segunda-feira, 31 de maio de 2010

BALDE É USADO PARA CAMPANHA DE DIREÇÃO SEGURA
Para fazer com que motoristas dirijam com mais cautela uma Companhia de transporte na China está fazendo uma campanha por direção segura. Os condutores são monitorados por câmeras e não podem derrubar água do balde. A empresa Longxiang tem recebido muitas reclamações dos usuários de que os motoristas freiam bruscamente e conduzem o ônibus perigosamente pala cidade. Segundo as novas regras, os motoristas devem manter os baldes cheios de água a cada viagem, e conseqüentemente, até o final do seu dia de trabalho.Se moda pega em Porto Alegre iria faltar água, porque o que tem de motorista de ônibus e lotação que dirige mal!!!
ALTA CARGA TRIBUTÁRIA GERA DESCONTENTAMENTO AO SETOR DE TRANSPORTE
Os transportadores e operadores logísticos gaúchos reclamam da alta carga tributária a que são submetidos pelo governo. José Carlos Silvano, presidente do SETCERRGS – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul lembra que a atividade de transporte é uma das mais tributadas do país. Chega a 56% - afirmou. “Além disso, somam-se despesas com pedágio, autorizações Especiais de Transportes e, ainda, convivemos com diferentes legislações ambientais”, assinalou o líder setorial.“Somos taxados de vilões das estrdas, mas o Brasil é rodoviarista, porque as condições deste país continental transformaram este modal como o mais eficiente. Por isto temos que exigir como retribuição dos governantes, investimentos em infra-estrutura”, declarou Silvano.Seu colega de Santa Catarina, Pedro Lopes, presidente da Fetransesc, também é da mesma opinião. Ressalta que o brasileiro tem de trabalhar 148 dias por ano só para pagar impostos que resultam em R$ 500 bilhões aos cofres públicos e essa pesada carga tributária não tem resultado em investimentos para melhorar a infra-estrutura necessária ao melhor desempenho do transporte rodoviárioBrasileiro. Lembra ainda que o roubo de carga que tem assustado o setor nas últimas semanas é uma questão que precisa ser seriamente debatida entre o setor e os órgãos de segurança do governo.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

BRASIL PODERÁ ADOTAR RETALIAÇÃO CONTRA CAMINHONEIROS ARGENTINOS
Caminhões de carga brasileiros estão sendo barrados na Argentina. Em virtude disso, o secretário de Comércio Exterior do Brasil, Welber Barral, disse ontem que o Brasil poderá adotar medidas de retaliação contra a Argentina, caso seja confirmado que o bloqueio de caminhões na fronteira entre os dois países extrapola as questões burocráticas. Para evitar que o Brasil decida retaliar a Argentina por meio do adiamento na liberação de licenças não automáticas na importação de produtos argentinos, o governo brasileiro quer que o da Aregentina faça uma declaração oficial reiterando que não impôs barreiras à entrada de alimentos brasileiros em seu território. O secretário afirmou que a declaração oficial é necessária para que sejam esclarecidos os rumores sobre o bloqueio. Informou também que tem recebidos reclamações de oito caminhoneiros brasileiros que estão sendo parados na fronteira com a Argentina por não terem recebido autorização para entrar no país vizinho. "Não chega a ser uma situação anormal, já que pela região passam 500 caminhões brasileiros diariamente – disse o Secretário. Estamos averiguando se existe algum questão a mais ou diante apenas de problemas de documentação, como vistos ou notas fiscais", completou o secretário. Acrescentou ainda que o rompimento comercial seria mais prejudicial para os argentinos do que para o Brasil.
CAMINHONEIRO FICA EM VILA VELHA
O motorista acidentado de Vacaria, Samuel de Campos Pinto, não chegou a ser removido ontem para sua cidade como chegou a ser noticiado, face aos ferimentos recebidos em uma das pernas e bacia. Ele será operado no Hospital daquela cidade.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

CAMINHONEIRO ACIDENTADO CHEGA HOJE À VACARIA
Motorista que foi acidentado em Vila Velha, Espírito Santo, com graves ferimentos na perna e bacia chega hoje à Vacaria. O SOS Caminhoneiro providenciou na sua remoção hoje pela manhã e agora vai aguardar para ser submetido a cirurgia. Segundo a Polícia Rodoviária, o caminhoneiro Samuel de Campos Pinto não conseguiu completar uma curva em declive e tombou.
SUGERIDA A RETIRADA DA LEI A ESPECIFICAÇÃO DO TEOR ALCOÓLICO
O advogado e professor de Direito Penal e Processual Penal Luiz Flávio Gomes sugeriu nesta quinta-feira que a legislação brasileira não especifique o teor de álcool necessário para caracterizar a embriaguez de motoristas. O advogado, que participou de audiência pública na Câmara dos deputados, disse que a especificação introduzida pela Lei Seca no Código de Trânsito Brasileiro atrapalha a caracterização dos crimes de trânsito por embriaguez e favorece a impunidade de condutores bêbados. Atualmente, a lei considera crime dirigir veículo estando com mais de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue – a pena é de seis meses a três anos de detenção, além de multa e suspensão da habilitação. Gomes lembrou que, para comprovar a embriaguez, o condutor deve soprar o bafômetro ou fazer exame de sangue. Ou seja, deve produzir prova contra si mesmo. Em São Paulo, disse ele, 80% dos condutores se recusam a se submeter ao exame e não comprovam a condição de embriaguez. Ele ressaltou que essa comprovação pode ser feita por outros meios, como fotografias e testemunhas, sem a necessidade de quantificar o nível de álcool. “Então, tira o 0,6 e muda a redação da lei para 'dirigir embriagado sob influencia de álcool ou substância análoga' apenas”, defendeu Gomes, na audiência promovida pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania para discutir a adequação das normas sobre crimes de trânsito.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

CAMPANHA DAS ASSINATURAS
A campanha da coleta de assinaturas para apresentação do projeto de iniciativa popular que regulará as concessões rodoviárias no Rio Grande do Sul, vai prosseguir até o final do Mês, afirma um dos coordenadores do Comitê Gaúcho de Controle Social, Agenor Basso. Segundo o coordenador o prazo foi estabelecido para servir como referência e avaliar até aquela data a “a quantas anda a campanha”. Basso explica que mesmo passando do dia 31, a campanha continuará até juntar as 80 mil assinaturas ou mais.
MOTORISTA DE VACARIA SE ACIDENTA NO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO
Motorista de Vacaria, Samuel de Campos Pinto, sofre acidente no interior do Estado do Espirito Santo e está Hospitalizado. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o condutor tombou o veículo na rodovia SO-20, próximo ao Posto 4 da Polícia Rodoviária. O caminhão um Volvo, placas MEU-5832 retornava ao Sul com uma carga de tomates. Samuel teve várias fraturas. A mais grave foi na bacia. Ele foi levado para o Hospital Antônio de Bezerra Farias onde deverá ser operado

terça-feira, 25 de maio de 2010

CAMINHÃO ROUBADO EM SÃO PAULO
Foi roubado caminhão Scania placas IJR-8465, atrelado a uma prancha placas IQE-2852 que transportava três empilhadeiras. O motorista da empresa Transolmar, de Eldorado do Sul foi assaltado na Marginal Tietê, em São Paulo.Até o fim da tarde de ontem a polícia ainda não havia localizado o caminhão e a carga.
Informaçãoes para o telefone do SOS Caminhoneiro - 51-93511222
RODOVIA BR-101 BLOQUEADA PARA DEMOLIÇÃO DE PONTE
Os trabalhos de demolição da antiga ponte sobre o Rio Três Forquilhas, na BR-101 que liga o Sul com o Norte pelo litoral, deixarão a rodovia bloqueada nos dois sentidos até quinta-feira, (27), quinta-feira.Portanto, para quem vai em direção a Torres o desvio será feito em Morro Alto para tomar a Estrada do Mar. No sentido contrário, os motoristas devem deixar a Br-101 e tomar a Estrada do Mar em Torres. Outra alternativa é a BR-116 entre Lages e o Vale dos Sinos.Dois guindastes e homens trabalham no local.
MOTOCICLISTA CIDADÃO
Preocupado com o crescente número de acidentes envolvendo motos, o Governo do Estado, por intermédio do Detran/RS, está apoiando a campanha Motociclista Cidadão, desenvolvida pelo Sindicato dos Motociclistas Profissionais do RS (Sindimotos) para promover o resgate da cidadania e redução da acidentalidade entre os motoboys. A campanha foi lançada na manhã desta terça-feira no Auditório do Centro Administrativo, em Porto Alegre.O número de motos circulando no Estado dobrou nos últimos 10 anos, chegando a 895 mil veículos em abril deste ano. O total de condutores categoria “A” também cresceu de 815 mil em 2001 para 1,3 milhões em abril de 2010. Dentre estes, 27%, ou 365 mil, exercem atividade remunerada com o veículo. O índice de acidentalidade está entre os mais altos: 4,2 motos em cada 10 mil da frota envolvem-se em acidentes com mortes (para automóveis, o índice é de 2,3). O número significou 17,8 mil motos envolvidas em acidentes com vítimas (mortos e feridos) em 2008, 15,8 mil em 2009, e 4,3 até abril de 2010. A campanha Motociclista Cidadão quer começar a reverter esse quadro. Diversas ações e eventos serão realizados ao longo do ano incentivando comportamentos positivos do motociclista no trânsito.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

ESCOA-SE O TEMPO PARA COLETA DE ASSINATURAS
A coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular que estabelece o uso de pedágios encerra nesta terça-feira, dia 25 de maio. O Comitê Gaúcho de Controle Social, do qual as entidades do transporte de cargas fazem parte, está mobilizando a sociedade gaúcha para coletar 80 mil assinaturas, impedindo a possibilidade de se prorrogar as atuais concessões dos pólos no RS, que terminam em 2013.O Setcergs está convocando seus associados a ajudarem no recolhimento de assinaturas junto aos seus associados fornecedores e serviços terceirizados.
NOVOS DESMORONAMENTOS NA BR-153 (ERECHIM/CONCÓRDIA)
Ainda vai demorar 15 dias para serem concluídas as obras de restauração da BR-153 no trecho Erechim/Concórdia-SC, segundo previsões da Polícia Rodoviária Federal.As chuvas que caíram na região durante a semana, provocaram no local novos desmoronamentos, mas não há bloqueio da estrada, apenas uma pista dá passagem aos veículos.A Polícia Rodoviária Federal sinalizou o trecho e pede cuidado aos motoristas, principalmente aos caminhoneiros, pois a passagem no trecho de 60 metros é estreita e exige maior atenção.Passam diariamente pela rodovia que demanda ao norte do país, cerca de 5 mil veículos.
Só para lembrar...
EXPEDIENTE DA RECEITA NA FRONTEIRA
Entra em vigor a partir da próxima segunda-feira os termos do comunicado do Delegado da Receita Federal em Uruguaiana, Jorge Luiz Hergessel, que estabelece novos horários de atendimento no Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana e no Centro Unificado de Fronteira em Santo Tomé/São Borja.Serão os seguintes: de segundas a sextas-feiras das 8h ás 20h. Sábados das 8h ás 14h e nos domingos não haverá atendimento.Nos feriados a Receita informará com antecedência o horário de atendimento.
FESTA EM TAPEJARA
Nossa Senhora do Caravággio será homenageada por caminhoneiros e motociclistas neste domingo em Tapejara. As 10h haverá procissão, 10,30h missa com benção dos veículos e ao meio dia churrasco.A festa será na Linha Caravaggio. O presidente da comunidade Genesio Gena, disse que já confirmaram presença cerca de 100 motoqueiros da região.
ROUBO DE CARGAS
De 1997 até hoje, o roubo de cargas já causou mais de R$ 8 bilhões em prejuízos para o setor de transporte rodoviário, com mais de 130 mil ocorrências e 219 mortes. É um problema muito sério que deve ser atacado de forma contundente, disse o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo, Roberto Mira, que é também presidente da Comissão de Combate ao Roubo de Cargas da NTC&Logística, no Fórum de Debates que terminou no dia passado em São Paulo, com a presença de cerca de 300 empresários e autoridades. Ações contra o crime nas estradas e reforçando o compromisso de atuação mais enérgica e eficaz foram a tônica das palestras. Além das ações policiais, o transporte rodoviário espera que os parlamentares estaduais e federais criem um ambiente legal para a punição exemplar das quadrilhas e principalmente dos receptadores de cargas roubadas, considerados serem a raiz do problema.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

CHUVAS E PREJUÍZOS EM SANTA CATARINA
As chuvas que castigam Santa Catarina há cerca de um mês causam problemas em duas estradas federais dentro do Estado. Na BR-101 há inúmeros pontos de bloqueio, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Já na BR-282 há registro de pelo menos outras duas interdições.Os bloqueios na BR-101 ocorrem no km 141, em Balneário Camboriú, no sentido sul, onde uma queda de barreira interdita o acostamento e a pista da direita. No km 259, em Paulo Lopes, sentido norte, há outra queda de barreira interditando o acostamento e meia pista, com risco de novo deslizamento. No km 232, em Palhoça, no Morro dos Cavalos, há queda de barreira e pista totalmente interrompida. Ainda na BR-101, o km 209, em São José, no sentido sul e norte, em frente ao almoxarifado do TJ-SC, apresenta a via marginal sul completamente alagada, água sobre a via principal e trânsito interrompido por medida de segurança. Também há bloqueios e pistas alagadas nas vias marginais de São José à cidade de Palhoça, com pontos de alagamento e interdições. Segundo da PRF, ocorreram várias quedas de árvores na região de Biguaçu, próximo a uma aldeia indígena. Na BR-282 há bloqueio na via expressa no km 1, sentido Ilha - Continente, onde a pista está parcialmente interditada em razão de queda de barreira. A via expressa, no km 5, também no sentido Ilha - Continente, apresenta pontos de alagamento e pista parcialmente bloqueada. De acordo com a Defesa Civil Estadual, nos últimos 30 dias 101 municípios decretaram situação de emergência, sendo 73 em abril e 27 em maio. Neste mês, conforme o último relatório, 42 cidades foram atingidas, com 3.745 pessoas desalojadas - aquelas que podem contar com a ajuda de vizinhos e familiares - e 415 desabrigadas - aquelas que necessitam de abrigos públicos. Das 42 cidades atingidas no Estado, 27 decretaram situação de emergência. A chuva de ontem causou estragos em Florianópolis: deslizamento de terra no Morro do 25 e na José Mendes. As áreas estão sendo monitoradas pela equipe da Defesa Civil.
FÓRUM DO TRANSPORTE DISCUTE ROUBO DE CARGAS
O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo realizou nesta terça-feira mais uma sessão do Fórum Paulista do Transporte, para debater o roubo de cargas e o combate a este crime que tanto prejudica as atividades do setor, gerando custos para as transportadoras e fazendo vítimas. A escalada do roubo de cargas, no Estado de São Paulo, obriga o setor investir, em média, 15% do faturamento das empresas em ações de gerenciamento de riscos, que envolvem rastreadores e outros itens da tecnologia embarcada, monitoramento de veículos, seleção de pessoal, sistema de segurança patrimonial, escoltas e tantas outras. A resposta policial e a criação de um ambiente jurídico que puna exemplarmente os envolvidos no crime são primordiais para que o transporte encontre uma solução para o problema, que vem se tornando mais grave com o passar dos anos. A entidade, com a Federação do setor e a NTC, mantém um Protocolo de Intenções com a Secretaria de Segurança Pública para o levantamento e a divulgação dos números do roubo de cargas no Estado. As ações policiais e a criação de instrumentos legais para o combate ao crime organizado foram os temas mais importantes do Fórum.

terça-feira, 18 de maio de 2010

AUMENTA O NÚMERO DE ACIDENTES NO RGS
A velocidade que emociona é a mesma que mata. Este é um “slogan” utilizado pela ABETRAN, para conscientizar os motoristas de qualquer natureza, seja de caminhão, automóvel, motocicleta que quem abusa da velocidade e não obedece aos sinais de trânsito estão sempre mais sujeitos a cometer acidentes.Dificilmente um motorista que anda com cuidado é o causador dos acidentes, é sempre o mais afoito, aquele que desobedece ás regras do trânsito, que bebe, que usa drogas, enfim, o motorista irresponsável. Por exemplo: A rodovia BR-116 está sendo considerada a estrada mais violenta do Rio Grande do Sul em 2010. Desde janeiro, 52 pessoas morreram na rodovia. Quase 70% dos acidentes envolvem motociclistas (18) e atropelamentos (17), segundo levantamento de zerohora com e Rádio Gaúcha. O trecho com o maior número de ocorrências é o de Novo Hamburgo, onde seis pessoas perderam a vida neste ano - três atropelamentos e duas mortes de motociclistas. Para a Polícia Rodoviária Federal, parte do índice é consequência do aumento da circulação de motos e da imprudência dos pedestres. Depois da BR-116, a BR-386 é a que registra mais mortes: 40 no total. Entre as estradas estaduais, a que tem mais vítimas fatais é a RS-122, onde 16 pessoas perderam a vida neste ano. Ao todo, o trânsito gaúcho Até o fim de semana registra 578 mortes em 2010.
PRF RECUPERA CAMINHÃO FURTADO
A Polícia Rodoviária Federal recuperou um caminhão Mercedes-Benz, placa IFC1620/RS. O motorista não acatou ordem de parada e evadiu. Houve perseguição e o referido veículo foi encontrando dois kms depois abandonado na contramão. Foram feitas buscas no mato próximo a via, e localizado e preso, Claudeci Lopes Brandão, 42 anos. Verificada a numeração do chassi constatou-se que a placa original era ACW-2561/RS. O condutor, segundo a PRF possuía antecedentes. O veículo havia sido furtado em Esteio.
MISTÉRIO NA MORTE DE CAMINHONEIRO DE LAGOA VERMELHA
Policia civil de Lagoa Vermelha e Ibiaçá esta investigando um homicídio ocorrido na ultima sexta feira quando duas pessoas, entre as quais a vitima Tiago Carra de 28 anos realizavam colheita de milho em uma lavoura próximo ao chamado Passo das Mulas, município de Lagoa Vermelha.O corpo da vítima foi encontrado o com ferimentos produzidos por arma de fogo no tórax já sem vida. O caminhão por sua vez foi encontrado no meio da tarde abandonado próximo a sede campestre da ABNS na saída para Passo Fundo. O motorista era natural de Lagoa Vermelha e foi enterrado no sábado em ibiaçá.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

RECADASTRAMENTO (NÃO ESQUEÇA)
O período de recadastramento do Registro Nacional de Transportadores Rodoviário de Cargas está em pleno andamento em todo o país. Para evitar transtornos junto a fiscalização observe o que determina a legislação específica, não deixando para última hora. A FECAM, Federação dos Caminhoneiros Autônomos e sindicatos vinculados estão aptos a proceder todo o expediente, com segurança e responsabilidade.A renovação e adesivos que devem ser colocados no caminhão são feitos na hora. A sede da FECAM, em Porto Alegre está localizada na Av. José de Alencar, 707, sala 1, Bairro Menino Deus.Os telefones são (51) 3232-3407 ou 3232-3417.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

DENIT AGIU RÁPIDO
O trecho do km 258, no Morro Agudo, em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, atingido por uma queda de barreira nesta quarta-feira, acaba de ser liberado. A empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) removeu a terra que bloqueava a pista, e o trânsito flui nos dois sentidos. De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Leandro Andrade, o trânsito é lento no local, e não está descartada a possibilidade novos deslizamentos. Não há registro de acidentes.
MOTORISTA ACIDENTADO NO INTERIOR DA BAHIA JÁ ESTÁ A CAMINHO DE VACARIA
O caminhoneiro Paulo de Tarso Marques de Lima, acidentado em Macuraré no último domingo, já está a caminho de sua última morada. O corpo do motorista só foi liberado hoje pela manhã. Ele deve chegar a Vacaria onde será sepultado nesta quinta-feira.
QUEDA DE BARREIRA INTERDITA PARTE DA BR-101 EM FLORIANÓPOLIS
Uma queda de barreira interditou a BR-101 no km 258, no Morro Agudo, em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis. O Segundo a Polícia Rodoviária Federal, não há previsão para liberação da pista nem desvio ou trecho alternativo. O congestionamento chega a mais de cinco quilômetros nos dois sentidos.O local onde aconteceu o incidente é um trecho não duplicado da rodovia. A barreira ocupa uma das três pistas no sentido Sul/Norte, a 25 quilômetros ao sul da praça de pedágio. Três caminhões, entre eles um bitrem, tentaram passar pela lateral, mas não conseguiram e acabaram atolando. De acordo com a PRF, por causa da chuva, há novo risco de deslizamento na área.
FROTA DE CAMINHÕES VELHOS SÃO RESPONSÁVEIS POR ACIDENTES
Um estudo realizado mensalmente na Rodovia Presidente Dutra, no trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro, revela que a segurança no trânsito está comprometida pela idade da frota em circulação. Segundo um levantamento criterioso, em média, 2/3 dos caminhões analisados pertencem a frotistas e 1/3 é de motoristas autônomos. Conforme dados do Sindipeças, a idade média da frota de caminhões no País tem idade de dez anos e dez meses e a grande questão é que podem colocar a segurança no trânsito em risco. Os últimos levantamentos confirmam que dos 124 caminhões inspecionados vários deles estavam com o nível de emissões de poluentes acima do permitido, sistema de fluido de freio/embreagem vencido, vazamento de óleo e filtros de ar, óleo do cárter vencido, rolamentos de rodas danificados e sistema de direção com problemas. Um outro estudo realizado pelo GIPA (Órgão Internacional de Segurança no Trânsito) analisou com mais cuidado o perfil do condutor autônomo. Dos 884 caminhoneiros autônomos brasileiros entrevistados, 34% têm veículos com mais de 22 anos, rodam em média, 96.558 quilômetros por ano – mais de 300 quilômetros por dia -, 77% são caminhões de segunda mão e percorrem longas distâncias. Porém, desse levantamento, o mais preocupante é que 97% dos entrevistados não têm plano de manutenção do veículo. Apesar dos apelos em relação à segurança feita diariamente pelos órgãos de comunicação, a conservação do veículo é escassa e precisa ser mais freqüente. Essa questão só será melhorada quando houver, assim como a inspeção veicular – de manutenção preventiva – a inspeção de segurança veicular como lei. Um veículo sem as mínimas condições de segurança coloca em risco, também, muitos inocentes.

terça-feira, 11 de maio de 2010

CORPO DE CAMINHONEIRO AINDA NÃO FOI LIBERADO
O corpo do caminhoneiro Paulo de Tarso Marques de Lima, de Vacaria, morto atropelado por um ônibus clandestino em Macuraré, na BR-116, Bahia, foi liberado pelo IML de Juazeiro, ontem ao final da tarde.Pela falta de médico legista na cidade e em Paulo Afonso, cidade mais próxima, teve de ser transportado para Juazeiro, cerca de 300 quilômetros de Salvador.A morte do motorista ocorreu quando este sinalizava a estrada onde estava estacionado no acostamento um colega com o seu caminhão avariado.Um ônibus ao passar pelo local atropelou o infeliz motorista que morreu na hora.Paulo de Tarso, tinha 37 anos, era casado em não possuía filhos.
GESTO DE ESTENDER A MÃO PARA PASSAR NA FAIXA DE SEGURANÇA PODERÁ SE TRORNAR LEI
Está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Projeto de Lei que se for aprovado todas as cidades brasileiras terão de seguir o exemplo de Brasília, onde basta estender o braço para cruzar a rua. O ato de levantar o braço ao atravessar a faixa de pedestre – o chamado "sinal de vida"- é tema de campanhas em várias cidades brasileiras. O Código de Trânsito Brasileiro já determina que quem estiver atravessando uma rua ou avenida nas faixas apropriadas "terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica", mas o artigo é pouco respeitado. O novo projeto em trâmite no Congresso não apenas enfatiza o que está determinado no código como institui o "sinal de vida" na travessia. Apresentado pela deputada federal Perpétua Almeida, prevê que o pedestre simplesmente levante o braço para solicitar, nas faixas, a parada do veículo em ruas sem semáforo. Em vias com grande fluxo de automóveis, os pedestres devem esperar a formação de um "maior número de passantes", diz o texto. Não haverá punição a quem não fizer o gesto, só para o motorista que não respeitá-lo. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito 33.996 pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito no País em 2008 - delas, 5.429 pedestres. Nas grandes cidades o planejamento urbano ignora os direitos de quem anda a pé. "É um absurdo. Fazem viaduto e ponte sem calçada, sempre pensando antes no carro".

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CAMINHONEIRO GAÚCHO ATROPELADO E MORTO EM RODOVIA
Paulo Tarso Marques de Lima, (37) casado, motorista de caminhão, de Vacaria-RS, foi atropelado ontem, (9) na rodovia BR-116 que liga a cidade de MACURURÉ, Bahia, divisa com Pernambuco por um ônibus. O caminhoneiro morreu no local em conseqüência dos graves ferimentos recebidos quando auxiliava outro motorista na estrada. Ele estava próximo ao acostamento colocando sinalização, nisso veio o coletivo e o colheu de surpresa. Seu corpo está sendo encaminhado ao IML de Paulo Afonso onde será necropsiado para ser após removido para Vacaria, para sepultamento.
SETCERGS ESTÁ PREPRANDO A 12ª TRANSPO-SUL
Transportadores do Sul começam a se preparar para a 12ª. Transpo-Sul – Feira, Congresso de Transporte e Logística de 29 de junho a 1º. De julho, no Centro de Eventos da Fiergs.Toda organização do evento está sob a responsabilidade do SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul.De acordo com o coordenador do acontecimento, José Carlos Silvano, a expectativa é reunir montadoras de caminhões, fabricantes de pneus,, distribuidores de combustível, fornecedores de implementos, equipamentos e serviços para logística e multimodalidade, além de fabricantes de equipamentos de rastreadores e seguradoras.Outra atração da Transpo-Sul será o Fórum do Comércio Exterior e Transporte Internacional.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

NOVA PONTE ENTRE R.G.DO SUL E ARGENTINA
Será conhecida em julho o nome da empresa vencedora da concorrência pública para a construção de uma ponte entre o Rio Grande do Sul e a Argentina.A ponte é uma reivindicação antiga na Fronteira gaúcha que liga o Brasil com a Argentina. Entre os dois países, existem apenas duas delas sobre o Rio Uruguai, em São Borja e em Uruguaiana. Três locais poderão receber a construção: Porto Mauá a Alba Posse, na região Noroeste, Porto Xavier a San Javier, nas Missões, e Itaqui a Alvear, na Fronteira Oeste.Atualmente, a travessia nesses trechos é feita por balsa.
COMEÇARAM A SER INSTALADAS AS NOVAS PLACAS DE SINALIZAÇÃO
As novas placas de sinalização em rodovias federais já começaram a ser instaladas . O major do Policiamento Militar Rodoviário, Augusto Francisco Cação, explica que a sinalização - foi simplificada pelo Contran para facilitar a compreensão dos motoristas. De acordo com major Augusto, os motoristas devem prestar atenção na definição do que seriam os veículos leves e pesados para não serem flagrados em velocidades acima das permitidas nas rodovias. “Veículos leves passam a ser motocicletas, automóveis, utilitários, caminhonetes, entre outros. Já a definição de pesados inclui ônibus, micro-ônibus, caminhões, tratores, e reboques.Algo que pode gerar confusão na hora de interpretar os diferentes limites de velocidade é a utilização de reboques por veículos leves. “Caso o motorista de um veículo leve, como carro de passeio ou caminhonete, engate uma carreta para o transporte de motocicleta, bagagem, lancha ou qualquer outro tipo de carga, esse veículo passa a ser configurado como pesado e o limite de velocidade pode reduzir”, define major Augusto.Ele destaca ainda que a fiscalização e a autuação dos veículos já são realizadas normalmente, sem disponibilizar um período de adaptação para os motoristas. “Os veículos que forem flagrados trafegando com velocidade acima da permitida serão multados. Não vamos disponibilizar um tempo de adaptação porque as leis não mudaram, o que mudou foi apenas a sinalização. Finalmente lembra que nos locais onde a placa de sinalização não é utilizada, significa que todos os veículos, sem diferenciação, devem respeitar o mesmo limite de velocidade, que é explicitado em placas convencionais que estampam a velocidade máxima permitida.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

LEI SANCIONADA HÀ QUATRO ANOS AINDA NÃO FOI REGULAMENTADA
Apesar de ter sido aprovada há quatro anos, a Lei que Cria o Sistema Nacional de Fiscalização e Repressão ao Roubo de carga, ainda não foi regulamentada.O número de roubos de cargas mantém um crescimento constante e quem precisa trafegar diariamente pelas rodovias convive com o medo e a insegurança.De acordo com levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte do Estado de São Paulo somente no ano passado o número de roubos em todo o Estado chegou a 7.776, ou seja, 16,8% maior que o verificado em 2008. Em valores reais o prejuízo foi de R$ 281,97 milhões. Houve um crescimento de 21% no período.Para o vice-presidente da ABTC – Associação Brasileira de Logística e Transporte, as esferas governamentais não, não têm feito sua parte para prevenir, combater ou reprimir o roubo de cargas no Brasil. Na sua avaliação faltam ações mais enérgicas , e, principalmente, uma legislação mais bem estruturada para combater esse crime e inibir a receptação de cargas roubadas.Gibson disse que o receptador é a principal raiz de todo o problema do roubo de cargas.Aqui no Rio Grande do Sul, o SETCERGS pretende implantar um banco de dados integrado com as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal e a Secretaria da Fazenda, além de um disque denúncia. Segundo estimativa do SETCERGS, no primeiro semestre de 2009 foram registrados no R.G. do Sul pelo menos 185 casos de roubos de carga, com prejuízo de R$ 22 milhões. De acordo ainda com o Sindicato, as rotas mais críticas são a BR-116 na Região do Vale dos Sinos e a BR-486, em Lajeado e no trecho Tabaí-Canoas.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

RESTAURAÇÃO DA BR-153 PRÓXIMO A ERECHIM INICIA HOJE
As obras de recuperação da pista que desmoronou em função da chuva, na BR 153, a 50 km de Erechim, no município de Marcelino Ramos, devem iniciar hoje.A informação é do engenheiro da unidade do DNIT, sediada em Vacaria, Adalberto Jurach, responsável pela obra. De acordo com ele, os investimentos serão em torno de R$ 600 mil.“Já providenciamos os profissionais e os equipamentos para iniciarmos a obra”, disse ele. A previsão é que esteja finalizada dentro de 15 dias. Acrescentou que no primeiro momento será reconstruído o aterro para liberar o tráfego no local. Depois serão feitos estudos técnicos para averiguar se há necessidade de mais alguma obra.O maquinário necessário já está no local.Segundo o engenheiro do DNIT, não será necessário interromper o tráfego, continuando apenas uma pista liberada para o trânsito. Como a rodovia está dando passagem precariamente pede-se aos condutores tenham atenção redobrada naquele trecho. Que reduzam a velocidade e respeitem a sinalização.O desmoronamento ocorreu a 300 metros da cabeceira da ponte sobre o rio Uruguai na divisa do RS com Concórdia/SC.
ESTRADA ESBURACADA É MOTIVO DE PROTESTO DOS CAMINHONEIROS
Caminhoneiros reclamam o péssimo estado de conservação do trecho entre Antônio Prado e a BR-116, administrado pelo DAER. O secretário municipal de Administração de Ipê, Flávio Pauletti disse que em frente ao Vinhedos Panisson, entre Ipê e a BR-116 “é um buraco atrás do outro”.Salienta que o descaso ultrapassou os limites.O secretário Pauletti ressalta que mesmo que se pague R$ 6 de pedágio nos dois sentidos, o asfalto deveria ser bem mais resistente.
JUIZ BÊBADO E MULHER SEM CARTEIRA
Um casal de magistrados se recusou a fazer o teste do bafômetro durante uma blitz da operação Lei Seca, na Praia de Botafogo, Rio de Janeiro e deixou o local com o carro, sem placas. Maria Daniela Binato de Castro Abidaldi dirigia o veículo e estava sem a carteira de motorista. Quando foi parada, ela e o marido, Pedro Henrique Alves, foram em casa buscar o documento. Somente o juiz da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso voltou ao local da blitz. Depois de ter se recusado a fazer o teste, ele foi embora sem que houvesse resistência dos agentes. Segundo o coordenador da Operação Lei Seca, o juiz não foi preso por que a lei o protege de ser detido quando não há flagrante. O caso foi registrado na 10ª DP (Botafogo). Em entrevista a uma emissora carioca o coordenador disse que houve desobediência. - Ele confessou que havia bebido. Visivelmente alterado, o juiz disse que estava armado e fugiu. Se fosse um cidadão comum, teria sido preso, mas, se valendo de que não pode ser preso, desacatou os policiais e saiu com o carro. Luiz Zveiter, presidente do Tribunal de Justiça, solicitou os detalhes da operação e vai apurar o caso. Será que vai?

terça-feira, 4 de maio de 2010

USO DA CADEIRINHA COMEÇARÁ A SER FISCALIZADO
Regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito em 2008, o uso das cadeirinhas especiais para crianças em veículos passará a ser cobrado pela fiscalização a partir de 9 de junho. O motorista que for flagrado transportando crianças com idade inferior a 10 anos de maneira inadequada será multado em R$ 191,53, somará 7 pontos na carteira, e ainda poderá ter seu veículo recolhido. A Resolução 277, do CONTRAN, entrou em vigor em 2008, mas previa o período de dois anos para adaptação e divulgação da nova regra. A normatização exige que as crianças até 10 anos sejam transportadas no banco de trás, com o equipamento adequado para a faixa etária correspondente. O Denatran deve estender a obrigatoriedade do uso da cadeirinha para crianças de até 7 anos e meio que utilizam o transporte escolar. A cadeirinha pode salvar muitas vidas. No período de janeiro de 2008 até março/abril de deste ano, o trânsito gaúcho deixou 91 crianças mortas e mais de 2,3 mil feridas.
LEILÕES DE CARROS PROMOVIDOS PELO DETRAN-RS
Neste mês de maio, o Detran promoverá 16 leilões em 11 municípios de diversas regiões do Estado. Pelo menos 2,1 mil veículos e sucatas serão leiloados.O primeiro leilão de maio acontecerá em Lajeado, nesta quarta-feira. Amanhã, dia 6, serão dois leilões: em Viamão e Eldorado do Sul. Dia 7 em Canoas e, no dia 11, em Chapada. No dia 18 em Santa Maria, dia 19 em São Sepé, e 24 em Lagoa Vermelha. Vacaria e Caxias terão dois leilões no dia 25 e 27, respectivamente. Os últimos Leilões ocorrem em Tapejara (26) e Canoas (31).

segunda-feira, 3 de maio de 2010

LIBERADO TRECHO NA RSC-470 - BENTO GOLÇALVES/VERANÓPOLIS
Já está liberado com trânsito normal a RSC-470, no quilômetro 190, onde houve acidente com dois caminhões no trecho entre Bento Gonçalves e Veranópolis.O acidente, teve apenas danos materiais. Foi necessário a presença de guinchos de grande porte para remover os caminhões. A Polícia Rodoviária Estadual recomenda aos caminhoneiros que utilizam as rodovias da Serra Gaúcha, dirigir com mais cuidado, especialmente pela manhã. Pois há muita cerração que diminui a visibilidade. Não esqueça de ligar os faróis.
ESTREITAMENTO DE DESVIO DESAGRADA CAMINHONEIROS
Caminhoneiros que utilizam a rodovia Pelotas-Canguçu (BR-392), no sul do Estado, estão impedidos de desviar do pedágio. O caminho alternativo que era utilizado pelos motoristas para evitar a passagem pelo posto foi estreitado pela empresa responsável pela rodovia.Realizada no acesso localizado ao lado esquerdo da faixa, no distrito de Glória, em Canguçu, a obra desagradou os motoristas. A indignação dos caminhoneiros ganhou fôlego porque a estrada é a única opção de evitar o pedágio. Recentemente, um outro desvio, no lado direito da BR-392, recebeu cancelas para impedir o trânsito dos veículos, a pedido da comunidade local, incomodada com a circulação dos caminhões.Segundo a Concessionária, o embate entre motoristas e moradores estaria se repetindo. O estreitamento do acesso à esquerda da faixa também seria um pedido da população. A comunidade acreditava que a obra irá diminuir o risco de acidentes.