quarta-feira, 1 de julho de 2009

TRANSPO-SUL FOI ABERTA PARA UM GRANDE PÚBLICO
Como vinha sendo noticiado, foi aberta nesta quarta-feira, a 11ª. Transpo-Sul – Feira e Congresso de Transporte e Logística com as presenças do vice-govenador do Estado, Paulo Feijó, prefeito José Fogaça, e representando a Assembléia Legislativa o deputado Francisco Appio. Durante três dias os empresários do transporte rodoviário de cargas terão oportunidade do contato com o mercado consumidor. A Transpo-Sul conta com a presença de empresários e gestores do transporte de cargas, logística, transporte de passageiros e transportadores autônomos.
A Transpo-Sul realiza-se no pavilhão de eventos da Fiergs. Flávio Benatti, presidente da CNT – Associação Nacional dos Transportes, Pedro Lopes, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina, Luiz Alberto Mincaroni, presidente da ABTI – Associação Brasileira de Transportadores Internacionais e Paulo Caleffi, presidente da Fetransul – Federação dos Transportadores de Cargas do Rio Grande do Sul e José Carlos Silvano, presidente do SETCERGS foram algumas das lideranças do setor de transportes que prestigiaram a abertura da 11ª. Transpo-Sul.
O vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Francisco Appio destacou no seu discurso aos empresários e autoridades presentes o esforço do setor para superar os obstáculos naturais, como estradas esburacadas de um lado ou fortemente taxadas de outro, nas rodovias concedidas. "O caminhão transporta excesso de carga tributária, que tira o sono e a saúde do condutor e o dinheiro do bolso do empresário".
Appio citou o caso dos transportadores autônomos, categoria que defendo há 30 anos. "Eles têm problemas de saúde, sofrem a concorrência desleal do mercado predatório da terceirização do frete, além de serem vítimas frágeis de assaltos e da própria Lei", disse.
Denunciou o injusto "castigo" imposto ao motorista de Lagoa Vermelha, preso incomunicável por 24 dias em São Paulo pelo poprte de uma arma na cabina do caminhão, adquirida para proteger sua mulher e neta que o acompanhavam. Aproveitando a presença do deputado federal Pompeu de Matos, o vice-presidente da Assembléia elogiou seu empenho na tentativa de que haja uma revisão do Estatuto do desarmamento. " Votamos contra este Estatuto, fomos apenas 88 deputados federais que votamos contra este monstrengo que precisa ser revisado", afirmou. O deputado afirmou que no Referendo das Armas "provamos que a Lei desarma gente boa e fortalece a bandidagem. É um equívoco, pois não veio para diminuir a violência e sim para fortalecer os movimentos dos Sem Terra, reprimidos pelos proprietários rurais". Na abertura oficial da Transpo-Sul, Appio não perdeu a oportunidade de criticar os pedágios privados que cobram muito e retornam pouco. Citou a grave situação dos motoristas de Vacaria, após 10 anos de cobrança de pedágios injustos e de ratifa cheia por pequenas distâncias, fez um alerta contra o movimento de bastidores pela prorrogação e indenização indecorosa e indevida.
"Se alguém deve, são os pedágios e as empreiteiras que cobram altos preços e investem pouco nas rodovias, com a complacência do Poder Concedente. Aponto como verdadeiro deboche a retirada do ar, no site do DAER, das planilhas de despesas, para confundir a fiscalização pela sociedade", concluiu.
PainéisTemáticos:
• O Transporte Rodoviário de Cargas como fator estratégico para o desenvolvimento do país;
• Cenário econômico:
Perspectivas e oportunidades na visão da indústria, comércio, transporte, varejo e serviços • Os desafios logísticos do Rio Grande do Sul. PalestrasTécnicas
• Conhecimento Eletrônico – CT-e– interface e considerações práticas.
• O Desafio da Gestão de Pessoas em Empresa Provedora de Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos - Case da DHL / ADP.
• Comportamentos organizacionais e o papel do líder de alto desempenho.
• Momento atual do mercado europeu: Utilização de tecnologia e automação RFID.
• A convergência das tecnologias de monitoramento: logística, segurança e telemetria • Terminais Logísticos e Centros de Distribuição • Gestão de Custos em Transportadoras e Operadores Logísticos. • Revisão dos Processos Logísticos sob a ótica da segmentação e de nível de maturidade. Case de Logística da Suspensys Grupo Randon.
A palestra-show
Considerado o maior ilusionista da atualidade, Issao Imamura mostrará sua técnica e conhecimentos aos congressistas da 11ª Transpo-Sul. A palestra-show “A magia da inovação” encerrará a programação do Congresso às 19 horas do dia 03 de julho. Pioneiro Issao Imamura mostra a empresários de vários segmentos que, para alavanca sua participação no mercado, as empresas precisam desenvolver seus funcionários com estratégias, treinamentos, imersões e workshops criativos.
O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS COMO FATOR ESTRATÉGICO PARA O PAÍS
O primeiro painel temático do Congresso da 11ª Transpo-Sul reuniu as principais lideranças do setor de transporte rodoviário de cargas nacional. O tema “O Desafio Rodoviário de Cargas como fator estratégico para o desenvolvimento do país” teve como debatedores os presidentes Antônio Siqueira (SETCEB/ BA); Eduardo Rebuzzi (FETRANSCARGA/RJ); Flávio Benatti (NTC & Logística e FETCESP), Pedro Lopes (FETRANCESC/SC) e o representante da FETRACAN),Jorge do Carmo Ramos. Com a mediação do presidente da FETRANSUL, Paulo Vicente Caleffi, este painel possibilitou breves manifestações do tema em pauta. Eduardo Rebuzzi versou sobre o planejamento urbano no Brasil e a falta de interface com as necessidades logísticas. Já o presidente da NTC & Logística conclamou da necessidade de um plano de renovação de frota, apontando que a média dos veículos das empresas é de 18 anos e dos autônomos 22. Neste sentido, Flávio Benatti entende que a inspeção veicular precisa ser voltada para a mesma visão. Também desmistificou que o Brasil é rodoviarista. “60% da carga é pelo modal rodoviário, mas os trechos de curtas distâncias são 100% pelo modal rodoviário”, exemplificou. Benatti se queixou das legislações sobrepostas para o transporte de produtos perigosos. “Precisamos fazer as leis com responsabilidades. Muitas vezes a legislação é feita por quem desconhecem a realidade e as necessidades do setor.
Afirmou ainda que o governo precisa ver a atividade de transporte rodoviário de cargas como estratégico para o desenvolvimento econômico. “Enquanto em outros países o transporte é tratado como fator de desenvolvimento, aqui no Brasil somos maltratados” declarou o presidente da NTC & Logística.
Cooperativa de Crédito
Usando seu espaço neste debate, o presidente da FETRANCESC, Pedro Lopes começou lembrando que Santa Catarina tem 1% do território nacional, mas representa 8% do PIB. “O nosso estado tem seis portos, mas há problemas em infraestrutura, roubo de cargas, ICMS, pedágios, entre outros” assinalou. Pedro Lopes destacou a Cooperativa de Economia e Crédito Mutuo dos Empresários do Transporte (Transpocred), a primeira cooperativa empresarial do Brasil, atualmente com 900 sócios e que fechará 2009 com capital de 12 milhões. “Trata-se de uma ferramenta voltada para a gestão dos custos das empresas”, exaltou. O segundo painel temático do Congresso na 11ª Transpo-Sul acontece nesta quinta-feira, 02, a partir das 14h30min, abordando o tema “Cenário Econômico: Perspectivas e oportunidades na visão da Indústria, Comércio, Transporte, Varejo e Serviços. Participam desse debate mediado por Lasier Martins, representantes da FECOMÉRCIO, FENABRAVE, FEDERASUL, FETRANSUL, FIERGS e FCDL.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TRANSPORTADORES INTERNACIONAIS - ABTI – SE ALIA A CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA A GRIPE “A”.
O problema da gripe “A”, também conhecida como “gripe suína” que já tem vitimado várias pessoas, vem sendo combatida com todas as armas disponíveis pelos órgãos de saúde do estado.A ABTI, Associação Brasileira de Transportadores Internacionais, está entrando na campanha de esclarecimento aos motoristas de cargas internacionais na fronteira do Brasil com a Argentina, pelo Porto Seco de Uruguaiana, segundo seu presidente Luiz Alberto Mincarone.Mincarone disse que a ABTI já está integrada com a ANVISA e outras entidades para fazer “um trabalho forte de conscientização junto aos caminhoneiros, primeiro na prevenção para que ele saiba como previnir, não entrar em ambientes fechados, etc., e segundo, ao sentir o sintoma que ele seja atendido o mais rápido possível. Que ele não tente ir até em casa com o sintoma”.
POLÍCIA CAMINERA
Luiz Alberto Mincarone explicou ao SOS Caminhoneiro que diversos contatos foram feitos a nível de governo entre Brasil e Argentina, através do Itamarati. De acordo com o presidente da ABTI, nos contatos anteriores feitos diretamente com as autoridades argentinas a respeito do tratamento dado aos motoristas brasileiros, não houve sucesso. “Achamos que o assunto deve ser tratado a nível de governo com a participação do Itamarati para que haja um basta na exploração dos motoristas que são abordados e achacados injustamente”.Outra medida importante, segundo Mincarone, é a internalização na Argentina do acordo de pesos e medidas do Mercosul, que uma vez oficializado no país vizinho vai evitar uma das fontes de pressão que os caminhoneiros sofrem, que é a questão da altura dos caminhões. Para o presidente da ABTI quando a Lei Argentina for igual a do Mercosul acaba o problema e não vai servir mais de argumento para a polícia parar caminhão.

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