LEI SANCIONADA HÀ QUATRO ANOS AINDA NÃO FOI REGULAMENTADA
Apesar de ter sido aprovada há quatro anos, a Lei que Cria o Sistema Nacional de Fiscalização e Repressão ao Roubo de carga, ainda não foi regulamentada.O número de roubos de cargas mantém um crescimento constante e quem precisa trafegar diariamente pelas rodovias convive com o medo e a insegurança.De acordo com levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte do Estado de São Paulo somente no ano passado o número de roubos em todo o Estado chegou a 7.776, ou seja, 16,8% maior que o verificado em 2008. Em valores reais o prejuízo foi de R$ 281,97 milhões. Houve um crescimento de 21% no período.Para o vice-presidente da ABTC – Associação Brasileira de Logística e Transporte, as esferas governamentais não, não têm feito sua parte para prevenir, combater ou reprimir o roubo de cargas no Brasil. Na sua avaliação faltam ações mais enérgicas , e, principalmente, uma legislação mais bem estruturada para combater esse crime e inibir a receptação de cargas roubadas.Gibson disse que o receptador é a principal raiz de todo o problema do roubo de cargas.Aqui no Rio Grande do Sul, o SETCERGS pretende implantar um banco de dados integrado com as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal e a Secretaria da Fazenda, além de um disque denúncia. Segundo estimativa do SETCERGS, no primeiro semestre de 2009 foram registrados no R.G. do Sul pelo menos 185 casos de roubos de carga, com prejuízo de R$ 22 milhões. De acordo ainda com o Sindicato, as rotas mais críticas são a BR-116 na Região do Vale dos Sinos e a BR-486, em Lajeado e no trecho Tabaí-Canoas.
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