quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

IMPASSE NAS RODOVIAS FEDERAIS PREJUDICA TRANSPORTADORES
O DAER expediu comunicado às superintendências do DNIT/RS e da Polícia Rodoviária Federal/RS, informando que a partir de 18 de janeiro de 2010 não mais fornecerá Autorizações Especiais de Trânsito (AETs) nos trechos das rodovias federais concedidas. De acordo com a autarquia, esta decisão está baseada no Ato de Denúncia dos convênios de delegação, assinada pela governadora Yeda Crusius, devolvendo para a administração da União mais de 1.500 quilômetros de rodovias federais inseridas no Programa Estadual de Concessões de Rodovias (PEC/RS).A superintendência do DNIT/RS encaminhou este comunicado para o Diretor de Infraestrutura do órgão federal, Hideraldo Caron, que ainda não se manifestou sobre o assunto. Enquanto aguarda uma decisão de Brasília, a regional do DNIT informa que o DAER continua sendo o responsável pela expedição das AETs, uma vez que o Ato de Denúncia não foi aceito pela União. Por outro lado, a Polícia Rodoviária Federal comunica que apesar deste impasse entre o Estado e a União, vai continuar exigindo essas autorizações para o transporte de cargas especiais. “A PRF, como órgão de fiscalização e da segurança das rodovias, não pode permitir que um veículo circule sem ter sido vistoriado por um técnico em engenharia rodoviária do DAER ou do DNIT”, avisa o chefe da Assessoria de Comunicação da PRF/RS, Alessandro Castro.O presidente do SETCERGS esclarece que as operações que exigem as AETs, na sua grande maioria, são acobertadas por contratos, com pesadas multas pelo seu descumprimento. “Por esta razão não podemos ficar sem estas autorizações especiais e nem arcar com eventuais multas pela sua ausência, por uma questão que não é de responsabilidade das empresas de transporte”, argumenta José Carlos Silvano.Reitera que os maiores prejudicados neste impasse são os transportadores rodoviários de cargas que necessitam desta autorização para que seus veículos trafeguem nestas rodovias. “Mais uma vez fica evidenciado que é necessário extinguir imediatamente os contratos de concessões dessas rodovias do RS. Mesmo com esses impasses, os usuários dessas rodovias continuam pagando pedágios, por sinal, muito caros. Um serviço essencial como é o transporte rodoviário de cargas não pode ser inviabilizado por interesses alheios à conveniência social de prover o abastecimento do RS”, complementa o presidente do SETCERGS.
(Fonte: SETCERGS)
FRETE EM ALTA NMO MATO GROSSO
O frete para o transporte de grãos no Mato Grosso está em alta. Os produtores da região vêm reclamando dos custos e pressionando o governo federal a abrir alternativas para exportação pelo Norte e Nordeste do País. O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, diz que o frete desde o município até o Porto de Paranaguá (PR), numa distância média de dois mil quilômetros, varia entre US$ 120 e US$ 130 por tonelada transportada. “Mas esse valor já vem subindo diariamente e tememos que chegue a US$ 140 em fevereiro”, revela Galvan. A elevação nos custos do frete, é reflexo da pouca disponibilidade de veículos de carga, diante da intensificação da colheita e da necessidade de escoamento da safra. Outro agente influenciador no reajuste do frete é o preço do combustível no Estado. Ele é o grande vilão, porque os caminhoneiros têm que percorrer grandes distâncias. Na safra atual, cerca de 18 milhões de toneladas de soja serão colhidas e precisarão ser transportadas por uma média de 8 mil veículos, no auge da colheita.

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