sexta-feira, 8 de maio de 2009

PROTESTO VAI FECHAR RODOVIA
Os usuários da RS-155 no distrito de Chorão, município de Ijuí, estão anunciando que se o DAER não tomar uma atitude em trinta dias, os moradores irão fechar estrada e abrir extensa vala atravessando a pista. A decisão foi anunciada na Câmara de Vereadores de Ijuí pelo Presidente – Valmir Chico Seifert, ao destacar que já enviaram inúmeros pedidos de lombada eletrônica ou similar naquele local e até hoje o DAER não atendeu. O pedido decorre do grande movimento de pedestres pela existência de empresas e de uma escola e em breve de um ginásio de esportes nas imediações. O presidente da Câmara de Vereadores enfatiza que tem sido freqüentes os acidentes graves inclusive com mortes naquele trecho da rodovia, o que revoltou os moradores. Os preços da gasolina e do óleo diesel vendidos pela Petrobras são mais caros no Brasil do que no exterior.
GASOLINA E ÓLEO DIESEL BRASILEIROS MAIS CAROS DA AMÉRICA LATINA
Questionado pela imprensa, o Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirma que os preços estão alinhados com a média mundial. Porém, quando são adicionados os tributos e a margem de lucro do revendedor, o preço ultrapassa países como Estados Unidos, Canadá e China. Mas, o que mais chamou a atenção do Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná, Fernando Klein Nunes, foi o dado de que o diesel brasileiro é o 2.° mais caro da América do Sul, ficando atrás apenas do Uruguai, que cobra R$ 2,25 por litro. Segundo o Presidente os combustíveis são utilizados como fonte de arrecadação do governo brasileiro. Nunes explica que o litro da gasolina sai das refinarias por um determinado valor, mas os tributos federais como PIS, COFINS, ICMS e CIDE oneram o preço do litro. "Desta forma, o combustível chega às bombas por mais do dobro do preço que saiu da refinaria. Isto faz com que os preços dos combustíveis no Brasil fiquem entre os mais caros do mundo", comenta. Para Nunes, fica irreal dizer que no nosso país, que possui uma empresa como a Petrobras, pagarmos mais pelo diesel, cerca de R$2,04 por litro, do que no Chile ou Argentina, que cobram R$ 1,45 e R$ 1,62, respectivamente. "Somente no último aumento, em abril de 2008, o diesel brasileiro subiu 15% e a gasolina foi reajustada em 10%. Isto é um absurdo. Existe espaço para reduzir o valor dos combustíveis. Mas, devido às políticas de arrecadação da Petrobras e do governo, não existe hipótese de conseguir baratear estes valores. O que acaba prejudicando consideravelmente o transporte de cargas.

Nenhum comentário: