PESO DAS CARGAS NAS ESTRADAS
Em reunião na sede do Sindicato dos Transportadores de Cargas do Rio Grande do Sul, o engenheiro João Fortini Albano, abordou o tema “A Importância da Fiscalização por Pesagem nos Veículos de Carga”. Representante da Escola de Engenharia da UFRGS no Conselho Rodoviário do DAER/RS e no Conselho de Infra-Estrutura da FIERGS, João Fortini Albano enfocou os efeitos dos fatores carga, espessura e pressão dos pneus no desempenho dos pavimentos; o excesso de carga, suas implicações e a necessidade de pesagem; além mostrar uma pesquisa de opinião com empresários, técnicos e motoristas sobre a percepção da questão pesagem. O palestrante trouxe um conjunto de informações que foram desenvolvidos ao longo de um estudo pelo Laboratório de Sistema de Transportes da UFRGS. Ele enfatizou que o estudo começou a ser realizado em 1995 e que vem sendo divulgado nos últimos quatros anos. Informou que o custo médio de 1 quilômetro de rodovia pavimentada no Brasil é de aproximadamente R$ 850 mil. “Com este parâmetro calculamos que o patrimônio rodoviário do Estado do Rio Grande do Sul está em torno de R$ 9 bilhões. Um valor bastante considerado”, assinalou o palestrante. trazendo como referência a pesquisa Rodoviária realizada anualmente pela CNT avaliou as condições da malha nacional. “Para colocar em dia essa infraestrutura seriam necessários investimentos de R$ 24 bilhões”, acrescentou. Ao apontar as causas pela falta conservação de rodovias, citou as condições climáticas, falta de sinalização, projetos inadequados, falta de manutenção, entre outros problemas. O engenheiro revelou também que a deteriorização precoce da malha rodoviária do país se deve à fiscalização deficiente do peso transportados pelos veículos de cargas. Segundo ele, os estudos realizados pela Lastran apontaram que a ausência de pesagem se reflete em um aumento de 33% no custo de manutenção de rodovias. “O excesso de peso nas rodovias gaúchas reduz em até 25% a vida útil das estradas”, assinalou João Fortini Albano. Anunciou a previsão do Plano Diretor Nacional de Estratégias de Pesagem, que estima a construção de 148 balanças fixas e 72 móveis em toda a malha rodoviária nacional.
MOTORISTA DE ÔNIBUS BEBE E CAUSA ACIDENTE
Foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal o motorista de um ônibus que conduzia trabalhadores da Cooperativa Aurora para Chapecó-SC, próximo a Nonoai. O ônibus tombou em uma curva na ERS 406 e vitimou Valério Cpseski, 37 anos, residente em Alpestre e feriu mais 29 pessoas. Ficou constatato que após o exame de alcoolemia, o motorista estava com 1,67 miligramas de álcool por litro de sangue. Os 29 passageiros feridos foram atendidos nos hospitais de Nonoai e Trindade do Sul.
BANDIDOS OBRIGAM MOTORISTA TOMAR "PINHO SOL"
Para imobilizar caminhoneiro, assaltante usa desinfetante “Pinho Sol”.
Davis Elói Santos de Souza, de Passo Fundo, proprietário do caminhão VOLVO-440, branco, placas INR-8787 teve seu motorista assaltado na Marginal Tietê – no Parque Novo Mundo, São Paulo. O motorista Vitor Brok, passou dificuldades nas mãos da quadrilha que para não morrer foi obrigado a beber um vidro do desinfetante “Pinho Sol”. Os bandidos levaram somente o cavalo mecânico. A carreta com uma carga de margarina foi abandonada. Após ter sido abandonado, Brok sob efeito do desinfetante ainda teve forças para pedir socorro. Foi hospitalizado onde ainda permanece, após ter passado por uma lavagem estomacal. Os médicos que atentem o caminhoneiro disseram que seu estado é considerado regular.
Davis Elói Santos de Souza, de Passo Fundo, proprietário do caminhão VOLVO-440, branco, placas INR-8787 teve seu motorista assaltado na Marginal Tietê – no Parque Novo Mundo, São Paulo. O motorista Vitor Brok, passou dificuldades nas mãos da quadrilha que para não morrer foi obrigado a beber um vidro do desinfetante “Pinho Sol”. Os bandidos levaram somente o cavalo mecânico. A carreta com uma carga de margarina foi abandonada. Após ter sido abandonado, Brok sob efeito do desinfetante ainda teve forças para pedir socorro. Foi hospitalizado onde ainda permanece, após ter passado por uma lavagem estomacal. Os médicos que atentem o caminhoneiro disseram que seu estado é considerado regular.
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