LÍDER SINDICALISTA MORRE EM PORTO ALEGRE
Morreu nesta sexta-feira em Porto Alegre, Marino Costa, presidente da FECAVERGS – Federação dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Rio Grande do Sul. Seu desaparecimento colheu de surpresa o setor de transportes do Rio Grande do Sul, onde Mariano Costa desempenhava papel importante como líder da categoria dos taxistas e combativo sindicalista na defesa dos interesses dos transportadores de passageiros do Estado. Marino Costa era integrante da CNT – Confederação Nacional do Transporte e conselheiro do Sistema SEST/SENAT do Rio Grande do Sul.
Seu sepultamento será hoje á tarde as 18h no Cemitério João XXIII.
Morreu nesta sexta-feira em Porto Alegre, Marino Costa, presidente da FECAVERGS – Federação dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Rio Grande do Sul. Seu desaparecimento colheu de surpresa o setor de transportes do Rio Grande do Sul, onde Mariano Costa desempenhava papel importante como líder da categoria dos taxistas e combativo sindicalista na defesa dos interesses dos transportadores de passageiros do Estado. Marino Costa era integrante da CNT – Confederação Nacional do Transporte e conselheiro do Sistema SEST/SENAT do Rio Grande do Sul.
Seu sepultamento será hoje á tarde as 18h no Cemitério João XXIII.
PROTESTO
A morte do estudante Diego Zachi Carlotto, de 11 anos, atropelado por um automóvel Gol, no Km-145 da BR-116, em Caxias do Sul movimentou cerca de 22o empresários e moradores do Bairro São Ciro, no final da tarde de ontem, interrompendo a rodovia. O bloqueio durou 15 minutos ocasionando um congestioanamento de cinco quilômetros. DFiego caminhava pelo acostamento quando foi colhido pelo automóvel conduzido por Josino Hoffmann. Outas três pessoas também foram atingidas. No mesmo local já ocorreram mais duas mortes.
PEDÁGIO: É PRECISO INFORMAR COM ANTECEDÊNCIA A COBRANÇA OU AUMENTO
A ANTT precisa antecipar a informação do valor que será cobrado nas novas praças de pedágio, bem como início da cobrança. Da mesma forma, é preciso informar com antecedência eventuais aumentos. Não pode continuar ocorrendo de ser publicado no diário oficial de hoje e no mesmo dia a meia noite ou zero hora do dia seguinte iniciar a cobrança ou entrar em vigor o aumento concedido. Empresas de transportes e usuários são surpreendidos em plena viagem com esse aumento de custo. Além disso, a própria imprensa não tem tempo hábil de informar ao público. No caso de veículo impresso a notícia já vem conjugada no passado. Politicamente e para imagem do processo de concessão é um desgaste desnecessário. Seja para quem autoriza a cobrança ou aumento, seja para a concessionária. Sem falar no prejuízo que causa ao usuário. Alguns são retidos na praça de pedágio por falta de dinheiro para pagar. Cobrança de pedágio é sempre um tema delicado, uma má notícia. ANTT precisa organizar isso com as concessionárias e informar com pelo menos uma semana de antecedência ao público o aumento ou início de cobrança. Caso contrário, pode dar a impressão de algo feito de forma obscura, a toquede caixa. O que não é o caso. Está previsto em contrato, mas não pode ser feito dessa forma.
Fonte: Estradas.com.br
DAER VAI REINICIAR OBRAS NA RSC-471
As obras no lote 3 da RSC-471, entre Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, recomeçam no mês de janeiro. O diretor do Daer, Vicente Britto Pereira, informou que a ordem já foi dada e o reinicio no trecho de 20,65 quilômetros ainda não aconteceu apenas por questões ambientais. O trajeto faz parte do eixo norte, liga a BR-471 com a RSC-287 e termina nas proximidades do futuro viaduto. O custo do serviço está previsto em R$ 48,6 milhões e houve até agora a aplicação de R$ 31 milhões. O diretor do Daer prevê a conclusão no prazo de um ano.
DEPOIS DOS CARROS, GOVERNO CORTA IPI DOS CAMINHÕES
O governo federal publica hoje no Diário Oficial decreto que reduz de 5% para zero a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializado (IPI) para caminhões. A medida entra em vigor uma semana depois do anúncio do corte do mesmo imposto para os automóveis, com o objetivo de ajudar a indústria automobilística a recuperar vendas e garantir empregos. A isenção vai valer até o fim de março, mesmo período previsto para o incentivo aos automóveis. O mercado de caminhões registrou queda de 22,2% em novembro na comparação com outubro, para 9.292 unidades. O setor também vinha de seguidos meses de recordes, filas de espera de até nove meses mas, a partir de outubro, desacelerou. No setor, a queda do IPI está sendo vista como um incentivo à economia, pois normalmente os caminhões são usados para o transporte de mercadorias - é um bem de investimento e produção. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no início do mês havia 305,6 mil veículos estocados, dos quais 103,5 mil nas concessionárias e 202,1 mil nos pátios das fábricas. O volume eqüivale a quase dois meses de vendas.
A ANTT precisa antecipar a informação do valor que será cobrado nas novas praças de pedágio, bem como início da cobrança. Da mesma forma, é preciso informar com antecedência eventuais aumentos. Não pode continuar ocorrendo de ser publicado no diário oficial de hoje e no mesmo dia a meia noite ou zero hora do dia seguinte iniciar a cobrança ou entrar em vigor o aumento concedido. Empresas de transportes e usuários são surpreendidos em plena viagem com esse aumento de custo. Além disso, a própria imprensa não tem tempo hábil de informar ao público. No caso de veículo impresso a notícia já vem conjugada no passado. Politicamente e para imagem do processo de concessão é um desgaste desnecessário. Seja para quem autoriza a cobrança ou aumento, seja para a concessionária. Sem falar no prejuízo que causa ao usuário. Alguns são retidos na praça de pedágio por falta de dinheiro para pagar. Cobrança de pedágio é sempre um tema delicado, uma má notícia. ANTT precisa organizar isso com as concessionárias e informar com pelo menos uma semana de antecedência ao público o aumento ou início de cobrança. Caso contrário, pode dar a impressão de algo feito de forma obscura, a toquede caixa. O que não é o caso. Está previsto em contrato, mas não pode ser feito dessa forma.
Fonte: Estradas.com.br
DAER VAI REINICIAR OBRAS NA RSC-471
As obras no lote 3 da RSC-471, entre Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, recomeçam no mês de janeiro. O diretor do Daer, Vicente Britto Pereira, informou que a ordem já foi dada e o reinicio no trecho de 20,65 quilômetros ainda não aconteceu apenas por questões ambientais. O trajeto faz parte do eixo norte, liga a BR-471 com a RSC-287 e termina nas proximidades do futuro viaduto. O custo do serviço está previsto em R$ 48,6 milhões e houve até agora a aplicação de R$ 31 milhões. O diretor do Daer prevê a conclusão no prazo de um ano.
DEPOIS DOS CARROS, GOVERNO CORTA IPI DOS CAMINHÕES
O governo federal publica hoje no Diário Oficial decreto que reduz de 5% para zero a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializado (IPI) para caminhões. A medida entra em vigor uma semana depois do anúncio do corte do mesmo imposto para os automóveis, com o objetivo de ajudar a indústria automobilística a recuperar vendas e garantir empregos. A isenção vai valer até o fim de março, mesmo período previsto para o incentivo aos automóveis. O mercado de caminhões registrou queda de 22,2% em novembro na comparação com outubro, para 9.292 unidades. O setor também vinha de seguidos meses de recordes, filas de espera de até nove meses mas, a partir de outubro, desacelerou. No setor, a queda do IPI está sendo vista como um incentivo à economia, pois normalmente os caminhões são usados para o transporte de mercadorias - é um bem de investimento e produção. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no início do mês havia 305,6 mil veículos estocados, dos quais 103,5 mil nas concessionárias e 202,1 mil nos pátios das fábricas. O volume eqüivale a quase dois meses de vendas.
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