quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

DIFICULDADES NA FRONTEIRA
A burocracia, documentação incompleta e a falta de maior número de funcionários em postos fiscais e estações aduaneiras, são algumas das dificuldades enfrentadas pelos caminhoneiros, na rota internacional que passa por Uruguaiana, o maior porto seco da América Latina.Não bastasse tudo isso, ainda há falta de segurança e sanitários, além de outras deficiências, para quem permanece no local dois, três dias ou mais.O delegado da Receita Federal, Jorge Hergessel justifica que o tempo de espera dos caminhoneiros, às vezes acontece porque certos produtos precisam de licença de importação, e vários transportadores chegam à aduana sem a referida documentação.Lauri Kotz, presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Rio Grande do Sul, critica a forma do Brasil aceitar que a Argentina imponha salvaguarda a uma série de produtos brasileiros, surgindo um inevitável desencontro entre os negociadores e as decisões do governo. Como a propalada união aduaneira não aconteceu, a não ser para grandes cadeias produtivas, como a indústria de automóvel, aumenta a burocracia e as filas de caminhões nas aduanas, salienta.Atualmente passam pela ponte de Uruguaiana cerca de 650 caminhões de carga por dia.
ROTINA E MAUS HÁBITOS DOS CAMINHONEIROS
O programa Estrada para a Saúde, divulgou recentemente o resultado de um levantamento feito pelas concessionárias de rodovias Autoban, Nova Dutra e Rodonorte que demonstra um quadro preocupante em relação a rotina e hábitos dos motoristas de caminhão. Ouvidos oito mil motoristas atendidos pela Autoban no ano passado, comprovou que 84% estão com o peso acima do total; 77% são sedentários e 23% fumantes. Além disso, 36% apresentam problemas de visão e 25% de hipertensão, outros 27% com glicose alterada e 18% com o colesterol acima do ideal.De acordo com a nutróloga Claudia Cezar, o único caminho para modificar esse quadro é proceder uma mudança de hábitos a começar pela adoção de alimentação adequada, que é sempre uma questão de escolha. Do mesmo modo que o caminhão precisa de diesel de boa qualidade para manter um bom desempenho, o corpo precisa de nutrientes – e também de algumas horas de descanso – para manter as suas funçõesEm perfeito funcionamento.Se você não se cuidar tornar-se-á um refém da sua própria profissão.

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