sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PROCAMINHONEIRO
O programa PROCAMINHONEIRO lançado pelo BNDES e o Governo federal para auxiliar as empresas, caminhoneiros autônomos e incentivar a indústria automobilística nacional para renovação da frota através da rede bancária, ainda não colocou em prática a instrução para reduzir a taxa de juros de 13,5% para 4,5% ao ano. A preocupação dos autônomos interessados no financiamento é o prazo para se inscrever no programa que está se acabando sem que baixem os juros. O PROCAMINHONEIRO foi lançado em maio de 2006 para financiar caminhões, chassis e carrocerias de caminhões novos e usados. A iniciativa visa facilitar o acesso ao crédito aos caminhoneiros nas 21 instituições financeiras repassadoras dos recursos do programa. Nas agências do Banco do Brasil, estão sendo feitas operações, mas com juros de 7% ao ano mais a TJLO – Taxa de Juros a Longo Prazo, hoje fixa em 6% que totaliza 13,4% ao ano.
COMBATE AOS SONEGADORES
O delegado Guilherme Wondraceck, titular da Delegacia de Roubo de Cargas disse na Subcomissão dos Caminhoneiros da Assembléia Legislativa, que o roubo de cargas também é feito por alguns motoristas desonestos. Em seu depoimento o delegado Wondraceck alertou para que as empresas solicitem a folha corrida judicial e policial dos candidatos, antes de oferecer-lhe emprego. Com tal precaução as empresas evitariam estar contratando um ladrão para o seu próprio estabelecimento, aconselhou. O delegado informou que em várias investigações constatou que os próprios motoristas vendiam as mercadorias e registravam o roubo do veículo, fazedndo disso uma vcerdadeira indústria.
Combate aos receptadores
O delegado Guilherme Wondraceck enfatizou que é necessário um combate mais efetivo aos receptadores para diminuir os roubos. Segundo ele haveria a necessiadade de maior integração com a Secretaria da Fazenda. O presidente dos Técnicos do Tesouro, Elton Nietiedt, disse que a legislação não permite que os fiscais fiscalizem nos pátios das empresas, "só podemos fiscalizar as cargas em trânsito", explicou. Claudio Machado, da Associação dos Moltoristas de São Marcos convidou a Comissão para pçarticipar da 38ª. Fedsta de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas que será realizada entre os dias 9 e 18 do corrente mês de outubro em São Mafcos, na Serra Gaúcha. E, criticou a cobrança que está sendo feita aos caminhoneiros autônomos, para procederem o recadastramento na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), através de convênio feito com a NTC e DBTRANS. Na reunião da pr´poxima quarta-feira, dia 7, deverão estar presentes diretores dos escritórios regionais da ANTT e DBTRANS para esclarecer o assunto.

Nenhum comentário: