(Fonte: Agência Plus)
A reunião com o senador Paulo Paim, no SETCERGS na última sexta-feira, 26, ampliou os horizontes do setor quanto ao Projeto de Lei 271/08 que institui o Estatuto do Motorista. Com a presença de representantes dos sindicatos e federações dos três estados do Sul, assim como de dirigentes sindicais da categoria dos autônomos e taxistas do RS e SC, que no dia anterior haviam realizado a Intersindical Região Sul, o encontro permitiu que os transportadores manifestassem seu posicionamento frente aos principais aspectos do Estatuto do Motorista, que em essência vai regulamentar a profissão e regrar o número de horas que um motorista pode dirigir por dia.Paim mostrou-se totalmente aberto ao diálogo e a sugestões, chegando a afirmar que o texto serviu apenas para que ele tivesse um ponto de partida para a discussão do assunto. O senador revelou que não tem pressa na votação do projeto, e que busca um grande entendimento, por reconhecer que o tema é delicado: “vamos construir uma peça de consenso, de cumplicidade”, garantiu ele.O presidente do SETCERGS, José Carlos Silvano assinalou a relevância do projeto e apresentou uma pesquisa contratada pelo Sindicato na qual motoristas de todo o país (empregados e autônomos) manifestam a sua realidade quanto ao ofício, o tempo de direção, o número de paradas e os intervalos noturnos. Ficou plasmada a diferença entre a realidade e as preferências dos próprios motoristas em relação ao texto inicial do estatuto.Paulo Caleffi, presidente da FETRANSUL, representando todas as entidades presentes na Intersindical, entregou documento com a posição das federações e sindicatos do Sul do Brasil propondo que o projeto de lei prossiga, mas seja antecedido de investimentos em infra-estrutura capazes de dar suporte à ideia de intervalos regulares no tempo de direção dos motoristas em rodovias.Ao final o senador Paim sugeriu que se produza uma nova minuta ao Estatuto, mais adequada à realidade do setor, para então se buscar o consenso sobre o projeto de lei.
FRONTEIRA CHILE/ARGENTINA ESTÁ ABERTA
A passagem na extensa fronteira entre Argentina e o Chile está liberada, com o objetivo de facilitar o transferência dos milhares de atingidos pelo destruidor terremoto que sacudiu o território chileno no sábado. Máquinas de ambos países trabalham no principal caminho na cordilheira dos Andes, em que houve desmoronamentos. A estrada une a capital chilena, Santiago, com a cidade argentina de Mendoza. Milhares de chilenos em diferentes partes da Argentina tentam cruzar a fronteira para seu país uma vez que as comunicações entraram em colapso após o terremoto.
POLÍCIA DESCOBRE DESMANCHE
Um galpão que funcionava como desmanche de veículos foi descoberto pela Polícia Militar mineira na região do Barreiro, neste final de semana. Cerca de 12 carros foram encontrados no galpão, alguns totalmente desmanchados. A descoberta foi feita através de denúncia anônima. Ao entrarem no galpão, os militares encontraram várias peças - motor, portas, pára-brisas e capôs - enroladas em sacos, o que indica que provavelmente seriam revendidas. Dos 12 veículos encontrados, sete são furgões, com placas do Acre, e os outros cinco - uma Blazer, uma Ranger, uma Silverado, um Palio Weekend e um caminhão reboque, foram emplacados em Belo Horizonte. Testemunhas contaram à polícia que o galpão teria sido alugado por um homem, há cerca de seis meses, mas o local estava sempre fechado. Um muro de cerca de 4m de altura facilitava a ação dos fraudadores, que desmontavam os veículos sem despertar suspeitas. A perícia esteve no local ontem de manhã. Os carros foram rebocados e levados, junto com as peças, para o pátio da Polícia Civil. Ninguém foi preso.
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