sexta-feira, 31 de agosto de 2007

FALTA DE FREIO
Um caminhão tele-entulho desgovernado com prob lemas no freio, causou um grande susto e prejuízos materiais ontem em Carlos Barbosa. O veículo derrubou 3 postes de iluminação da Rua Buarque de Macedo, no Bairro Ponte Seca. Os bombeiros compareceram ao local para isolar a área que oferecia perigo aos transeuntes. Por pouco, muito pouco o caminhão não invadiu uma residência.
A GREVE DOS FISCAIS AGROPECUÁRIOS
Não tem data para terminar a greve dos fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura que querem melhoria salarial. O movimento que iniciou na terça-feira já soma prejuízos de vários milhões de reais para os exportadores de produtos agropecuários, e as filas de caminhões nas passagens de fronteira começam a se avolumar. Os fiscais, só liberam 30% do movimento nas duanas. O movimento maior de caminhões é na fronteira com o Uruguai, Argentina e Paraguai. Segundo a Associação Nacional dos Fiscais Agropecuários, desta vez a paralisação só vai terminar quando o governo ceder nas pretensões da categoria. Para não aumentar ainda mais os prejuízos, as empresas exportadoras estão reprogramando as viagens de seus caminhões para países como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. A partir de hoje, também os despachantes aduaneiros começam a evitar de mandar cargas que não são urgentes. Mesmo assim as filas devem começar a acumular a partir de amanhã.
ASSALTANTES MATAM CAMINHONEIRO
Dois assaltantes acabaram com a vida de um jovem caminhoneiro nesta quainta-feira (30) na frente de seu pai que viajava ao seu lado na cabina do veículo, na rodovia Estância Velha-Taquara – RS-239, no Vale do Sinos. Daniel Isaak Barbosa Poliesti, 26 anos, dirigia um caminhão Volkswagen amarelo no sentido Porto Alegre-Interior quando dois homens em um carro cinza escuro encostaram ao lado do motorista e anunciaram o assalto. O local é considerado uma área de pouco comércio e com descampados. Sentado ao lado de Daniel, o pai dele, Davi Paulo Poliesti, 58 anos, teria visto o filho discutindo com os bandidos pela janela e depois, sendo baleado. O tiro disparado pela dupla quebrou o vidro do veículo e atingiu a cabeça de Daniel. Pai e filho vinham de Portão, onde a família reside, para carregar o caminhão em uma transportadora para a qual prestam serviço, às margens da rodovia. Conforme comentou a parentes, Davi Paulo Poliesti (pai de Daniel) não ouviu o teor do diálogo que o filho teve com os assaltantes. Quando viu que o rapaz estava desacordado, assumiu a direção e seguiu até a praça de pedágio, alguns metros adiante, em Campo Bom, para pedir socorro. Segundo parentes, o jovem era alegre e estava feliz por estar trabalhando com o pai. O jovem deixa mulher, um filho de quatro anos, os pais e uma irmã mais velha.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007


EXCESSO DE PESO E CANSAÇO
Estudos desenvolvidos pela Pamcary - empresa gerenciadora de risco do transporte rodoviário de cargas, no Brasil, mostra que as principais causas de acidentes com caminhões são: excesso de peso; cansaço do motorista e, condições geométricas da rodovia, como curva fechada em declive. Este diagnóstico é fundamental para se atuar nas verdadeiras causas de acidentes com caminhões no Brasil.Quais as principais medidas a serem adotadas pelas empresas e autônomos conscientes? Manter o caminhão com peso (por eixo) dentro do limite legal; fazer pausas para descanso a cada três, quatro horas de viagem e limitar em dez horas o tempo máximo de direção por dia de trabalho; abolir bebidas alcoólicas, "rebites" (anfetaminas) ou qualquer tipo de droga que falseie a condição de cansaço do motorista; manter o veículo no limite da velocidade indicada na sinalização da rodovia; respeitar o pedestre que caminha ao longo da rodovia, especialmente nas travessias urbanas. Em suma, praticar a direção responsável e defensiva. Se essas medidas forem adotadas, haverá uma drástica redução nos acidentes rodoviários com caminhões.
RECUPERAÇÃO RSC-471
O Daer iniciou a recuperação emergencial da RSC–471, que liga Santa Cruz do Sul a Sinimbu. A previsão é de que o trabalho esteja concluído até amanhã. A estrada vinha sendo alvo de críticas por causa do seu estado precário. A buraqueira que obriga os motoristas a invadirem a pista contrária em vários locais, foi a causa de um acidente com morte próximo a ponte do Rio Pardinho. O engenheiro do DAER, Leonardo Ribeiro, explicou que em alguns locais onde não é mais possível a realização de tapa-buracos será feita a reperfilagem, ou seja, a patrola efetua o nivelamento da pista e é colocado asfalto quente, oferecendo uma durabilidade bem maior.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007


BEBIDA ALCOÓLICA
A bebida alcóolica é responsável pela maioria dos acidentes nas cidades e nas rodovias. A conclusão é da Polícia Civil do Rio Grande do Sul de acordo com recente levantamento feito a mais de mil inquéritos. Ficou comprovado que mais da metade dos envolvidos em mortes e lesões no trânsito na capital estava sob o efeito de bebida alcoólica. Nos casos de trânsito foram analisados 1.621 acidentes com feridos ou mortos só em Porto Alegre. O chefe de Polícia, delegado Pedro Carlos Rodrigues também é de opinião que seja editada lei estadual, segundo a qual, restrinja a venda de bebidas com álcool após a meia noite, de acordo com a idéia do Secretário da Segurança José Francisco Mallmann. Para o Chefe de Polícia a melhor saída seria a adoção de uma Lei Seca por parte de cada município. A nível estadual existe há 10 anos uma Lei que proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos ás margens das rodovias, só que não é cumprida por falta de fiscalização. De acordo com Mallmann uma Lei Seca contemplaria não só os bares e congêneres dos perímetros urbanos, mas nas estradas também.
AÇÃO JUDICIAL
As seis com cessionárias de rodovias que atuam no Paraná, entraram ontem (28) com mandado de segurança na Justiça Estadual contra a Lei que trata da isenção de tarifas para moradores de municípios onde estão instaladas as praças de pedágio. A ABCR – Para a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias a lei em questão é discriminatória e prejudica a maioria dos usuários das estradas em benefício de uma minoria. A Lei é de autoria do deputado Antonio Anibelli (PMDB).
ROTA DO SOL
A importante rodovia estadual deverá ficar concluída até o final deste ano. Em virtude das obras, principalmente, no Viaduto da Cascata e Viaduto da Reversão, o tráfego de veículos nos próximos meses ainda será restrito. De segunda à sexta-feira os motoristas poderão transitar no período da tarde e sete horas da manhã. Entre as seis horas da tarde de sábado e sete da manhã de segunda-feira, o tráfego é totalmente liberado. No feriado de 7 de Setembro, o trânsito estará liberado da uma hora da tarde até ao meio dia do dia 10. No feriadão de 20 de Setembro a liberação ocorrerá das seis horas tarde do dia 19 até as sete horas da manhã do dia 21.
CURVA DA MORTE
O Daer prometeu divulgar hoje o cronograma dos trabalhos na rede de energia elétrica no trecho da RS-122, conhecido como Curva da Morte. A obra, a cargo da RGE, prevê a instalação de cabos sobre a rodovia, viabilizando o funcionamento de controladores eletrônicos de velocidade. Desde 2005, 11 pessoas morreram no local.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

GREVE DOS FISCAIS
Os ficais federais agropecuários retomam a greve a partir de hoje, terça-feira (28), em virtude da falta de acordo entre a categoria e o governo. A notícia foi veiculada pela Associação Nacional dos fiscais ainda na sexta-feira passada. A greve dos fiscais agropecuários afeta também outras cadeias produtivas como afirma o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, Ulrich Kuhn, pois dificulta a importação de matérias-primas importantes, como algodão, fios, corantes, anilina e outros produtos químicos. A greve dos fiscais volta a preocupar os exportadores de produtos agropecuários, pois com a estimativa de que apenas 30% das exportações de produtos que necessitam de fiscalização agropecuária serão liberados, só um frigorífico de Chapecó-SC terá prejuízo semanal de R$ 50 milhões. Em outros estados a situação não será diferente. No Rio Grande do Sul as empresas já começam a reprogramar suas viagens principalmente para a Argentina e Chile em virtude da greve.
ROTA DO SOL
Após vistoria feita por técnicos do DAER e Comissão Temporária Especial Pró-Rota do Sol, a rodovia foi liberada ao tráfego com algumas restrições. Podem passar motos, automóveis e caminhonetas até quatro toneladas. Veículos com peso superior a quatro toneladas e ônibus de linhas regulares devem solicitar autorização especial ao DAER. Estão proibidos de trafegar no desvio tremihões, bi-trens, caminhões com carga perigosas e ônibus de turismo. Durante os horários em que o desvio ficar fechado, a alternativa para a ligação Serra-Litoral continua sendo a RS-484, a Serra do Umbu. A estrada liga a RS-020, em São Francisco de Paula, na Serra, a Maquiné, às margens da BR-101.
CPI DOS PEDÁGIOS
Celso Três disse no seu depoimento a Comissão parlamentar do Pedágio da Assembléia Legislativa, nesta segunda-feira, que cobrar pedágio sem oferecer uma via alternativa é inconstitucional. Para o procurador a Constituição federal garante o direito de locomoção dos cidadãos e seus bens, e é neste sentido que a instituição vem ajuizando ações contra as concessionárias. "Qualquer país civilizado tem pedágio e uma via alternativa para que as pessoas possam trafegar sem pagar tarifa, porque senão elas pagariam não pela manutenção da rodovia, mas apenas para passar", afirmou. De acordo com Três, os usuários são as maiores vítimas do atual modelo de concessão, igual em todos os estados brasileiros. Lembrou as minutas de contratos elaboradas pelo Ministério dos Transportes, há pouco mais de dez anos, que não garantem nenhum direito aos usuários, como guinchos, ambulâncias, terminais telefônicos e segurança na malha rodoviária com a construção de proteções laterais. O procurador disse, ainda, que tramita nos Ministérios Público estadual e federal uma série de ações contestando o vício de origem na licitação e o valor cobrado nas praças de pedágio. No Rio Grande do Sul foram ajuizadas 30 ações, sendo que onze foram arquivadas e outras 19 aguardam julgamento. Com relação às licitações, o procurador Celso Três disse que "houve um grande loteamento, em que as empresas embarcaram num vôo cego sem saber o que fariam nas estradas". Ele apresentou um documento com os nomes de pessoas físicas e jurídicas das concessionárias para comprovar "que eles se repetem num grupo concentrado de empresários e que há vício de origem". No que diz respeito às tarifas, o procurador destacou que foram feitas concessões em trechos que ainda estavam recebendo investimentos do governo federal. Três acrescentou que o valor praticado é conseqüência do processo de licitação em que, segundo ele, foi escolhido pelo maior preço; e, também, dos fornecedores, pois não há pesquisa de mercado na contratação de serviços. Das 30 ações civis públicas propostas pelos Ministérios Público estadual e federal, onze foram arquivadas. Entre elas, a que declarava a ilegalidade da praça de pedágio localizada na RS-122, em Farroupilha. Tanto o Superior Tribunal de Justiça quanto o Supremo Tribunal Federal deram ganho de causa à concessionária responsável pelo pólo, que perdeu em torno de 64,7 milhões devido à suspensão por dois anos da cobrança da tarifa. As outras 19 ações questionam a nulidade do edital de pré-qualificação (Rota do Sol); a suspensão da cobrança do pedágio dos veículos emplacados em Farroupilha; a proibição da concessionária em coibir a utilização das rotas de fuga em Farroupilha e na Vila Cristina, na Serra gaúcha; a proibição da cobrança de pedágio na RS/040 para veículos emplacados em Viamão; e a nulidade do edital de pré-qualificação dos contratos e das leis das Concessões (Lei Nº 10.086) e do Pólo de Lajeado (Lei Nº 10.689).
DESMANCHE
Presos em Ana Rech proprietário e funcionários de desmanche de veículos sob a acusação de adulterar numeração de chassi de veículos e receptação de carros furtados. No local, policiais encontraram 32 peças de oito veículos que teriam sido roubados. Os presos são Alberto João Dalla Santo, 45 anos, o filho dele Roberto Dalla Santo, 23, e o funcionário Juarez da Silva Madruga, 37. O proprietário do desmanche já possuía passagem pela polícia. A operação foi comandada pelo delegado Eduardo de Oliveira Cesar, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), de Porto Alegre.
CORREÇÃO
Caro Chico, solicito suas providências no sentido de fazer correção em sua matéria, onde consta qualificação do presidente da Fenacam, sendo o mesmo o Sr. Diumar Bueno, o sr. Laertes José de Freitas, Secretario da Fenacam, representando Sr Diumar, e o sr, Jeova Pereira, presidente do Sindicam/Cascavel e região, grato pela atenção dispensada, renovo protestos de estima e consideração, cordialmente, Laertes José de Freitas - Secretário/Fenacam.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

PROCURADOR NA CPI
O procurador da República, Celso Tres, será ouvido na reunião ordinária da CPI dos Pólos de Pedágio, nesta segunda-feira, às 14 horas, atendendo convite formulado pela comissão a partir da aprovação de requerimento do deputado Francisco Appio (PP). Os trabalhos serão presididos pelo deputado Gilmar Sossella (PDT).
PEDÁGIO E O FEUDALISMO
Celso Tres antecipou que vai relatar aos membros da CPI, as ações do Ministério Público Federal com relação ao contratos de concessão rodoviária no Rio Grande do Sul e no Paraná, estados onde atuou.
ISENÇÃO
A Lei aprovada pela Assembléia Legislativa do Paraná e sancionada pelo governador Requião dia 15 último ainda não foi publicada no Diário Oficial. A Lei autoriza que os veículos das cidades sedes de pólos ou de Praça de Pedágios fiquem isentos desta cobrança no Estado do Paraná. Ao comentar essa decisão o deputado Francisco Appio informa que no Rio Grande do Sul há uma proposta idêntica tramitando na Comissão de Constituição e Justiça, aguardando o parecer final do deputado Giovani Cherini que se debruçou sobre a matéria, para que depois vá a plenário. "A proposta tenta reeditar a isenção concedida no ano 2000. Em abril de 2000 aprovamos a Lei 4.460 que deu por 84 dias isenção às placas das cidades sedes. O parlamentar afirmou que a Lei foi revogada por outra apresentada pelo loby das concessionárias. Discute-se, portanto, através do Projeto 127, a possibilidade de sanar um dos maiores defeitos deste modelo por pólos que é o de punir com tarifas cheias quem mora nas cidades sedes e que utiliza uma baixa quilometragem. Ás vezes por cinco ou 10 quilômetros paga-se tarifa cheia", enfatiza Appio. "O Paraná já está buscando o remédio para sanar esse defeito. Esperamos que o Rio Grande do Sul acompanhe o exemplo", complementa o parlamentar gaúcho.
ESTRADA DO SOL
A partir de hoje (27) está liberado para o tráfego para automóveis, caminhonetes e caminhões até 4 toneladas, no período noturno, das 18 horas em diante. A informação é do DAER. A pela rodovia estava interrompida a mais de 30 dias em virtude de obras no Viaduto da Cascata. Os veículos acima de 4 toneladas e ônibus de linhas regulares deverão solicitar licença prévia ao DAER para circular na região.
POSSE NO SINDICAM
Aconteceu nesta sexta-feira a posse da nova diretoria do Sindicam - Sindicato dos Transportadores de Carga da Região Metropolitana, de Porto Alegre. Marco Antônio Ferreira Carvalho foi reeleito para o cargo. Estiveram prestigiando o ato além de associados, o presidente da FENACAM – Federação Interestadual dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Região Oeste do Paraná, com sede em Cascavel, Jeová Pereira e o diretor da FENACAM de Curitiba, Laerte José de Freitas. Aproveitando a estada em Porto Alegre conheceram, na Assembléia Legislativa, o trabalho desenvolvido pelo S.O.S. Caminhoneiro, anexo ao gabinete do deputado Francisco Appio. No contato feito com a assessoria parlamentar do deputado, ambos demonstraram interesse em realizar uma parceria com o programa, colocando-se desde já á disposição.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007


CONCURSO NA P.R.F.
A Polícia Rodoviária Federal vai aumentar seu efetivo para intensificar seu papel de fiscalizar as rodovias federais em todo o território nacional. A informação veio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Serão contratados inicialmente 340 novos policiais rodoviários, através de concurso. O edital com as regras para o concurso será publicado nos próximos dias do Diário Oficial. Segundo o Inspetor Neemias Carvalho, coordenador de Ensino da Polícia Rodoviária Federal, a prova deve ocorrer até o final de novembro. Os novos policiais serão investidos no cargo e lotados no Pará e Mato Grosso, onde entrarão no Estágio Probatório .
Para ingressar na carreira de Policial Rodoviário Federal é necessário prestar concurso em âmbito nacional, ter no mínimo 18 anos, possuir certificado de conclusão do ensino médio, Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir e bons antecedentes, averiguados em investigação interna. O salário inicial é de R$ 5.085,00.
PESAGEM
A pesagem dos veículos de carga deverá sofrer mudanças dentro de alguns meses. Há pressão de alguns setores, entre eles as concessionárias de rodovias, para que a pesagem seja feita por eixo e não somente pelo Peso Bruto Total (PBT) ou o Peso Bruto Total Combinado (PBTC). O DNIT de Santa Catarina já vai fazer um primeiro teste nesse sentido, que deve ocorrer ainda em setembro na BR-101. O Departamento vai fazer a pesagem com a balança dinâmica, que pesa o veículo quando ele passa na pista e é eixo por eixo. Diferente do modelo de pesagem que existe atualmente no Brasil. Uma dos argumentos para essa mudança é o pouco tempo de vida útil do asfalto, decorrente do excesso de peso das cargas. E o Denatran também já elabora o estudo para mudar a legislação de pesos e medidas dos veículos. A confirmação foi dado pelo presidente do órgão Alfredo Peres, durante o 8° Congresso Nacional Intermodal de Transportadores de Carga – ABTC 2007, em Joinville, realizado nos de 8 a 10 de agosto último. O coordenador técnico da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, engenheiro Gil Firmino explicou a diferença entre pesar um veículo pelo Peso Bruto Total ou Peso Bruto Total Combinado e o Peso por eixo. Para ele o principal problema é quando se pesa o veículo pelo Peso Bruto Total Combinado ou Peso Bruto Total, o veículo pode estar dentro do limite. Mas se o Brasil tivesse as balanças dinâmicas e fizesse o peso por eixo desse mesmo caminhão, poderia detectar que um ou mais eixos podem estar com excesso de carga. O engenheiro esclareceu que o teste da durabilidade do asfalto é feito por eixo quando toca o asfalto e não pelo peso total do veículo. Quando o eixo está com sobrecarga, é ele que destrói o asfalto e não é notado na pesagem pelo peso total ou total combinado.
O SETCERGS
Vai festejar hoje á noite (24) no Party Room Centro de Eventos os 48 anos de sua fundação.
Na solenidade serão laureados com o troféu Mérito do Transportador Gaúcho - 2007, o diretor-presidente da Dalla Valle Transportes, Arsile Dalla Valle e o diretor do Conselho de Administração da Transportadora Tegon Valenti S/A, Walter Valenti. Instituída em 1989, essa distinção visa prestigiar publicamente os transportadores gaúchos, que com seu trabalho tenham contribuído para o desenvolvimento do transporte e logística no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Na confraternização de aniversário doze empresas receberão placas alusivas ao tempo de filiação ao Setcergs. A festa contará com a presença de autoridades e convidados especiais.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

PEDÁGIOS COM CHIP
O Daer inauguou ontem o serviço Auto Expresso nas praças de pedágio de Portão (RS-240) e de Campo Bom (RS-239). O sistema de pagamento eletrônico funciona por meio de chips e antenas, que permitem a passagem automática de veículos pelas cancelas dos postos. O sistema permite que o caminhoneiro acerte suas contas de pedágio através de um cartão magnético, semelhante ao da rede bancária, servindo, ainda, para pagamento de combustível em postos de abastecimento. Informações sobre o Serviço Auto Expresso, liguem para a FECAM, fone 54-3221-1233.
CAMINHONEIRO ENCONTRADO MORTO
Marinho da Silva Brites, 53 anos, motorista de um caminhão com placas de Caxias do Sul, foi encontrado morto na cabine do veículo em um posto de combustíveis em Turuçu, município vizinho a Pelotas, na tarde de segunda-feira. Ele foi descoberto por meio de um rastreador por satélite. A empresa de Farroupilha onde o caminhoneiro trabalhava percebeu a demora no deslocamento da carga e mandou um funcionário saber o que havia ocorrido. Chegando ao local constatou sua morte. Segundo a Polícia, o motorista faleceu de morte natural. O sepultamento ocorreu ontem no cemitério de Farroupilha.
PROTESTO
Caminhoneiros revoltados com o estado da rodovia que liga Santa Maria/Rio Grande, promoveram uma paralisação na Praça de Pedágio em Canguçu que durou cerca de uma hora. Os 40 caminhoneiros que comandaram o protesto exigiam que a rodovia BR-392 recebesse melhor conservação por parte da empresa com cessionária.
UNIÃO CONDENADA A PAGAR INDENIZAÇÃO A CAMINHONEIRO
O Tribunal Regional Federal confirmou decisão em favor do motorista de caminhão Volnei Silveira de Oliveira, natural da cidade de Bom Jesus, baleado por engano numa perseguição de policiais federais, há mais de dois anos na BR-116 em Caxias do Sul. Em conseqüência do tiro que levou na coluna vertebral, o motorista ficou paraplégico, inutilizado para exercer a profissão, e vive hoje em cima de uma cadeira de rodas. O juiz federal Eduardo Fernando Appio, condenou a União na época a pagar uma pensão mensal vitalícia tendo essa decisão sido recorrida pelo procurador. No julgamento ocorrido recentemente em grau de recurso, o Tribunal Regional Federal reconheceu a decisão anterior favorecendo o caminhoneiro. Volnei Silveira de Oliveira reside atualmente em Caxias do Sul.
FURTO DE CAMINHÃO
Motorista teve seu caminhão furtado enquanto almoçava em posto de combustível, na RS-020, próximo na Taquara. O caminhão é um Mercedes-Benz- 1218, branco, placa KPC-9219, carroçaria baú, com inscrição na porta "Miki", da empresa Piam Alimentos, de Porto Alegre. Informações, ligue para a polícia.
MORTE NA ESTRADA
O caminhoneiro Balduíno Maso, 58 anos, morreu ontem vítima de um acidente. Por volta das 13h30min, ele perdeu o controle do caminhão placa MIL-5400, de Fraiburgo (SC), no Km 0 da BR-116. Maso trafegava no sentido Vacaria-Lages com um carregamento de maçãs, quando saiu da pista logo antes da ponte sobre o Rio Pelotas e capotou. O caminhoneiro morreu no local. A esposa dele, Naides Bottega Maso, 52, ficou ferida e foi levada ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira. Até as 20h de ontem, seu estado era regular.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

POSSE DO SINDICAM
O Sindicato dos Transportadores de Carga da Região Metropolitana, de Porto Alegre, realiza nesta sexta-feira, dia 24, reunião de posse de sua nova diretoria. A solenidade será realizada na Av. Júlio de Castilhos, 44/4º. andar às 19h30 minutos. Assumirá o cargo de presidente Marco Antônio Ferreira carvalho, reeleito em chapa única no mês de maio último. Autoridades, associados e convidados estão sendo convidados para o ato.

CONSELHOS ÚTEIS
A Polícia Rodoviaria Federal recomenda a melhor forma de viajar tranqüilo:-
Verifique se os documentos do veículo e do motorista estão em ordem. Faça uma inspeção preventiva no veículo, antes de iniciar a viagem. Não ingerir bebidas alcoólicas. Se a jornada é longa, não coma alimentos de difícil digestão, afim de evitar sono. Use sempre o cinto de segurança.
Não carregue excesso de peso de carga. Não trafegue pelo acostamento que é reservado para emergências. Sob chuva e nevoeiro, mantenha acesas as luzes externas do veículo. Observe a distância de segurança em relação aos demais veículos.
Os caminhoneiros que transitam pelas rodovias, podem desfrutar de diversos serviços gratuitos desde exames de saúde até cortes de cabelo. Na área médica, os profissionais podem fazer avaliações e exames de tipagem sangüínea, glicose, hepatite e colesterol, e pressão arterial.

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CPI DOS PEDÁGIOS
O relator da CPI dos Pólos de Pedágio, deputado Berfran Rosado (PPS), solicitou sessão extraordinária nesta quarta-feira (22) para votação de requerimento propondo oitivas e fixando cronograma para os depoimentos. A sugestão é ouvir o testemunho do economista Raul Veloso e do engenheiro Silvestre de Andrade Filho na próxima segunda-feira (27), que falarão sobre o projeto econômico-financeiro, equilíbrio e desequilíbrio, tarifas e taxa interna de retorno dos investimentos. O cronograma também prevê o depoimento do engenheiro Fernando Macdowel no dia 3 de setembro, sobre o mesmo tema.
A CPI poderá ouvir ainda o procurador-federal Celso Três e o advogado Marçal Justen Filho em 10 de setembro sobre as ações judiciais, levantamento delas, fase processual, sentenças e acórdãos. A oitiva dos engenheiros Cloraldino Severo e Carlos de Faro Passos está prevista para o dia 17 de setembro e o do professor José Manoel Viegas, no dia 24. Eles falarão sobre as experiências nacionais e internacionais públicas e privadas, pedágios comunitários e pedágio sombra.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

RECONVOCAÇÃO
A Diretora de Qualidade da AGERGS, Denise Zaions, deverá ser reconvocada pela CPI dos Pedágios, para dar novas explicações à Comissão, tendo em vista a matéria publicada no sábado (17) nos Jornais Zero Hora e Correio do Povo, sobre a retaliação sofrida por ela, após seu depoimento à CPI. A diretora recebeu e-mail do conselheiro Guilherme Villela, ex-presidente do órgão, endereçado também para outros 70 funcionários, sugerindo sua incapacidade técnica e emocional e sua conseqüente exoneração. Denise declarou que as concessionárias descumprem contratos e apontou falta de auditoria de custos para comparar valores de mercado de materiais. Na opinião da deputada Marisa Formolo a testemunha vem passando por perseguição e coação moral sendo, inclusive, vítima de conduta anti-ética por parte do seu superior", observou.
VILA CRISTINA
Após ouvir o engenheiro Simões dizer ser favorável a troca de localização da praça de pedágio de Caxias do Sul, a deputada Marisa declarou que a via alternativa de Vila Cristina, que seria prejudicada com a cobrança de pedágios, não é uma rota de fuga e sim uma via histórica da imigração italiana e alemã. Ao fechá-la, segundo a deputada, o Estado tirará um direito histórico daquela população. "Não pode ser denominada como rota de fuga uma estrada centenária, de poder municipal. Que o Daer ouça a população caxiense e não beneficie as concessões privadas", destacou Marisa

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

EXCESSO DE PESO NAS RODOVIAS
Especialistas e autoridades vão se reunir para discutir questões relacionadas ao excesso de peso dos caminhões nas rodovias, dentre as quais o Plano Nacional Estratégico de Pesagem. Nas rodovias, é comum trafegar caminhões que visivelmente carregam excesso de carga e têm dificuldades para transitar, realizar curvas, praticar outras manobras e até frear. Também é possível ver caminhões tentando evitar as balanças de controle de peso. Estas são duas situações fruto de um problema que atinge todas as rodovias brasileiras e compromete a segurança dos motoristas: o excesso de peso. Nos últimos anos, mudanças na legislação enfraqueceram o controle do peso dos veículos de carga. A "Lei da balança" foi estabelecida por lei em 1985, e permitia a tolerância máxima de 5% sobre os limites de peso bruto total e peso bruto. Essa tolerância de 5%, entretanto, tinha a ver com precisão de aferição das balanças rodoviárias, que naquela época eram predominantemente mecânicas. Criou-se, no entanto, o mau hábito de entender a tolerância de 5% como uma autorização que muito entendiam como algo mais para aumentar o peso transportado. Desta forma, os veículos passaram a iniciar sua jornada já com essa sobrecarga. Um outro detalhe agrava o problema: o excesso de peso por eixo não resulta em multa, apenas o excesso no Peso Bruto Total, sendo que o impacto no pavimento acontece pelo contato com os eixos. Em outubro, estes e outros aspectos do excesso de peso serão discutidos no Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões, que será promovido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR, com a participação da Associação de Sistemas Inteligentes de Transporte do Brasil, de 4 a 6 outubro, em Campinas (SP).


CPI DOS PÓLOS DE PEDÁGIO
Depoente da CPI afirma que nenhuma empresa foi contratada para definir modelo de pedágio.O chefe do departamento de Concessões e Pedágio, engenheiro Sérgio Simões, prestou depoimento na CPI dos Pólos de Pedágio na tarde desta segunda-feira (20). A testemunha leu um documento do DAER, com vinte páginas, onde afirma que o órgão cumpre há setenta anos, o conceito de que a construção de rodovias resulta de evidências técnicas, reivindicações de comunidades ou de decisões políticas, e que conservar rodovias é obrigação do governo. Sobre a concepção do Programa Estadual de Concessão Rodoviária, Sérgio Simões, afirma através do documento, que, nenhuma empresa foi contratada para definir o modelo adotado. Neste momento, Sérgio Simões responde indagações do relator da CPI, deputado Berfran Rosado (PPS).

NÃO FOSSE O TA1 TARIFAS PODERIAM SER MENORES
Segundo depoimento do engenheiro Sérgio Simões, ficou evidenciado que as tarifas poderiam ser menores, se não tivesse havido a assinatura do TA1 – Termo aditivo 1 – em 2000, no governo Olívio Dutra, que majorou os custos das tarifas de 3,70 para 5,50 e permitiu a cobrança bidirecional. Simões disse que em 1996 quando da criação das concessões tanto os pedágios comunitários como os concedidos praticavam a mesma tarifa em suas praças. O deputado Francisco Appio, coordenador da Frente Parlamentar contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio no Rio Grande do Sul, durante os debates na CPI manifestou-se contra a criação de um fundo rodoviário para aplicação nas estradas.
"Nós não somos contra os pedágios, somos contra o preço. Consideramos um absurdo", criticou o parlamentar.

sábado, 18 de agosto de 2007

SETCERGS: 48 ANOS
O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul – SETCERGS – estará comemorando neste fim de semana seus 48 anos de fundação.
Estão marcados para sexta-feira, dia 24, durante o tradicional jantar comemorativo, vários atos. Um deles será a entrega do troféu Mérito do Transportador Gaúcho 2007, além de homenagens às empresas por tempo de filiação ao SETCERGS bem como, anunciados os vencedores do prêmio Preferência no Transporte 2007.
A festa será no Party Room – Centro de Eventos – na Av. Oscar Pereira nº. 7295, às 20h30min, com a presença de autoridades, associados e convidados.
O SETCERGS foi fundado em 5 de agosto de 1959. É seu atual presidente Sérgio Gonçalves Neto.

PROSTITUIÇÃO INFANTIL NAS ESTRADAS
Os caminhoneiros que se cuidem.
Tendo em vista o crescimento do número de pontos de exploração sexual de menores e adolescentes nas estradas gaúchas as autoridades vão intensificar a fiscalização para conter esse ilícito penal.
Conforme o noticiário, a exploração sexual, principalmente de meninas jovens ocorre junto a postos de gasolina, bares, boates, hotéis e motéis instalados próximos às rodovias.
De acordo com recente levantamento feito e lançado em relatório da Polícia Rodoviária Federal e pela OIT – Organização Internacional do Trabalho foram descobertos 217 pontos desses locais de prostituição infantil em nosso Estado. Este resultado coloca o Rio Grande do Sul em segundo lugar onde há o maior número de espaços vulneráveis a exploração sexual de crianças e adolescentes. O primeiro Estado é Minas Gerais, com 290 pontos.
As rodovias com maior incidência no Rio Grande do Sul são BR-386, entre Irai até a Tabaí/Canoas, Vacaria a São Borja pela BR-285 e Porto Alegre/Uruguaiana, através da BR-290.

CAPITAL LIVRE DE LOMBADAS ELETRÔNICAS
A capital do Estado ficará trinta dias sem lombadas eletrônicas. Os sete equipamentos instalados em Porto Alegre estão sendo removidos. O motivo é o fim do contrato com a empresa que prestava o serviço.
O resultado do edital de licitação para contratação de uma nova empresa, foi divulgado na semana passada, mas o resultado só deve sair após três meses. Enquanto isso está prevista para esta semana assinatura de um contrato emergencial com uma firma de São Paulo, para reinstalar as lombadas. Durante este período a EPTC, não descarta a possibilidade de intensificar o uso do radar móvel para suprir a falta de lombadas.
Os demais equipamentos para controle de trânsito, como pardais e caetanos, seguem operando normalmente.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE PEDÁGIO
O governador Roberto Requião, do Paraná sancionou nesta quarta-feira lei estadual que isenta do pagamento os moradores de municípios onde existam praças de pedágio, desde que seus veículos estejam emplacados nas sedes de origem. A isenção beneficia os donos de mais de 430 mil veículos — o equivalente a 11% dos automóveis registrados no Departamento de Trânsito do Paraná. Para garantir a isenção, é preciso que o motorista tenha o carro emplacado no município onde há a praça de pedágio.
Em todo o estado, 27 municípios estão nessa situação. A lei sancionada pelo governador Roberto Requião, entra em vigor no início da próxima semana após publicação no Diário Oficial. Só em São José dos pinhais, a isenção dos pedágios vai beneficiar cerca de 87 mil motoristas. A lei garante que eles possam usar a BR-277 que liga Curitiba a Paranaguá, sem pagar a tarifa. O autor dessa lei é o deputado Antônio Anibelli (PMDB). O presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, João Chiminazzo afirmou que a entidade vai questionar a lei na Justiça. Ele acha que é provável que o recurso seja acatado, já que o Supremo Tribunal Federal teria derrubado leis semelhantes em outros estados. Esse mesmo projeto foi apresentado no ano 2000 pelo deputado Francisco Appio e teve duração de apenas 84 dias, tendo sido revogado por decreto pelo governo do Estado.
Quarta-feira, 15 de Agosto de 2007

POSSE
O Sindicato dos Caminhoneiros Transportadores de Carga em geral da Região Metropolitana de Porto Alegre, realiza na próxima sexta-feira dia 24, reunião de posse de sua nova diretoria. A solenidade será realizada na Av. Júlio de Castilhos, 44/4º. andar às 19h 30min. Será empossado no cargo de presidente Marco Antônio Ferreira Carvalho, reeleito em chapa única no mês de maio último. Autoridades e convidados especiais prestigiarão o ato.

BALANÇAS
As balanças instaladas nas estradas brasileiras continuam causando problemas e prejuízos para os caminhoneiros. Muitos protestam pela disparidade desses equipamentos. Segundo um motorista da Empresa de Frutas Bananacenter, de Veranópolis por causa de 170 quilos de excesso, foi atuado e terá que pagar uma multa de cerca de R$ 80. Ele explica que ao passar pelo posto instalado em Itapema-SC, a carga foi considerada sem excesso. Alguns quilômetros adiante no Km 151, da BR-101, em Araranguá-SC a mesma carga acusou 170 quilos a mais. Para o diretor da empresa a Lei existe para ser cumprida. "Não sou contra as balanças, mas pelo menos os fiscais deveriam em casos de pequenas diferenças usar o bom-senso, já que os 170 quilos de excesso numa carga de 23 toneladas, não iria aumentar o número de buracos existentes na rodovia.

ASSALTO
Caminhoneiro de Sapucaia do Sul é assaltado no interior do Pará. Paulo Ernesto Trolei Silveira viajava tanqüilo com seu Mercedes-Benz-1620, branco, placas IGJ-0527 entre as cidades de Castanhal e Santa Maria do Pará quando foi atacado por assaltantes utilizando duas motos. Cercado, e sem oferecer reação - pois nessas ocasiões não é recomendável - cedeu ás ameaças e foi colocado no porta malas de um veículo, onde permaneceu por cerca de três horas. Ao cabo desse tempo foi amarrado, vendado e conduzido a um matagal, sendo solto horas depois. O assalto ocorreu por volta de 8h 30min desta terça-feira.

PENAS ALTERNATIVAS
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei que determina penas alternativas a quem praticar crime de trânsito. As penas serão cumpridas em ambientes relacionados ao resgate, atendimento ou recuperação das vítimas do trânsito. A proposta, de acordo com o relator deputado Cláudio Cajado é "simples e de grande eficácia". Lembrou que a pena alternativa tem caráter educativo. "A conscientização proporcionada pelo contato direto do responsável por crimes de trânsito com as vítimas, contribuirá para sua maior conscientização e vai refletir na melhoria das condições de segurança e tráfego brasileiro", espera. A proposta, sujeita à análise do Plenário, segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

CAMINHÃO FURTADO
Foi furtado do estacionamento do Posto Glória, em Vacaria, o caminhão Mercedes-Benz-1313, cor azul claro com detalhes lanranja, cara chata, placa IWU-5418. Testemunhas disseram que viram o veículo trafegando pela BR-116, rumo a Lages-SC. Qualquer informação ligue para os fones: (054) 3231-5751 ou (054) 81277949.

BURACOS
Lideranças e autoridades do município de Vacaria, reuniram-se nesta terça-feira para analisar a situação do acesso ao Posto Fiscal do ICMS, no Passo do Socorro, BR-116, na divisa entre os Estados do R.G. do Sul e Santa Catarina, tendo em vista as péssimas condições de trafegabilidade no local. O problema foi levantado pelo S.O.S. Caminhoneiro após ter recebido inúmeras queixas de usuários (caminhoneiros) que estão encontrando dificuldades de acessar ao pátio do Posto para fiscalização das cargas. Um documento está sendo encaminhado ao DAER para que este tome prontas providências, já que é quase impossível ingressar na área de estacionamento do Posto. O deputado Francisco Appio, também está se dirigindo ao DAER com o mesmo propósito.

EXEMPLO DIGNIFICANTE
Um caminhoneiro de Bento Gonçalves encontrou e devolveu ao seu dono uma carteira contendo mais de R$ 10 mil em cheques e dinheiro, deixada no interior do banheiro de um posto de combustível. Leonardo Miguél Dendena, 65 anos, localizou o dono da carteira através de um folder da empresa onde trabalha deixado no local. O caminhoneiro não quis receber recompensa.
O dono da carteira é um empresário de São Marcos que tinha ido a Bento Gonçalves a negócios e retornava a sede da empresa em Flores da Cunha.

ESTRADA DO SOL
Prometida para ser reaberta sábado passado, a estrada Rota do Sol será liberada para passagem de veículos somente no dia 27 de agosto. O DAER alega que as condições climáticas prejudicaram o andamento das obras. A estrada permanece fechada também por questões de segurança, já que está sendo construído um muro de contenção.

CARTÃO ELETRÔNICO
A FECAM - Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina - acaba de liberar a informação de que os 185 mil caminhoneiros autônomos do R.G. do Sul já podem usar o cartão elertrônico para passar automaticamente pelas praças de pedágio, receber carta-frete, pagar combustíveis e outros insumos do veículo em postos e estacionar em locais conveniados. O benefício faz parte de um acordo com a Dbtrans que atende, inicialmente 10 mil clientes no Estado. O Auto Expresso Caminhoneiro já está disponível nas três praças da Concepa e em duas praças de pedágio comunitário administradas pelo DAER. O caminhoneiro para ter esse benefício deve instalar um chip eletrônico que é fixado na parte interna do pára-brisa e que aciona automaticamente as antenas e as cancelas dos pedágios. Para maiores informações liguem para a FECAM, fone (54) 3221-1233.