quinta-feira, 30 de agosto de 2007


EXCESSO DE PESO E CANSAÇO
Estudos desenvolvidos pela Pamcary - empresa gerenciadora de risco do transporte rodoviário de cargas, no Brasil, mostra que as principais causas de acidentes com caminhões são: excesso de peso; cansaço do motorista e, condições geométricas da rodovia, como curva fechada em declive. Este diagnóstico é fundamental para se atuar nas verdadeiras causas de acidentes com caminhões no Brasil.Quais as principais medidas a serem adotadas pelas empresas e autônomos conscientes? Manter o caminhão com peso (por eixo) dentro do limite legal; fazer pausas para descanso a cada três, quatro horas de viagem e limitar em dez horas o tempo máximo de direção por dia de trabalho; abolir bebidas alcoólicas, "rebites" (anfetaminas) ou qualquer tipo de droga que falseie a condição de cansaço do motorista; manter o veículo no limite da velocidade indicada na sinalização da rodovia; respeitar o pedestre que caminha ao longo da rodovia, especialmente nas travessias urbanas. Em suma, praticar a direção responsável e defensiva. Se essas medidas forem adotadas, haverá uma drástica redução nos acidentes rodoviários com caminhões.
RECUPERAÇÃO RSC-471
O Daer iniciou a recuperação emergencial da RSC–471, que liga Santa Cruz do Sul a Sinimbu. A previsão é de que o trabalho esteja concluído até amanhã. A estrada vinha sendo alvo de críticas por causa do seu estado precário. A buraqueira que obriga os motoristas a invadirem a pista contrária em vários locais, foi a causa de um acidente com morte próximo a ponte do Rio Pardinho. O engenheiro do DAER, Leonardo Ribeiro, explicou que em alguns locais onde não é mais possível a realização de tapa-buracos será feita a reperfilagem, ou seja, a patrola efetua o nivelamento da pista e é colocado asfalto quente, oferecendo uma durabilidade bem maior.

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