sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

SISTEMA DE SEGURANÇA PARA RODAS PODERÁ SER OBRIGATÓRIO EM CAMINHÕES
A Câmara analisa o Projeto de Lei 5929/09, de autoria do deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que torna obrigatório o sistema de segurança para cubos de rodas de veículos de transporte de carga, chamado de Eixo Veicular Auxiliar (EVA). A proposta modifica o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97). Pelo texto, após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir as especificações técnicas, o sistema deverá ser progressivamente incorporado aos novos projetos de veículos de transporte de carga. O cronograma de implantação inclui, a partir do quinto ano, mudanças também nos modelos zero quilômetro de projetos antigos (já existentes antes da lei). O sistema seria construído com dispositivos mecânicos e eletrônicos capazes de identificar e avisar o motorista que há algum tipo de avaria no eixo do veículo. O autor explica que o objetivo do projeto é prevenir acidentes e evitar prejuízos financeiros. “O trânsito só será seguro quando dirigir e transportar produtos em geral for seguro para todos”, afirma. Segundo ele, sistemas semelhantes já vêm sendo implantados em outros países com aprovação dos usuários. “A diferença é que, no caso brasileiro, temos a nossa própria tecnologia, modernamente avançada e com custo reduzido”, diz. “Este é um assunto de interesse geral, que pode ser debatido com a participação da sociedade, com órgãos governamentais e entidades representativas envolvidos diretamente no assunto”. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
CAMINHONEIROS DEVEM TER ATENÇÃO COM DESVIO EM SOMBRIO-SC
Os usuários da BR-101 Sul, em obras de duplicação, devem ficar atentos ao desvio na pista, no km 437, em Sombrio (SC). O desvio, feito em ambos os sentidos da rodovia, é necessário para a adequação da pista antiga ao novo traçado da duplicação, bem como o término das obras da ponte sobre o rio da Laje. No trecho de obras do lote 30, o usuário deve redobrar a atenção em mais três pontos de desvios. No km 442, as obras sobre a passagem inferior (PI) de acesso à vila Glorinha seguem em ritmo acelerado. No km 448, na PI de acesso a Santa Rosa do Sul, a cabeceira no sentido Norte/Sul já recebeu a camada asfáltica. As obras seguem aceleradas também sobre a PI de acesso a Bela Vista, no km 452. Em todas as obras-de-arte especiais, o tráfego segue por desvios na pista. Com o aumento do fluxo de veículos durante o Verão, os usuários que utilizarem a BR-101 Sul para chegar às praias e balneários do sul catarinense devem redobrar a atenção. A Polícia Rodoviária Federal lembra que o limite de velocidade fixado em 80 km/h é obrigatório tanto nos trechos de pista simples quanto nos trechos já duplicados. Nos desvios, o limite de velocidade é de 40 km/h. A PRF pede ainda atenção para a saída dos trechos duplicados para a pista simples, onde o tráfego é feito em mão-dupla. Ao usuário que vai trafegar pela BR-101 Sul, a Polícia Rodoviária Federal de Tubarão pede o máximo de atenção, principalmente nos desvios no município de Maracajá, no km 410, na entrada da cidade de Tubarão, no km 336 e no trecho de obras entre o km 329 ao km 319, entre Capivari de Baixo e Laguna. Os desvios estão bem sinalizados e identificados, sendo fácil a visualização pelos motoristas.
POLICIAIS RODOVIÁRIOS DE SANTA CATARINA ENVOLVIDOS EM PROPINA
Dezesseis policiais rodoviários federais de Santa Catarina foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por cobrança de propina. Eles teriam cobrado uma taxa de até 40% pelos serviços prestados por empresas de guincho no trecho entre Barra Velha e Garuva, na região Norte do Estado. Os procuradores da República acusam os policiais pelo crime de concussão (exigir vantagem indevida em razão da sua função), que pode resultar em uma pena de dois a oito anos de prisão.Em 2000, dois funcionários de empresas de guincho denunciaram o suposto esquema. Os nomes dos policiais estão sendo mantidos em sigilo. Uma das justificativas é que já se passou quase uma década. O MPF considera que os policiais rodoviários montaram um esquema ilícito com empresas de guincho no período entre 1997 e 2000. Na ação, foram anexados comprovantes de depósitos bancários mensais nas contas-correntes dos patrulheiros, o que comprovaria movimentação financeira incompatível com os salários.

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