo de Pelotas. Referente ao Polo de Pelotas o vice-presidente de Logística do SETCERGS ressalta que as distorções ao longo do tempo levaram a uma situação inaceitável, devido ao alto custo das tarifas e o baixo investimento na rodovia. Segundo ele, o correto é voltar ao status quo inicial da concessão e encerrar o contrato em 2013, argumenta.<br /></div></span>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-14600613303433060302011-01-11T03:19:00.000-08:002011-01-11T03:23:01.100-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>DETRAN QUER CARTEIRAS DE VOLTA</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">Dez mil motoristas gaúchos seguem circulando pelas cidades e estradas gaúchas com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa. O Detran já notificou duas vezes os faltosos para que entreguem as carteiras e somente 922 condutores atenderam a convocação. Nos próximos dias o Ministério Público encaminhará correspondência aos faltosos dando a última chance para que regularizem sua situação. A Brigada Militar, EPTC e a Polícia Rodoviária Federal atuarão em conjunto com o Ministério Público para recolher as habilitações dos infratores.</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>PROTETORES LATERAIS É OBRIGATÓRIO PARA CAMINHÕES</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">O Contran baixou Resolução tornando obrigatório a instalação de protetores laterais em todos os </span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">veículos de carga de grande porte com fabricação a partir de 1º de janeiro deste ano. O objetivo da exigência é minimizar a gravidade de acidentes envolvendo caminhões pesados, bicicletas, motos ou carros pequenos. De acordo com o Contram, a vantagem dos protetores laterais está, além da absorção da energia dos impactos em caso de colisão com veículos menores, na possibilidade de preservação da estrutura dos caminhões em caso de tombamentos e outros acidentes, com a proteção do tanque de combustível, diminuindo o risco de incêndios. O protetor lateral vai complementar o pára-choque traseiro. O Contran também publicou Resolução n. 326/09 que permite o uso de cavalo mecânico com tração 6x2 com fabricação antes de 21 de outubro de 2005 a continuar tracionando bitrens e reboques com peso bruto de 57 toneladas, medida que causou polêmica no setor. </span><span style="font-family:arial;">Por outro lado, já esta em vigor a Resolução do Contran que cria um novo sistema de identificação a partir de um adesivo que evidencia o número da placa e a origem do veículo. A medida atinge todos os veículos de transporte de cargas, reboques e semi-reboques com peso bruto total maior que 4.536 quilos. O adesivo auxiliar deverá ser colocado na traseira e nas partes tracionadas do veículo. O Contran recomenda a instalação o quanto antes para facilitar a vizualização dos dados. Os caminhões com finais de placas 1 e 2 tem prazo até 30 de setembro de 2011. <br /></span></div>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-49926422548228017212011-01-07T07:10:00.000-08:002011-01-07T07:13:29.159-08:00<div class="post-outer"><div class="post hentry uncustomized-post-template"><a name="785424269160643244"></a><div class="post-header"><div class="post-header-line-1"></div></div><div class="post-body entry-content"><div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>FESTA DO MOTORISTA EM VACARIA<br /></strong>Terá início nesta sexta-feira à noite com a tradicional tortelada a festa dos caminhoneiros em Vacaria, no Bairro Chácara das Palmeiras, sede social da Associação da categoria. Domingo haverá procissão motorizada e missa campal. A tarde vários shows com artistas contratados.<br /></span></div><div style="CLEAR: both"></div></div><div class="post-footer"><div class="post-footer-line post-footer-line-1"><div class="post-share-buttons"><span style="font-family:arial;"><strong>PORTO MUDA HORÁRIO</strong></span></div></div></div></div></div><div class="post-outer"><div class="post hentry uncustomized-post-template"><div class="post-body entry-content"><div align="justify"><span style="font-family:arial;">O Porto de Itajaí, em Santa Catarina, mudou o horário de atendimento a partir desta quarta-feira. A autarquia mantém o horário de verão, em turno único de seis horas ininterruptas, porém, o expediente será das 13 horas às 19 horas. Antes, era das 7h30 às 13h30. A alteração foi necessária devido a atividade portuária estar intimamente ligada a outros setores dos poderes públicos municipal, estadual e federal, muitos dos quais concentram suas atividades no período vespertino. Com a mudança de horário o atendimento estará mais sincronizados com o mercado e operando em horário compatível com outros órgãos públicos atrelados à atividade portuária. Já os serviços essenciais e a operação continuam operando em horário integral, com regime de plantão nos finais de semana e feriados</span>.</div><div style="CLEAR: both"></div></div><div class="post-footer"><div class="post-footer-line post-footer-line-1"><div class="post-share-buttons"></div></div><div class="post-footer-line post-footer-line-2"><span class="post-labels"></span></div><div class="post-footer-line post-footer-line-3"><span class="post-location"></span></div></div></div></div>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-52616811287351064872011-01-05T03:50:00.000-08:002011-01-05T03:52:12.755-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>EXPOSIÇÃO ITINERANTE DO SETCERGS</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">Uma mostra histórica do Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul está exposta no espaço cultural do saguão do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre e permanecerá á visitação pública até o final do mês. A mostra retrata através de fotos e objetos, a trajetória do transporte rodoviário no Estado, desde a época dos tropeiros no século 18. Os painéis explicam como se estruturaram os modais de navegação e ferrovias no Rio Grande do Sul e demonstram a evolução do modal rodoviário até os nossos dias.<br /></div></span>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-909789077894111912010-12-22T03:16:00.000-08:002010-12-22T03:19:27.967-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>CAMINHONEIRO SUGERE BALANÇA NA ROTA DO SOL</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">Caminhoneiros reclamam contra os próprios companheiros de estrada que estão trafegando pela Rota do Sol com excesso de peso, danificando a pista e possibilitando a ocorrência de acidentes.Um caminhoneiro de Carlos Barbosa, que não quis se identificar disse que todas as cargas procedentes de São Paulo pela BR-101, antes levadas pela BR-116 com destino a Caxias do Sul e região, passaram a ser transportadas pela nova rodovia. Além do aumento do número de caminhões bitrens eles estão transportando, principalmente, bobinas de ferro com peso acima do permitido.</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">- Cheguei a ver um caminhão levando sete bobinas, cada uma delas com cerca de 10 toneladas, totalizando 70 mil quilos o que não é permitido para uma rodovia como a Rota do Sol.Sugere a instalação de balança para coibir com os abusos na Rota do Sol.<br /></div></span>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-36025427078255040212010-12-21T02:52:00.000-08:002010-12-21T02:54:19.292-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>RS-122 A ESTRADA MAIS PERIGOSA DO RS</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">O perigo continua rondando ás estradas. A rodovia mais perigosa do Estado, a RS-122 registrou nesta segunda-feira acidente com o registro de morte do motorista de caminhão Raul Tartarotti. O caminhão que dirigia transportava várias toneladas de concreto para uma obra em Ipê.A provável causa do acidente pode ter sido mecânica, segundo um motorista que acabava de ser ultrapassado por Tartarotti. Depois de bater no guard rail foi contra o paredão de pedra morrendo esmagado.O caminhoneiro que era funcionário da Concresul, de Caxias é a 44ª vitima este ano na RS-122.Sem contar as mortes registradas nas últimas 24 horas, já morreram em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul em 2010 - 200 pessoas.</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>FURTO DE CAMINHÃO</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">Parou para almoçar e ao retornar seu caminhão havia sido levado pelos ladrões. A informação é do proprietário do veículo Wolksvagen, modelo 24220, ano 2007, cora branca, placas ITJ-0004 – de Ibiraiaras – Ângelo Miguél Cataplan.Segundo ele, seu motorista acabara de sair do setor de carregamento na empresa Brasilit em Esteio com uma carga de telhas e resolveu parar em um restaurante próximo para almoçar. Quando retornou o caminhão havia sumido.Qualquer informação liguem para o disque denúncia do DEIC 0800-510-4701.</span></div>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-83360111580507981652010-12-20T05:42:00.000-08:002010-12-20T05:44:38.942-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>OPERAÇÃO NATAL/ANO NOVO E RESTRIÇÃO PARA COMBINAÇÕES</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">A Polícia Rodoviária Federal já iniciou a Operação Fim de Ano. O trabalho irá se desenvolver até a meia-noite de 2 de janeiro de 2011 e o principal objetivo será a fiscalização do trânsito visando a prevenção de acidentes. Dessa forma, a ênfase será a fiscalização de infrações que podem causar acidentes ou potencializar suas consequências, tais como as ultrapassagens indevidas, o excesso de velocidade, os casos de embriaguez ao volante e o não uso do cinto de segurança. Os policiais também irão empregar radares e bafômetros para prevenir e reprimir condutas perigosas. Por se tratar de um período que engloba dois feriados próximos, Natal e Reveillon, e com o tradicional destino de muitas pessoas às praias, a atenção da PRF estará mais voltada à região litorânea. A freeway deve apresentar um expressivo aumento no fluxo de veículos em toda sua extensãoNa BR-101 para quem vai para Santa Catarina, os pontos mais críticos para a ocorrência de acidentes e de congestionamentos são os situados entre Itajaí e Balneário Camboriu, São José e Palhoça, Paulo Lopes e Garopaba e Laguna e Capivari de Baixo. Por isso, a atenção e o respeito às regras de trânsito serão fundamentais para a segurança no trânsito.Assim, a adoção de comportamentos adequados no trânsito garantem uma viagem segura para o motorista e para todos que transitam nas rodovias.</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>RESTRÇÕES</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">Visando também a diminuição no número de acidentes, mortes e feridos, a Polícia Rodoviária Federal adota a Restrição de Trânsito, que consiste na proibição de tráfego de veículos e cargas superdimensionadas nos horários e dias mais críticos do feriadão de fim de ano.As Combinações de Veículos de Carga e Combinações de Transporte de Veículos assim como Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas autorizados a circular portando ou não Autorização Especial de Trânsito, bem como o trânsito dos demais veículos portadores de AET (bitrens, rodotrens, treminhões, cegonhas, pranchas e etc), estão proibidos de transitar em trechos rodoviários de pista simples.A proibição deverá obedecer o seguinte dias e horários:Natal: 24, (sexta-feira) das 06:00 às 12:00; Dia 26, (domingo) das 16:00 às 22:00Ano Novo: 31, (sexta-feira) 06:00 às 12:00 e Dia 2 de janeiro (domingo) 16:00 às 22:00.<br /><br /> </span></div>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-89823617815091078192010-12-17T06:46:00.000-08:002010-12-17T06:47:01.873-08:00<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>MUDANÇAS QUE TORNARÃO MAIS CAROS OS CAMINHÕES DE CARGA</strong></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:arial;">São cinco ás medidas que entrarão em vigor em diferentes datas, até 2014 para melhoria do transporte de cargas no Brasil. Melhorarão a segurança e reduzirão prejuízos ao meio ambiente – mas, em certas atividades, deixarão o caminhão novo até 30% mais caro do que hoje. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:arial;">O preço de um conjunto cavalo trator + bitrem, hoje em cerca de R$ 470 mil, vai passar de R$ 607 mil em 2014 (sem contar a inflação). Isto é, 30% a mais. Será esse o impacto financeiro de um conjunto de leis e resoluções para o Transporte Rodoviário de Cargas, e que entrarão em vigor até lá, algumas já em 2011. Os 30% incluem a volta do IPI de 5% dos caminhões, que não foi cobrado nos últimos tempos. <o:p></o:p></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:arial;">As exigências de cavalos com tração 6x4 para puxar bitrem e de protetor lateral para implementos são as primeiras novidades e vão significar 10% a mais no valor do cavalo trator e cerca de R$ 3.500 em cada carreta. Elas começam a valer já em 1º de janeiro de <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><st1:metricconverter productid="2011. A">2011. A</st1:metricconverter> partir de 1º de abril, as montadoras terão que entregar veículos novos com dispositivos antifurtos. Mais R$ 2.500 no preço do cavalo e em cada implemento – bitrens ou rodotrens terão três rastreadores obrigatórios.<o:p></o:p></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:arial;">Em 2013, 40% dos cavalos tratores e das carretas produzidas no Brasil terão de dispor de freios ABS. Todas estas medidas visam o combate ao roubo de veículos e de carga, a redução de danos ao meio ambiente e, principalmente, o aumento da segurança no trânsito. Já são aplicadas há muitos anos na Europa e nos Estados Unidos, mas sua necessidade por aqui divide opiniões entre transportadores e até nas montadoras. <o:p></o:p></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:arial;">A verdade é que o Brasil está atrasado nesse aspecto, mas a forma gradual de colocar em prática as medidas previstas é melhor que nada.<o:p></o:p></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-size:180%;"><span style="font-family:Arial;"><span style="mso-spacerun: yes"> </span><o:p></o:p></span></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><o:p><span style="font-family:Arial;font-size:180%;"> </span></o:p></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><o:p><span style="font-family:Arial;font-size:180%;"> </span></o:p></p>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-77948435187815541652010-12-15T05:34:00.000-08:002010-12-15T05:35:46.710-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>AUMENTA OS CUSTOS DO SEGURO OBRIGATÓRIO PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">A Superintendência de Seguros Privados elevou o preço do seguro obrigatório (Dpvat) pago pelos donos de carros de passeio, táxis, motos, ônibus, micro-ônibus, caminhões e tratores. Os novos preços valem a partir de 1º de janeiro de 2011. Para os veículos de passeio, táxis, motos, caminhões e tratores o aumento foi de 7,83%. Para os ônibus e micro-ônibus, de 15,04%. Segundo nota do Conselho Nacional de Seguros Privados, "a proposta de revisão das tarifas baseou-se em estudos atuariais que refletem o expressivo aumento na sinistralidade, em especial das indenizações pagas em decorrência de ações na Justiça". O CNSP ressalta "que não houve reajuste em 2010 e que os valores referentes às categorias 3 e 4 tiveram reduções em 2008" (o valor reduzido foi mantido em 2009). Mesmo com o aumento aprovado pelo CNSP para essas categorias, "o valor nominal ainda é inferior ao vigente em 2007", diz a nota. As indenizações pagas nos casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas em decorrência de acidentes de trânsito permaneceram inalteradas: R$ 13,5 mil (morte); até R$ 13,5 mil (invalidez permanente) e até R$ 2.700 (despesas médicas). Além dos valores do Dpvat será cobrada a taxa de R$ 4,15 para cobrir o custo da emissão e da cobrança da apólice ou do bilhete de seguro (neste ano o valor foi de R$ 3,90, ou seja, haverá aumento de 6,41%). Além disso, há ainda a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O Dpvat indeniza vítimas de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre (não inclui trens, barcos, bicicletas e aeronaves, pois os acidentes envolvendo esses veículos não são indenizados pelo seguro). No Estado de São Paulo, o seguro obrigatório tem de ser pago com a cota única do imposto (em janeiro ou em fevereiro, para quem optar pelo pagamento à vista, respectivamente, com ou sem o desconto de 3%) ou com a primeira parcela (em janeiro, para quem optar pelo parcelamento). Quem deixar de pagar o seguro obrigatório não poderá licenciar o veículo. Sem o licenciamento, o veículo poderá ser apreendido em bloqueios de trânsito e em caso de acidente. NOVOS VALORES PARA 2011 Categoria 1 - Automóveis particulares - R$ 96,63 (neste ano, R$ 89,61) Categoria 2 - Táxis e carros de aluguel - R$ 96,63 (R$ 89,61) Categoria 3 - Ônibus, micro-ônibus e lotação com cobrança de frete (urbanos, interurbanos, rurais e interestaduais) - R$ 390,84 (R$ 339,74) Categoria 4 - Micro-ônibus com cobrança de frete mas com lotação não superior a dez passageiros e ônibus, micro-ônibus e lotações sem cobrança de frete (urbanos, interurbanos, rurais e interestaduais) - R$ 242,33 (R$ 210,65) Categoria 9 - Motocicletas, motonetas, ciclomotores e similares - R$ 274,06 (R$ 254,16) Categoria 10 - Máquinas de terraplanagem e equipamentos móveis em geral, quando licenciados, camionetas tipo picape de até 1.500 quilos de carga, caminhões e outros veículos - R$ 101,13 (R$ 93,79).</span></div>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-47996036276276276662010-12-10T04:28:00.000-08:002010-12-10T04:34:26.936-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>INMETRO PRORROGA PRAZO PARA AFERIÇÃO DO CRONOTACÓGRAFO</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">Instituto divulgou neste mês portaria que determina novas datas para certificação do cronotacógrafo em veículos que transportam cargas em geral. Saiba como e onde realizar a selagem e verificação obrigatóriaO Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) prorrogou o prazo para a verificação do cronotacógrafo em veículos que transportam cargas em geral. Todos os caminhões que realizam o transporte de cargas são obrigados a fazer a aferição. A Portaria 462 determina novas datas com base no final da placa, conforme a tabela abaixo:<br />Placa Final do mês</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">0 Dezembro/2010</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">1 Janeiro/2011</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">2 Fevreiro/2011</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">3 Março/2011</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">4 Abril/2011</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">5 Maio/2011</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">6 Junho/2011</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">7 Julho/2011</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">8 Agosto/2011</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">9 Setembro/2011<br />Antes, todos os veículos da categoria deveriam apresentar certificado de aferição até dia 31 de dezembro.A nova determinação é uma resposta a reivindicações do setor de transportes, que tem encontrado dificuldades em realizar os serviços de aferição, pela escassez e distância de postos autorizados.O Certificado de Verificação Metrológica em cronotacógrafos já é obrigatório desde 2009 em veículos-tanque de transporte de produtos perigosos, veículos escolares e coletivos de passageiros em geral, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.O cronotacógrafo é um instrumento que registra a velocidade, o tempo e a distância percorridos por um veículo em seu deslocamento. As informações registradas permitem o monitoramento do veículo, e são aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução.A análise e controle dessas informações têm como objetivo ajudar na redução de acidentes no trânsito.<br /></span></div>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-40606145228452903992010-12-09T14:40:00.000-08:002010-12-09T14:44:37.175-08:00<p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;"><strong>SILVANO É REELEITO PRESIDENTE DO SETCERGS</strong></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 0cm 6pt" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS) realizou na quarta-feira, dia 08 de dezembro, na sua sede, em Porto Alegre, a eleição para eleger a futura Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes junto à FETRANSUL. O atual presidente José Carlos Silvano, encabeçou a chapa única eleita para dirigir o SETCERGS no período de 01 de janeiro de </span><?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><st1:metricconverter productid="2011 a"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">2011 a</span></st1:metricconverter><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;"> 31 de dezembro de 2012.</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Fundado no dia 05 de agosto de 1959, o Sindicato tem participado diretamente das grandes decisões nacionais que envolvem as atividades de transporte.</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Centro de convergência das questões empresariais do transporte de cargas do Rio Grande do Sul, o SETCERGS congrega em torno de si as empresas de transporte rodoviário, transporte multímodal e operadores de logística.</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">A Entidade nasceu sob a égide do sistema sindical brasileiro, visando representar os interesses dos transportadores de carga. A evolução das atividades empresariais e do modelo de representação empresarial conferiram múltiplas funções ao SETCERGS. Ampliaram-se as relações com as autoridades, em todos os níveis do executivo, assim como, com a classe política. A representação também se estendeu a outras entidades empresarias. Por sua tradição e força econômica, o setor tem, através do SETCERGS, acesso e voz ativa em todos os segmentos da sociedade onde os transportadores necessitam atuar.</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><b><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Gestão 2011/2012</span></b><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><b><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Diretoria Executiva</span></b><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><b><u><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Presidente</span></u></b><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">: </span><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">José Carlos Silvano – Roma Sul Transportes Rodoviários Ltda</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><b><u><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Vice-Presidente de Transporte</span></u></b></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Jaime Krás Borges – Transportadora Minuano Ltda.</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><b><u><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Vice-Presidente de Logística</span></u></b></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><b><u><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;"></span></u></b><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;"></span><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Frank Woodhead – Cranston Transportes Integrados Ltda.</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><b><u><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Diretor-Secretário</span></u></b></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Luiz Carlos Stefani – Henrique Stefani & Cia Ltda</span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><b><u><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Diretor-Financeiro</span></u></b><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;"> – </span><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Leandro Bortoncello – Transportadora Transmiro Ltda</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><b><u><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Diretoria Efetiva</span></u></b><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Afrânio Rogério Kieling – LKM Logística Ltda</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Elso Krüger – Expresso Conventos Ltda.</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Francisco C. G. Cardoso – Interlink Transportes Internacionais Ltda</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Eduardo Eichenberg – Transeich Assessoria e Transportes Ltda.</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Renato Matos Vitória – Rápido de Transportes Tubarão Ltda.</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Valmor Scapini – Scapini Transporte e Logística Ltda.</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Plínio Fraccaro – Transcontinental Logística S/A</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Delmar Roque Albarello – Troca Transportes Ltda.</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Antônio Bebber – Transportes Bebber Ltda.</span><span style="font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;"><o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Sérgio Luiz Fleck – Flexsil Sistema Sul Brasileiro de Transporte, Armazenagem e Distribuição Ltda.</span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;"></span><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Moacir Silveira da Silva – Transportes Silveira Gomes Ltda.</span><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Marcelo da Silva – Guterres Comércio de Combustíveis Ltda.</span><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Ademar Elói Luft – Transportes Luft Ltda.</span><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">José Carlos Becker – Transportes Transamil Ltda.</span><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Daniel Raupp Trajano – Raupp Transportes Rodoviário Ltda.</span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;"></span><b><u><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Conselho Consultivo</span></u></b></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><b><u><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;"></span></u></b><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Sérgio Gonçalves Neto – MS Express Serviços e Táxi Aéreo Ltda.</span><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Alberto Eugênio Kieling – Kieling Multimodais de Transportes Ltda.</span><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Manoel Renê Mesquita – Modular Transportes Ltda</span><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Mauro Dalla Valle – Dalla Valle Transportes </span><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Pedro Antônio Teixeira – Planalto Transportes Ltda.</span><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Vilmar Lizot – Transportes Panazzolo Ltda</span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;"></span><b><u><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">Delegados Representantes junto à FETRANSUL</span></u></b></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; MARGIN: 0cm 9pt 0pt 0cm" class="ecxmsonormal"><b><u><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;"></span></u></b><span style="font-family:Arial;color:#2a2a2a;">José Carlos Silvano - Roma Sul Transportes Rodoviário Ltda.</span><span style="mso-ansi-language: EN-US;font-family:Arial;color:#2a2a2a;" lang="EN-US" >Frank Woodhead - </span><st1:city><st1:place><span style="mso-ansi-language: EN-US;font-family:Arial;color:#2a2a2a;" lang="EN-US" >Cranston</span></st1:place></st1:city><span style="mso-ansi-language: EN-US;font-family:Arial;color:#2a2a2a;" lang="EN-US" > Transportes Integrados Ltda</span><span style="mso-ansi-language: EN-US;font-family:Tahoma;color:#2a2a2a;" lang="EN-US" ><o:p></o:p></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><span style="mso-ansi-language: EN-US" lang="EN-US"><o:p><span style="font-family:Arial;font-size:180%;"></span></o:p></span></p>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-87736159819333249652010-12-09T02:53:00.000-08:002010-12-09T02:55:20.263-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>MOTORISTAS QUEREM MELAHORIAS NO POSTO FISCAL EM VACARIA</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">Os motoristas que são obrigados a entrar no pátio onde está instalado o Posto Fiscal do ICMS, na BR-116 em Vacaria, divisa com Santa Catarina, não sabem mais a quem recorrer para sanar os problemas existentes no piso de concreto, completamente danificado e cheio de buracos.As enormes crateras no piso tem ocasionado danos mecânicos, inclusive pneus.A precariedade no local vem se agravando de tal sorte que está se tornando quase que impossível ingressar na área de estacionamento para a fiscalização dos veículos, declarou um motorista que não quis se identificar.A responsabilidade da melhoria na área de estacionamento do Posto Fiscal é da Secretaria da Fazenda.</span></div>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-17850388601021557222010-12-08T04:58:00.000-08:002010-12-08T07:26:27.307-08:00<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:Tahoma;"><strong><span style="font-family:arial;">23º. CONCURSO DE JORNALISMO - ENTREGA DE PRÊMIOS</span></strong></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:Tahoma;">O roubo de cargas continua sendo um dos problemas graves e de difícil tratamento na atualidade. As empresas do setor lutam contra este mal que ameaça as operações da melhor forma possível, mas não adianta o setor empresarial se armar ou transformar seus veículos em fortalezas ambulantes para combater o roubo de cargas. Além disso, as nossas estradas e os preços dos pedágios em nada contribuem para melhoria do setor. </span><span style="font-family:Tahoma;">O comentário foi feito pelo presidente do Setcergs, José Carlos Silvano após a entrega de prêmios a cinco jornalistas da Capital, participantes do 23º. Concurso de Jornalismo, promovido pela entidade, na noite desta terça-feira. </span><span style="font-family:Tahoma;">O roubo de cargas tem sido assunto permanente nas entidades representativas do setor. O trabalho policial na resposta ao roubo de cargas tem surtido efeito benéfico, com a redução do número de ocorrências e dos prejuízos com o roubo. Mas, é preciso fazer mais, disse Silvano. A ação dos bandidos é uma chaga que deve ser extirpada do transporte brasileiro e o Estado deve olhar com mais atenção para suas obrigações frente aos contribuintes, afim de que as empresas de transporte não tenham mais que investir 15% de seu faturamento em média nas ações de gerenciamento de risco, afirmou o líder sindical dos transportadores de cargas do Rio Grande do Sul. </span><span style="font-family:Tahoma;">José Carlos Silvano lembrou que o transporte de cargas é o que mais recolhe impostos neste país, por isso os governos têm que, pelo menos cumprir o que está na Constituição: promover a segurança para todos. Prestigiaram a entrega de prêmios do 23º. Concurso de Jornalismo do Setcergs, a senadora eleita Ana Amélia Lemos, que abriu a solenidade com uma palestra, o presidente da ARI, jornalista Ercy Pereira Torma, Vereador Nedel da Câmara da Capital, diretoria do Setcergs e convidados.<span style="TEXT-TRANSFORM: uppercase"><?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></span></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:Tahoma;">Foram premiados os trabalhos dos jornalistas:<o:p></o:p></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:Tahoma;">Denise Saueressig – Revista Granja<o:p></o:p></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:Tahoma;">Emílio Pedroso – a melhor foto – jornal Zero Hora<o:p></o:p></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:Tahoma;">Francisco Amorim – melhor reportagem – Zero Hora<o:p></o:p></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:Tahoma;">Nestor Tipa Júnior – rádio – Rádio Gaúcha<o:p></o:p></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:Tahoma;">E Caroline Aguaidas – reportagem em TV – SBT.<o:p></o:p></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:Tahoma;"><o:p><span style="font-size:180%;"></span></o:p></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:Tahoma;"><o:p><span style="font-size:180%;"></span></o:p></span></p><span style="font-family:Tahoma;"><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><br style="mso-special-character: line-break"><br style="mso-special-character: line-break"></p></span>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-66912357937007539582010-12-07T04:28:00.000-08:002010-12-07T04:30:07.737-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"></span><span style="font-family:arial;"><strong>GOVERNO VAI REASSUMIR ESTRADAS</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">O Governo Federal vai reassumir os 1.600 quilômetros de estradas que estavam sob a responsabilidade do Estado do Rio Grande do Sul, nas mãos das empresas concessionárias.O anúncio foi feito no dia passado após encontro do governador eleito Tarso Genro em Brasília com o Planalto.Apesar de a análise técnica ainda não ter sido concluída, interlocutores do Planalto anteciparam ao governador eleito o parecer favorável pela retomada das rodovias. Na prática, a União assumiria a fiscalização dos polos aos quais as estradas estão atreladas até 2013. Tarso Genro prometeu que ao final dos contratos a situação das estradas concedidas vai mudar.<br /> </span></div>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-46056544725135225052010-12-06T07:55:00.000-08:002010-12-06T07:57:06.244-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;color:#000000;"><strong>PRF REALIZA SEMINÁRIO</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">A Polícia Rodoviária Federal estará realizando na próxima terça-feira, dia 14, das 8,30 ás 17h, o Seminário de Apresentação do Programa de Redução de Mortos e Feridos, nas rodovias federai.Local: Auditório do SEST/SENAT, Av. José Aloísio Filho, Bairro Humaitá, em Porto Alegre.A abertura será feita pelo Superintendente Regional do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, José Altair Gomes Brites.</span></div>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-61770932723242957032010-12-05T07:19:00.000-08:002010-12-05T07:22:21.846-08:00<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:Arial;"><strong>PROJETO ALTERA SISTEMA NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS</strong></span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="font-family:Arial;">A Câmara dos deputados estuda P<span style="FONT-FAMILY: Arial">rojeto de Lei que obriga proprietários de veículos transportadores rodoviários de carga a contratar seguro contra danos materiais provocados a terceiros</span><strong><span style="FONT-FAMILY: Arial; FONT-WEIGHT: normal; mso-bidi-font-weight: bold">. A proposta</span></strong> define que o seguro deverá ter cobertura mínima equivalente ao valor de mercado do veículo de transporte. “O objetivo é garantir o pagamento de indenizações em casos de acidentes. O seguro oferecerá tranquilidade à significativa parcela da sociedade que todos os anos têm seus veículos afetados por. Atualmente, a contratação desse tipo de seguro é facultativa. Com isso, a proposta altera o Decreto-Lei que trata do Sistema Nacional de Seguros Privados.</span></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p><span style="font-family:Arial;"><strong>DICAS PARA COMPRAR CAMINHÃO USADO</strong></span></o:p></p><p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: Arial">Por ser um instrumento de trabalho de alto valor agregado, comprar um caminhão requer muito critério e atenção</span><span style="font-family:Arial;">. O comprador de um caminhão usado deve avaliar seu estado mecânico, itens de segurança e conforto para assim poder realizar o transporte de cargas de maneira segura e eficiente. </span><span style="font-family:Arial;">Por isso é bom seguir as seguintes dicas: </span><strong><span style="FONT-FAMILY: Arial; FONT-WEIGHT: normal; mso-bidi-font-weight: bold">Dê</span></strong><span style="font-family:Arial;"> preferência a lojas especializadas ou concessionárias com tradição no mercado; </span><span style="font-family:Arial;">Verifique se o revendedor oferece garantia por escrito e se conta com oficina própria para executar eventuais reparos; </span><span style="font-family:Arial;">Tome nota da procedência do cavalo mecânico e procure saber que tipo de serviço ele fazia quando estava em operação, pois veículos que trabalham com materiais leves têm menor desgaste; </span><span style="font-family:Arial;">Observe com atenção as condições dos pneus, lataria, chassi, motor, parte interna do caminhão, que pode revelar a falta de cuidado do antigo motorista. </span><span style="font-family:Arial;">Cheque a suspensão. Desgaste excessivo nas molas e junções aponta para a falta de manutenção; </span><span style="font-family:Arial;">Analise o estado do motor e das válvulas, freio, embreagem e caixa de câmbio; </span><span style="font-family:Arial;">Dê preferência aos caminhões com pintura original, tanto de cabine como do chassi. Verifique se o caminhão possui as plaquetas de identificação do chassi, do motor, da cabine e os selos d’água com o número do chassi; </span><span style="font-family:Arial;">Se o caminhão é de São Paulo, fique atento se o veículo traz o selo de aprovação da Inspeção Veicular Ambiental; </span><span style="font-family:Arial;">Finalmente, compare modelos semelhantes em motorização e carroceria. Seguindo estas dicas, você não entrará em fria.</span></p>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-172274286746876182010-12-03T04:10:00.000-08:002010-12-03T04:12:31.749-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>PONTE DO JACUÍ É REABERTA AO TRÁFEGO</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">Foi reaberta ao tráfego no dia passado a ponte sobre o Rio Jacuí na RSC-287 em Restinga Seca e Agudo, reconstruída após ter sido parte dela levada pela enchente em janeiro deste ano.A ponte que tem uma extensão de 423 metros é a principal ligação da região com a capital do Estado.Na reabertura da ponte houve homenagem as cinco pessoa que foram vitimadas quando a estrutura antiga ruiu pela força das águas, entre ela o vice-prefeito Hilberto Boek. Um ato ecumênico foi realizado na cabeceira da ponte celebrado pelo bispo dom Hélio Adelar Rubert.<br /><strong>PRÓXIMO FIM DE SEMANA FESTAS DE MOTORISTAS NO INTERIOR</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">Tem início segunda-feira a programação da grande festa de São Cristóvão e dos Motorista em Garibaldi que culminará no próximo domingo, dia 19 com carreata, Missa Campal, almoço de confraternização e shows com a participação de artistas contratados.</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>ANTÔNIO PRADO</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">Na cidade de Antônio Prado também haverá festa no próximo fim de semana, dias 17 e 18, promovida pela Associação dos Motoristas.Na sexta-feira haverá assembléia para escolha da nova diretoria na AABB e almoço. No sábado, Procissão motorizada com benção dos veículos. As 18,45h missa na Igreja Matriz, seguindo jantar e baile</span>.</div>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-30321635064569516262010-12-02T03:34:00.001-08:002010-12-02T03:37:56.021-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>SETCERGS - PPP DA ERS 010 "É UM ABSURDO"</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul, através de manifestação assinada pelo seu presidente José Carlos Silvano, veio a público no dia passado para classificar de absurdo o Projeto de Parceria Público Privada que trata da ERS 010.Além disso, Silvano esclarece que a rodovia se for construída será flagrantemente a mais cara de todas pois, além de receber R$ 77 milhões por ano de recursos públicos, arrecadará pedágio a partir do segundo ano, para uma obra que será concluída em oito anos. Adianta ainda, que se o Estado pode “patrocinar” R$ 77 milhões ano em favor da concessionária, ou seja 1 bilhão e 600 milhões em 20 anos, o argumento de que o estado não tem dinheiro para fazer a rodovia é frágil e não convincente. Para o presidente do Setcergs, com estes valores o Estado faz a obra com menor custo e sem a necessidade de pedágio. Por fim, afirma o líder sindical: "não somo contra a livre iniciativa, mas, sim, contra a iniciativa livre e desmedida dos outros”.</span></div>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-75772482576795978922010-11-30T07:55:00.000-08:002010-11-30T07:58:15.732-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>ALERTA SOBRE E-MAIL FALSOS</strong></span><br /><span style="font-family:arial;">O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) alerta aos usuários que NÃO ENVIA NOTIFICAÇÕES DE INFRAÇÕES DE TRÂNSITO POR MEIO ELETRÔNICO, ou seja, (e-mail).As notificações são enviadas somente pelos correios, com Aviso de Recebimento (AR) que devem ser assinados pelos responsáveis, conforme prevê a legislação vigente. Assim, caso o usuário receba e-mail dessa natureza, deve desconsiderá-lo. O DAER informa ainda que, em caso de dúvidas, a consulta de infrações de trânsito pode ser feita, pela placa do veículo, no site do DETRAN: </span><a href="http://www.detran.rs.gov.br/"><span style="font-family:arial;">www.detran.rs.gov.br</span></a><span style="font-family:arial;">.<br /></div></span>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4120476416819628132.post-55473252399459739262010-11-29T04:46:00.000-08:002010-11-29T05:05:04.135-08:00<div align="justify"><span style="font-family:arial;"><strong>FIM DE PRAZOS</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">Termina amanhã, dia 30, o prazo limite para o recadastramento do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas, conforme o cronograma estabelecido pela ANTT.Os registros terminados com o número 9, tem até hoje, portanto, para serem recadastrados.A partir de amanhã, primeiro de dezembro, os que não estiverem com o registro em dia serão multados em valores que variam entre R$ 550,00 a R$ 5.000,00.Para dezembro, último mês do escalonamento são convocados todos os proprietários de caminhões com registros, cujo final seja “0”.A Agência Nacional de Transporte não prorrogará o prazo para o recadastramento e passa a considerar irregulares, perante aquele órgão, todos os veículos que não se colocarem em dia.<br /><strong>POSSE DE DIRETORIA</strong></span></div><div align="justify"><span style="font-family:Arial;">Tendo por local a sede do SEST/SENAT, em Porto Alegre, tomou posse na última sexta-feira, 26, a nova diretoria da Fecam - Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Eleito por consenso dos 16 sindicatos filiados, Éder Dal'Lago assume a presidência pela terceira vez, na vice-presidência André Costa, Diretor Financeiro, Armando Brocco e como Diretores Administrativos, Waldemar Siqueira Borges e José Walmir Tomazi.</span></div><div align="justify"><span style="font-family:arial;">Durante seu discurso, Éder Dal'Lago lembrou a figura de "um gande amigo e insetivador, Mariano Costa, ex-presidente da Federação dos Taxistas, falecido em dezembro de 2008. Disse que o grande desafio da nova diretoria é dar início no próximo a construção da Casa do Caminhoneiro, obra projetada em uma área de 45 mil m² que contará com salas para atendimento médico-odontológico-ambulatorial, central de fretes, salas para treinamento, auditório e praça de alimentação. Prestigiaram o ato, os presidentes da Federação das Empresas de Trabnsporte de Cargas do Rio Grande do Sul, Paulo Caleffi, presidente do Sindicato das Empresas de Trabsporte de Cargas do Rio Grande do Sul, José Carlos Silvano, preisidentes dos 16 sindicatos filiados a Fecam, representantes do Detran, Polícias Rodoviárias e Secretaria da Segurança Pública.</span></div>Francisco Appiohttp://www.blogger.com/profile/07636875294438753144noreply@blogger.com0