terça-feira, 14 de setembro de 2010

CAMINHÕES COM DESTINO AO CHILE PODEM TER RESTRIÇÃO DE TRÁFEGO
Autoridades da fronteira do Chile e Argentina no Passo Internacional Cristo Redentor estiveram reunidas nesta segunda-feira para determinar formas de trabalho na próximos dias, entre 16 e 20 de setembro, em razão de comemorações pela Pátria no Chile e marco do bicentenário.Foram estabelecidas normas para o funcionamento do ingresso e saída no país durante esses dias para transporte de cargas. No dia 20 de setembro entre 15:00h e 01:00h (de 21 de setembro) a Secretaria Regional Ministerial da 5ª Região de Valparaiso determinará restrições para o transporte de cargas.Embora as normas não tenha sido publicadas, é provável que afete o setor da Ruta 60 e de número 5 no norte do Chile, incluindo Los Libertadores. Também existe a probabilidade de que nesse dia ocorra uma operação de “retorno” ao trânsito, restringindo ao sentido Los Libertadores a Santiago e Valpariso.
MOTORISTAS PODEM RECEBER NOTIFICAÇÕES PELA INTERNET
A Câmara dos deputados analisa Projeto de Lei que torna explícita a possibilidade de as notificações de infrações de trânsito serem enviadas aos motoristas por e-mail. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que as penalidades serão comunicadas ao infrator por remessa postal ou qualquer outro meio tecnológico hábil. Como hoje o envio ocorre sempre por via postal, "normalmente os proprietários recebem a notificação muito tempo depois da suposta infração". Esse atraso, ressalta, dificulta a apresentação de defesa ou a correção da conduta. Além disso, com a comunicação por meio eletrônico, o condutor poderá tomar conhecimento de possíveis infrações a qualquer tempo e em qualquer lugar. O projeto, que tramita em caráter conclusivo pelo qual não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo.
MELHOR MOTORISTA DO BRASIL É BAIANO
O baiano Fernando Pitanga Rode de Oliveira foi o grande campeão da competição "Melhor Motorista de Caminhão do Brasil", criada e organizada pela Scania e que teve a final disputada ontem (12) em São Paulo.Em segundo lugar ficou o representante de Campo Grande (MS), Delmar Rodrigues Pereira e em terceiro o catarinense João Maria Vanderlei de Oliveira de Concórdia.Ao receber o prêmio, Fernando Pitanga disse que as empresas precisam valorizar mais o trabalho dos motoristas. “Elas investem muito mais no caminhão que no caminhoneiro”, reclamou.O campeão disse que teve dificuldades para fazer cursos como o MOP (movimentação de produtos perigosos, atividade que desenvolve atualmente) porque as empresas onde trabalhou não o liberavam para o treinamento. “Precisei ficar desempregado para conseguir fazer o curso”.Para participar das etapas da competição do Melhor Motorista do Brasil, Fernando também teve dificuldades. “Com certeza tem muito motorista melhor do que eu que só não pode participar porque as empresas não liberaram”.Dizendo que sonha com o dia em que terá seu próprio caminhão, defende que o tempo de trabalho do caminhoneiro ao volante seja controlado, como acontece com os ônibus. “Se o motorista estiver trabalhando há mais que 12 horas tem que ter o caminhão retido e descansar pelo menos 11 horas antes de seguir viagem”, defendeu.Ainda segundo Fernando, as empresas querem que o motorista mantenha baixa velocidade média, consiga uma boa média de consumo de combustível e ainda cumpra horários apertados para entrega da carga: “O único jeito de conseguir isso tudo é reduzindo o tempo de descanso”, concluiu. Sobre o fato de muitos autônomos serem contrários ao controle da jornada temendo queda no faturamento, ele defende a tese de que faltarão caminhões e o frete tenderá a subir, compensando o menor tempo de trabalho: "O mais importante é a segurança nas estradas", argumentou o ganhador.
A COMPETIÇÃO
A terceira edição do concurso Melhor Motorista de Caminhão do Brasil teve 28.505 inscritos de todo o país, mais de dois meses de etapas eliminatórias regionais em 15 cidades diferentes e 30 finalistas.O campeão Fernando Pitanga recebeu um pacote de prêmios com aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos, em um valor estimado de R$ 25 mil. Além disso, ganhou R$ 5 mil em dinheiro e terá direito a uma viagem com acompanhante para a Suécia, onde assistirá a final da Competição Européia, prevista para outubro.

Nenhum comentário: