terça-feira, 30 de junho de 2009

DIA DO CAMINHONEIRO
O dia do caminhoneiro, 30 de junho, está sendo pouco comemorado. Ao em vez de festejar a data, a categoria preferiu através de suas entidades representativas demonstrar sua preocupação com a falta de segurança nas estradas, o aumento dos furtos e roubos de caminhões e cargas, os custos dos pedágios, os baixos fretes e o estado lastimável das rodovias. Para o presidente da Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Éder Dal’Lago, está cada vez mais difícil desempenhar a profissão de motorista autônomo. Pouco adianta o governo dar incentivo para a compra ou renovação de sua pequena frota, se não houver frete compensador, boas estradas e segurança, afirma Dal’Lago. No dia do Caminhoneiro, voltou a manifestar-se a favor da liberação do porte de arma para os caminhoneiros quando em serviço, a fim de poder usar na defesa pessoal ou do seu patrimônio. "Se as empresas que transportam valores, muitas vezes até em valor inferior ao que transporta um caminhão, por que o caminhoneiro não pode usar também uma arma para se defender? – indaga o presidente da FECAM.
MÊS DE JULHO INICIA COM AUMENTOS
O mês de julho inicia com aumentos nas passagens de ônibus intermunicipais, interestaduais e internacionais. O aumento de 7,48% foi autorizado pela ANTT.Os pedágios em rodovias concedidas no Estado de São Paulo, a partir da zero hora de amanhã já estrão custando também mais caro. O aumento autorizado foi de 3,64%, índic e acumulado de junho de 2008 a maio de 2009.
QUADRILHA DE ROUBO DE VEÍCULOS É COMANDADA DE DENTRO DA PRISÃO
A prisão do assaltante Paulo César dos Santos, de 26 anos, pode ajudar a polícia mato-grossense a esclarecer o esquema de roubo de carretas que são encomendadas de dentro dos presídios.Na agenda telefônica do celular dele, os policiais descobriram vários números de celulares de detentos que estão em presídios da Grande Cuiabá – Central, Carumbé e Capão Grande. Os policiais da Delegacia do Complexo do Parque do Lago ligaram para os números e descobriram que se trata de telefones de chefes do esquema do roubo de veículos. “Os celulares estava denominados PCC1, PCC2, PCC3 e assim por diante. São mais de 15 números de presos que comandam o esquema criminoso”, explicou um policial plantonista. Pelo esquema, os chefões encomendam caminhões, picapes e automóveis de dentro dos presídios. As encomendas são feitas para ladrões que estão disponíveis. Pelo celular, eles armam tudo. Falam com os receptadores, encomendam com ladrões e marcam a entrega. Do começo ao fim”, explicou um policial. Paulo César foi preso após participar do roubo de um caminhão Mercedes, ocorrido na terça-feira à noite, na Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande. O assaltante foi flagrado dirigindo o caminhão roubado, após os cúmplices libertarem o motorista e a esposa. Os dois ficaram cerca de 12 horas num cativeiro improvisado. Conforme o motorista, o assalto ocorreu na terça-feira à noite no pátio de um posto de combustível.
SOLTO CAMINHONEIRO QUE PORTAVA REVOLVER
Após passar 23 dias preso, foi solto ontem á tarde o caminhoneiro de farroupilha, Antônio Andonir Massoco, preso em São Paulo por porte de arma.O alvará de soltura foi assinado pelo Juiz da 12ª. Vara Criminal Central de São Paulo acatando pedido de reconsideração do advogado José Belga. O que agravou ainda mais a situação do motorista foi o qualificante criminal dado pelo Delegado de Polícia: tentativa de homicídio.Massoco vai responder processo em liberdade, tendo ficado marcada a primeira audiência para o dia 14 de setembro. Hoje ele se apresentará ao Forum com seu advogado para as formalidades de praxe e depois retornará a Farroupilha.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

SETCERGS LAMENA MORTE DE CAMINHONEIRO VITIMA DO VIRUS INFLUENZA "A"
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS) lamenta a morte do caminhoneiro Vanderlei Vial, a primeira vítima brasileira do vírus Influenza A. O presidente José Carlos Silvano considera esta fatalidade como um caso isolado, mas que pode se repetir, tendo em vista à característica itinerante desta profissão. A recomendação do SETCERGS para as empresas associadas é que orientem seus motoristas que operem no transporte internacional para que haja todo o cuidado possível para evitar essa contaminação. Em casos suspeitos de contrair a doença, que sejam encaminhados para exames específicos em unidades de saúde mais próximas.O presidente do SETCERGS encaminhou também um pedido a ANVISA – (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Secretaria Estadual de Saúde, órgãos que tem a responsabilidade médica e de saúde pública nesta questão, solicitando a intensificação da ação de orientação de motoristas de caminhões que circulam pelas fronteiras secas, principalmente em São Borja e Uruguaiana. “Sabemos que as medidas governamentais estão sendo tomadas, mas como entidade representativa do segmento de transporte rodoviário de cargas, gostaríamos de contribuir mais diretamente na prevenção da Gripe H1N1”, assinala Silvano.Informa também que as empresas não deverão interromper suas operações no transporte internacional. “Temos contratos para cumprir, temos que atender nossos clientes e não podemos paralisar a economia do Mercosul que circula nos caminhões. Todavia podemos prevenir situações de risco, ampliando informações aos nossos profissionais “, diz o presidente do SETCERGS.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

APROXIMA-SE O DIA DA TRANSPO-SUL
Durante três dias (1º. A 3 de julho) no Centro de Eventos da FIERGS, realizar-se-á a 11ª. Edição da Transpo-Sul – Feira e Congresso de Transporte e Logística. Empresários do setor vão discutir o atual cenário econômico, perspectivas e oportunidades na visão da indústria, comércio, transporte, varejo e serviços. A principal autoridade governamental na Transpo-Sul será a ministra-chefe da Casa Civil, da Presidência da República, Dilma Rousseff no dia 3. Ela vai participar de um painel temático do Congresso onde vai apresentar as obras do PAC para o Rio Grande do Sul. Também participam deste painel o secrtetário nacional de Política de Transportes, Marcelo Perrupato, que fará a apresentação do Plano de Logística Nacional de Transportes. A abertura oficial da Transpo-Sul está marcada para as 14 horas do dia 1º. de julho, com a presença de autoridades fedeais, estaduais e municipais, além de lideranças nacionais e do Mercosul do segmento de transportes e logística. O presidente do SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul – José Carlos Silvano
OS POSTOS DE ABASTECIMENTO QUE SE CUIDEM
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, a suspensão das atividades dos postos de combustíveis que comercializam produtos adulterados. Atualmente a suspensão ocorre somente quando os técnicos da agência nacional do Petróleo constatam a fraude pela quarta vez. A medida está prevista no substitutivo ao Projeto de Lei, do deputado Celso Russomano, acatado anteriormente na Comissão de Minas e Energia. O texto origional determina a perda do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas e do registro da empresa na Agência Nacional de Petróleo dos estabelecimentos que comercializarem combustíveis adulterados.
ATENÇÃO! VEM AÍ O RECADASTRAMNENTO
A partir de setembro , portanto, poucos mais de 60 dias, o transportador ou embarcador que não estiver regularizado de acordo com a Lei 11442 que obriga a efetivação do cadastro junto a ANTT, estará sujeito a multa em valores que variam de R$ 550,00 e R$ 5.000,00. Essa Lei disciplina a atividade do transporte rodoviário de cargas no Brasil e estabelece regras para obter ou renovar o Registro Nacional de Transportador Rodoviário de Cargas. O objetivo da Lei é tentar profissionalizar e dar maior transparência ao setor. Um dois motivos que levou a ANTT a decidir pelo recadastramento do registro é filtrar as empresas de transporte e dificultar o ingresso de pessoas sem qualificação adequada no ramos do transporte. Para os caminhoneiros autônomos os documentos exigidos são os seguintes: Ter sido aprovado em cuso específico ou ter apenas três anos de experiência na atividade; estar em dia com suas contribuições sindicais; estar em situação regular com as obrigatoriedades fiscais junto a Seguridade Social, INSS.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

DIFICULDADES PARA CUMPRIR LEI DA JORNADA DE TRABALHO
A aprovação do projeto de Lei que fixa jornada de trabalho para motoristas de ônibus e caminhão será muito difícil de cumprí-la. A preocupação é do presidente do Setcergs, José Carlos Silvano. A Lei aprovada ainda não foi sancionada pelo presidente e ela proíbe os motoristas dessas categorias dirigir por mais de quatro horas ininterruptamente. Silvano explica que os motoristas das empresas sempre tiveram jornada de trabalho controlada e sob premissas de segurança. Para o presidente do Setcergs a adaptação à nova legislação será difícil pela falta de infraestrutura, sobretudo em regiões onde as cidades ficam mais distantes umas das outras, como nos percursos ao Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil. Além disso, pontos de parada para os caminhões deverão ser criados onde, inclusive, haja segurança. Segundo ele, serão milhares de veículos que não terão como cumprir a lei pela falta de lugar para estacionar nos horários de paradas obrigatórias. Os postos ás margens das rodovias não têm nenhuma obrigação de servirem de locais de parada deste caminhões, observa. Outra conseqüência negativa do projeto é que as transportadoras terão q ue dobrar o seu quadro de motoristas. "Hoje existem empresas que têm caminhões parados por falta de motoristas e para transportarmos a mesma quantidade de cargas, ou termos que ter o dobro de motoristas ou de caminhões. Qualquer alternativa é inviável a curto prazo", aponta Silvano.

terça-feira, 23 de junho de 2009

RODOVIA BR-101 SÉRÁ BLOQUEADA SÁBADO
Pela segunda semana consecutiva os caminhoneiros e empresas de transporte de cargas vão fechar a BR-101-Norte, sábado, dia 27, nas proximidades do posto de pedágio de Palhoça, em Santa Catarina, e prometem permanecer no local até que a cobrança seja suspensa. No sábado passado movimento reuniu cerca de 300 moradores no Km 221 da rodovia.
Os moradores próximos queixam-se que tem que se deslocar a Florianópolis e não estão dando conta do custo do pedágio.
No próximo sábado haverá um novo ato, marcado para as 9h. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, foram cinco quilômetros de congestionamento no sentido Sul-Norte e 1,5 quilômetro no sentido contrário. pistas. O prefeito de Palhoça, foi impedido judicialmente de participar do protesto. A juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Palhoça, acatou o pedido feito pela concessionária da rodovia, a Autopista Litoral Sul, que pertence à OHL Brasil.
POLÍCIA RECUPERA CAMINHÃO FURTADO
O caminhão que havia sido furtado ontem em Novo Hamburgo foi recuperado e foi encaminhado ao depósito São Cristóvão em Canoas. Os ladrões não tocaram na carga (chapas de ferro) e muito menos nos demais pertencer da cabina.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

MOVIMENTO PARA PODER USAR ARMA COMO DEFESA PESSOAL E DO PATRIMÔNIO
Os caminhoneiros do Rio Grande do Sul vão iniciar um movimento para conseguir junto ao Ministério da Justiça licença para porte de arma quando em atividade pela estradas do país. A FECAM, presidida por Éder Dal’Lago vai reiterar a solicitação encaminmhada há dois anos, mediante os últimos acontecimentos registrados com os constantes ataques das quadrilhas a motoristas indefesos. O mais recente caso aconteceu com um motorista de Farroupilha que por levar na gabina do caminhão um revólver acabou sendo preso em flagrante e permanece desde o dia 12 atrás das grades, no presídio de Vila Prudente, São Paulo.
Antônio Edson Santim, há trinta e cinco anos rodando pelas estrdas do Brasil e vítima de dois assaltos a mão armada, o último na semana passada, é a favor do uso de arma para defesa própria e do patrimônio.
De acordo com o presidente da Federação dos Caminhoneiros Autônomos do R.G. do Sul e Santa Catarina, a FECAM vai liderar uma campanha junto a representação política do nosso Estado e empresários do transporte de cargas, com o objetivo conseguir licença para o porte de arma a motoristas profissionais quando em serviço.
FURTO DE CAMINHÃO
Ladrões furtaram o camin hão Mercedes-Benz-1318, azul, placas MPE-9488, de Viamão. O motorista Rogério Adami da Costa, chegou pouco depois do meio dia para descarregar uma encomenda de chapas de ferro, na Rua Guarabu, Bairro Ouro Branco, em Novo Hamburgo, e aproveitando o tempo para almoçar, quando retornou seu caminhão havia sumido. Ele apela para quem tiver conhecimento do seu Mercedes-Benz que informa á polícia ou ao SOS Caminhoneiro, fone 51-9351-1222.
DEPUTADO FRANCISCO APPIO CLASSIFICA DE "PERVERSO" O ATUAL MODELO DE CONCESSÕES NO RS
O deputado Francisco Appio disse hoje que o atual modelo de concessões de rodovias, considerado perverso (falta de transparência, fiscalização e regulação), e cruel (tarifas exorbitantes e poucas obras), estará no palanque das próximas eleições de 2010, para deputados e governadores. Para o parlamentar, não são poucos os que se opõem a este tipo de pedágio, gerador de despesas (mais de 60%), TIR – Taxa Interna de Retorno – de 27% e aplicação de apenas 13% no pavimento. Appio critica a forma pela qual são conservadas as estradas classificando de "serviço prcário", mal sinalizadas, sem nenhuma amplkiação ou melhoria. O vice-presidente da Assembléia Legislativa, coordenador da Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio, lamenta que a AGERGS – Agência Reguladora de Serviços Concedidos – não tenha ainda conquistado autonomia. "Trata-se de um órgão de Governo, quando deveria ser de Estado, onde os usuários não têm assento", lamenta. Por fim o parlamentar rejeita a acusação tese de que ser contra o modelo é ser contra a iniciativa privada e fazer o jogo da oposição, e deixa um alerta aos eleitores gaúchos: "ainda que nas eleições de 2010 os lobistas do atual modelo de concessões de rodovias tentarão ampliar o bloco dos apoiadores, lançando candidatos que prejudiquem as suas bases e os deputados contrários ao atual e perverso modelo", conclui.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

TEMPO DE DIREÇÃO - VEJA O TEXTO APROVADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS
O tempo de direção aprovado ontem à noite pela Câmara Federal define que o motorista de caminhão e de ônibus não dirigir ininterruptamente por mais de quatro horas. Poderá, desde que não comprometa a segurança rodoviária, dirigir por mais uma hora para lhe permitir chegar a um lugar seguro para a parada. Após as quatro horas deverá descansar por cerca de 30 minutos de forma contínua ou de modo descontínuo. Descumprir a lei estará cometendo uma infração gravíssima , além da multa por hora ou fração de hora. Como destaque do PV retirou do texto a exigência de descanso ininterrupto de dez horas dentro de um período de 24 horas. A intenção é manter, para o setor, a regra válida para todos os trabalhadores com carteira assinada que determina o descanso de 11 horas para todos os trabalhadores entre duas jornadas de trabalho.Veja abaixo a íntegra do texto aprovado pelos deputados federais.PL 2260/96, aprovado pelo Congresso Nacional
Acrescenta dispositivos à Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, para limitar o tempo ininterrupto de direção do motorista de caminhão ou ônibus trafegando em rodovia.O Congresso Nacional decreta:
Art. 1º A Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, passa a vigorar acrescida dos seguintes artigos 28-A e 230-A:"Art. 28-A. É vedado ao motorista de caminhão ou ônibus trafegando em rodovia dirigir ininterruptamente por mais de 4 (quatro) horas, devendo descansar pelo menos 30 (trinta) minutos, de forma contínua ou de modo descontínuo, ao longo de 4 (quatro) horas dirigidas, exceto quando iniciar o período de repouso previsto no § 2º.
§ 1º Desde que não comprometa a segurança rodoviária e com o objetivo de lhe permitir chegar a um lugar de parada adequada, o motorista poderá prorrogar por até mais 1(uma) hora o tempo de direção a que se refere o caput para assegurar a segurança das pessoas, do veículo ou de sua carga.
§ 2º O motorista de que trata este artigo é obrigado, dentro do período de 24 (vinte e quatro) horas, a observar um intervalo ininterrupto de, no mínimo, 10 (dez) horas de descanso." (DESTAQUE)
"Art. 230-A. Conduzir veículo de transporte de carga ou de transporte coletivo de passageiros em desacordo com as condições estabelecidas no artigo 28-A, relativamente ao tempo máximo de permanência do condutor ao volante e aos intervalos para descanso.
Infração: gravíssima;
Penalidade: multa, para cada hora ou fração, devida em dobro em caso de reincidência;
Medida Administrativa: retenção temporária do veículo por período igual ao da parada não observada."
Art. 2º O art. 21 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, passa a vigorar acrescido do seguinte inciso X, renumerando-se os demais:
"Art. 21...............................................................................................
X – fiscalizar o cumprimento das normas estabelecidas no art. 28-A, aplicando as penalidades e arrecadando as multas nele previstas;
.........................................................................................................."(NR)
Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
DEPUTADOS FEDERASIS E MINISTROS NA LISTA DE MOTORISTAS COM CNH SUSPENSA
Deputados federais e ministro estão na lista de motoristas com CNH suspensa
Três dos 30 deputados federais paranaenses e o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, estão na lista de motoristas que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e ainda não entregaram o documento ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Levantamento feito pela Gazeta do Povo na quinta-feira (18), apontou os nomes de Abelardo Lupion (DEM), Giacobo (PR) e Takayama (PSC), além do ministro, na relação, que pode ser consultada pela internet, no site da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).Dos três, Takayama é o recordista, com 19 multas e 99 pontos na carteira, contabilizados entre 2001 e 2008. As infrações do deputado vão desde dirigir utilizando-se de fones ou telefone celular até avanço de sinal vermelho, excesso de velocidade e retorno na contramão. Lupion tem 10 infrações e 45 pontos na carteira, a maioria por transitar em velocidade superior à máxima permitida. Embora esteja com a habilitação suspensa, o deputado está recorrendo da notificação no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).MinistroAlém dos deputados federais, na lista divulgada pela Sesp aparece o nome do Ministro do Planejamento Paulo Bernardo. O ministro recebeu 21 multas de trânsito entre 2002 e 2009. Ele está recorrendo de oito delas no Cetran. As infrações totalizam 96 pontos. A maioria das multas é por transitar em velocidade superior à máxima permitida. A assessoria de imprensa do ministro informou que ele foi notificado no dia 09 de junho sobre a suspensão da carteira dele. Nesta segunda-feira (15) o documento teria sido entregue por um procurador do ministro ao Detran. Ele vai fazer o curso de reciclagem, segundo a assessoria, mas depende de espaço em sua agenda. Até lá não vai dirigir. O deputado Takayama afirmou que as multas foram recebidas por ele, mas que eram seus motoristas que conduziam os veículos. “Tenho uns sete ou oito carros, e ônibus no meu nome, que uso nas campanhas, mas não sou eu quem dirige”, explicou. O parlamentar afirma que mesmo não tendo cometido as multas já entregou a carteira. Lupion também teria devolvido o documento. A assessoria de imprensa do parlamentar informou que ele já cumpriu o período de suspensão e nesta quinta-feira já teria concluído o curso de reciclagem. Com relação às infrações a explicação foi a mesma que a do colega, teriam sido cometidas por funcionários de suas empresas. Já a situação do deputado Giacobo não pode ser consultada no site do Detran-PR, embora o nome do deputado esteja na relação da Sesp. Segundo o Detran-PR, o parlamentar transferiu o documento para outra unidade da federação. Já no sistema do Detran do Distrito Federal, onde o parlamentar está registrado, não consta pontuação e a carteira aparece como em situação regular. Giacobo afirma que nunca recebeu notificação sobre a suspensão de sua carteira e por isso seu nome não poderia constar na relação divulgada pela Sesp. “Há seis anos não dirijo. Não tenho nenhum ponto em minha carteira, isso pode ser visto no site do Detran. Não há nenhuma irregularidade”, disse.Além dos três parlamentares, ainda consta da lista o nome do ex-deputado Max Rosenmann (PMDB), falecido em outubro do ano passado. Nesse tipo de caso, explica a Sesp, familiares é que devem entrar em contato com o Detran-PR para regularizar a situação. A Gazeta do Povo ainda fez pesquisas por nomes de senadores paranaenses, secretários estaduais do Paraná e secretários municipais de Curitiba, mas nenhum foi encontrado.A consulta à lista dos motoristas infratores está no ar desde a semana passada e foi lançada para permitir que “cidadãos ajudem a polícia a fiscalizar quem já deveria ter entregado sua carteira”, segundo anunciou o secretário de segurança pública, Luiz Fernando Delazari.A medida tomada pelo governo é mais uma ameaça aos motoristas infratores. Desde o dia 28 de maio, os condutores que não devolverem a habilitação suspensa correm o risco de serem presos. Uma nova interpretação dada ao Código de Trânsito Brasileiro e ao Código Penal pela Sesp permite que o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) visite as casas dos infratores para recolher as carteiras de motorista. Caso o visitado se negue a ceder o documento, pode ser preso em flagrante pelo crime de desobediência, cuja pena varia de 15 dias a seis meses.Tanto a divulgação da lista quanto a nova interpretação da lei por parte do governo, foram anunciadas pouco tempo depois do acidente que fez duas mortes e deixou o ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho gravemente ferido. A Gazeta do Povo revelou que o deputado não poderia estar dirigindo, pois estava com mais de 130 pontos na carteira – o limite para a habilitação ser suspensa é 20.Levantamento feito pela Gazeta do Povo no fim de maio mostrou que outros oito deputados estaduais paranaenses tinham a carteira de habilitação suspensa – e que três deles não haviam entregado o documento. Desse grupo, apenas o deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB) ainda tinha o nome na relação do site da Sesp nesta quinta-feira por não ter se apresentado ao Detran-PR até então.Na Câmara Municipal de Curitiba, nove vereadores tinham mais de 20 pontos na carteira até o fim de maio. Como sete deles recorreram de infrações, ainda mantinham o direito de dirigir. Apenas Denilson Pires (DEM) e Roberto Aciolli (PV) estavam com a CNH irregular. Após a divulgação da situação dos documentos, os dois parlamentares entregaram a habilitação.
Fonte: Tudo Paraná
ASSALTANTES QUEBRAM BRAÇO DE CAMINHOINEIRO
Retornou ontem á sua residência após ter sido assaltado em Volta Redonda (RJ) e duramente castigado por uma quadrilha de assaltantes nesta terça-feira, o caminhoneiro de Bento Gonçalves, Antônio Edson Santim, 56 anos. De acordo com seu depoimento á polícia passou por momentos difíceis no cativeiro. Santim teve, inclusive, seu braço quebrado pelos maus tratos recebidos. Não escondeu da polícia que ao ser asssaltado reagiu, e em represália os bandios aplicaram-lhe uma surra causando vários ferimenros pelo corpo. O caminhoneiro gaúcho revelou ta´mbém que em 35 anos de estrada esta foi a segunda vez que é vítima de assalto. Na oportunidade anterior levou dois tiros no braço, estando até hoje com os projetis alojados no antebraço. Após ter sido libertado chegou até ao hospital onde recebeu tratamento. Santim perdeu seu caminhão Mercedes-Benz-1935, placas ICJ-2333.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

APÓS 13 ANOS, APROVADO PROJETO QUE LIMITA TEMPO AO VOLANTE
O Estado de S. Paulo - 18/6/2009
O plenário da Câmara aprovou ontem projeto que limita o tempo de direção ininterrupta dos motoristas de caminhão e de ônibus em rodovias. A votação do projeto foi concluída 13 anos depois de a proposta ter sido apresentada e seguirá para sanção do presidente Lula. Os deputados aprovaram o texto anteriormente votado pelos senadores. Pelas regras, o motorista tem de descansar, pelo menos, 30 minutos depois de quatro horas de direção. Após a parada, o motorista poderá dirigir por mais quatro horas. Esse período de direção poderá ser prorrogado em mais uma hora, para permitir a chegada a um local mais adequado para a parada. Ou seja, a jornada máxima é de nove horas. Dentro do período de 24 horas, o motorista é obrigado a descansar 11 horas, como determina o artigo 66 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). O desrespeito à regra significa infração gravíssima, multa e retenção do veículo. A fiscalização será feita pelos tacógrafos, item obrigatório em caminhões e ônibus.
CACHORRO NA PISTA CAUSA ACIDENTE COM DUAS MORTES
Um cachorro foi a causa de um trágico acidente na tarde de ontem, 17, na BR 153, em Severiano de Almeida. Por volta das 15h30min, Marlo Cezar da Silva Savedra, 32 anos, conduzia a carreta, placas IPD 5492, de Porto Xavier, carregada de batatas, no sentido Erechim-Severiano de Almeida, quando no final de uma curva, no km 21, um cachorro cruzou a rodovia. O motorista desviou a carreta para a direita tentando não atingir o animal e ao voltar acabou tombando no meio da pista. No sentido contrário vinha a carreta, placas IGS 7065, de São Borja, conduzida por Marcelo Ribas Rocha, 30 anos, e bateu contra a cabine do caminhão tombado.Marcelo morreu na hora. O tio de Marlo, José Valnez Machado da Silva, 57 anos, que estava na carona da carreta de Porto Xavier, foi retirado com vida das ferragens, mas faleceu segundos depois.Marlo sofreu apenas ferimentos leves.A rodovia precisou ser fechada em meia pista e o trânsito ficou lento, causando engarrafamento nos dois sentidos.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

PROJETO QUE LIMITA TEMPO DE DIREÇÃO DEVE SER APROVADO HOJE
O Projeto de Lei 2.660 , que limita o tempo de direção dos motoristas profissionais, determinando que parem a cada quatro horas de direção contínua e descansem por 30 minutos, e não possam dirigir mais que 11 h por dia, deve ser votado hoje, depois de 13 anos de tramitação na Câmara e Senado. O projeto ganhou apoio dos empresários de transportes que preferem que esse projeto seja votado, invés projeto do Senador Paulo Paim do PT, que regulamenta a profissão de motoristas profissional e será ainda mais rigoroso, limitando a jornada semanal de trabalho dos caminhoneiros. Embora conste da pauta de hoje apenas para discussão, a previsão é de que a votação do 2.660 seja hoje. Isso poderá reduzir substancialmente os acidentes com caminhões e ônibus. Segundo estudos médicos, dirigir mais de 4 horas seguidas é o mesmo que estar dirigindo sob efeito de álcool.
CAMINHONEIRO É PRESO POR ANDAR ARMADO
A polícia paulista deteve o caminhoneiro Antônio Andonir Massoca, de Farroupilha-RS, por portar arma de fogo. Segundo o motorista ele teria sido denunciado á polícia, pois na hora da prisão em flagrante estava estacionado em um posto de combustível e com ele viajava sua esposa e sua netinha. O uso de arma (no caso revólver) levou Massoca para a cadeia de Vila Prudente. O caso está sendo tratado pelo advogado da empresa onde o motorista é vinculado. Para o prsidente da FECAM - Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul - "isto é um absurdo. Enquanto os bandidos andam nas estrdas fortemente armados para roubar e assaltar, os pacatos motoristas são presos". Dal'Lago é a favor de mudança na legislação.
PRF – NOVO SUPERINTENDENTE
A Polícia Rodoviária Federal tem desde ontem um novo superintendente. É o Inspetor José Altair Gomes Benites, nomeado nesta terça-feira em Brasília. Benites era o número dois na hierarquia da PRF no país. Foi diretor-geral substituto e coordenador-geral de Operações do Departamento de Polícia Rodoviária Federal. No Rio Grande do Sul chefiou as delegacias regionais de São Borja, Santa Maria, Cruz Alta e Pelotas. O Inspetor José Altair Gomes Benites é natural de São Borja. Ele assume a superintendência regional devido ao afastamento do Inspetor Vanderlei Langer por decisão da Justiça Federal de acordo com processo de improbidade adminsitrativa.

terça-feira, 16 de junho de 2009

CARTEIRA DE HABILITAÇÃO VAI CUSTAR MENOS NO RGS
Agora á tarde em sessão plenária, a Assembléia Legislativa vai aprovar a redução do preço para expedição da Carteira Nacional de Habilitação. A redução segundo a proposição é de R$ 74,00 que será dividida em duas parcelas. A primeira será de R$ 24,00 e a restante em janeiro de 2010. O custo atual de uma CNH no Rio Grande do Sul é de R$ 985,00.
CONCESSIONÁRIAS DE RODOVIAS PODERÃO INDENIZAR QUEM SOFRER ACIDENTES
Se aprovado Projeto de Lei que tramita atualmente na Comissão de Constituição e Justiça, da Assembléia Legislativa, as empresas concessionárias de rodovias terão que indenizar quem sofrer acidentes, se for comprovada a má sinalização ou conservação das mesmas. De acordo com a proposta, nesse caso, caberá à empresa de pedágio indenizar vítimas ou suas famílias por perdas materiais, seguro de vida nos casos de danos pessoais e invalidez ou assistência funeral quando houver morte.Os valores e direitos serão designados pela Justiça, em processo jurídico, quando constatado por perícia técnica que a origem do acidente foi oriunda da má conservação da via. O seguro só terá validade dentro do trecho da rodovia concessionada. Quando a responsabilidade pelo acidente couber ao condutor ou terceiro, as vítimas não serão amparadas. Depois de passar pela CCJ será encaminhado à comissão de mérito e posteriormente à apreciação do plenário da Casa.
NOVA RESOLUÇÃO DO CONTRAN ENTRA EM VIGOR DIA 1°.
Sem regras claras para definir "acidente de trânsito grave", começa a valer nacionalmente daqui a duas semanas, em 1º de julho, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a suspensão da Carteira de Habilitação (CNH) e exames de reciclagem obrigatórios para os motoristas nesses casos. Os procedimentos já constavam do Código de Trânsito Brasileiro desde 1998. Em São Paulo, conforme o Detran, a medida atingirá tanto envolvidos em acidentes com vítimas, quanto envolvidos em acidentes que causem dano à ordem pública. A resolução, de número 300, ratifica o artigo 160 do CTB e deixa claro que os condutores que forem condenados na Justiça farão automaticamente a reciclagem. Ela será igual ao processo para tirar a CNH pela primeira vez, com exame médico, psicotécnico e provas escrita e de direção prática, na rua. A Portaria começa a valer a partir de 1º. de julho em todo o País.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

CAMINHÕES VOLTAM A CIRCULAR PELAS ESTRADAS BRASILEIRAS EM MAIOR NÚMERO
O movimento de caminhões voltou a crescer nas estradas brasileiras em maio, com um aumento de 2,7% no fluxo de veículos em relação a abril. Segundo dados da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR), levando em conta as oscilações sazonais, maio registrou o maior aumento no movimento de carga deste ano. A melhora no movimento de carga registrado pela ABCR já vinha sendo sentido desde o mês passado pelas empresas de logística. De acordo com o economista Juan Jensen responsável pelo índice divulgado pela ABCR, a oscilação no movimento rodoviário reflete bem o perfil da crise econômica. A crise atingiu principalmente a produção, refletindo-se na movimentação de carga, mas foi menos severa com o nível de emprego e renda, mais relacionado ao movimento de veículos leves. A recuperação da movimentação de veículos pesados pode ser, assim, vista como um reflexo da retomada da atividade produtiva.
REDUÇÃO DO DIESEL NÃO REFLETE NO FRETE
A redução no preço do diesel pode nem chegar a ter reflexos no custo do frete. Luiz Anselmo Trombini, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná, diz que ainda é cedo para falr em redução de custo. "O que determina o valor do frete ainda é oferta e demanda, a produção versus a disponibilidade de caminhões, relação que ganha ainda mais força num estado agrícola como o Paraná". O dirigente destaca que, em período de safra, cpm grande produção, já ocorreram casos de o frete ser reajustado em até 100%. Ele admite, no entanto, que a medida vaia trazer benefícios às transportadoras e também ao embarcador. "Como o diesel representa, em média 50% do custo, o combustível mais barato confere mais flexibilidade à negociação dos contratos". Para o Sindicato das Emprsas de Transporte de Cargas o Estado do Paraná se o frete ficar congelado já será um bom negócio. Na avaliação da grande maioria dos transportadores de cargas, o diesel mais barato vai apenas compensar a defasagem acumulada pelo setor, provocada pela alta no preço dos outros insumos. O pneu, por exemplo, entre setembro e novembvro do ano passado teve aumento de 30%, custo que ainda não teria sido repassado à planilha.
CAMINHONEIROS ESTÃO CHIANDO
Caminhoneiros estão chiando contra postos de combustíveis que ainda não baixaram os preços do óleo diesel. A medida governamental baixada na semana passada determina que os postos devam diminuir 9,6% o custo na bomba. Os postos que teimam em vender o combustível sem rebaixamento devem ser denunciados ao PROCON.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

O RECADASTRAMENTO DA FROTA NACIONAL COMEÇA DIA 20
Dia 20 de julho inicia o recadastramento nacional da frota de caminhões, tanto para empresas de transporte de cargas como proprietários autônomos. Para facilitar o trabalho a ANTT descentralizou o atendimento que será feito por sindicatos e federações do setor em cada estado. No Rio Grande do Sul, estarão aptos a recadastrar, o SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul; a FECAM – Federeção dos Autônomos e, também os SEST/SENAT. Uma das exigências da lei é estar em dia com o pagamento do Imposto Sindical. Para os que adquirirem caminhões novos os proprietários deverão cadastrar diretamente na ANTT de cada estado. O prazo para recadastrar termina em 20 de novembro.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

PREÇO DO DIESEL ESTÁ MANOS 9,6%
O anúncio da baixa do óleo diesel para o consumidor foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega nesde terça-feira, dia 9. A partir daquela data o diesel está 9,6% mais barato. Segundo o ministro, o governo reduziu em 15% o valor do diesel, mas vai acrescentar R$ 0,04 no valor da Contribuição Cide. Mantega explicou ainda que a redução não foi maior porque, como, no dia 1º de julho, aumentará a quantidade de biodiesel misturada ao diesel, de 3% para 4%, o custo da mistura vai ficar mais elevado. A redução do preço do diesel, segundo ele, é mais uma medida anticrise para reduzir o custo do combustível e também diminuir a previsão da inflação para o futuro. Essa medida do governo, também é em atendimento as reivindicações dos transportadores de cargas e passageiros, bem como dos, autônomos.
BAIXA NO ÓLEO DIESEL NÃO EMPOLGA EMPRESÁRIOS DO TANSPORTE
O anúncio da Petrobras em reduzir o preço do óleo diesel em 9,6% a não atende plenamente aos anseios do segmento de transporte e logística. "Consideramos que seja o primeiro passo para o valor ficar num patamar, que inclusive permita reduzir o preço do frete", afirma o presidente do SETCERGS, José Carlos Silvano. Para o líder setorial esta medida visa aumentar tributos. Ele adverte que ao tomar essa decisão o Governo aumentará a contribuição da Cide cobrado do diesel, de R$ 0,03 para R$ 0,07 por litro. "Isso significa um reajuste de mais de 100%", enfatiza Silvano, lembrando que este combustível é o principal insumo do setor, representando uma média de 35% na planilha de custos. O presidente do SETCERGS recorda que há muito tempo estão brigando pela redução do preço do diesel, para um patamar praticado há cinco anos. "Essa notícia não empolgou muito a nossa categoria, que esperava uma baixa em torno de 40%", declara Silvano.
RESTRIÇÃO DE CAMINHÕES NO FERIADO
De acordo com a Portaria nº 001, de 8 de janeiro deste ano, do Departamento de Policia Rodoviária Federal, o tráfego de Combinação de Veículos de Carga)e de Transporte de Veículo, bem como, demais veículos portadores de autorização especial para transporte de carga excepcional fica proibido no dia de hoje, véspera de feriado trafegar no horário das 16h ás 22h. Na quinta-feira, amanhã, não poderão trafegar no horário entre 6h e 12h e no domingo, das 16h as 22h. A portaria deixa livre desta proibição as combinações de veículos com até duas unidades, sendo um caminhão-trator e um semi-reboque, desde que não exceda as dimensões regulamentares conforme a Resolução nº 210/06 do CONTRAN. A restrição abrangerá os trechos rodoviários de pista simples e o seu descumprimento constitui infração de trânsito prevista no artigo 187 do CTB, sujeito a retenção do veículo e multa.

terça-feira, 9 de junho de 2009

GOVERNO VAI INVESTIR FORTE NAS BALANÇAS
Foi só o SOS Caminhoneiro falar e o governo feral vai investir parte do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) na reativação de 46 postos de pesagem em rodovias federais até o mês de julho. 32 postos já foram reativados, totalizando 78 balanças. No segundo semestre, o plano prevê a instalação de mais 157 balanças, com investimentos de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos.O projeto, de responsabilidade do Dnit, já reativou 32 postos de pesagem e prevê colocar em funcionamento mais 46 até o final deste mês de junho. Os dados são do Palácio do Planalto e do Dnit. Segundo o governo, o objetivo é coibir o excesso de carga como forma de evitar o desgaste acelerado das rodovias e reduzir o número de acidentes entre veículos pesados e de passageiros.É comum vermos postos de pesagem desativados e jogados ao abandono e o Plano Nacional de Pesagem do governo tenta reverter esta situação com investimentos pesados na fiscalização das cargas. Veículos com excesso de peso, além de degradar o asfalto, também são potenciais causadores de acidentes, já que sua estabilidade fica muito prejudicada com a carga extra.
ASSALTO NA BR-386
Dia 5 último houve roubo ao motorista Ederson de Lima Prates, em Soledade. Rendidos por três homens, em um automóvel Vectra, foi levado a local ermo e lioberado. O caminhão e a carreta não haviam sido localizados até ontem. A investigação está sendo procedida pela DP de Soledade.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

EXPLORAÇÃO SEXUAL NAS ESTRDAS
Entre os crimes de maior incidência nas estradas brasileiras está a exploração sexual infantil que envolve meninas menores de idade e que vendem o seu corpo por alguns "trocados", para ajudar, segundo elas mesmas dizem – no sustente da própria família. Apesar de muitos motoristas já possuírem consciência sobre a importância do seu papel no combate a esse tipo de crime, existe ainda quem considere a prática uma coisa normal. A Polícia Rodoviária Federal tem realizado um grande esforço nas margens das rodovias de todo o Brasil realizando intensa fiscalização, mas admite que é um trabalho muito difícil. Todo o motorista que é flagrado com uma menor dentro do caminhão, em situação suspeita, é encaminhado a delegacia de polícia para prestar conta. A menor, no caso, é entregue ao Conselho Tutelar para as devidas providências. O motorista que for apanhado com menor na cabina pode ser preso e condenado pela justiça a dois anos de cadeia.
RESTRIÇÃO DE TRÁFEGO NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI
Quarta-feira, dia 10, vespera do feriado de Corpus Christi, ha´verá restrição nas rodovias federais para caminhões cegonheiros do tipo bitrem, das 16h ás 22h. Na quinta-feira, 11, não poderão trafegar no horário compreendido entre 6h e 12h e no domingo, das 16h as 22h. Quem não obedecer esta resolução estará sujeito a retenção do veículo e multa. A informação é da Polícia Rodoviária Federal.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

GOVERNO DO ESTADO ATENDE RECLAMAÇÃO DOS CAMINHONEIROS
Após inúmeras reclamações, principalmente dos caminhoneiros, o governo do Estado através do DAER, vai realizar obras emergenciais no Posto Fiscal de Vacaria na BR-116, na localidade denominada Bela Vista. Portaria determinando a liberação de recursos para execução urgente das obras foi assinada na semana passada pelo ecretário da Fazenda, Ricardo Englert. A empresa a ser contratada pelo DAER tem 30 dias para iniciar as obras. A área do Posto de estacionamento e fiscalização há dois anos vem apresentando problemas para ingresso causando, inclusive, prejuízos com danos nos pneus e molas dos caminhões, devido aos enormes buracos no local. A mesma portaria libera recursos para a construção de novas cabinas com cancelas para melhor atendimento aos caminhoneiros.
E OS PEDÁGIOS CONTINUAM AUMENTANDO
As tarifas dos pedágios das rodovias paulistas ficaram até 11,53% mais caras a partir da meia-noite desta terça-feira (1º). O reajuste maior, feito pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), vale para as 12 concessionárias estaduais, entre elas Autoban, ViaNorte, Autovias, Ecovias e ViaOeste. Nas rodovias administradas pela Dersa Desenvolvimento Rodoviário e pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o aumento determinado pelo Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE é de 5,57%. O reajuste diz respeito ao período de junho de 2007 a maio de 2008. Com o reajuste de 11,53%, quem for de carro de passeio de São Paulo a Santos pela Rodovia Anchieta passará a pagar R$ 17 na praça de pedágio de Riacho Grande. O mesmo valor vale para a Imigrantes. As estradas estão sob concessão da Ecovias. A tarifa é cobrada apenas na viagem de ida ao litoral. Apenas quem pega o sistema Piaçaguera-Guarujá precisa pagar esta mesma tarifa para voltar à Capital.De São Paulo a Itu, pela Castello Branco, há pedágios de R$ 6,30 em Osasco e R$ 10,80 em Itapevi - total de R$ 17,10. Para quem pretende seguir viagem no sentido Sorocaba, na praça de pedágio Itu, o valor subiu para R$ 7,20. Pela Rodovia Raposo Tavares, é preciso pagar R$ 5,40 em São Roque e R$ 2,30 em Araçoiaba da Serra - total de R$ 7,70. A concessão nesses trechos é da Viaoeste. Para ir da capital paulista a Campinas pela Anhangüera ou pela Bandeirantes, rodovias administradas pela Autoban, é preciso pagar dois pedágios - R$ 5,90 até Jundiaí e mais R$ 5,90 até Campinas. Em Araraquara, no trecho São Carlos-Mirassol (administrado pela Triângulo), a taxa sobe de R$ 9,30 para R$ 10,40. Sob concessão da Dersa, as rodovias D. Pedro I e Ayrton Senna sofrerão um reajuste de R$ 8,10 para R$ 8,60. Nas rodovias Carvalho Pinto e Raposo Tavares, o pedágio custará R$ 4,90. Antes, a cobrança era de R$ 4,60. Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o reajuste é aplicado sobre a tarifa quilométrica dos pedágios, base tarifária igual para todas as rodovias concedidas do Estado (exceto Rodoanel) que varia de acordo com o tipo de pista. Cada praça de pedágio efetua a cobrança de um determinado trecho rodoviário (em quilômetros) denominado Trecho de Cobertura do Pedágio (TCP) que é multiplicado pelo valor da tarifa quilométrica.
FEDERALIZAÇÃO PODE AJUDAR A ROMPER CONTRATO DE PEDÁGIO NO PARANÁ
Deu na Folha de Londrina.
A iniciativa do Governo do Paraná de tentar devolver as rodovias federais do Estado para o governo federal pode ser mais um episódio na briga da administração estadual com as concessionárias que administram as estradas. O líder do governo na Assembleia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), revelou que a estratégia do Executivo é passar as estradas para a União para que o governo federal faça um novo contrato de concessão das vias, já que o atual foi firmado com o Estado. 'O governo federal vai ser obrigado a fazer uma nova licitação de concessão', disse ele. Romanelli admite que a estratégia pode render mais um imbróglio no Judiciário, mas alega que a medida seria uma forma de tentar baixar os preços do pedágio. 'Haverá uma indenização às atuais concessionárias, mas acho que a União pode licitar de novo sim', reforçou o peemedebista. Para o procurador-geral do Estado, Carlos Frederico Marés de Souza Filho, a decisão sobre a manutenção dos contratos será do governo federal. 'Se eles conseguirem rever esses contratos será positivo para todo o Paraná', declarou. Segundo Marés, o trabalho de preparação para a federalização das rodovias ainda está no início, mas até sexta-feira a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) deverá ter uma noção de como isso será realizado. A proposta de devolução foi anunciada na última segunda-feira, pelo governador Roberto Requião (PMDB) em resposta à decisão judicial que devolveu à Polícia Rodoviária Federal (PRF) a fiscalização das estradas em 5 de maio deste ano. A ação julgada pelo Tribunal Regional Federal da 4 Região teve como origem um processo movido pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná. Depois da decisão, o MPF emitiu uma recomendação para que as concessionárias repassem os recursos relativos à concessão diretamente para a PRF. A Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR) informou ontem que não irá comentar nem a federalização das rodovias nem o repasse de recursos para a PRF.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

AFERIÇÃO DE TACÓGRAFO
O Inmetro colocou no ar site com informações sobre o tacógrafo, a caixa preta do setor de transportes, e principalmente o calendário obrigatório para aferição do equipamento para todos os veículos de transporte de carga e passageiros, que devem possuir tacógrafo por força de lei. Esse equipamento permite medir tempo de direção, distância percorrida e velocidade praticada. Devido a Resolução 92 de 1999 do Contran, as informações fornecidas pelo tacógrafo somente poderiam ser utilizadas na plenitude pelos agentes de trânsito, quando os equipamentos fossem certificados, aferidos e tivessem o lacre do Inmetro. Com a criação, pelo Inmetro, da rede para certificação, será possível comprovar o excesso de jornada e velocidade, sem dar condições as empresas ou motoristas de alegarem que as multas não eram válidas pois o equipamento não era aferido e podia ter um registro equivocado. Isso criava uma grande contradição, o equipamento não servia para aplicar multas por excesso de velocidade registrado no disco diagrama do tacógrafo, mas era aceito pela justiça para condenar um motorista, que estivesse em excesso de velocidade, e fosse responsável por acidente com vítimas fatais. O site do Inmetro oferece informações detalhadas do equipamento e benefícios da verificação para a sociedade, pois permitirá dar instrumentos legais para a fiscalização rigorosa desses veículos. A expectativa dos especialistas é que venha ocorrer uma grande redução dos acidentes nas estradas e maior controle da velocidade e excesso de jornada. Com a verificação do equipamento, ás polícias rodoviárias, agentes de trânsito, fiscais de agências reguladoras e similares terão o instrumento que faltava para realizarem a fiscalização na plenitude. Este ano serão certificados os tacógrafos de veículos de transporte perigoso, a seguir transporte escolar e finalmente ônibus. O ano de 2010 será dedicado aos caminhões e similares que possuem esse equipamento. É a medida mais importante do Governo Federal para reduzir acidentes com veículos pesados, desde a promulgação do Código de Trânsito. No site do Inmetro é possível conhecer melhor como está funcionando a certificação. O endereço é: http://www.cicma.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo. (Fonte: Estrada)
EXÉRCITO NA GUERRA CONTRA A BANDIDAGEM DA ESTRADA
O Exército brasileiro comanda, até domingo, a Operação Fronteira Sul nos 120 quilômetros da fronteira de Santa Catarina com a Argentina. O objetivo é coibir crimes internacionais, como contrabando, descaminho e tráfico de drogas, treinar soldados e integrar órgãos de segurança.A operação, que começou às 8h desta segunda-feira, é realizada também no Paraná e no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, carros são abordados nas rodovias BR-163, em Dionísio Cerqueira, e na SC-386, em Iporã do Oeste.Participam da ação 350 pessoas, sendo 280 do Exército e o restante das polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e Militar Rodoviária, das receitas Federal e Estadual e da Companhia Integrada para o Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina.
CAMINHÃO ROUBADO ESTÁ NO PARAGUAI
Nenhum fato novo chegou ao conhecimento da polícia, com relação ao caminhoneiro Sérgio Barck,46, de Eldorado do Sul, assaltado sexta-feira última, (29,05) próximo ao trevo de Esmeralda. O delegado de Vacaria, carlos Alberto Defaveri, que atendeu a ocorrência, informa que o caminhão Mercedes-Benz, branco, polacas IHM-1889, passou a fronteira com o Paraguai, as 7h da manhã de sábado através da Cidade Del Leste. O serviço de rastreamento por satélite contratado pelo proprietário registrou que o caminhão passou na fronteira exatamente naquele hórário. O delegado Defaveri, explicou que o fato foi emncaminhado ao DEIC em Porto alegre que a partir de agora cuida do caso.

terça-feira, 2 de junho de 2009

A OCASIÃO FAZ O LADRÃO
A segurança nas estradas continua cada vez mais preocupante tanto de parte dos usuários caminhoneiros como da própria autoridade policial rodoviária. Por falta de maior atenção dos caminhoneiros os mesmos acabam sendo vítimas fáceis das quadrilhas. Se é fácil atacar um caminhão rodando, muito mais fácil ainda é abordá-lo parado. Por mais que se tenha advertido de que é perigoso parar na estrada, muitos motoristas preferem bater pneus ou fazer necessidades fisiológicas parando a beira da estrada. Lembre-se que "a ocasião faz o ladrão", portanto, não pare na estrada a não ser em caso de extrema necessidade, ou defeito no veículo. Mesmo que tal ocorra, ligue imediatamente para o posto da Polícia Rodoviária mais próximo e informe sua localização e o motivo
POLÍCIA DESCOBRE CAMINHÕES FURTADOS
A Polícia Civil que prendeu recentemente uma quadrilha que roubava caminhões na Serra gaúcha, recuperou nas últimas horas em Taquara, três caminhões objeto de furto na Região Metropolitana. Os ladrões mantinham os veículos escondidos em um galpão no interior do municípío. Os caminhões recuperados são Mercedes-benz, placas MBA-8442, Scania LT 110 IFL-6192 e Mercedes-benz L-1113, placas IGB-5087.
O POUCO GANHO DESISTIMULA A PROFISSÃO
José Carlos Bolzan, caminhoneiro de Flores da Cunha, é um entre centenas de outros que reclamam contra os preços dos pedágios no Brasil. Disse que atualmente uma viagem a São Paulo, descontando todas as despesas sobra-lhe apenas R$ 250,00, sem contar o risco de vida com a falta de segurança nas estradas.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

CAMINHONEIRO ACORRENTADO DURANTE 19 HORAS
Um caminhoneiro de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, viveu momentos de pavor entre sexta-feira e sábado na Serra.Sérgio Barck, 46 anos, ficou acorrentado no mato à beira da BR-285, próximo ao trevo de acesso a Esmeralda, depois que o caminhão Mercedes-Benz branco, de Porto Alegre, que ele dirigia, foi roubado, em Vacaria. O assalto aconteceu por volta das 15h de sexta-feira e ele só foi libertado 19 horas depois, às 10h de sábado.O caminhoneiro ia de Porto Alegre a Muitos Capões, para recolher uma carga de adubo. Ele teria parado para ver um problema em um pneu quando foi abordado por uma mulher e dois homens armados com pistolas. Conforme relatou para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os homens entraram no caminhão, e a mulher seguiu atrás em outro carro. Eles rodaram por algum tempo até deixarem Barck acorrentado em uma árvore.Homem fez exercícios para se aquecerEntre a madrugada de sexta e a manhã de sábado, o trio teria voltado três vezes ao local onde estava o motorista. Na última vez, o caminhoneiro foi levado para outro ponto mais próximo da rodovia. Os ladrões o soltaram e mandaram que ficasse virado de costas por uma hora. Passados cerca de 30 minutos, Barck saiu para pedir ajuda. Ele encontrou um carro da concessionária da rodovia e foi levado até o posto da PRF.– Ele chegou aqui todo molhado. Estava traumatizado e com medo até dos policiais. Ele tomou banho, emprestamos roupas, e ele fez contato com a família – disse o policial rodoviário Maurício Seixas.O caminhoneiro relatou que fez exercícios até por volta das 3h para se manter aquecido. Às 5h teria começado a chover, mas, conforme relatou aos policiais, ele estava cansado e não teria mais tido forças para se exercitar.– Ele nos contou que pensou muito no filho de 16 anos para ter força para suportar – disse Seixas.De acordo com a Polícia Civil de Vacaria, o rastreador via satélite do caminhão indicou na manhã de sábado que ele estaria na fronteira com o Paraguai. O veículo não havia sido recuperado até ontem.