sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ESTATUTO DO MOTORISTA PROFISSIONAL
Com a reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional, após o feriado de Carnaval, voltará a discussão na próxima semana o Estatuto para o Motorista Profissional. O projeto é do senador Paulo Paim e é destinado a regular a atuação dos que trabalham com veículo automotor. A proposição está na Comissão de Constituição e Justiça. Antes de ser enviado para plenário, haverá audiência pública em várias capitais para tratar do assunto. Para o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Transportadores Autônomos de Carga em Geral de Porto Alegre e Região Metropolitana, o motorista deve dirigir no máximo 750 quilômetros a cada 24 horas e descansar 8 horas. "Tem gente que faz mais de mil quilômetros em 24 horas", avaliou. De parte do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas, o diretor de Logística, Leandro Bortoncello a falta de uma maior infra-estrutura para mapear os pontos de descanso dos motoristas é o maior problema. Cada região tem suas peculiaridades. É preciso planejamento para cada área. No Nordeste, a distância entre um posto e outro não é igual aos do Sudeste e Sul. Elas são mais longas, explica. Lembra, ainda, que no Sudeste existem muitos postos, mas o número de veículos é enorme, e na maioria das vezes não há vagas para estacionar. Leandro Bortoncello lembra que uma medida impensada poderia levar a um desabastecimento, prejudicando a população.
QUADRUPLICOU NÚMERO DE ACIDENTES NO PARANÁ
Enquanto em alguns estados brasileiros o número de acidentes e infrações baixaram em comparação com o Carnaval do ano passado, em outros quadruplicou. É o caso do estado do Paraná. O número é quatro vezes maior do que os registros de notificações emitidos no mesmo período do ano passado, quando foram 643 multas. Somente por excesso de velocidade foram mais de 2,9 mil infrações. Além do excesso de velocidade, 453 motoristas foram autuados por outras infrações, entre as mais comuns estão a falta de documentação, ultrapassagem em faixa contínua e a falta de cinto de segurança.
APOSENTADOS VÃO FECHAR A PONTE EM CABEÇUDAS-SC
Protesto inusitado está programado para fechar a ponte na BR-101 em Cabeçudas-SC, por tempo indeterminado, no próximo dia 20 de março.O protesto é organizado pelas associações de aposentados e quer chamar a atenção do governo federal para a diferença nos percentuais de reajuste dos salários dos trabalhadores e aposentados. Entrevistado, o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Criciúma Manoel Antônio Vieira afirmou que as 52 entidades que representam a classe do Estado vão se reunir e definir o que vão fazer na manifestação. Em princípio, segundo as lideranças dos aposentados a rodovia vai ser fechada por um bom tempo, pois o protesto vai ser simultâneo em todo o país, no movimento que leva o nome de "Para Brasil".

Nenhum comentário: