segunda-feira, 28 de junho de 2010

EPTC QUER TIRAR CAMINHÕES DO CENTRO DE PORTO ALEGRE
O SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul) está trabalhando para inibir a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) de aplicar a proibição de circulação de caminhões e veículos pesados em horário de pico na cidade de Porto Alegre.O objetivo do projeto da EPTC é restringir a circulação de caminhões de grande porte em vias com até três faixas, das 8h às 9h30 e das 17h às 19h30. A empresa acredita que tal medida abrandaria o congestionamento em vias como a Assis Brasil e a Sertório, onde o tráfego é crítico.Entidades do setor de logística contestam a finalidade do projeto e alegam equívoco por parte da EPTC. “Utilizar mais caminhões para fazer o mesmo procedimento e em menor tempo provoca muito mais poluição, gera muito mais gasto de combustível e acresce bastante o valor do frete que, em suma, repercute no preço final de todas as mercadorias”, diz José Carlos Silvano, presidente do SETCERGS. “O sindicato está disposto a discutir com os vereadores de Porto Alegre e com a Secretaria Estadual de Transporte a necessidade de uma melhor estruturação de transporte na cidade”, completa.
PRORROGADA MAIS UMA VEZ A TOLERÂNCIA DE PESO SOBRE EIXOS
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, até 31 de dezembro deste ano, atendendo aos pedidos da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e da Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga (ANUT), a tolerância máxima de 7,5% sobre os limites de peso bruto transmitidos por eixo de veículos à superfície das vias públicas, por meio de Resolução, publicada no Diário Oficial da União do dia 25 último. Esta é a terceira vez que a entrada em vigor da tolerância de 5% nos eixos é adiada. A finalidade da medida é dar prazo para que a Câmara Temática de Assuntos Veiculares conclua estudos conjuntos com o Inmetro sobre procedimentos para pesagem dinâmica de cargas. O adiamento oferece também mais tempo para as empresas de transportes se prepararem para a mudança, uma vez que as Resoluções anteriores, que vigoraram por sete anos, além de fixarem a tolerância em 7,5%, dispensavam a multa por eixo.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

DELEGADO ACONSELHA CAMINHONEIROS
Os roubos de caminhões em postos de combustíveis tem se acentuado nos últimos dias. No dia passado o deputado Francisco Appio esteve em audiência com o Delegado titular da DELEGACIA DE FURTO E ROUBO DE VEÍCULOS, HELIOMAR FRANCO, ocasião em que apresentou o motorista, vítima de furto de caminhão e extorsão, na forma de resgate. Leia a seguir a entrevista do delegado ao radialista Francisco Dias, do SOS Caminhoneiro:
“Nós, como Delegacia Especializada, temos trabalhado na identificação de algumas quadrilhas que têm se especializado no furto de caminhões, e não só isso, na extorsão posterior ao furto para tentar obter valores monetários dos caminhoneiros, na ilusão de que receberão de volta esses caminhões furtados. O que se nota é que esses caminhões não estão voltando mais aos seus proprietários, como antigamente ocorria. O criminoso, algumas vezes, cumpria com a sua palavra de devolver o caminhão mediante o pagamento de alguma quantia em dinheiro. E agora, o que nós temos notado é que proliferou esse modus operandi de furto de caminhões, por quê?
Porque o caminhão não tem seguro, o valor do seguro é proibitivo, é muito caro para o caminhoneiro, principalmente para o autônomo pagar esse valor. Muitas vezes os criminosos usam aparelhos que inibem o equipamento de rastreamento do caminhão. As quadrilhas estão especializadas nesta ação. E o que se recomenda então?
Num primeiro momento, para se evitar o furto do caminhão, é fundamental a permanência contínua de pessoas junto ao veículo. Normalmente os caminhoneiros autônomos viajam em duplas ou em trios e a sugestão é que sempre que possível permaneça alguém próximo do veículo. Esses indivíduos não costumam andar armados, eles se valem da própria habilidade na ligação direta, quebrando painéis e arrancando fios, então não há o risco pessoal, num primeiro momento para o caminhoneiro. A sugestão é que se um vai almoçar o outro fica cuidando do caminhão e, assim, sucessivamente.
Infelizmente, esta é a nossa realidade de hoje. Até que essas quadrilhas sejam retiradas de circulação, até que as nossas leis sejam melhoradas para reprimir com mais vigor esse tipo de conduta, infelizmente nós temos que nos prevenir. Num segundo momento, se não foi possível impedir o furto do caminhão e o caminhoneiro recebeu algum telefonema de extorsão, deve procurar imediatamente as autoridades policiais e, de preferência, as delegacias especializadas que tratam de extorsões e do furto de veículos nos Estados. A maioria dos Estados conta com delegacias especializadas neste tipo de delito”.
As últimas do
www.twitter.com/franciscoappio
FURTO DE CAMINHÕES (sem violência) é maior que o roubo. Motoristas perdem caminhões quando vão ao restaurante ou banheiro. Descuidou, perdeu.
HELIOMAR FRANCO - Delegado da Delegacia de Furto e Roubo de Veículos, aconselha no SOS CAMINHONEIRO: “Não perca o caminhão de vista, nem por um segundo”.
DESMANCHE não é o destino dos caminhões furtados/roubados no RS. São objeto de resgate, pedido para assaltantes ou oportunistas de olho no Boletim de Ocorrências.
VINTE MIL é o que pedem por um caminhão usado. Não aconselho pagar e convém avisar a polícia. Ela sabe quem furta/rouba na região metropolitana.
POSTOS DE GASOLINA precisam reforçar a segurança dos caminhoneiros. Tem gente elaborando lista dos postos onde ocorrem furtos e roubos com maior frequência, para orientar motoristas, especialmente os autônomos.
PROPRIETÁRIO não é cúmplice. Mas e os auxiliares contratados? Convém exigir ficha limpa e selecionar melhor. Quando a fama pega.....
SOS CAMINHONEIRO completou trinta anos. Uma ONG que não recebe dinheiro público e trabalha gratuitamente pelos motoristas. Fone 51.935.11222.
CRESCE A EXPECTATIVA PELA REALIZAÇÃO DA TRANSPO-SUL
O jornalista Paulo Henrique Amorim abre o ciclo de palestras da Transpo-Sul a ser inaugurada na terça-feira, no Centro de Eventos da Fiergs, com abertura marcada para as 10 h.Os empresários do transporte de cargas e passageiros da Região Sul do Brasil estarão reunidos durante três dias numa promoção do Setcergs multisetorial abrangendo temas estratégicos para o setor.Paulo Henrique Amorim falará sobre “o Brasil 2010: perspectivas e Tendências e Políticas Econômicas.O Estatuto do Motorista e o Impcto nas Operações de Transporte com entidades gaúchas e de outros estados, também será objeto de discussão além de painéis sobre Combustíveis Alternativos e Redução de Emissão de Poluentes.No local haverá exposição de caminhões de última geração, equipamentos e serviços.Estima-se que 15 mil pessoas deverão estar presentes durante a Transpo-Sul, Feira e Congresso de Transporte e Logística, centro das atenções nacional e do Mercosul neste ano de 2010

quarta-feira, 23 de junho de 2010

FALTAM CINCO DIAS PARA A TRANSPO-SUL
O presidente do Setcergs, José Carlos Silvano espera 15 mil visitantes na 12ª. Transpo-Sul a ser inaugurada na apróxima terça-feira, no Centro de Eventos da Fiergs.Para o dirigente sindical entre vários temas a serem debatidos durante a feira-congreso, está a criação do estatuto do Transportador que regulamenta a atividade de trabalhadores, em aspectos como piso salarial, aposentadoria, saúde e jornada de trabalho.Estão inscritos para o evento 100 expositores.Silvano disse que a expectativa é para ás principais novidades tecnológicas aplicadas aos serviços e produtos para transportadoras. Uma delas será a demonstração do motor de caminhão alimentado a diesel a partir do etanol.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

FURTO DE CAMINHÃO
Ladrões aproveitaram a folga do caminhoneiro Ademir Luz Roveda, de Vacaria, que almoçava tranquilamente no Posto Carreteiro, em Eldorado do SUl, e levram seu caminhão. O caminhão é um Scania-113-H-320 - ano 1994, branco, placas IFT-3797 equipado com carreta Randon, graneleiras, placas INU-2764. Ladrões estão telefonando para o proprietário exigindo resgate em dinheiro para devolver o caminhão.
LADRÕES CONTINUAM AGINDO NO VALE DOS SINOS
Ladrões continuam agindo no Vale dos Sinos. Ladrões furtaram em Novo Hamburgo o caminhão Mercedes-Benz – 1313 – azul – placas IHX-6873, de Campestre da Serra que se encontrava estacionado no Posto Sapatão. Ao terminar fazer sua refeição e retornar para o local ou deixara o veículo, não encontrou mais.O proprietário do veículo é Dinarte Pascoal.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

DETRAN DO RIO GRANDE DO SUL É CONTRÁRIO AO PARCELAMENTO DE MULTAS
O parcelamento de multas de trânsito em até seis vezes aprovado em decisão terminativa, quarta-feira pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, está recebendo criticas e protestos. As manifestações contrárias alertam para o que classificam de flagrante retrocesso as leis do trânsito.Por sua vez o relator do Projeto de Lei, senador Alvaro Dias em seu parecer favorável, com duas emendas de redação, argumenta que “se, em tese, o peso das multas é capaz de induzir os cidadãos ao cumprimento da lei, na prática, a impossibilidade de arcar com o pagamento de valores considerados excessivamente altos tem levado uma legião de infratores à inadimplência”. O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul divulgou na uma nota em seu site esclarecendo que é contrário à aprovação do projeto de lei pois considera que "a flexibilização do pagamento das multas incide em impunidade e, consequentemente, em aumento da acidentalidade". O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados, de onde será encaminhada para sanção presidencial ou arquivada. A nota do Detran finaliza afirmando: “O Rio Grande do Sul teve experiências negativas com parcelamento de multas, instituído por lei estadual em 2004, que posteriormente foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. O importante é a sociedade adotar a conduta correta no trânsito, com a observância das regras elementares de segurança, sem o cometimento de infrações, tornando desnecessário o parcelamento das multas de trânsito.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

ISENÇÃO DO IPI PARA COMPRA DE CAMINHÕES FOI PRORROGADA
O governo prorrogou o incentivo para veículos comerciais leves, de grande porte e bens de capitais (máquinas e equipamentos), que acabaria neste mês. Até o fim do ano, eles continuarão isentos de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ou pagando imposto reduzido.Para caminhões, tratores e reboques, a alíquota, que subiria para 5% a partir de julho, continuará reduzida a zero. Para caminhonetes e picapes, o imposto, que aumentaria para 8%, será mantido em 4%. Os bens de capital que estão com a alíquota zerada também ficarão sem pagar IPI até 31 de dezembro.
SEGURO CADA VEZ MAIS CARO E PROIBITIVO
Se por um lado o governo está facilitando a compra de caminhões para a renovação da frota, o seguro está cada vez mais caro e tornando-se proibitivo, segundo alegam os caminhoneiros autônomos. Para a grande maioria a fórmula de consorciar-se em cooperativas, com seguro em grupo está sendo mais compensador. É o caso das Cooperativas de Caminhoneiros de Ibiraiaras e Marau que garantem a reposição do bem em caso de sinistro em até 80% do valor perdido em acidente, furto ou roubo.Valmir Nardi, da Cotraibe, disse ao SOS Caminhoneiro que o seguro em grupo é no mínimo 50% mais barato que a concorrência, banco ou corretora.Nardi explica que o proprietário do caminhão entra no grupo pagando 3% do valor da tabela FIP dividido em 12 parcelas. Mas, os primeiros associados que fizeram seus seguros em 24 meses estão pagando 2%, cerca de R$ 300 por mês para um bem que custou R$ 200 mil.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

LEVANTAMENTO DO DETRAN/RS COMPARA NÚMEROS DO TRÂNSITO NOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO
Levantamento do Detran/RS compara números do trânsito nos Estados da Federação
Buscando compreender melhor o trânsito no Estado, o Detran/RS fez uma análise comparativa do Rio Grande do Sul em relação aos outros Estados da Federação. O estudo demonstrou que o RS ocupa a 5ª posição em diversos aspectos: 5º Estado mais populoso (embora com uma das menores densidades demográficas), 5º em índice de habilitação, 5º em malha rodoviária e 5º em índice de motorização. Mas os gaúchos sobem para a 4ª posição quando comparada a frota em circulação e a participação no PIB nacional.O índice de motorização no Estado chegou a 38,5%, e representa a percentagem da população que é proprietária de veículo. É um número alto se considerada a média nacional, de 24%, mas é bem menor que o índice de Santa Catarina, que é de 47,5%, o maior do País. Logo após vem São Paulo, que tem a maior frota (17,8 milhões), mas índice de motorização de 43%, Paraná (41,7%) e DF, que tem a 11ª frota, mas o 4º índice de motorização (40,6%). No índice de habilitação, que representa o percentual de motoristas habilitados em relação à população, o RS também fica acima da média nacional (20,1%), empatado com o Paraná, com 32% da população habilitada. De maneira geral, os Estados têm índices de motorização e habilitação diretamente proporcionais. O DF destaca-se por ser a 1ª densidade demográfica do país, com 449 hab/Km2, e o maior índice de habilitação (41%). Já o RJ, que tem a 2ª maior densidade demográfica, tem índices de habilitação e motorização bem próximos da média nacional (ambos 24%), diferentemente de São Paulo, que tem a 3ª maior densidade demográfica do país e índices altos de motorização e habilitação (em relação a média): 43% e 37%, respectivamente. O Estado do RS é o 9º do País em extensão territorial, mas ocupa o 5º lugar em malha rodoviária, com 12 mil quilômetros de estradas. Neste quesito, fica atrás apenas de São Paulo (mais de 31 mil), Minas (23 mil), Paraná (21 mil) e Bahia (14 mil). Considerando-se, entretanto, os índices de malha viária (extensão das rodovias em relação à área total), o Distrito Federal e os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná estão na frente, com 15%, 14%, 13% e 11%, respectivamente. Já o RS está abaixo da média nacional (5%), com 4% da área ocupada por rodovias, dado que o índice é diretamente proporcional a densidade demográfica (e não a área), ou seja, quanto maior a concentração de gente, mais rodovias são construídas.AcidentalidadeQuanto maiores os índices de motorização e de malha rodoviária, e a densidade demográfica, maiores os riscos de acidentes. A relação entre esses três fatores, ilustrada no gráfico em anexo, pode indicar diferentes graus de risco. Excluindo-se os outros inúmeros fatores que influenciam a acidentalidade, o Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro têm os maiores riscos. O RJ, apesar de um índice médio de motorização (24%) possui alta densidade demográfica e muitas rodovias, o que significa tráfego intenso de pessoas (pedestres e outros atores do trânsito, como ciclistas, skatistas, carroceiros) e veículos (da própria frota ou de passagem). Já São Paulo, apesar de não ter uma densidade tão elevada quanto os dois outros Estados, tem muitos carros e muitas rodovias. O DF combina os três fatores, resultando em grande risco de acidentes. Paraná e Santa Catarina também têm riscos altos, mas em função dos índices elevados de motorização e malha rodoviária.Por outro lado, Estados como o Pará, Amazonas, Amapá e Acre têm os menores riscos de acidentes dado a baixa densidade demográfica e baixos índices de motorização e malha viária (bem abaixo das médias do país). O Rio Grande do Sul se situa em uma posição média porque, embora tenha altos índices de motorização possui um índice de malha viária menor que a média de 5%, e uma das menores densidades demográficas.Os índices de acidentalidade não puderam ser comparados porque nem todos os Estados possuem registros completos e atualizados. “Alguns registram somente acidentes nas vias federais, ou só nas estaduais ou nas municipais.”, explica Rosane Crivella, assessora técnica do Detran/RS. Para comparar os dados, o Detran/RS utilizou projeções e outras técnicas estatísticas sobre dados do Denatran e FEE/RS.
(fonte: DETRAN/RS)
POLÍCIA RECUPERA CAMINHÃO FURTADO
A recuperação de um caminhão que havia sido furtado em Vacaria no início da semana chegou a emocionar toda a família e conhecidos do caminhoneiro que atende pelo apelido de Chico. O caminhão Mercedes-Benz, 2003, que há pouco mais de 30 dias havia comprado financiado, e pago apenas a primeira prestação no valor de R$ 2.5 mil fora furtado do estacionamento em um posto na cidade de São Sebastião do Caí.Nesse caso a polícia agiu rápido e conseguiu desmontar parte de uma quadrilha de furto de veículos que vem atuando no Vale dos Sinos.Os policiais da Delegacia de Furto e Roubo de Veículos localizaram o caminhão do Chico e conseguiram prender dois envolvidos em uma oficina situada na Parada 62 de Gravataí.Na referida oficina os policiais encontraram mais dois veículos que haviam sido furtados, além de peças de motores.Os presos em flagrante são Ronaldo Reis da Silva e José Colares Santana que se encontravam no local da oficina desmanche.

terça-feira, 15 de junho de 2010

LULA SANCIONA LEI QUE ACABA COM A CARTA-FRETE
Governo publica lei 12.249, que disciplina a contratação e a remuneração de caminhoneiros autônomos, atendendo pleito da categoria, por meio de entidades como a União Nacional dos Caminhoneiros, do líder José Araújo “China” da Silva. Regra auxilia autônomos na renovação de frota, criando instrumento para comprovação de renda dos caminhoneiros, viabilizando o Procaminhoneiro
Um dos pleitos mais importantes dos transportadores autônomos de carga foi atendido pelo governo federal nesta semana. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei 12.249, que altera a de número 11.442, que disciplina o transporte de cargas no Brasil. O texto traz em seu conteúdo o fim da carta-frete, instrumento de remuneração dos caminhoneiros considerado ilegal por juristas e injusto pelos transportadores autônomos.Segundo a lei, fica proibida a remuneração aos caminhoneiros que não seja o depósito ou transferência em conta bancária, fato que foi considerado pela categoria um instrumento disciplinador e moralizador para o segmento.
PROCAMINHONEIRO
Em seu texto, a lei 12.249 proíbe o contratante de transportadores autônomos de pagar o frete por meio da conhecida “carta-frete”. Um dos itens mais comemorados é o parágrafo 5º do artigo 128 da lei, que estabelece que a movimentação bancária dos caminhoneiros serve como comprovação de renda. “O registro das movimentações da conta de depósitos ou do meio de pagamento por crédito bancário servirá como comprovante de rendimento do Transportador Autônomo de Cargas, diz o texto.O presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti, considerou a medida positiva.
VITÓRIA DOS CAMINHONEIROS
O presidente da Unicam (União Nacional dos Caminhoneiros), José Araújo “China” da Silva, comemora a vitória da categoria, explicando que a aprovação da lei se deu por causa de um empenho pessoal seu. "Há dois anos, entregamos propostas para melhorar a situação dos caminhoneiros do Brasil, com pedidos como este, que acaba com a carta-frete, e a adequação do Procaminhoneiro. Este é um projeto da Unicam, em parceria com outras entidades, que vem consolidar os resultados do Procaminhoneiro, que estava com problemas por causa da dificuldade de comprovação de renda por parte dos autônomos. Agora o Procaminhoneiro vai decolar. É uma vitória da Unicam, que foi ouvida pelo governo federal para beneficiar os caminhoneiros brasileiros", diz China.ArtigoAcompanhe abaixo o artigo 128 da lei, que altera o modo de pagamento do frete e disciplina as relações com os caminhoneiros autônomos:
Art. 128. A Lei nº 11.442, de 5 de janeiro de 2007, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 5o-A: "Art. 5o-A. O pagamento do frete do transporte rodoviário de cargas ao Transportador Autônomo de Cargas - TAC deverá ser efetuado por meio de crédito em conta de depósitos mantida em instituição bancária ou por outro meio de pagamento regulamentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT.
§ 1o A conta de depósitos ou o outro meio de pagamento deverá ser de titularidade do TAC e identificado no conhecimento de transporte.
§ 2o O contratante e o subcontratante dos serviços de transporte rodoviário de cargas, assim como o cossignatário e o proprietário da carga, são solidariamente responsáveis pela obrigação prevista no caput deste artigo, resguardado o direito de regresso destes contra os primeiros.
§ 3o Para os fins deste artigo, equiparam-se ao TAC a Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas - ETC que possuir, em sua frota, até 3 (três) veículos registrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas - RNTRC e as Cooperativas de Transporte de Cargas.
§ 4o As Cooperativas de Transporte de Cargas deverão efetuar o pagamento aos seus cooperados na forma do caput deste artigo.
§ 5o O registro das movimentações da conta de depósitos ou do meio de pagamento de que trata o caput deste artigo servirá como comprovante de rendimento do TAC.
§ 6o É vedado o pagamento do frete por qualquer outro meio ou forma diverso do previsto no caput deste artigo ou em seu regulamento."

segunda-feira, 14 de junho de 2010

FECHOU POSTO DA PRF EM SÃO MARCOS
Nem mesmo a campanha feita pelas autoridades e a comunidade de São Marcos e região foi suficiente para que fechasse o posto da Polícia Rodoviária Federal. O único policial que atendia o posto foi removido para Caxias do Sul.Alega o comando Rodoviário que há falta de policiais na corporação que conta com cerca de 700 homens para patrulhar os 5 mil e 400 quilômetros de estradas. Na região da Serra onde há grande movimentação de veículos apenas 42 policiais atendem os municípios de Caxias do Sul, Picada Café, Nova Petrópolis, Morro Reuter e São Marcos.Para exemplificar a falta de patrulheiros no perímetro urbano da BR-116 em Caxias do Sul, o responsável pela unidade na região, inspetor Leandro da Silva Lins Baía, diz que no mínimo o efetivo precisaria aumentar em 50%, pois passam diariamente nos 12 quilômetros daquele trecho, 40 mil veículos que ficam sem fiscalização.O inspetor Baía destaca que hoje em dia, com quadrilhas cada vez mais especializadas, o mínimo aceitável é policiais realizarem rondas em duplas, se desejarmos segurança para os próprios patrulheiros e para realizar um trabalho com qualidade

quinta-feira, 10 de junho de 2010

SINDIPETRO ABRE DEBATES SOBRE COMBUSTÍVEIS
Na Vila Michelon, em Bento Gonçalves, inicia hoje (10/06) o IX FÓRUM SUL BRASILEIRO DE QUALIDADE E TRIBUTAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS, colocando na mesa de discussões postos de gasolina e distribuidores, que debatem o combate à adulteração, fraude e sonegação no setor. O deputado Francisco Appio, em missão oficial fora do Estado, será representado pela sua assessoria jurídica, responsável pela elaboração dos projetos em tramitação (comercialização dos combustíveis e lacre fiscal). Organizado pelo SINDIPETRO e pelo Comitê Sul Brasileiro da Qualidade dos Combustíveis contará com uma agenda intensa de debates.
NOSSAS ESTRADAS ESTÃO SEM SEGURANÇA
O assalto a um ônibus de turismo na BR-116 transportando excursionistas para São Paulo na madrugada desta quarta-feira comprova a falta de segurança nas nossas rodovias.Os passageiros, todos do Rio Grande do Sul, passaram por momentos de terror e humilhação, não bastasse o prejuízo com o furto de jóias, dinheiro e outros pertences.O motorista do ônibus foi rendido, na BR-116, em Mandirituba, e foi obrigado a seguir pela estrada que dá acesso a Agudos do Sul. Os bandidos entraram por uma estrada de chão, onde abandonaram as vítimas, a maioria lojista, que ficaram quase cinco horas seminuas, trancadas no bagageiro do ônibus. O ônibus no momento do assalto transportava 23 passageiros, dois motoristas e um guia – tendo iniciado a viagem em Passo Fundo na tarde de terça-feira.A abordagem do veículo ocorreu por volta de 22h30, quando parou num semáforo por conta de obras no asfalto. O motorista foi surpreendido por dois marginais armados, que o obrigaram a abrir a porta. Dois carros davam cobertura aos marginais.Enquanto um dos bandidos fazia a limpa nos reféns, o outro apontava a arma para a cabeça do motorista.
TRANSPO-SUL VAI DISCUTIR O ESTATUTO DO MOTORISTA
O Projeto de Lei que trata do Estatuto do Motorista e o Impacto nas Operações de Transporte, será objeto de discussão durante a 12ª Transpo-Sul, Feira e Congresso de Transporte e Logística que reunirá no próximo dia 30 de junho, no Centro de Eventos da FIERGS, representantes de entidades do Transporte Rodoviário para um grande fórum de debates sobre o assunto.O projeto de Lei é destinado a regular a atuação no mercado de trabalho dos profissionais, empregados ou autônomos, que têm ofício à condução de veículo automotor. A intenção é que o estatuto abranja as categorias do motorista de caminhão, ônibus e de táxi, entre outros, e regule aspectos como piso salarial, no caso dos empregados, aposentadoria, segurança e jornada de trabalho. O SETCERGS, que vem acompanhando todas as audiências públicas e os desdobramentos do Projeto de Lei no Congresso Nacional. O presidente José Carlos Silvano aproveitará a presença de lideranças nacionais e regionais no evento para ampliar ainda mais os debates em torno da questão, inclusive reforçando as propostas sobre o tema apresentadas pelo Sindicato dos Transportadores gaúchos.
RECEITA FEDERAL FAZ EXPEDIENTE ESPECIAL NA COPA DO MUNDO
Em virtude dos jogos da Copa do Mundo, repartições públicas federais, estaduais, bancos e colégios realizarão expediente especial nos dias em que o selecionado nacional estará em campo.O funcionamento das Unidades da Receita Federal jurisdicionadas a Delegacia de Ureuguaiana, nos dias de jogos da Seleção Brasileira será o seguinte: Nos dias em que os jogos se realizarem às 15:30 horas (horário de Brasília), o expediente encerrar-se-á às 14:00 horas; ao se realizarem às 11:00 horas (horário de Brasília), o expediente será interrompido às 10:30 horas e recomeçará às 14:30 horas. Esse Comunicado não se aplica aos Serviços de Bagagem da Delegacia da Receita Federal de Uruguaiana, Quaraí e São Borja.O horário de funcionamento no Terminal Aduaneiro da BR-290 nos dias jogos da Seleção será das 07:00 às 24:00 horas.
ROUBO DE CARGA ATINGE PREJUÍZO DE r$ 1 BILHÃO
Por Agência Brasil
O Brasil teve um prejuízo de quase R$ 1 bilhão com o roubo de cargas nas rodovias em 2009. Foram 13.500 ocorrências, segundo dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística). A realidade, no entanto, é ainda pior, de acordo com o próprio presidente da entidade, Flávio Benatti. Segundo ele, é grande o número de crimes desse tipo que não são comunicados à polícia. Estimativas não oficiais da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (Fenatac) indicam que o roubo de cargas aumenta cerca de 7% a cada ano.
- “Não há dúvidas de que o prejuízo é muito maior e que é grande a influência desse tipo de prática criminosa no Custo Brasil”, disse Benatti, durante o 10º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, na Câmara dos Deputados. “O prejuízo vai muito além de R$1 bilhão, uma vez que é grande o número de casos que não são notificados. Isso acaba sendo arcado pelas empresas e seguradoras, antes de ser repassado aos consumidores”, avalia o presidente da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, Milton Monti. Segundo a NTC, 81,38% dos roubos de cargas registrados ocorrem na Região Sudeste. “Isso corresponde a quase 11 mil, das 13.500 ações criminosas praticadas no país. Em valores, são cerca de R$ 660 milhões em prejuízo apenas no Sudeste”, explica Benatti. Em segundo lugar, vem a Região Sul, com 1.069 casos, ou 7,9% - prejuízo de R$ 102,5 milhões. Entre as mercadorias mais visadas pelos criminosos estão as alimentícios, eletroeletrônicas, fármacos, os cigarros, têxteis, as autopeças e os combustíveis, além de produtos metalúrgicos e químicos. O uso tecnologia para prevenir esses crimes não têm resultado na diminuição dos roubos de cargas. “A cifra de prejuízos é enorme, porque as quadrilhas têm atuado de forma intensa e já está ficando disseminada por todo o país”, avalia o presidente da Fenatac, José Hélio Fernandes. “Mesmo com as empresas fazendo uso das tecnologias modernas, como rastreadores por GPS, dispositivos que só permitem a abertura dos compartimentos em locais previamente definidos ou mesmo a chamada cerca eletrônica [travamento do veículo que desviar de uma rota pré-estabelecida], os roubos de cargas são cada vez mais praticados no Brasil”, explica Fernandes. De acordo com Fernandes, seria importante que a atuação policial passasse a ser federalizada, a fim de melhorar o combate a esse tipo de crime. “Esse é um passo importante, porque a atuação das polícias estaduais acaba limitada por causa dos procedimentos burocráticos necessários para que a investigação avance para os estados vizinhos”. Para o secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, o roubo de cargas precisa ser combatido por duas frentes. Além de uma infraestrutura que evite o tráfego em baixa velocidade, “é necessário que se faça um trabalho com foco na inteligência policial para identificar trechos onde há falta de fiscalização e para identificar onde ocorrem as vendas de produtos sem notas fiscais”, avalia.“A redução de velocidade depende da característica das estradas. A maior parte das vias pavimentadas no país são pistas simples e algumas delas ficam em regiões montanhosas. Além dos aspectos topográficos, precisamos fiscalizar, de forma mais eficiente, os locais onde ocorre maior incidência de assaltos”, disse Perrupato. O 10º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas está sendo realizado na Câmara dos Deputados e discute propostas de infraestrutura que ajudem a superar os gargalos do ransporte rodoviário, além de medidas de combate ao roubo de cargas no país.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PRORROGADO O USO DA CADEIRINHA
Um dia antes de vigorar a fiscalização sobre a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para o transporte de crianças em veículos, o Contran prorrogou o prazo para início de setembro, tendo em vista a falta de oferta do produto no mercado.Em Porto Alegre as lojas especializadas esgotaram seus estoques e a procura surpreendeu a própria indústria.Com a prorrogação haverá mais tempo para as famílias que possuem crianças menores se adaptarem à legislação.
MPF INVESTIGARÁ IRREGULARIDADES EM RESOLUÇÃO SOBRE CADEIRINHAS
O Ministério Público Federal de São Paulo informou nesta terça-feira que instaurou inquérito civil para apurar possíveis ilegalidades na resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que torna obrigatório o transporte de crianças de até sete anos e meio em dispositivos de segurança (cadeirinhas, bebês-conforto e acento de elevação), mas exclui alguns tipos de veículos da norma. O inquérito foi aberto no dia 31 de maio. Na resolução do Contran, que passaria a valer no dia 9 de junho, o uso do equipamento passa a ser obrigatório em veículos de passeio, mas essas exigências não se aplicam aos veículos de transporte coletivo, de aluguel, de transporte autônomo de passageiro (táxis), escolares e demais veículos com peso bruto total superior a 3,5 t. De acordo com o MPF, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que o trânsito em condições seguras, é um direito de todos, e que crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo Contran. Para o órgão, as "exceções foram editadas sem qualquer razão lógica ou jurídica, e coloca em risco a vida das crianças passageiras", disse o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias. O Contran terá 20 dias para prestar esclarecimentos ao MPF após o recebimento do ofício. Após a resposta, o ministério pode recomendar que seja incluída na resolução o transporte escolar, ou até mesmo propor medidas judiciais.
TIPOS DE CADEIRAS
Quatro são os tipos de equipamentos de segurança utilizados para transporte de crianças: o bebê-conforto (desde a saída da maternidade até 1 ano); cadeirinha (de 1 a 4 anos); assento de elevação (de 4 a 7 anos e meio); e cinto de segurança no banco de trás (acima de 7 anos e meio a 10 anos). Os dispositivos de retenção devem estar de acordo com o peso e a altura das crianças, conforme as instruções dos fabricantes.
SEMINÁRIO EM BRASÍLIA SOBRE ROUBO DE CARGAS
Realiza-se em Brasília o 10º Seminário Brasileiro do Transporte de Cargas, evento patrocinado pela Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados. Participam do evento o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, presidente da Câmara Michel Temer, autoridades públicas, políticos e lideranças nacionais e regionais do transporte e logística de todo o país.O principal assunto da pauta em debate são as medidas eficazes para o combate ao roubo de cargas e a infraestrutura necessária para superar os grandes gargalos do transporte rodoviário de cargas.O presidente do Setcergs, José Carlos Silvano e o vice-presidente de Transporte, Jaime Krás Borges participam do Seminário.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

NÚMERO DE MORTES NO TRÂNSITO BATE RECORDE
O número de mortes ocorrido neste feriadão de Corpus Christi voltou a preocupar as autoridades do trânsito em nosso Estado. 34 pessoas morreram nas estradas e perímetro urbano de cidades gaúchas tudo por imprudência dos motoristas, segundo a Polícia Rodoviária Federal e Comando Rodoviário da Brigada Militar.Mesmo tendo dedicado maior atenção e atuado preventivamente durante o feriadão, as Polícias Rodoviárias não conseguiram baixar a quantidade de acidentes com mortes fatais.A média de mortes no trânsito aumentou para 4 mortes por dia durante o primeiro semestre do ano.No saldo de mortes foram registrados 9 por saída de pista; 6 motociclistas; 6 atropelados.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

PRESOS ASSALTATES EM COXILHA
A Polícia Rodoviária do Posto de Coxilha, no Norte do Estado, prendeu dois assaltantes de caminhões que utilizavam um Ford/Focus, na RS-135, próximo a Getílio Vargas, antiga Cervejaria Serranalte. O veículo era roubado e as placas de Passo Fundo eram clonadas. Os dois assaltantes assaltantes foram presos e possuíam antecedentes criminais por roubo, furto, homicídio e estelionato. Ambos foram presos em flagrante e levados para o presídio.
O Grupamento Rodoviário da Brigada Militar de Coxilha orienta: dnuncie crimes e comportamentos imprudentes de condutores; use o cinrto de segurança, ele salva vidas.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

CAMINHONEIROS PEDEM POLICIAMENTO NO RODOANEL
Dois meses após a abertura do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas, o temor com relação a assaltos atinge, sobretudo, a classe caminhoneira, uma das mais beneficiadas pela inauguração da rodovia.O fluxo intenso de veículos pesados incentiva uma prática criminosa muito conhecida pelos caminhoneiros: o roubo de carga. A insegurança é tanta que empresas de transporte estão orientando seus funcionários a evitar a rodovia durante a noite, segundo o Setcesp (Sindicato das Empresas Transportadoras de São Paulo e Região)."O Rodoanel foi inaugurado para os caminhões não rodarem em São Paulo. No entanto, temos empresas que não passam por lá após as 20h por falta de iluminação. Algumas companhias de seguro ameaçam não cobrir ocorrências registradas na rodovia", conta o presidente do Setcesp, Francisco Pelucio.Balanço divulgado ontem pela Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo apontou que o tráfego de caminhões no Trecho Sul já superou o da Via Anchieta. De acordo com a Pasta, o percentual de veículos pesados no Rodoanel chega a 40% em dias úteis. Na Anchieta, 25,7% do tráfego é de caminhões e ônibus.A falta de segurança no Trecho Sul foi discutida no 22º Fórum Paulista do Transporte e Segurança Contra o Crime, organizado pela entidade no dia 18. Na ocasião, a entidade solicitou à Secretaria de Segurança Pública mais policiamento no Rodoanel.Operação - Atendendo o pedido do Setcesp, a Delegacia de Meio Ambiente, Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), SIG (Setor de Investigações Gerais), Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) e 4º Distrito Policial de São Bernardo realizaram ontem uma blitz na altura do km 72 do Trecho Sul.A ação contou com o apoio de 20 viaturas e aproximadamente 60 policiais. Ao todo, 435 veículos foram vistoriados e 33 foram apreendidos. Ninguém foi detido. De acordo com a Polícia Civil, por ter sido inaugurado recentemente, ainda não há um estudo detalhado sobre os pontos mais críticos no Rodoanel."O que nós temos percebido é que os caminhoneiros são sequestrados na Baixada Santista e liberados em São Bernardo. Essa ação teve como objetivo fiscalizar caminhões, carros, motos e evitar sequestros relâmpagos", afirmou o delegado titular do SIG/Garra, Jacques Ejzenbaum.Para o presidente do Setcesp, no entanto, fiscalizações pontuais não são a solução para o fim da criminalidade no rodoanel. "Não existe policiamento contínuo. Deveria haver um posto fixo na saída para a Régis Bittencourt e para a Imigrantes, porque atualmente há somente uma viatura circulando na via."A Polícia Militar possui uma base na altura do km 65 do Trecho Sul. Procurada, a corporação informou que durante os dois meses de operação não foram registrados casos de roubos ou sequestros, apenas ocorrências relativas a acidentes. Ainda de acordo com a Polícia Militar, quatro viaturas se revezam no patrulhamento de toda a extensão da rodovia.
(Fonte: A Estrada)

terça-feira, 1 de junho de 2010

RESTRIÇÃO AO TRÁFEGO PARA CEGONHEIROS E BITRENS
Quinta-feira, em razão do feriado de Corpus Christi, haverá restrição de tráfego para combinações de Veículos de Carga, conhecidos como bitrem e combinações de Transporte de veículos (cegonheiros), em estradas federais de pista simples, mesmo que possuam licença especial.Os horários e dias de restrição são os seguintes:Hoje, quarta-feira, das 16h ás 22h. Amanhã, feriado, das 6h as 12h e domingo, dia 6, das 16h as 22h.Os motoristas que forem flagrados transitando nesse período de restrição serão multados e terão seus veículos retidos pela Polícia Rodoviária Federal.
PROSSEGUE O RECADASTRAMENTO NA ANTT
Teve início ontem, mais uma fase do recadastramento para proprietários de caminhões na ANTT, cujos registros anteriores possuem o final 4. O prazo será até o final de junho. O recadastramento pode ser feito junto a ANTT – SETCERGS e FECAM.A renovação e o fornecimento dos adesivos são feitos na hora.
MOTORISTA É ASSALTO E LADRÕES OFERECEM DEVOLUÇÃO EM TROCA DE DINHEIRO
Motorista de São Lourenço do Sul, teve sua carreta roubada no Posto Pampa 7, em São José dos Pinhais, Curitiba. O caminhoneiro que seguia para Caxias do Sul com uma carga de bobinas de aço, foi surpreendido por uma quadrilha que o manteve em cativeiro por 14 horas. Os ladrões levaram somente a carreta com a carga, desprezando o cavalinho Scania, placas ICK-9577.Um dia após o assalto, um dos bandidos vem telefonando para a família do motorista pedindo a quantia de 10 mil reais para liberar a carreta. O fato já foi comunicado as autoridades policiais para as providências.