sexta-feira, 24 de agosto de 2007


CONCURSO NA P.R.F.
A Polícia Rodoviária Federal vai aumentar seu efetivo para intensificar seu papel de fiscalizar as rodovias federais em todo o território nacional. A informação veio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Serão contratados inicialmente 340 novos policiais rodoviários, através de concurso. O edital com as regras para o concurso será publicado nos próximos dias do Diário Oficial. Segundo o Inspetor Neemias Carvalho, coordenador de Ensino da Polícia Rodoviária Federal, a prova deve ocorrer até o final de novembro. Os novos policiais serão investidos no cargo e lotados no Pará e Mato Grosso, onde entrarão no Estágio Probatório .
Para ingressar na carreira de Policial Rodoviário Federal é necessário prestar concurso em âmbito nacional, ter no mínimo 18 anos, possuir certificado de conclusão do ensino médio, Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir e bons antecedentes, averiguados em investigação interna. O salário inicial é de R$ 5.085,00.
PESAGEM
A pesagem dos veículos de carga deverá sofrer mudanças dentro de alguns meses. Há pressão de alguns setores, entre eles as concessionárias de rodovias, para que a pesagem seja feita por eixo e não somente pelo Peso Bruto Total (PBT) ou o Peso Bruto Total Combinado (PBTC). O DNIT de Santa Catarina já vai fazer um primeiro teste nesse sentido, que deve ocorrer ainda em setembro na BR-101. O Departamento vai fazer a pesagem com a balança dinâmica, que pesa o veículo quando ele passa na pista e é eixo por eixo. Diferente do modelo de pesagem que existe atualmente no Brasil. Uma dos argumentos para essa mudança é o pouco tempo de vida útil do asfalto, decorrente do excesso de peso das cargas. E o Denatran também já elabora o estudo para mudar a legislação de pesos e medidas dos veículos. A confirmação foi dado pelo presidente do órgão Alfredo Peres, durante o 8° Congresso Nacional Intermodal de Transportadores de Carga – ABTC 2007, em Joinville, realizado nos de 8 a 10 de agosto último. O coordenador técnico da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, engenheiro Gil Firmino explicou a diferença entre pesar um veículo pelo Peso Bruto Total ou Peso Bruto Total Combinado e o Peso por eixo. Para ele o principal problema é quando se pesa o veículo pelo Peso Bruto Total Combinado ou Peso Bruto Total, o veículo pode estar dentro do limite. Mas se o Brasil tivesse as balanças dinâmicas e fizesse o peso por eixo desse mesmo caminhão, poderia detectar que um ou mais eixos podem estar com excesso de carga. O engenheiro esclareceu que o teste da durabilidade do asfalto é feito por eixo quando toca o asfalto e não pelo peso total do veículo. Quando o eixo está com sobrecarga, é ele que destrói o asfalto e não é notado na pesagem pelo peso total ou total combinado.
O SETCERGS
Vai festejar hoje á noite (24) no Party Room Centro de Eventos os 48 anos de sua fundação.
Na solenidade serão laureados com o troféu Mérito do Transportador Gaúcho - 2007, o diretor-presidente da Dalla Valle Transportes, Arsile Dalla Valle e o diretor do Conselho de Administração da Transportadora Tegon Valenti S/A, Walter Valenti. Instituída em 1989, essa distinção visa prestigiar publicamente os transportadores gaúchos, que com seu trabalho tenham contribuído para o desenvolvimento do transporte e logística no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Na confraternização de aniversário doze empresas receberão placas alusivas ao tempo de filiação ao Setcergs. A festa contará com a presença de autoridades e convidados especiais.

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